MANUAL MATRÍCULA MBA MANUAL - MBA EXECUTIVO EM FINANÇAS - MBA EXECUTIVO EM NEGÓCIOS - MBA EXECUTIVO EM PROJETOS. Prezado(a) Sr.(a.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL MATRÍCULA MBA MANUAL - MBA EXECUTIVO EM FINANÇAS - MBA EXECUTIVO EM NEGÓCIOS - MBA EXECUTIVO EM PROJETOS. Prezado(a) Sr.(a."

Transcrição

1 MANUAL MATRÍCULA MBA Prezado(a) Sr.(a.), Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do cursos MBA Executivo em Finanças, MBA Executivo em Negócios e MBA Executivo em Projetos do Ibmec Online. Nele você encontrará informações detalhadas sobre o curso, além de: período de realização, horário, local e procedimentos para efetivação de sua matrícula. O valor de investimento encontra-se em um anexo específico. Ressaltamos que o processo seletivo para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do Ibmec Online compreende uma análise de perfil do candidato baseada na experiência profissional. Atenciosamente, Coordenação Acadêmica MANUAL - MBA EXECUTIVO EM FINANÇAS - MBA EXECUTIVO EM NEGÓCIOS - MBA EXECUTIVO EM PROJETOS

2 Sobre o Ibmec O Ibmec é uma escola de negócios que prima pela excelência, garantindo um padrão de qualidade, alinhado às mais exigentes e respeitadas escolas de negócios internacionais. Ao longo do tempo, o Ibmec tem formado executivos altamente qualificados para atuar no competitivo ambiente de negócios. O Ibmec já formou mais de 10 mil profissionais nos cursos MBA Executivo em Gestão de Negócios, Finanças, Marketing e LL.M. (pós-graduação em Direito Empresarial). O curso pioneiro foi o MBA Executivo em Finanças, criado em 1985, sendo até hoje um dos mais respeitados e conceituados do país em sua área. Este mesmo nível de qualidade é garantido também nos cursos de extensão e nos programas in company por meio do Canal de Soluções Corporativas. Em 2001, o Ibmec mais uma vez inovou e lançou o primeiro e único CBA Certificate in Business Administration ministrado no Brasil e que reúne o rigor técnico do Ibmec ao pragmatismo requerido pelo mercado. O Canal de Soluções Corporativas do Ibmec, com cursos na modalidade presencial, a distância e blended, tem como missão oferecer aos seus clientes o entendimento, a estruturação, a implantação e o acompanhamento de programas de educação customizados de acordo com as necessidades da empresa. Recentemente, deu-se início ao Ibmec Law, seu Centro de Estudos em Direito. Tem como objetivo ser um centro de excelência no estudo e na divulgação da cultura jurídica nos meios empresariais e financeiros do país. Através do Ibmec Law foi lançado em 2001 o primeiro curso de pós-graduação 'Lato Sensu' em Direito (Legal Law Master - LL.M.). Em 1994, iniciaram-se as atividades dos cursos de Graduação em Economia e Administração no Rio de Janeiro, em 1999 em São Paulo e, em 2000, em Belo Horizonte. A primeira turma formou-se no Rio de Janeiro em 1998, garantindo desde então o conceito AAA, avaliação máxima do MEC para cursos de graduação. O Mestrado em Economia do Ibmec, que recebeu nota 5 da CAPES, oferece uma sólida formação teórica e prática a profissionais que atuam ou desejam atuar nas áreas de Economia, Finanças e correlatas. O curso enfatiza a aplicação dos mais recentes desenvolvimentos teóricos e das necessárias técnicas quantitativas em problemas concretos de política econômica, estrutura de mercados, gestão de investimentos, desenvolvimento, ciclos de negócios, regulação e diversos outros campos.

3 Sobre o Ibmec Online Focado inicialmente em Educação Executiva com programas de MBA, cursos de curta duração e Soluções Corporativas, o Ibmec Online estende definitivamente as fronteiras da instituição. Alunos de qualquer região do Brasil, ou mesmo que estejam fora do país, podem ter acesso aos cursos. Essa flexibilidade, no entanto, combina-se com outro aspecto fundamental da Educação Online o comprometimento e a responsabilidade que são requeridos dos participantes. Assim como os demais alunos do Ibmec, aqueles que optam pelo novo modelo assumem objetivos claros de transformação e crescimento, sempre motivados pelos desafios conceituais e práticos apresentados pela equipe de professores. Os cursos do Ibmec Online acontecem em um Campus Virtual diferenciado e rico em recursos. O ambiente favorece a proximidade e um olhar atento dos professores sobre cada aluno e suas potencialidades. Na construção do conhecimento, o rigor acadêmico alia-se ao estímulo à inovação. Mais do que uma escola, o Ibmec tanto no modelo presencial como no online é uma comunidade abrangente e dinâmica, na qual se compartilham práticas e ideias, contatos e oportunidades. Professores altamente qualificados e com experiência de mercado são responsáveis pelo programa e conteúdo dos cursos. Eles adotam uma abordagem plural e pragmática das questões que afetam o cenário contemporâneo. Afinal, os alunos formados pelo Ibmec tem desafios do mundo real a compreender e enfrentar, agem em ambientes suscetíveis a mudanças e buscam fazer diferença. Diferenciais Ibmec Online Inovação continuada na educação executiva O Ibmec foi a primeira escola de negócios do Brasil a oferecer um MBA Executivo no início dos anos 80. Esse espírito inovador que faz parte do DNA de nossa instituição define a mentalidade empreendedora e a cultura de inovação dos programas abertos e corporativos do Ibmec Online, com a participação do corpo docente de nossas faculdades nas áreas de pesquisa e ensino, seguindo um modelo educacional na construção coletiva do conhecimento, no mérito e com as mais modernas tecnologias educacionais disponíveis no mercado mundial.

