1. ATUALIZAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS 2. QUALIDADE BSP - BUSINESS SCHOOL SÃO PAULO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. ATUALIZAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS 2. QUALIDADE BSP - BUSINESS SCHOOL SÃO PAULO"

Transcrição

1 MANUAL DO PROFESSOR

2 1. ATUALIZAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS A BSP frequentemente envia, por , comunicados, convites de aulas, atualizações de calendários, cronogramas, convites de palestras, entre outras notificações de interesse dos professores. Por isso, é essencial que seu cadastro esteja sempre atualizado e que pratique o constante uso do da BSP pois esse é o nosso canal direto de comunicação. 2. QUALIDADE BSP - BUSINESS SCHOOL SÃO PAULO 1. Registro de presença: o professor deve se dirigir à sala dos professores para assinar o ponto nos horários de entrada e saída da sua aula na BSP. 2. Pontualidade em sala de aula: o professor deve iniciar a aula no horário previsto e não deve aguardar 30 minutos para esperar pela chegada dos alunos atrasados. 3. Horário de aula: Semana: início às 19h e término às 22h40, com intervalo de 15 minutos, às 21h. Sábado: Período matutino Início às 8h20 e término às 12h, com intervalo de 15 minutos, às 10h. Período vespertino Início às 13h e término às 16h40, com intervalo de 15 minutos, às 15h. 4. Falta do professor: ao receber a grade do semestre, o professor assume um compromisso com a BSP. Faltas e atrasos são fortes referências para a coordenação considerar ou não futuros convites de aulas ao referido docente. 5. Plano de ensino: o professor deverá respeitar a ementa da disciplina e oferecer a bibliografia proposta no plano. Caso queira oferecer um novo livro, deve solicitar a compra com a coordenação e, depois de adquirido pela Universidade, incluí-lo na parte de bibliografia recomendada, disponível no plano de ensino da disciplina. 6. Plano de aula: o docente deverá desenvolver as aulas de acordo com as datas e horários da grade disponibilizada no início de cada semestre e colocar no plano o que será trabalhado a cada aula, em termos de pré-leitura, atividades e outros. 7. Material de aulas: o professor deverá utilizar o slide padrão (ppt) da BSP e disponibilizá-lo no blackboard para os alunos Área do Professor (Sistema Acadêmico) Blackboard É a ferramenta que o professor utilizará para enviar s, disponibilizar materiais de aulas e avisos importantes sobre a disciplina. Atenção: Não utilizar da BSP e Redes Sociais para contato com alunos, pois o canal oficial da BSP é o Blackboard (http://anhembi.blackboard.com), sendo sua utilização obrigatória.

3 Itens, de preenchimento obrigatório, que devem estar disponíveis aos alunos em até 10 dias antes do início da disciplina: 1. Avisos: boas-vindas aos alunos. 2. Professor: disponibilizar o seu minicurrículo profissional. 3. Plano de ensino: atualizar o plano, colocando seu nome e período da disciplina. 4. Plano de aula: o professor tem liberdade para montar suas aulas, porém dever seguir a ementa da disciplina. 5. Material de aula: PPT padrão BSP, constando todo o material de aula. O professor poderá utilizar, ainda: 1. Atividades de aula: link em que serão disponibilizadas todas as atividades propostas pelo professor no decorrer da disciplina. 2. Fórum de discussão: utilizado para colocar uma atividade on-line e gerar debate entre os alunos. 3. No item material de aula, o professor pode utilizar link da web para inclusão de uma URL, acessar sites, vídeos ou links de cases de Harvard para leitura Portal do Professor Nesta área, o professor deverá lançar as notas e faltas ao final da disciplina, tendo até 10 dias, a contar da data da última aula, para os lançamentos, (http://portal.anhembi.br/professores). O tutorial para lançamento das notas e faltas pode ser obtido com os assistentes/analistas de curso a cada início da disciplina. Se houver dúvidas, o professor dever procurar os assistentes/analistas de curso Senha e login para acesso ao sistema acadêmico O professor precisará de senha e login, que serão disponibilizados pelos assistentes/analistas de curso na contratação. 3. CASES DE HARVARD A BSP possui um importante acervo de cases de Harvard, que deverão ser obrigatoriamente utilizados. O docente deverá enviar à coordenação os cases que utilizados na disciplina. O tutorial para utilização dos cases de Harvard ou simuladores pode ser obtido com os assistentes/ analistas de curso. As solicitações devem ser feitas à biblioteca da Universidade, cujos contatos ( e telefone) estão disponibilizados no tutorial de acesso e utilização dos cases. 4. ESTRUTURA E SERVIÇOS BSP O professor receberá, na contratação, o login e a senha para acesso aos serviços da Escola. A liberação dos dados de acesso depende da documentação de contratação a ser enviada ao RH. Toda documentação deve estar correta, desde o ato da contratação do professor.

4 4.1. Biblioteca O professor poderá utilizar as Bibliotecas de todos os câmpus da Universidade Anhembi Morumbi. As bibliotecas dispõem de livros, revistas semanais, ambientes de estudos e sistema de pesquisa para auxiliar na busca de fonte de pesquisas no mercado nacional e internacional. É preciso ficar atento ao Regulamento da Biblioteca Internet sem Fio O professor tem acesso irrestrito à internet, pois em todo o ambiente da Escola é possível conectar-se pela rede Wi-Fi. Basta identificar-se com o login e a senha de acesso do portal. Vale ressaltar que é a mesma senha do Blackboard Central de Cópias O professor poderá utilizar a Central de Cópias, em todos os câmpus, para uso particular, porém as cópias de provas só serão permitidas por meio da BSP. A impressão de provas deve ser solicitada com 5 dias (úteis) de antecedência, por meio das CEAPs (Central de Atendimento ao Professor), em cada câmpus: Paulista 1: 15º Andar Contato: (11) Paulista 2: 16º Andar Contato: (11) Morumbi: 10º Andar Contato: (11) Vila Olímpia: Unidade 5 6º Andar Contato: (11) Centro (Mooca): 1º Andar Contato: (11) O material solicitado deve ser retirado na Sala dos Professores do câmpus onde ocorrerão as aulas. Cópias de cases e atividades em sala de aula deverão ser disponibilizadas ao aluno, utilizando o Blackboard Estacionamento A BSP possui convênio com o Estacionamento ROD, que conta com serviço de manobrista. O professor deve solicitar a carteirinha aos atendentes de cada câmpus ou solicitar o carimbo dos tickets com os atendentes da BSP CEAP Central de Atendimento ao Professor O docente tem à disposição as salas dos professores, com infraestrutura adequada para desenvolver seu trabalho em cada câmpus da Universidade.