4 Excelência acadêmica O Ibmec Online conta com o apoio de um corpo docente de professores doutores e mestres formados nas melhores instituições de ensino do Brasil e do exterior, atuando como pesquisadores, professores e colaboradores associados. Consistência e abrangência A pluralidade do nosso corpo docente permite ao Ibmec Online oferecer ao mercado mais cursos e programas nas áreas de negócios e gestão, de tal forma que nossos alunos e parceiros corporativos tenham sempre a oportunidade de adquirir simultaneamente fundamentação teórica e habilidades gerenciais de forma flexível e dinâmica nas áreas de seu maior interesse. Liderança e empreendedorismo No Ibmec Online, o aluno aprende com casos reais e atividades em grupo mediadas por um corpo docente de professores com sólida formação acadêmica. São mestres e doutores que permanecem atuantes no mercado em empresas nacionais e multinacionais no Brasil e no exterior. Com uma metodologia colaborativa que favorece a autonomia e a corresponsabilidade na construção da experiência de aprendizagem, o aluno é levado a desenvolver e utilizar competências de negociação, de articulação de ideias e de persuasão, além de compartilhar visões de mundo com os colegas. Essas oportunidades geradas pela metodologia contribuem para o exercício de uma atitude empreendedora, focada no autodesenvolvimento e no desenvolvimento do grupo, assim como na valorização da inovação. Alumni O Alumni Ibmec é a comunidade que tem como objetivo integrar os profissionais que fizeram parte de uma das melhores escolas de negócios do Brasil. Inserção na comunidade Ao participar dos cursos, ao lado de professores e executivos de alta performance em diversos ramos de atuação, o aluno aprende não somente com os conteúdos disponíveis, mas também com as experiências dos demais alunos e dos professores autores e online.

5 Corpo Docente Nosso corpo docente atua em duas frentes: Professores autores, responsáveis pela elaboração dos conteúdos e pela definição das atividades para mobilizar as competências requeridas nos cursos Ibmec Online. São professores que atuam na Educação Executiva e nos Programas de Graduação e Mestrado do Ibmec. Professores online que são mediadores das turmas online. Esse professor é um coach que age como companheiro e orientador do estudo com base nos conteúdos desenvolvidos pelos professores autores e nas diretrizes metodológicas do Ibmec Online. A maior parte da equipe é formada por mestres formados pelo próprio Ibmec, com ampla experiência profissional e acadêmica. Metodologia do Ibmec Online A metodologia do Ibmec Online une procedimentos pedagógicos, tecnologias e ferramentas diversas de modo a garantir os melhores resultados tanto em flexibilidade e profundidade dos conteúdos e das atividades como em networking. Turmas. Os cursos do Ibmec Online são organizados em turmas - com um mínimo de 15 e um máximo de 40 alunos. Equipe dedicada. No Ibmec Online, uma equipe diferenciada reúne habilidades específicas com o objetivo de proporcionar uma rica experiência de aprendizagem aos alunos. Professores-autores. Responsáveis pela elaboração do conteúdo de cada curso, equilibrando teoria e casos do mundo real. Professores das disciplinas online. Tão importante quanto a consistência e a relevância de textos e das atividades práticas propostas para cada curso é a dinâmica que se estabelece no ambiente virtual. Todas as turmas contam com um professor-coach, cuja missão é acompanhar o desenvolvimento do grupo e de cada aluno individualmente, mediar discussões e orientar atividades. Na retaguarda, especialistas em linguagem traduzem o conteúdo para o ambiente virtual do curso, dando-lhe fluidez e adequando-o ao meio digital. O texto, o diálogo, a compreensão têm importância redobrada neste modelo. O aluno do Ibmec online pratica intensamente as habilidades de leitura e escrita, tão valorizadas nos dias de hoje.

6 Conteúdos consistentes e atividades dinâmicas e colaborativas. São resultado de um trabalho especializado, realizado em equipe. E ganham ainda mais qualidade com o envolvimento e a contribuição dos alunos, que aportam suas experiências como executivos e empreendedores. Acesso. Os alunos do Ibmec Online podem acessar via internet o campus virtual 24 horas por dia, para realizar estudos individuais ou em grupo. Encontros presenciais. Para cursos com mais de 120h, com o objetivo de otimizar o processo de aprendizagem e estimular a formação de redes de relacionamentos, são promovidos encontros presenciais. Avaliação. Além das avaliações que acontecem no decorrer do curso, os alunos também participam de provas presenciais, realizadas nas unidades próprias do Ibmec ou nas instituições parceiras que constituem os centros presenciais do Ibmec Online em mais de doze cidades em todo o Brasil. Material didático. Material Impresso para facilitar o estudo offline. Recursos do campus virtual. O Learning Content Management System do ecollege é uma solução tecnológica e educacional inovadora e de fácil utilização. Entre os recursos disponíveis para os alunos destaca-se um serviço de helpdesk com atendimento em português. Outro diferencial é o ClassLive Pro, uma interface para conferências via rede que usa tecnologia VoIP e permite que professores e alunos possam se ver e ouvir com o uso de microfones e webcam. MANUAL - MBA EXECUTIVO EM FINANÇAS - MBA EXECUTIVO EM NEGÓCIOS - MBA EXECUTIVO EM PROJETOS

7 Detalhamento geral do curso de pós-graduação MBA EXECUTIVO EM FINANÇAS Programa de pós-graduação Lato Sensu, com quatro encontros presenciais de 15h a cada bloco de 120 horas a distância, três disciplinas online de nivelamento, de 15h cada, e 12 disciplinas online de formação geral, específica e complementar, de 30h cada. Carga Horária Total: 465 horas. Duração do Curso: 22 meses. O MBA em Finanças prepara os alunos para assumir posições de destaque na área financeira de grandes corporações; atuar em empresas do mercado financeiro como administradores de fundos e carteiras, gestores de fundos de pensão ou executivos de bancos; atuar em empresas de consultoria e auditoria ou ainda como consultores de investimentos. Público alvo Profissionais na faixa dos 30 anos, com formação nas mais diversas áreas, como engenharia, administração de empresas, economia, marketing, entre outras. Pré-requisitos Curso superior completo; Conhecimento de inglês para leitura; Adesão ao código de ética; Experiência profissional. Para proporcionar aos alunos o melhor aproveitamento do curso, são necessários pelo menos três anos de formado e cinco de experiência profissional para ingresso no MBA.

8 Programa do curso Nivelamento Geral Específico Complementar Matemática Financeira 15 horas Estatística 15 horas Contabilidade Financeira 15 horas Estratégia Empresarial Fundamentos da Economia Gestão de Pessoas Custos e Controles Gerenciais Finanças Corporativas Administração Financeira de Curto Prazo Derivativos e Gestão de Risco Valuation: Avaliação de Investimento e empresas Gestão de Carteiras Mercado de Renda Fixa Mercados e Produtos Financeiros Planejamento Tributário Integradores Presenciais Comunicação Interpessoal 15 horas Governança Corporativa 15 horas Jogo Financeiro 15 horas Gestão do Conhecimento e Cultura Organizacional 15 horas Ementas Núcleo de Nivelamento Contabilidade Financeira (15h) Compreender os fundamentos da contabilidade financeira e das informações contidas nos relatórios contábeis; Utilizar as ferramentas financeiras para apoio na tomada de decisões. Fundamentos de Contabilidade Financeira Análise de Demonstrações Contábeis Fundamentos de Contabilidade Gerencial Empresa como Sistema de Atividades

9 Matemática Financeira (15h) Ser capaz de analisar e interpretar as informações financeiras necessárias, fornecendo base teórica necessária para cursos mais avançados em finanças; Ter absorvido os principais mecanismos existentes nos mercados financeiros, estando capacitados para avaliar alternativas e tomada de decisões dentro do leque de opções disponíveis. Juros Simples e Compostos Séries de Pagamentos Sistemas de Amortização Taxa de Juros e Descontos Fluxos de Caixa de qualquer tipo Estatística (15h) Ser capaz de estruturar de forma sistemática um problema decisório real; Conhecer e compreender os principais conceitos analíticos dos métodos destinados a resolver tal problema; Resolver problemas decisórios considerados complexos. Heurísticas e vieses no processo de julgamento e tomada de decisão Critérios de decisão sob condições de incerteza Modelagem de problemas: alocação de recursos escassos Introdução às Árvores de Decisão Análise multicritério de decisões: introdução ao AHP (Analytical Hierarchy Process) Núcleo Geral Gestão de Pessoas (30h) Analisar as novas tendências na gestão de recursos humanos nas organizações; Estabelecer associações entre teoria e práticas cotidianas da gestão de recursos humanos; Desenvolver consciência crítica sobre o gerenciamento do ser humano no atual contexto de negócios.

10 Cultura e Clima Organizacional Mudança Organizacional - Gerenciando as Resistências às Mudanças Processos de Gestão de Pessoas por Competências - Seleção de Pessoas - Avaliação de Desempenho - Treinamento e Desenvolvimento - Remuneração Estratégica Desenvolvimento Gerencial - Comunicação Eficaz - Gestão de Conflitos - Ética e Poder nas Organizações - Motivação e Trabalho em Equipe - Liderança e Empowerment Estratégia Empresarial (30h) Desenvolver o raciocínio estratégico; Avaliar alternativas analíticas necessárias a implementação do planejamento estratégico; Ter uma visão de estratégia global para uma companhia diversificada e complexa visando à criação de valor através da alocação ótima de recursos. Processo de formulação de estratégia Escola de planejamento estratégico O Conselho de Administração e o planejamento estratégico Análise estrutural das indústrias modelo de cinco forças Estratégias genéricas Visão baseada em recursos RBV Análise SWOT Competências essenciais Confronto entre a visão de competências essenciais e a visão baseada em recursos Economias de escala e escopo Integração vertical

11 Diversificação e aquisições Alianças Fusões: motivações e tipologia (alianças entre rivais) Redes: definições, estrutura e dinâmica Desempenho, sucesso e insucesso Empresas multinacionais, globais e transacionais: definições e características Motivações para a internacionalização das empresas Processo de internacionalização Modos de entrada A decisão de localização da multinacional Desafios enfrentados pelas multinacionais Multinacionais em economias emergentes Fundamentos da Economia (30h) Conhecer os modelos clássicos de competição perfeita: monopólio, oligopólio e competição monopolística, que compreendem os fundamentos da microeconomia; Conhecer as principais variáveis e os modelos macroeconômicos mais importantes para o processo de tomada de decisões empresariais, no ambiente nacional e internacional. Fundamentos da economia Escolha e escassez Oferta e demanda Estruturas de mercado Fundamentos de macroeconomia: economia internacional, sistema monetário, políticas fiscal, monetária e cambial. Custos e Controles Gerenciais (30h) Compreender os fundamentos de contabilidade gerencial para a tomada de decisões; Operar com controles gerenciais adequados, a partir de uma visão contábil que permita identificar origens e usos dos recursos corporativos.