5 4.6. Sala de aula Em todas as salas de aula há computadores e datashow para uso do professor. Caso precise de caixa de som, é necessário solicitar com antecedência aos atendentes de cada câmpus. 5. LOCALIZAÇÃO DAS SALAS Em todos os câmpus, o professor contará com a ajuda dos atendentes das Salas dos Professores e da BSP, que o ajudarão a encontrar a sala de aula. Porém, no início de cada semestre, os assistentes/ analistas enviam a grade do curso, onde constam: disciplina, horários de aulas e número da sala. 6. ATENDIMENTO AO PROFESSOR 6.1. Sala dos Professores (CEAP) A Central de Atendimento ao Professor (CEAP) é uma área facilitadora na rotina do professor em nossas instalações. Assim, os docentes deverão dirigir-se à CEAP de seu câmpus para o atendimento diário. Essa área é responsável pela disponibilização dos Diários de Classe, o registro de presença e o suporte de infraestrutura. Os colaboradores da CEAP estão aptos a tirar dúvidas das rotinas administrativas e estarão empenhados em atendê-lo, disponibilizando o material necessário para o perfeito acontecimento das aulas Recepção da Escola O professor poderá obter informações acadêmicas diretamente no atendimento acadêmico e/ou com os assistentes/analistas de curso no seu respectivo câmpus Horário de Atendimento Atendimento Sala dos Professores (CEAP): Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 23h, e sábado, das 8h às 12h. 7. GRADE DO SEMESTRE O professor receberá o calendário com as datas de aula de sua disciplina a cada início de semestre. Nesse documento, constarão a sequência das disciplinas, o horário das aulas, o número de sessões e os professores que ministrarão as aulas. O professor não está autorizado a alterar ou negociar datas com os alunos. Todo cronograma é elaborado pela coordenação dos cursos e qualquer situação frente às datas acordadas deve ser tratada entre professor e coordenação. 8. PERFIL DOS ALUNOS No início do semestre, será enviado aos professores o perfil dos alunos, evitando assim, que, no início de cada aula, o aluno tenha de se apresentar aos professores. Exceto para as disciplinas iniciais de turmas calouras, tendo em vista que alguns alunos ainda estão em fase de matrícula e seus dados ainda não estão devidamente imputados no sistema.

6 9. AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA 9.1. Notas O aluno deverá obter nota mínima de aprovação na disciplina igual ou superior a 7,0 (sete). Os professores não devem dar prazos para entrega dos trabalhos após o final do módulo, pois as notas e o diário devem ser entregues no prazo estabelecido pela Universidade, ou seja, 10 dias depois da última aula da disciplina. O atraso na entrega das notas, faltas e diários implica diretamente no convite ou falta de convite de aulas para turmas futuras, tendo em vista que os prazos devem ser atendidos em todos os cursos da BSP e são sempre considerados quando o coordenador avalia a performance de um professor em uma turma, independente do segmento (MBA ou Master) Procedimentos para Revisão de Notas O aluno que necessitar de revisão de nota deverá primeiro conversar com o professor e entender o porquê da reprovação. Se, mesmo com a explicação do professor, o aluno não estiver de acordo, poderá entrar, via requerimento, com solicitação de revisão da nota junto à coordenação. A coordenação levará o assunto para o conselho acadêmico e responderá ao aluno em até 30 dias. Quando o professor precisar revisar a nota de um aluno: deverá comparecer a uma CEAP (Central de Atendimento ao Professor) e preencher a papeleta de revisão de notas e faltas. Essa papeleta deve ser assinada e entregue pelo professor para a coordenação dar sequência na solicitação de revisão Prova Substitutiva Não há prova substitutiva na BSP. Porém, a solicitação da mesma pelo aluno será estudada pela coordenação e o professor será avisado pelo assistente/analista de curso quanto à decisão final. O professor não deve aceitar, em hipótese alguma, atestado médico de aluno. Se o aluno apresentar, o docente deve sugerir que o estudante trate do assunto diretamente com a coordenação. O aluno que já possuir uma falta na disciplina não poderá solicitar prova substitutiva, pois com mais essa falta, já estará reprovado com duas faltas Devolução das Avaliações aos Alunos Toda e qualquer avaliação realizada pelo professor deve ser obrigatoriamente devolvida ao aluno com as devidas justificativas da nota. O professor pode entregar as avaliações junto com o diário de classe, no término da disciplina, aos assistentes/analistas de curso. Os mesmos providenciarão a entrega deste material. O professor não pode usar as redes sociais ou mesmo o pessoal para essa função. Deve sempre utilizar os s do blackboard para as devidas devolutivas das avaliações aos alunos.

7 9.2. Frequência do aluno Os alunos deverão manter frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária de cada disciplina. Os alunos que não puderem comparecer às aulas, por motivos de trabalho ou outros, deverão controlar suas faltas dentro do limite de 25% (vinte e cinco por cento), pois a lei educacional não autoriza o abono de faltas. Quando o professor precisar revisar a falta de um aluno: deverá comparecer a uma CEAP (Central de Atendimento ao Professor) e preencher a papeleta de revisão de notas e faltas. Essa papeleta deve ser assinada e entregue pelo professor para a coordenação, que dará sequência na solicitação de revisão Diário de classe O diário é documento oficial de registro de frequência, aproveitamento discente, conteúdos desenvolvidos e instrumentos de avaliação utilizados na disciplina. Dessa forma, não poderá conter rasuras e deve ser preenchido corretamente com caneta azul. Ao final de cada módulo, o diário, devidamente preenchido, deve ser entregue à coordenação no prazo máximo de 10 dias, contados a partir do último dia do módulo. Algumas observações importantes: 1. A chamada deve ser realizada e anotada em todas as aulas. 2. Caso o nome de algum aluno não esteja na lista, anote no diário as informações do estudante (nome completo, número de matrícula, presença, notas). 3. Devem ser anotados no diário: presenças e faltas dos alunos, conteúdo da disciplina (seguir o plano de aulas) e notas Abono de Faltas Não há abono de faltas em troca de trabalho ou prova de recuperação na BSP. Atenção: O professor deve solicitar que o aluno com problema com faltas, procure a coordenação. 10. REVISTA BSP Bem conceituada no Brasil e no exterior, a revista BSP traz artigos que podem ser utilizados para discussão em sala de aula. O professor pode escrever artigos para a Revista BSP, desde que siga as normas do editorial, que podem ser baixadas pelo site: 11. CURSOS LAUREATE Como parte da Rede Internacional de Universidades Laureate, o professor da BSP pode realizar cursos de aperfeiçoamento para obter melhor performance em sala de aula. Todos podem participar, sem ônus, acessando o site e se inscrevendo para o curso de interesse. Também é enviado pela BSP o programa dos cursos e suas datas para inscrição.