12 Conceitos básicos da contabilidade gerencial Diferentes classificações de custos e suas interligações com os aspectos associados às tomadas de decisão empresariais Diferentes metodologias de custeamento para tomada de decisões gerenciais Mecânica de formação de preços de produtos e serviços Carga tributária Núcleo Específico Finanças Corporativas (30h) Ter conhecimento dos conceitos e fundamentos das finanças; Conhecer os mais importantes modelos financeiros utilizados na atualidade; Obter uma base sólida de finanças para cursar disciplinas afins subseqüentes. Tópicos Abordados Conceito de Valor e Regra de Maximização de Riqueza Teoria de Carteiras e Determinação de Retornos Mínimos Exigidos (CAPM) Hipótese de Mercado Eficiente Estrutura de Capital e Valor da Empresa Política de Dividendos Interdependência de Decisões de Investimento e Decisões de Financiamento e de política de dividendos Administração Financeira de Curto Prazo (30h) Ser capaz de determinar os volumes disponíveis de caixa e estoque Conhecer os princípios da gestão de créditos a cliente Definir fontes preferenciais de recursos financeiros de curto-prazo

13 Tópicos Abordados O que é gestão de capital de giro Índices de Liquidez Prazos médios, giros, ciclos operacional e financeiro Necessidade de Capital de Giro, Capital de Giro Líquido e Saldo de Tesouraria Orçamento de Caixa e Planejamento Financeiro de Curto Prazo Gestão de Tesouraria Políticas de venda e concessão de crédito a clientes (ponto de vista financeiro) Gestão de compras e estoques (ponto de vista financeiro) Visão integrada da Gestão dos Ativos e Passivos Operacionais de Curto Prazo Valuation: avaliação de investimentos e empresas (30h) Conhecer e aplicar os diferentes modelos de avaliação; Ter uma visão dos modelos, suas diferenças, semelhanças, limitações, e as dificuldades práticas na aplicação. Avaliação de Alternativas de Decisão de Investimento Avaliação por Fluxos de Caixa Descontados Avaliação de Investimentos em Ambientes de Incerteza Avaliação por Múltiplos Aplicações da Teoria de Opções na Gestão de Empresas Análise de negócios e avaliação contextualização Avaliação por fluxos de caixa descontados Gestão de Riscos e Derivativos (30h) Ter uma visão atualizada do gerenciamento de risco no contexto de tesouraria; Conhecer os conceitos e definições com base na experiência do mercado brasileiro e ter condições de aplicá-los de forma prática. Gestão dos riscos financeiros Modelos de mensuração dos riscos de mercado

14 Controle de exposições para enquadramento de riscos - Estabelecimento de políticas de gestão - Instrumentos e estratégias de proteção (hedge) Risco de crédito no contexto da Tesouraria Outros riscos financeiros (liquidez, operacional, etc.) Disciplinas Complementares Gestão de Carteiras (30h) Conhecer a indústria de fundos, da teoria de carteiras, dos métodos e modelos de otimização de portifólios; Saber avaliar o desempenho de fundos e modelos de mensuração e controle de riscos de mercado. Tópicos Abordados A Indústria de Gestão de Carteiras no Brasil Definição da Política de Investimentos Estilos de Gestão de Carteiras Otimização de Carteiras Implementação de Estratégias Análise de Desempenho de Carteiras Administradas Gestão de Risco em Carteiras Mercado de Renda Fixa (30h) Ter uma visão conceitual e práticas das principais características dos títulos de renda fixa; Dominar o ferramental teórico e prático que o possibilite analisar, avaliar e estruturar operações de renda fixa, realizadas nos mercados nacional e internacional. Títulos de Renda Fixa A precificação de um bond A Yield de um título de renda fixa

15 Variações no Preço de um Título de RF Medidas de Volatilidade: Duration A Modified Duration como ferramenta para imunização Medidas de Volatilidade: Convexidade O Prêmio de Risco de um Título de RF Principais Títulos Negociados no Mercado Brasileiro e Norte-americano Mercados e Produtos Financeiros (30h) Ter uma visão conceitual da política monetária, instituições e instrumentos do mercado financeiro; Conhecer os principais produtos e instrumentos desse mercado. Sistema Financeiro Nacional Mercado Monetário Mercado de Crédito Produtos de Renda Fixa e Variáveis Mercado a Vista de Ações Planejamento Tributário (30h) Compreender os elementos essenciais da Gestão Tributária, a partir do Sistema Tributário Nacional; Estar preparado para discutir e avaliar as diversas formas de tributação e a efetiva economia fiscal, riscos e outras conseqüências. Introdução à Legislação Tributária Planejamento Tributário Tributação da Pessoa Jurídica Tributação de Resultados Auferidos no Exterior Tributação de Operações intercompany Tributação sobre Investimento Estrangeiro Reorganização Societária Crimes contra a Ordem Tributária

16 Disciplinas Integradoras Presenciais Comunicação Interpessoal (15h) Compreender o processo de comunicação e seus fatores dificultadores e facilitadores; Ter desenvolvido e aprimorado a comunicação interpessoal, propiciando o desenvolvimento de atitudes positivas e produtivas no ambiente de negócios; Reconhecer a importância da comunicação para a gestão empresarial. Processo de comunicação: efetividade e barreiras Comunicação e relações interpessoais O processo de comunicação com o grupo Comunicação e feedback Comunicação interpessoal e impactos gerenciais Governança Corporativa (15h) Tem domínio dos conceitos principais de governança corporativa, entendendo a sua importância atual no cenário nacional e internacional, Compreendam as implicações que a governança corporativa pode ter na sua empresa e na sociedade. Entender a evolução conceitual da governança corporativa Compreender as diferenças entre a prática internacional e a brasileira Entender os aspectos gerais e mais importantes da lei Sarbanes & Oxley Compreender o Novo Mercado e os Níveis 1 e 2 de Práticas de Governança Corporativa diferenciadas da Bovespa Ter uma visão do funcionamento do conselho de administração, fiscal e a função da auditoria externa.