8 12. QUESTÕES FINANCEIRAS De acordo com as novas normas da Universidade, para os módulos de curta duração serão permitidos apenas contratações de professores PJ ou CLT. O pagamento de aulas será realizado sempre após o fim do módulo. PESSOA JURÍDICA Valor hora/aula: Master: R$ 165,00 hora/aula MBA: R$ 200,00 hora/aula Executive MBA: R$ 270,00 hora/aula Contrato: a cada módulo (disciplina), o professor receberá um Contrato de Prestação de Serviços, que deve ser assinado em duas vias. A coordenação entrará em contato quando o contrato estiver disponível para assinatura e retirada. Data de pagamento: serão pagos de acordo com a data do fim do módulo. A Nota Fiscal deverá ser emitida ao individual e por disciplina, de acordo com as datas abaixo. Módulos finalizados até o dia 15 A emissão da Nota Fiscal deverá ocorrer em até o dia 1º e será pago no dia 15 do mesmo mês. Ex.: Aulas finalizadas entre 01/06 e 15/06, o professor deve emitir NF até o dia 01/06 e receber no dia 15/06. Módulos finalizados entre os dias 16 e 30/31 A emissão da Nota Fiscal deverá ocorrer em até dia 20 e será pago no último dia do mesmo mês. Ex.: Aulas finalizadas entre 16/06 e 30/06, o professor deve emitir a NF até o dia 20/06 e receber no dia 30/06. Emissão de Nota fiscal: A Nota Fiscal deve ser emitida para: ISCP Sociedade Educacional S/A CNPJ: / Rua Casa do Ator, 90 Vl. Olímpia CEP: Inscrição Municipal: Solicitação de confirmação: deve solicitar a confirmação de recebimento da nota fiscal, pelo endereço pois o que está cadastrado é geral da Universidade. Dúvidas relacionadas à emissão de nota fiscal, data de pagamentos, entre outras questões, podem ser sanadas diretamente com Cristina Sanches ( PROFESSORES CLT Serão pagos no dia 30 pela Folha de Pagamento, de acordo com a data do fim do módulo. Questões e dúvidas relacionadas à emissão de nota fiscal, data de pagamento e outros, podem ser tratados diretamente com os assistentes/analistas de curso. Dúvidas relacionadas à emissão de nota fiscal, data de pagamentos, entre outras questões, podem ser sanadas diretamente os assistentes/analistas de curso.

9 13. PROGRAMA DE MELHORIA CONTÍNUA (Avaliação Institucional - ISED) A BSP, preocupada com a qualidade de seu ensino, procura manter um sistema de avaliação contínuo entre alunos e seus professores. A avaliação ocorre dentro do semestre letivo e contempla comunidade docente e área de infraestrutura. Comunicados explicativos são enviados diretamente para o mailing dos professores com datas/prazos e orientações gerais. A participação do aluno é voluntária e ao docente é solicitado incentivar a participação da(s) turma(s). Os dados obtidos contribuem para a melhoria dos serviços educacionais prestados à comunidade acadêmica. Os resultados são divulgados por meio de link de acesso à ferramenta ISED e o professor tem acesso ao resultado da sua disciplina. Dúvidas relacionadas à avaliação da disciplina podem ser sanadas diretamente com Marcia Sampaio (

10 CENTRAL DE ATENDIMENTO (Regiões Metropolitanas) (Demais Localidades) UNIDADES CÂMPUS CENTRO Rua Dr. Almeida Lima, Mooca CÂMPUS MORUMBI Av. Roque Petroni Jr., Morumbi CÂMPUS PAULISTA 1 Av. Paulista, Bela Vista CÂMPUS PAULISTA 2 Rua Treze de Maio, Bela Vista CÂMPUS VILA OLÍMPIA Rua Casa do Ator, Vila Olímpia

O aluno receberá um Cartão de Identificação, de porte obrigatório, para acesso e uso das instalações da escola.

O aluno receberá um Cartão de Identificação, de porte obrigatório, para acesso e uso das instalações da escola. MANUAL DO ALUNO 1. CARTÃO DE ACESSO AO PRÉDIO O aluno receberá um Cartão de Identificação, de porte obrigatório, para acesso e uso das instalações da escola. Em caso de perda ou extravio do cartão, deverá

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 17/12/2014 a 07/01/2015.

ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 17/12/2014 a 07/01/2015. ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 17/12/2014 a 07/01/2015. Ao realizar a matrícula online, através do portal acadêmico do aluno, o

Leia mais

Graduação Executiva. Feita para o seu momento Venha para a única graduação exclusiva para adultos a partir dos 24 anos

Graduação Executiva. Feita para o seu momento Venha para a única graduação exclusiva para adultos a partir dos 24 anos Graduação Executiva Feita para o seu momento Venha para a única graduação exclusiva para adultos a partir dos 24 anos Graduação Administração Duração: 4 anos Carga Horária Total: 3.040 horas/aula Este

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Educação que valoriza o seu tempo: presente e futuro

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Educação que valoriza o seu tempo: presente e futuro EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Educação que valoriza o seu tempo: presente e futuro Educação a Distância Os mesmos professores. A mesma aula. O mesmo diploma. A única diferença é a sala de aula que fica em suas

Leia mais

Para acessar a Secretaria Virtual, utilize seu LOGIN (nº do RA) e a senha (nº do CPF).

Para acessar a Secretaria Virtual, utilize seu LOGIN (nº do RA) e a senha (nº do CPF). Para acessar o sistema interativo (Blackboard), você deverá utilizar o endereço: . Em seguida, clique no link: Ambiente acadêmico (canto superior direito). Para acessar

Leia mais

Universidade Anhembi Morumbi On-line. Os mesmos professores. A mesma aula. O mesmo diploma. Tudo a um clique de você.

Universidade Anhembi Morumbi On-line. Os mesmos professores. A mesma aula. O mesmo diploma. Tudo a um clique de você. Universidade Anhembi Morumbi On-line. Os mesmos professores. A mesma aula. O mesmo diploma. Tudo a um clique de você. Educação a Distância Anhembi Morumbi Agora você pode estudar em uma universidade internacional

Leia mais

CEAP das 16h às 22h - de segunda a sexta-feira

CEAP das 16h às 22h - de segunda a sexta-feira Caro Professor, Seja bem- vindo à UNIRON. Abaixo, fizemos um roteiro indicando as principais informações sobre os processos acadêmicos e administrativos. Para mais informações, consultar o manual do professor

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de

Leia mais

1. DOS PRÉ-REQUISITOS 2. FUNCIONAMENTO DO CURSO

1. DOS PRÉ-REQUISITOS 2. FUNCIONAMENTO DO CURSO Edital de oferta de vagas para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios, na modalidade a distância. A Reitora da Universidade Anhanguera-Uniderp, credenciada pelo MEC por

Leia mais

Graduação Executiva. Feita para o seu momento Venha para a única graduação exclusiva para adultos a partir dos 24 anos

Graduação Executiva. Feita para o seu momento Venha para a única graduação exclusiva para adultos a partir dos 24 anos Graduação Executiva Feita para o seu momento Venha para a única graduação exclusiva para adultos a partir dos 24 anos Graduação Administração Duração: 4 anos Carga Horária Total: 3.040 horas/aula Este

Leia mais

TUTORIAL DE ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA

TUTORIAL DE ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA TUTORIAL DE ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AVA 1 O acesso a plataforma educacional do colégio kadima deverá ser feito através do endereço: http://edunote.com.br/kadima/ 2 Na tela que segue,

Leia mais

Caro(a) aluno(a), Estaremos juntos nesta caminhada. Coordenação NEO

Caro(a) aluno(a), Estaremos juntos nesta caminhada. Coordenação NEO Caro(a) aluno(a), seja bem-vindo às Disciplinas Online da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho e Faculdade de Educação de Bom Despacho. Em pleno século 21, na era digital, não poderíamos

Leia mais

Faculdade Escola Paulista de Direito

Faculdade Escola Paulista de Direito Faculdade Escola Paulista de Direito MANUAL DO ALUNO Este manual tem por finalidade informar à comunidade universitária as normas e os procedimentos acadêmicos institucionais da Faculdade Escola Paulista

Leia mais

Novo Procedimento de Matrícula Pós Graduação Plano de Incentivo Seu Vendedor Vale 100%

Novo Procedimento de Matrícula Pós Graduação Plano de Incentivo Seu Vendedor Vale 100% 1. Premissas: A 1ª Parcela (Matrícula) terá seu valor fixo sem descontos; Área de Educação: R$150,00. Área de Administração: R$195,00. Para os matriculados nos CAs Independentes (Parceiros), a matrícula

Leia mais

Graduação Executiva Feita para o seu momento.

Graduação Executiva Feita para o seu momento. Você, que trabalha e sabe o valor do tempo e do dinheiro, nós temos o que falta para sua formação. Graduação Executiva Feita para o seu momento. Otimizando seu tempo, ampliando suas chances. Por que estudar

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA UNICEP DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E CURSOS DE EXTENSÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA UNICEP DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E CURSOS DE EXTENSÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA UNICEP DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E CURSOS DE EXTENSÃO REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE SEMIPRESENCIAL CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Leia mais

Guia de apresentação do portal Senac EAD

Guia de apresentação do portal Senac EAD Guia de apresentação do portal Senac EAD . Apresentação No dia 29 de abril, o Senac lançou o portal da Rede Nacional de Educação a Distância, Senac EAD. Atento ao crescimento do mercado de ensino online,

Leia mais

ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS DIRETOR GERAL: RUBENSMIDT RIANI

ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS DIRETOR GERAL: RUBENSMIDT RIANI ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS DIRETOR GERAL: RUBENSMIDT RIANI CREDENCIAMENTO DE DOCENTE ESP-MG Nº 23 /2014 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU - ESPECIALIZAÇÃO EM COMUNICACAO E SAÚDE

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO Lato Sensu FACULDADE SATC

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO Lato Sensu FACULDADE SATC REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO Lato Sensu FACULDADE SATC 2014 ÍNDICE CAPÍTULO I... 3 Da Constituição, Natureza, Finalidade e Objetivos dos Cursos... 3 CAPÍTULO II... 3 Da Implantação dos Cursos...

Leia mais

Apostila Coordenador

Apostila Coordenador Apostila Coordenador Índice Passo-a-passo para acessar... 5 Acesso aos dados do aluno... 6 Consultando o cadastro de alunos... 9 Consultando a matrícula de alunos... 10 Registrando e tratando ocorrências

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

Manual de Orientações- Pós-Graduação Cursos Totalmente WEB (2012)

Manual de Orientações- Pós-Graduação Cursos Totalmente WEB (2012) 1 Manual de Orientações- Pós-Graduação Cursos Totalmente WEB (2012) 2 Introdução Este Manual visa atender às demandas sobre os cursos de Pós- Graduação do Centro Universitário UNISEB Interativo que são

Leia mais

Prezado(a) Vestibulando(a),

Prezado(a) Vestibulando(a), MANUAL DO CANDIDATO Prezado(a) Vestibulando(a), Idealizada, planejada e construída dentro de um projeto pedagógico e estrutural para ser a melhor faculdade de tecnologia do País, na FIAP você encontra

Leia mais

1. DOS PRÉ-REQUISITOS 2. FUNCIONAMENTO DO CURSO

1. DOS PRÉ-REQUISITOS 2. FUNCIONAMENTO DO CURSO Edital de oferta de vagas para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Gestão de Projetos Sociais, na modalidade a distância. A Reitora da Universidade Anhanguera-Uniderp, credenciada pelo MEC por meio da

Leia mais

À vista R$ 27.657,00 R$ 28.490,00 R$ 29.340,00. 5 parcelas R$ 5.642,00 R$ 5.812,00 R$ 5.985,00. 10 parcelas R$ 2.891,00 R$ 2.978,00 R$ 3.

À vista R$ 27.657,00 R$ 28.490,00 R$ 29.340,00. 5 parcelas R$ 5.642,00 R$ 5.812,00 R$ 5.985,00. 10 parcelas R$ 2.891,00 R$ 2.978,00 R$ 3. VALOR DO INVESTIMENTO Formas de pagamento 456h/a Valor com desconto para matrículas até 30/06/2015 Valor com desconto para matrículas de 01/07/2015 a 31/07/2015 Valor a partir de 01/08/2015 À vista R$

Leia mais

Portal Acadêmico Manual Técnico Renovação de Matrícula 2015/1

Portal Acadêmico Manual Técnico Renovação de Matrícula 2015/1 A rematrícula poderá ser feita acessando o site da Multivix e clicando no link Portal Acadêmico, ou digitando diretamente no seu navegador o endereço http://portal.. Na tela de login, entre com seus dados

Leia mais

O Funcionamento dos Cursos... 02 Geração de Login e Senha... 03 Guia de Percurso... 05 Manual Acadêmico... 06 Ambiente Virtual de Aprendizagem...