17 Jogo de Negócios para Finanças (15h) Ter uma visão dos principais temas financeiros que impactam na criação de valor; Conhecer as ferramentas analíticas e práticas que permitam atingir o objetivo principal de qualquer administrador: maximizar o retorno do investimento dos proprietários; Ter conhecimento dos casos e simulações que comporão um trabalho em grupo com o objetivo de definir o planejamento financeiro de longo prazo para uma organização. A metodologia apresentada nesta disciplina será usada na construção do Projeto Aplicado Individual (TCC). O que é Estrutura de Capital Fontes de Financiamento de Curto X Longo Prazo Estrutura ótima de capital Modelos de risco de inadimplência Fontes de Financiamento de Capital Próprio - Angels - Venture Capital e Private Equity - Abertura de Capital (IPO) Fontes de Financiamento de Capital de Terceiros - Dívidas com Bancos - Debêntures - Corporate Bonds - FDIC (Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios) e CRI (Cetificados de Recebíveis Imobiliários) Leasing Project Finance Política de Dividendos Fusões e Aquisições Gestão do Conhecimento e Cultura Organizacional (15h) Apresentar e aplicar as metodologias de gestão aplicadas a Gestão do Conhecimento nas Empresas tendo como base a Cultura Organizacional; Fazer uso de Estudos de Caso com base numa metodologia inovadora e atual na gestão dos conhecimentos nas empresas.

18 Sociedade do Conhecimento Criação e proteção do conhecimento A metodologia de identificação de valores intangíveis a partir dos clientes A definição de projetos de Gestão do Conhecimento Alinhamento de valores pessoais e organizacionais para a criação de conhecimento Competências Gerenciais voltadas para a inovação

19 Calendário 1º Semestre/ MBA EM FINANÇAS /05/12 22/03/14 DISCIPLINAS C/H INÍCIO TÉRMINO 1º ENCONTRO - ABERTURA - 1º Dia 2 7H 18/05/2012 1º ENCONTRO - ABERTURA - 2º Dia 8H 19/05/2012 PROVA PRESENCIAL 3 PROVA 2ª CHAMADA 4 GESTÃO DE PESSOAS 5 30H 21/05/ /06/ /07/12 29/09/12 CONTABILIDADE FINANCEIRA 15H 02/07/ /07/2012 ONLINE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL 30H 30/07/ /09/ /09/12 12/01/13 MATEMÁTICA FINANCEIRA 15H 24/09/ /10/2012 ONLINE FUNDAMENTOS DA ECONOMIA 30H 22/10/ /12/ /01/13 09/03/13 2º ENCONTRO GOVERNANÇA CORPORATIVA /TCC 6 7H 14/12/2012 2º ENCONTRO GOVERNANÇA CORPORATIVA /TCC 8H 15/12/2012 ESTATÍSTICA 15H 03/12/ /12/2012 ONLINE CUSTOS E CONTROLE GERENCIAL 30H 07/01/ /03/2013 FINANÇAS CORPORATIVAS 30H 04/03/ /04/2013 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO 30H 15/04/ /05/ /03/13 27/04/13 27/04/13 01/06/13 01/06/13 20/07/13 VALUATION: INVESTIMENTOS EM EMPRESAS 30H 27/05/ /07/2013 3º ENCONTRO JOGO DE NEGÓCIOS /TCC 7H 12/07/ /07/13 31/08/13 3º ENCONTRO JOGO DE NEGÓCIOS /TCC 8H 13/07/2013 GESTÃO DE RISCOS E DERIVATIVOS 30H 15/07/ /08/2013 GESTÃO DE CARTEIRAS 30H 26/08/ /10/2013 MERCADO DE RENDA FIXA 30H 14/10/ /11/2013 MERCADOS E PRODUTOS FINANCEIROS 30H 25/11/ /01/2014 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO 30H 21/01/ /03/2014 4º ENCONTRO GESTÃO DO CONHECIMENTO E CULT. ORGANIZACIONAL /TCC 7H 21/03/ /08/13 19/10/13 19/10/13 30/11/13 30/11/13 01/02/14 01/02/14 15/03/14 15/03/14 23/03/14 4º ENCONTRO - GESTÃO DO CONHECIMENTO E CULT. ORGANIZACIONAL /TCC 8H 21/03/2014

20 1 As datas informadas neste cronograma para as disciplinas online não sofrerão alterações. 2 Nos seminários presenciais, em virtude da existência de mais de uma turma simultaneamente, os horários das atividades previstas podem variar, bem como os professores responsáveis por cada uma delas, mas a programação continuará a mesma. Recomendamos que os alunos cheguem com, pelo menos, 30 minutos de antecedência aos seminários. 3 A carga horária das avaliações presenciais não é contabilizada na carga horária total. 4 As datas das avaliações presenciais de primeira e segunda chamada estão sujeitas a alterações conforme a demanda de polos presenciais. 5 Em cada disciplina haverá ainda um calendário detalhado de orientação de estudo e entrega de atividades. 6 O TCC terá momentos presenciais a partir do 2º encontro e os momentos de discussão online a partir do 2º módulo de disciplinas online. A apresentação é realizada no último encontro presencial ao final do curso. Documentos necessários para matrícula nos MBAs do Ibmec Online: Original e cópia do Diploma de Nível Superior ou cópia autenticada, frente e verso. Caso o candidato ainda não disponha do Diploma, poderá apresentar original da Declaração de Conclusão de Curso emitido pela instituição onde o curso foi realizado; Cópia do Histórico Escolar autenticada; Original e cópia de Identidade e CPF; Duas fotos coloridas 3x4 (recentes); Comprovante de residência; Duas vias do Contrato referente ao curso de pós-graduação em que está se matriculando, assinado pelo aluno ou pela empresa responsável pelos pagamentos. OBS¹: Não serão aceitas inscrições de portadores de certificado de cursos sequenciais na modalidade Complementação de Estudos. OBS²: As matrículas estarão abertas enquanto houver vagas. Não há reserva de vagas. IMPORTANTE: Conforme Cláusula Terceira, item 3.2, das Condições Gerais do Contrato de Prestação de Serviço Educacional, o Ibmec Online se reserva o direito de alterar a data de início do curso ou de cancelá-lo, na hipótese de não ser atingido o número mínimo de alunos previstos, sendo garantido ao(à) aluno(a), sem qualquer correção, a devolução das quantias pagas mediante apresentação do comprovante do pagamento efetuado. Adicionalmente, o Ibmec Online se reserva o direito de introduzir melhorias e/ou aperfeiçoamentos no curso, podendo, para tanto, alterar seu conteúdo e/ou a ementa das disciplinas, desde que tais melhorias e/ou aperfeiçoamentos preservem o objetivo acadêmico do curso e não importem em ônus adicional para o(a) aluno (a) ou na redução da carga horária total.

21 Detalhamento geral do curso de pós-graduação MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS Programa de pós-graduação Lato Sensu, com quatro encontros presenciais de 15h a cada bloco de 120 horas a distância, três disciplinas online de nivelamento, de 15h cada, e 12 disciplinas online de formação geral, específica e complementar, de 30h cada. Carga Horária Total: 465 horas. Duração do Curso: 22 meses. O curso é aberto aos profissionais de formações nas mais diversas áreas do conhecimento como Engenharia, Administração de Empresas, Economia, Marketing, além de atender às expectativas de profissionais liberais. O programa tem caráter generalista com ênfase especial aos aspectos-chave da gestão, que são a capacidade de trabalho em equipe, o processo de tomada de decisão e a gestão estratégica. Os alunos egressos do MBA Executivo em Gestão de Negócios são formadores de opinião, têm forte capacidade de liderança e de trabalhar em equipe, tendo em vista que tiveram a experiência de aprender colaborativamente. Além disso, exibem comprovada habilidade no pensamento estratégico, características que os capacitam como um dos melhores profissionais do mercado. Público alvo Profissionais na faixa dos 30 anos, com formação nas mais diversas áreas, como engenharia, administração de empresas, economia, marketing, entre outras. Pré-requisitos Curso superior completo; Conhecimento de inglês para leitura; Adesão ao código de ética; Experiência profissional. Para proporcionar aos alunos o melhor aproveitamento do curso, são necessários pelo menos três anos de formado e cinco de experiência profissional para ingresso no MBA.

MBA Finanças (Turma II)

MBA Finanças (Turma II) MBA Finanças (Turma II) O MBA Executivo em Finanças do Ibmec é um programa de pós-graduação lato sensu para profissionais que necessitam de conhecimentos aprofundados na área de finanças. Ao longo do curso,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes Coordenação Acadêmica: Ana Ligia Nunes Finamor CÓDIGO: 1 OBJETIVO Desenvolver visão estratégica, possibilitando ao

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos tem por fornecer conhecimento teórico instrumental que

Leia mais

MBA. Controladoria PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Controladoria

MBA. Controladoria PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Controladoria MBA Controladoria Controladoria O MBA Controladoria une a tradição do Ibmec em pesquisas avançadas em Administração, Economia e Finanças com a Controladoria. Com este embasamento, propõe-se desenvolver

Leia mais

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios

CBA. Gestão de Negócios PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Gestão de Negócios CBA Gestão de Negócios Gestão de Negócios O curso desenvolve a capacidade de compreender, de forma ampla e sistêmica, a interação entre as diversas áreas funcionais de uma empresa, além dos aspectos externos

Leia mais

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu Coordenação Acadêmica: Prof. José Carlos Abreu, Dr. 1 OBJETIVO: Objetivos Gerais: Atualizar e aprofundar

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica de Negócios tem por objetivo desenvolver a

Leia mais

Inscrições Abertas. Dia e horário das aula: Sexta-Feira 18h30 às 22h30 Quinzenal Sábado 08h30 às 17h30 Quinzenal

Inscrições Abertas. Dia e horário das aula: Sexta-Feira 18h30 às 22h30 Quinzenal Sábado 08h30 às 17h30 Quinzenal MBA Recursos Humanos Inscrições Abertas Dia e horário das aula: Sexta-Feira 18h30 às 22h30 Quinzenal Sábado 08h30 às 17h30 Quinzenal Carga horária: 600 Horas Duração: 24 meses *As informações podem sofrer

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Pessoas

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Pessoas Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Pessoas Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Pessoas tem por objetivo o fornecimento de instrumental que possibilite

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing Apresentação Em uma economia globalizada e extremamente competitiva, torna-se cada vez mais imprescindível a visão estratégica

Leia mais

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio CBA Comércio Internacional Comércio Internacional A intensidade das relações comerciais e produtivas das empresas no atual contexto econômico tem exigido das empresas um melhor entendimento da complexidade