O Funcionamento dos Cursos... 02 Geração de Login e Senha... 03 Guia de Percurso... 05 Manual Acadêmico... 06 Ambiente Virtual de Aprendizagem... O Funcionamento dos Cursos... 02 Geração de Login e Senha... 03 Guia de Percurso... 05 Manual Acadêmico... 06 Ambiente Virtual de Aprendizagem... 08 Edição do Perfil... 10 Ambiente Colaborar... 11 Iniciando

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO UNIDADE SÃO PAULO. Ingressantes 2010. Junho/2010 Página 1 de 14

REGULAMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO UNIDADE SÃO PAULO. Ingressantes 2010. Junho/2010 Página 1 de 14 REGULAMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO UNIDADE SÃO PAULO Ingressantes 2010 Página 1 de 14 SUMÁRIO 1. OBJETIVO DO CURSO 2. ESTRUTURA DO CURSO 2.1) Visão geral 2.2) Pré-requisitos 2.3) Critérios de contagem

Leia mais

Orientações gerais para as famílias. Ensino Fundamental I

Orientações gerais para as famílias. Ensino Fundamental I 2015 Orientações gerais para as famílias Ensino Fundamental I Prezados Pais, Este livreto contém informações importantes a respeito do funcionamento do Ensino Fundamental do Colégio Albert Sabin. Esperamos

Leia mais

MANUAL DO ALUNO COSEMS - MG. www.cosemsmg-ead.org.br

MANUAL DO ALUNO COSEMS - MG. www.cosemsmg-ead.org.br MANUAL DO ALUNO COSEMS - MG 1 ÍNDICE 03 APRESENTAÇÃO. Dicas para estudar a distância. Funções do professor e do tutor 04 CADASTRO NO CURSO 05 ACESSO AO CURSO 07 FERRAMENTAS DE ESTUDO. Conteúdo: aulas virtuais.

Leia mais

MANUAL DO ALUNO E REGULAMENTO INTERNO

MANUAL DO ALUNO E REGULAMENTO INTERNO MANUAL DO ALUNO E REGULAMENTO INTERNO Set/2012 ÍNDICE APRESENTAÇÃO... 4 PRINCIPAIS ATIVIDADES... 5 Cursos... 5 Treinamentos... 5 Convênios... 6 Premiações... 6 Certificação... 6 Publicações... 6 Biblioteca...

Leia mais

2015-2. Guia. Discente. Complexo Educacional Monteiro Lobato FATO

2015-2. Guia. Discente. Complexo Educacional Monteiro Lobato FATO Guia 2015-2 Discente Com o objetivo de colaborar na busca de soluções e transparência de informações sobre o funcionamento da Instituição, bem como o posicionamento da mesma, estruturou-se esse documento

Leia mais

LISTA ICONOGRÁFICA - (Lista de ícones do Ambiente Virtual)

LISTA ICONOGRÁFICA - (Lista de ícones do Ambiente Virtual) 1 SUMÁRIO Funcionamento dos Cursos... 04 Geração de Login e Senha... 05 Guia de Percurso... 07 Manual Acadêmico... 09 Ambiente Virtual de Aprendizagem... 11 Edição do Perfil... 13 Ambiente Colaborar e

Leia mais

MANUAL DA REMATRÍCULA ON LINE NOVO SISTEMA TOTVS 2015.2

MANUAL DA REMATRÍCULA ON LINE NOVO SISTEMA TOTVS 2015.2 MANUAL DA REMATRÍCULA ON LINE NOVO SISTEMA TOTVS 2015.2 NO SISTEMA NOVO, CASO VOCÊ AINDA NÃO TENHA ENTRADO, SEU USUÁRIO É A SUA MATRÍCULA EM MAIÚSCULAS, E SUA SENHA POR PADRÃO É 123456, E VOCÊ PODERÁ ALTERÁ-LA

Leia mais

1. DOS PRÉ-REQUISITOS 2. FUNCIONAMENTO DO CURSO

1. DOS PRÉ-REQUISITOS 2. FUNCIONAMENTO DO CURSO Edital de oferta de vagas para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Gestão, Auditoria e Licenciamento Ambiental, na modalidade a distância. A Reitora da Universidade Anhanguera-Uniderp, credenciada pelo

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM COMUNICAÇÃO E MARKETING Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

GUIA PRA TICO DO ALUNO

GUIA PRA TICO DO ALUNO GUIA PRA TICO DO ALUNO Sistema de Avaliação, Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA e Portal ÚNICO Guia prático e de conhecimento do Sistema de Avaliação, utilização das ferramentas tecnológicas Ambiente

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 018 de 12 de maio de 2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 018 de 12 de maio de 2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 018 de 12 de maio de 2014 ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS, NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EAD DA UFSM NO SEGUNDO SEMESTRE

Leia mais

REGULAMENTO PÓS-GRADUAÇÃO

REGULAMENTO PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO PÓS-GRADUAÇÃO TÍTULO I DAS DIRETRIZES GERAIS PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PARCERIA TECNOLÓGICA COM O COMPLEXO DE ENSINO RENATO SARAIVA (CERS) Art. 1º - Os cursos de Pós - Graduação

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este Regulamento estabelece as regras e os procedimentos para

Leia mais

TUTORIAL SIIA - PORTAL DO ALUNO. Rematrícula on-line FSJ 2015-1

TUTORIAL SIIA - PORTAL DO ALUNO. Rematrícula on-line FSJ 2015-1 TUTORIAL SIIA - PORTAL DO ALUNO Rematrícula on-line FSJ 2015-1 Desenvolvido por Centro de Tecnologia da Informação. Faculdades São José - 2015 1 ÍNDICE 1. Acessando o site das Faculdades São José. PÁGINA

Leia mais

1. DOS PRÉ-REQUISITOS 2. FUNCIONAMENTO DO CURSO

1. DOS PRÉ-REQUISITOS 2. FUNCIONAMENTO DO CURSO 1 Edital de oferta de vagas para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Administração Pública e Gestão de Cidades, na modalidade a distância. O Reitor da Universidade Anhanguera-Uniderp, credenciada

Leia mais

AVISO. O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

AVISO. O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida nem transmitida

Leia mais

MANUAL DO ALUNO - EJA SEMIPRESENCIAL

MANUAL DO ALUNO - EJA SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO - EJA SEMIPRESENCIAL Deliberação CEE 285 e 297 Estrutura e Organização As disciplinas serão ministradas aos sábados, por um professor/orientador acompanhado de um orientador da aprendizagem.