Leia mais

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica Ementários Disciplina: Gestão Estratégica Ementa: Os níveis e tipos de estratégias e sua formulação. O planejamento estratégico e a competitividade empresarial. Métodos de análise estratégica do ambiente

Leia mais

ÊNFASE EM GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA

ÊNFASE EM GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA MBA DESENVOLVIMENTO AVANÇADO DE EXECUTIVOS ÊNFASE EM GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA O MBA Desenvolvimento Avançado de Executivos possui como característica atender a um mercado altamente dinâmico e competitivo

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. MBA em Estratégia e Liderança Empresarial

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. MBA em Estratégia e Liderança Empresarial Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Estratégia e Liderança Empresarial Apresentação O programa de MBA em Estratégia e Liderança Empresarial tem por objetivo preparar profissionais para

Leia mais

Pós-Graduação em GESTÃO DO AGRONEGÓCIO

Pós-Graduação em GESTÃO DO AGRONEGÓCIO Pós-Graduação em GESTÃO DO AGRONEGÓCIO Ingresso agosto de 2016 Informações: (51) 3218-1355 ernani.neto@espm.br O Curso tem por objetivo capacitar os participantes na utilização de práticas contemporâneas

Leia mais

METODOLOGIA HSM Centrada nos participantes com professores com experiência executiva, materiais especialmente desenvolvidos e infraestrutura tecnológica privilegiada. O conteúdo exclusivo dos especialistas

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 350-GR/UNICENTRO, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013. Aprova, ad referendum do CEPE, o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS (FGV)

PÓS-GRADUAÇÃO EM DMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS (FGV) OBJETIVO: Capacitar profissionais, de qualquer área de atuação, para a carreira executiva, desenvolvendo as principais habilidades gerenciais, tais como: liderança, comunicação interpessoal e visão estratégica,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores NÚCLEO AVANÇADO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores De acordo com a Resolução n o 1 de 08/06/2007 da CES do CNE do MEC Coordenação

Leia mais

CFO Estrategista Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

CFO Estrategista Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 42-CEPE/UNICENTRO, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2012. Aprova o Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no Campus Santa Cruz, da UNICENTRO.

Leia mais

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

FACULDADE ESTÁCIO MONTESSORI DE IBIÚNA ESTÁCIO FMI SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO MISSÃO DO CURSO Formar profissionais de elevado nível de consciência crítica, competência técnica empreendedora, engajamento

Leia mais

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO APRESENTAÇÃO E GRADE CURRICULAR DOS CURSOS Graduação PROCESSOS GERENCIAIS 1.675 HORAS Prepara os estudantes para o empreendedorismo e para a gestão empresarial. Com foco nas tendências

Leia mais

Pós-graduação MBA em Administração e Marketing

Pós-graduação MBA em Administração e Marketing 1 Ascensão Acadêmica Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental DESCRITIVO DE CURSO MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental 1. Posglobal Após a profunda transformação trazida pela globalização estamos agora em uma nova fase. As crises econômica, social e ambiental

Leia mais

MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações

MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações Apresentação CAMPUS STIEP Inscrições em Breve Turma 14 --> *Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar as disciplinas já realizadas

Leia mais

Especialização em Qualidade e Governança de TI

Especialização em Qualidade e Governança de TI Especialização em Qualidade e Governança de TI Apresentação CAMPUS STIEP Inscrições em Breve Turma 06 --> A demanda por implantação de melhores práticas de gestão na área de TI tem se ampliado de forma

Leia mais

MBA EM MARKETING E COMUNICAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS.

MBA EM MARKETING E COMUNICAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. MBA EM MARKETING E COMUNICAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400 Segunda a sexta-feira

Leia mais

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Curso de Especialização em Gestão e Relações Internacionais Área de Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Leia mais

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio CBA Comércio Internacional Comércio Internacional A intensidade das relações comerciais e produtivas das empresas no atual contexto econômico tem exigido das empresas um melhor entendimento da complexidade

Leia mais

K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT

K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT Conhecimento para a ação em organizações vivas CONHECIMENTO O ativo intangível que fundamenta a realização dos seus sonhos e aspirações empresariais. NOSSO NEGÓCIO EDUCAÇÃO

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS FATEC JUNDIAÍ 2009

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS FATEC JUNDIAÍ 2009 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS FATEC JUNDIAÍ 2009 Apresentação: O curso de Especialização em Gestão Estratégica de Negócios será oferecido em nível de pós-graduação, pela Faculdade

Leia mais

MBA Marketing de Serviços

MBA Marketing de Serviços MBA Marketing de Serviços Informações - Turma de Agosto 2014 Início das Aulas: 04/08/2014 Dias e horários das aulas: Segunda a sexta-feira das 19h00 às 22h50 (apenas na 1º semana) Quartas e quintas das

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

MBA Executivo Internacional

MBA Executivo Internacional MBA Executivo Internacional Informações* Dias e horários das aulas: Quinzenalmente. Sextas e sábados. Das 08h30 às 17h30. Carga horária: 612 Horas *As informações podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

Porque Educação Executiva Insper

Porque Educação Executiva Insper 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias 15ª Turma

MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias 15ª Turma MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias 15ª Turma Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você

Leia mais

Gestão Financeira Empresarial Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Gestão Financeira Empresarial Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Gestão de Departamentos Jurídicos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Gestão de Departamentos Jurídicos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Go To Market Estratégias de Otimização de Resultados Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Go To Market Estratégias de Otimização de Resultados Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

CEAHS CEAHS. Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1

CEAHS CEAHS. Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1 CEAHS Breve descrição das disciplinas Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado de Saúde 2 Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1 Economia da Saúde 1 Processos e Sistemas em Saúde 2 Negócios