Leia mais

GUIA DE INFORMAÇÕES AO ESTUDANTE Pronatec

GUIA DE INFORMAÇÕES AO ESTUDANTE Pronatec GUIA DE INFORMAÇÕES AO ESTUDANTE GUIA DE INFORMAÇÕES AO ESTUDANTE 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 O que é um curso técnico e quais seus benefícios? Quem pode participar? Os cursos são pagos? Tenho

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 4 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 6 Matrícula 8 Cronograma de Aulas Pág. 9 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CONTINUADA E

Leia mais

SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS. RH Online

SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS. RH Online Campus de Botucatu Sistema de Recursos Humanos SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS RH Online Mônica Cristina Fumis do Carmo Faculdade de Medicina de Botucatu Seção Técnica de Desenv. Adm de RH / Serviço Técnico

Leia mais

IBPEX - HISTÓRIA/TRAJETÓRIA

IBPEX - HISTÓRIA/TRAJETÓRIA ORIENTAÇÕES GERAIS IBPEX - HISTÓRIA/TRAJETÓRIA A trajetória de formação da IES iniciou-se no ano de 1996, com a criação do Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão IBPEX, oferecendo cursos de pós-graduação

Leia mais

INFORMATIVO N 001/2014-PPGE - ORIENTAÇÕES AOS ALUNOS DO PPGE

INFORMATIVO N 001/2014-PPGE - ORIENTAÇÕES AOS ALUNOS DO PPGE UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, PPGE INFORMATIVO N 001/2014-PPGE - ORIENTAÇÕES AOS ALUNOS DO PPGE

Leia mais

MANUAL PARA ALUNOS INGRESSANTES NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CLÍNICA MÉDICA.

MANUAL PARA ALUNOS INGRESSANTES NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CLÍNICA MÉDICA. MANUAL PARA ALUNOS INGRESSANTES NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CLÍNICA MÉDICA. 2014 SUMÁRIO CAPÍTULO PÁGINA 1) INTRODUÇÃO 1 2) SECRETARIA 1 2-1) COORDENAÇÃO 1 2-2) FUNCIONÁRIOS 1 2-3) HORARIO DE FUNCIONAMENTO

Leia mais

Tecnologia da Informação na FG AUTO - ATENDIMENTO ALUNO

Tecnologia da Informação na FG AUTO - ATENDIMENTO ALUNO Tecnologia da Informação na FG AUTO - ATENDIMENTO ALUNO Jaboatão dos Guararapes / PE PAG.1 Tecnologia da Informação na Faculdade Guararapes A Faculdade Guararapes através do Setor de Tecnologia da Informação

Leia mais

EDITAL VESTIBULAR FLORENCE AGENDADO SEMESTRE LETIVO 2016.1

EDITAL VESTIBULAR FLORENCE AGENDADO SEMESTRE LETIVO 2016.1 EDITAL VESTIBULAR FLORENCE AGENDADO SEMESTRE LETIVO 2016.1 EDITAL N 15 2016 PROCESSO SELETIVO 2016.1 A Diretora Geral do Instituto Florence de Ensino Superior, no uso de suas atribuições regimentais, torna

Leia mais

SISTEMA PLANO DE ENSINO - DOCENTES

SISTEMA PLANO DE ENSINO - DOCENTES SISTEMA PLANO DE ENSINO - DOCENTES 1- PÁGINA DE LOGIN DO SISTEMA E APRESENTAÇÕES INICIAIS Ao acessar o link do sistema, a seguinte página será apresentada: ACESSO AOS DOCENTES: Usar o usuário e senha do

Leia mais

Prezado aluno, 2. Organização pedagógica e sistema de avaliação

Prezado aluno, 2. Organização pedagógica e sistema de avaliação Prezado aluno, É com imensa satisfação que a Universidade Estácio de Sá, em parceria tecnológica com o Complexo de Ensino Renato Saraiva (CERS), apresentam os seus novos cursos de Pós Graduação em Direito,

Leia mais

1. DOS PRÉ-REQUISITOS 2. FUNCIONAMENTO DO CURSO

1. DOS PRÉ-REQUISITOS 2. FUNCIONAMENTO DO CURSO Edital de oferta de vagas para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Previdenciário, na modalidade à distância. A Reitoria da Universidade Anhanguera-Uniderp, credenciada pelo MEC por meio da

Leia mais

Edital do Processo Seletivo 2014-1

Edital do Processo Seletivo 2014-1 Universidade Anhembi Morumbi Pró-Reitoria Acadêmica Mestrado em Design / Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Edital do Processo Seletivo 2014-1 Estão abertas as inscrições para o processo de seleção

Leia mais

Manual Tutorial. Disciplinas EAD

Manual Tutorial. Disciplinas EAD Rua das Palmeiras, 184 Santa Cecília Cep 01226-010 São Paulo Manual Tutorial Disciplinas EAD SÃO PAULO 2º Semestre de 2015 Grupo Educacional Hotec 2º Semestre de 2015 1 MANUAL - TUTORIAL EAD 1. Introdução

Leia mais

Normas e Procedimentos para os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (MBA, Especialização e Aperfeiçoamento)

Normas e Procedimentos para os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (MBA, Especialização e Aperfeiçoamento) Normas e Procedimentos para os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (MBA, Especialização e Aperfeiçoamento) 1 Contato com alunos O contato com o aluno de Pós-Graduação da UCS acontece, de forma preferencial,

Leia mais

Acesso Escola. Primeiro Acesso

Acesso Escola. Primeiro Acesso Acesso Escola Primeiro Acesso Após receber o e-mail da AESA, a escola deve seguir as orientações abaixo. Ao clicar no link, você será direcionado a tela do portal CADES. Utilize usuário e senha temporária

Leia mais

TURMAS ESPECIAIS (DEPENDÊNCIAS/ADAPTAÇÕES)

TURMAS ESPECIAIS (DEPENDÊNCIAS/ADAPTAÇÕES) FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL DIREÇÃO ACADÊMICA REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE TURMAS ESPECIAIS (DEPENDÊNCIAS/ADAPTAÇÕES) CACOAL 2014 CAPÍTULO I DOS CONCEITOS E DEFINIÇÕES Art. 1º - O presente

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM SAÚDE COLETIVA COM ENFOQUE NO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS 2º SEMESTRE 2012 - Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM SAÚDE COLETIVA COM ENFOQUE NO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS 2º SEMESTRE 2012 - Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM SAÚDE COLETIVA COM ENFOQUE NO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS 2º SEMESTRE 2012 - Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO Regulamentação de Pós-Graduação Lato-Sensu e Ato de Credenciamento

Leia mais

EDITAL Nº 006/CRFI DE 11 DE MAIO DE 2015. SELEÇÃO 2015/2 PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FICs) PRESENCIAIS

EDITAL Nº 006/CRFI DE 11 DE MAIO DE 2015. SELEÇÃO 2015/2 PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FICs) PRESENCIAIS EDITAL Nº 006/CRFI DE 11 DE MAIO DE 2015. SELEÇÃO 2015/2 PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FICs) PRESENCIAIS 1. DA ABERTURA O DIRETOR(A) SERGIO BARBOSA GOMES DO CAMPUS RIACHO

Leia mais

Proposta Comercial EDUNIX SISTEMA DE GESTÃO PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Proposta Comercial EDUNIX SISTEMA DE GESTÃO PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO Proposta Comercial EDUNIX SISTEMA DE GESTÃO PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO Sumário Empresa... 3 Missão... 3 Visão... 3 Valores... 3 Solução... 4 Principais características... 4 Lista de funcionalidades...

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Configuração dos Portais 2

2013 GVDASA Sistemas Configuração dos Portais 2 2013 GVDASA Sistemas Configuração dos Portais 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA INSTITUTO DE QUÍMICA

CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA INSTITUTO DE QUÍMICA CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA INSTITUTO DE QUÍMICA EDITAL Nº 156, de 25 de maio de 2015 A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ), por intermédio da Direção do Instituto de Química,

Leia mais

USCS Virtual Edital/Manual do Candidato Vestibular EAD 2º Semestre 2014

USCS Virtual Edital/Manual do Candidato Vestibular EAD 2º Semestre 2014 USCS - UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL USCS Virtual Edital/Manual do Candidato Vestibular EAD 2º Semestre 2014 Inscrições: até 30/JULHO/2014 Prova: 3/AGOSTO/2014 Início das aulas: 9/AGOSTO/2014

Leia mais

Manual Docente Online 2013 Lançamento de Notas e Currículo Mínimo

Manual Docente Online 2013 Lançamento de Notas e Currículo Mínimo Manual Docente Online 2013 Lançamento de Notas e Currículo Mínimo 1 CONTEÚDO Conteúdo..2 Introdução... 3 Como acessar o Portal?... 4 Lançamento de Notas... 6 Lançamento de Frequência para Programas / Projetos

Leia mais

TUTORIAL/RENOV.MATRÍCULA/GRAD.EAD RJ. Rio de Janeiro, 26 de novembro de 2014. Estimados Estudantes,

TUTORIAL/RENOV.MATRÍCULA/GRAD.EAD RJ. Rio de Janeiro, 26 de novembro de 2014. Estimados Estudantes, TUTORIAL/RENOV.MATRÍCULA/GRAD.EAD RJ Estimados Estudantes, Rio de Janeiro, 26 de novembro de 2014. Gostaríamos de manifestar nossa alegria e gratidão pela confiança em nossa Instituição durante o período

Leia mais

FACULDADE DE COMPUTAÇÃO DE MONTES CLAROS - FACOMP REGULAMENTO DA DIVISÃO DE CONTROLE E REGISTRO ACADÊMICO

FACULDADE DE COMPUTAÇÃO DE MONTES CLAROS - FACOMP REGULAMENTO DA DIVISÃO DE CONTROLE E REGISTRO ACADÊMICO FACULDADE DE COMPUTAÇÃO DE MONTES CLAROS - FACOMP REGULAMENTO DA DIVISÃO DE CONTROLE E REGISTRO ACADÊMICO (ATUALIZADO EM AGOSTO DE 2013) SUMÁRIO: CAPÍTULO I... 3 DA DIVISÃO DE CONTROLE E REGISTRO ACADÊMICO,

Leia mais

Manual de uso do RM Portal Acessando o portal

Manual de uso do RM Portal Acessando o portal Manual de uso do RM Portal Acessando o portal 1º) Deve-se abrir um browser de internet (Utilizar o Internet Explorer para uma melhor visualização do portal). Após o browser aberto, deve-se digitar o endereço

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas. Manual. Passo a passo de utilização do Sistema de Gestão Acadêmica (SGA)

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas. Manual. Passo a passo de utilização do Sistema de Gestão Acadêmica (SGA) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas Manual SGA Do Aluno Passo a passo de utilização do Sistema de Gestão Acadêmica (SGA) Betim 2014 Manual SGA do Aluno - 2014 Pontifícia Universidade

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS EDITAL N o 002/2015 ANEXO 01

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS EDITAL N o 002/2015 ANEXO 01 ANEXO 01 NORMAS DO PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA PUC-CAMPINAS REMANEJAMENTO INTERNO 2 o SEMESTRE DE 2015 CAPÍTULO I DO CALENDÁRIO Art. 1 o Constitui o Calendário do Processo

Leia mais

NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015 1. CRONOGRAMA DA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015

NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015 1. CRONOGRAMA DA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015 Prezado (a) estudante, NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015 Neste documento serão apresentadas orientações sobre a renovação de matrícula para o 2º semestre de 2015.

Leia mais

1. DOS PRÉ-REQUISITOS 2. FUNCIONAMENTO DO CURSO

1. DOS PRÉ-REQUISITOS 2. FUNCIONAMENTO DO CURSO 1 Edital de oferta de vagas para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios, na modalidade a distância. O Reitor da Universidade Anhanguera-Uniderp, credenciada pelo MEC

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO FACECA 2014/1 DETALHADO

EDITAL PROCESSO SELETIVO FACECA 2014/1 DETALHADO EDITAL PROCESSO SELETIVO FACECA 2014/01 CONSOLIDADO O Diretor da Faculdade Cenecista de Varginha Faceca, com sede no município de Varginha, Estado de Minas Gerais, torna público, na forma regimental e

Leia mais

Disciplina Ofertadas na modalidade Avaliação da Aprendizagem Acesso ao Ambiente Virtual Dúvida e Suporte

Disciplina Ofertadas na modalidade Avaliação da Aprendizagem Acesso ao Ambiente Virtual Dúvida e Suporte Sumário Apresentação O papel do Aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem Disciplina Ofertadas na modalidade Avaliação da Aprendizagem Acesso ao Ambiente Virtual Dúvida e Suporte Dúvidas 3 5 6 9 10 11 14

Leia mais

Manual. IntraWeb - Aluno. JR Sistemas e Tecnologia Ltda www.jrsistemas.net

Manual. IntraWeb - Aluno. JR Sistemas e Tecnologia Ltda www.jrsistemas.net Manual IntraWeb - Aluno JR Sistemas e Tecnologia Ltda www.jrsistemas.net Sumário Conhecendo a IntraWeb Aluno... 6 Login... 9 Dados Cadastrais... 11 Alterar senha... 12 Menu Secretaria... 13 Extrato de

Leia mais

Dicas básicas para disciplinas/atividades na modalidade de educação a distância Mediação Digital Virtual

Dicas básicas para disciplinas/atividades na modalidade de educação a distância Mediação Digital Virtual Dicas básicas para disciplinas/atividades na modalidade de educação a distância Mediação Digital Virtual Escritório de Gestão de Projetos em EAD Unisinos http://www.unisinos.br/ead 2 A partir de agora,

Leia mais

Prazos a serem observados sob pena de indeferimento da inscrição

Prazos a serem observados sob pena de indeferimento da inscrição 1 Prazos a serem observados sob pena de indeferimento da inscrição O candidato deverá realizar sua inscrição on line no portal www.lfg.com.br (Acessar menu Pós-Graduação) Até 27/03/09 Até 20h do dia 31/03/09

Leia mais

REGULAMENTO PROVA DE BOLSAS 2014 ESCOLA TÉCNICA SEQUENCIAL

REGULAMENTO PROVA DE BOLSAS 2014 ESCOLA TÉCNICA SEQUENCIAL REGULAMENTO PROVA DE BOLSAS 2014 ESCOLA TÉCNICA SEQUENCIAL 1. Da Prova de Bolsas 2014 "Bolsas de Estudos" 1.1. O Grupo Educacional Sequencial está oferecendo bolsas de estudo aos interessados que desejam

Leia mais

3.1.2 As vagas serão preenchidas até o limite máximo de vagas.

3.1.2 As vagas serão preenchidas até o limite máximo de vagas. ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA S DE EXTENSÃO: UTILIZAÇÃO DO (EDITOR DE TEXTOS) LATEX PARA CONSTRUÇÃO DE LISTAS DE EXERCÍCIO, PROVAS E TEXTOS CIENTÍFICOS, PARA COMUNIDADE DOCENTE E DISCENTE DE SUPERIOR DE

Leia mais

À vista R$ 26.200,00 R$ 26.990,00 R$ 28.200,00. 5 parcelas R$ 5.345,00 R$ 5.506,00 R$ 5.753,00. 10 parcelas R$ 2.739,00 R$ 2.821,00 R$ 2.

À vista R$ 26.200,00 R$ 26.990,00 R$ 28.200,00. 5 parcelas R$ 5.345,00 R$ 5.506,00 R$ 5.753,00. 10 parcelas R$ 2.739,00 R$ 2.821,00 R$ 2. VALOR DO INVESTIMENTO Formas de pagamento 432h/a Valor com desconto para matrículas até 30/12/2015 Valor com desconto para matrículas de 04/01/2016 a 31/03/2016 Valor a partir de 01/04/2016 À vista R$

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de

Leia mais

Questões Orçamentárias da Bolsa- Formação/Pronatec - Rede Federal

Questões Orçamentárias da Bolsa- Formação/Pronatec - Rede Federal Questões Orçamentárias da Bolsa- Formação/Pronatec - Rede Federal Ministério da Educação, 2012 Apresentação Este documento tem como objetivo orientar os Institutos Federais, as Escolas Vinculadas às Universidades

Leia mais

Calendário Acadêmico 2013/02 - AGENDE-SE

Calendário Acadêmico 2013/02 - AGENDE-SE Calendário Acadêmico 2013/02 - AGENDE-SE MÊS DIA ATIVIDADES Julho 31 Reunião de Colegiado (Docentes e Coordenação de Curso) 01 Início das aulas (3º período em diante) 03 Reunião Pedagógica 09 horas. 08

Leia mais

Grupo Educacional IPEC-FAPPES. CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006. Manual do Candidato. Vestibular FAPPES 2014

Grupo Educacional IPEC-FAPPES. CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006. Manual do Candidato. Vestibular FAPPES 2014 Grupo Educacional IPEC-FAPPES CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006 Manual do Candidato Vestibular FAPPES 2014 r www.fappes.edu.b 1. Disposições Gerais 1.1. O Processo Seletivo consiste na

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Faculdade de Letras Diretoria Adjunta de Cultura e Extensão Cursos de Línguas Abertos à Comunidade

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Faculdade de Letras Diretoria Adjunta de Cultura e Extensão Cursos de Línguas Abertos à Comunidade UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Faculdade de Letras Diretoria Adjunta de Cultura e Extensão Cursos de Línguas Abertos à Comunidade EDITAL PARA PROCESSO DE INSCRIÇÃO NOS CURSOS DE LÍNGUAS ABERTOS

Leia mais

Processo Seletivo. Junho 2004. Graduação Modulada Graduação Tecnológica Cursos Seqüenciais. Vagas para o 2 semestre de 2004 e 1 semestre de 2005

Processo Seletivo. Junho 2004. Graduação Modulada Graduação Tecnológica Cursos Seqüenciais. Vagas para o 2 semestre de 2004 e 1 semestre de 2005 Processo Seletivo Junho 2004 Graduação Modulada Graduação Tecnológica Cursos Seqüenciais Vagas para o 2 semestre de 2004 e 1 semestre de 2005 Calendário Prova Tradicional 20/06/04, às 9h Prova por Agendamento

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM ENSINO DE MATEMÁTICA Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM ENSINO DE MATEMÁTICA Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM ENSINO DE MATEMÁTICA Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO Regulamentação de Pós-Graduação Lato-Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente Conceito ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente O Sagres Diário é uma ferramenta que disponibiliza rotinas que facilitam a comunicação entre a comunidade Docente e Discente de uma instituição,

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Ambiente Virtual de Aprendizagem UNIFEMM Centro Universitário de Sete Lagoas Secretaria Virtual UNIFEMM Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM NEAD Projeto EAD Manual de Utilização

Leia mais

PROCESSO SELETIVO E N E M EDITAL 2015-2

PROCESSO SELETIVO E N E M EDITAL 2015-2 PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL 2015-2 Dúvidas mais Frequentes 1. O que é Processo Seletivo ENEM? É o processo que oferece vagas aos candidatos que pretendem cursar a Faculdade a partir de agosto/2015, selecionados

Leia mais

Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE

Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO DA UNIFEBE Aprovado pela Resolução CONSUNI nº 36/14, de 10/12/14. CAPÍTULO I DISPOSIÇÃO

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR MENSAGEM DA DIRETORA GERAL. SEJAM MUITO BEM VINDOS! Dra. Aparecida Najar

MANUAL DO PROFESSOR MENSAGEM DA DIRETORA GERAL. SEJAM MUITO BEM VINDOS! Dra. Aparecida Najar MANUAL DO PROFESSOR MENSAGEM DA DIRETORA GERAL É com muita alegria que estamos iniciando um novo período letivo. Para aqueles que estão iniciando e também para nossos Mestres veteranos, votos de boas vindas,

Leia mais

NEAD NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO

NEAD NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO FACHA.EDU.BR/EAD NEAD NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO RIO DE JANEIRO, AGOSTO DE 2015 EAD - Manual do Aluno SUMÁRIO 1. CARTA AO ALUNO 2. METODOLOGIA EAD 3. COORDENAÇÃO 4. SALAS VIRTUAIS 5.

Leia mais

Orientações para o Lançamento de Notas. Diretor

Orientações para o Lançamento de Notas. Diretor Orientações para o Lançamento de Notas Diretor 1 CONTEÚDO Conteúdo... 2 Como acessar o Conexão Educação... 3 Lançamento de Notas... 5 Notas por Turma... 5 Liberação de Lançamento de Notas... 13 2 COMO

Leia mais

TURMA 2015 EDITAL Nº 1/2015

TURMA 2015 EDITAL Nº 1/2015 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PrP COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CÂMPUS UNIVERSITÁRIO DE LUZIÂNIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM DOCÊNCIA

Leia mais