Leia mais

Porque Educação Executiva Insper

Porque Educação Executiva Insper 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Identificação do Curso Nome do Curso: Sistemas de Informação Titulação: Bacharelado Modalidade de ensino: Presencial

Leia mais

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS APRESENTAÇÃO FGV Criado em 1999, o FGV Management é o Programa de Educação Executiva Presencial da Fundação Getulio Vargas, desenvolvido para atender a demanda do mercado por cursos de qualidade, com tradição

Leia mais

Curso de Especialização EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS

Curso de Especialização EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS Curso de Especialização EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE PESSOAS E RECURSOS HUMANOS ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em MBA Executivo em

Leia mais

GESTÃO FINANCEIRA CONCEPÇÃO DO CURSO

GESTÃO FINANCEIRA CONCEPÇÃO DO CURSO GESTÃO FINANCEIRA CONCEPÇÃO DO CURSO Missão do Curso Formar profissionais de nível superior, com atuação na área de Tecnologia em Gestão Financeira, a partir da articulação das teorias que fundamentam

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Engenharia de Software Orientada a Serviços (SOA)

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Engenharia de Software Orientada a Serviços (SOA) Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Engenharia de Software Orientada a Serviços (SOA) Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Engenharia de Software Orientada a Serviços

Leia mais

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS APRESENTAÇÃO FGV Criado em 1999, o FGV Management é o Programa de Educação Executiva Presencial da Fundação Getulio Vargas, desenvolvido para atender a demanda do mercado por cursos de qualidade, com tradição

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão de Projetos

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão de Projetos DESCRITIVO DE CURSO MBA em Gestão de Projetos 1. Posglobal Após a profunda transformação trazida pela globalização estamos agora em uma nova fase. As crises econômica, social e ambiental que apontam a

Leia mais

MBA em Gestão de Pessoas

MBA em Gestão de Pessoas REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA MBA em Gestão de Pessoas Coordenação Acadêmica: Profª. Dra. Ana Ligia Nunes Finamor A Escola de Negócios de Alagoas. A FAN Faculdade de Administração e Negócios foi fundada

Leia mais

Público Alvo: Investimento. Disciplinas: Profissionais graduados, que lidam ou estejam interessados em atuar com gestão e marketing de serviços.

Público Alvo: Investimento. Disciplinas: Profissionais graduados, que lidam ou estejam interessados em atuar com gestão e marketing de serviços. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Ribeirão Preto, Franca, São Carlos e Araraquara GESTÃO DE PESSOAS. COORDENAÇÃO: Profª Drª Ana Ligia Nunes Finamor

Ribeirão Preto, Franca, São Carlos e Araraquara GESTÃO DE PESSOAS. COORDENAÇÃO: Profª Drª Ana Ligia Nunes Finamor Ribeirão Preto, Franca, São Carlos e Araraquara GESTÃO DE PESSOAS COORDENAÇÃO: Profª Drª Ana Ligia Nunes Finamor OBJETIVO: A Gestão de Pessoas vem passando por inúmeras transformações nestes últimos anos.

Leia mais

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS.

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400 Segunda

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial. Conteúdo Programático. Administração Geral / 100h

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial. Conteúdo Programático. Administração Geral / 100h Administração Geral / 100h O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BÁSICO DESTA DISCIPLINA CONTEMPLA... Administração, conceitos e aplicações organizações níveis organizacionais responsabilidades Escola Clássica história

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA GESTÃO EMPRESARIAL FATEC JUNDIAÍ 2009

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA GESTÃO EMPRESARIAL FATEC JUNDIAÍ 2009 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA GESTÃO EMPRESARIAL FATEC JUNDIAÍ 2009 Apresentação: O curso de Especialização em Sistemas de Informação para Gestão Empresarial será oferecido em nível

Leia mais

ale MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Agosto 2012 ESPM-SUL Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações:

ale MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Agosto 2012 ESPM-SUL Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: ale PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE VENDAS E RELACIONAMENTO MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Agosto 2012 ESPM-SUL Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51)

Leia mais

A QUEM SE DESTINA? COORDENADOR DO CURSO

A QUEM SE DESTINA? COORDENADOR DO CURSO CBA EM FINANÇAS CBA EM finanças O CBA em Finanças é um programa que proporciona aos participantes sólidos fundamentos em finanças e liderança. O programa tem o objetivo de preparar executivos para enfrentar

Leia mais

MBA EM FINANÇAS E GOVERNANÇA CORPORATIVA MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS.

MBA EM FINANÇAS E GOVERNANÇA CORPORATIVA MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. MBA EM FINANÇAS E GOVERNANÇA CORPORATIVA MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400 Segunda

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Planejamento Estratégico Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Planejamento Estratégico Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Avaliação de Empresas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração

Avaliação de Empresas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 7ECO003 ECONOMIA DE EMPRESAS I Organização econômica e problemas econômicos. Demanda, oferta e elasticidade. Teoria do consumidor. Teoria da produção e da firma, estruturas e regulamento de

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA em Gestão de Pessoas Coordenação Acadêmica: Drª. Ana Maria Viegas Reis

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA em Gestão de Pessoas Coordenação Acadêmica: Drª. Ana Maria Viegas Reis CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA em Gestão de Pessoas Coordenação Acadêmica: Drª. Ana Maria Viegas Reis APRESENTAÇÃO A FGV é uma instituição privada sem fins lucrativos, fundada em

Leia mais

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial 01 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I EMENTA: Introdução à administração de recursos humanos; orçamento de pessoal; processo de recrutamento e seleção de pessoal; processo de treinamento e desenvolvimento

Leia mais

Objetivo do curso: Formar profissionais qualificados na gestão comercial, possibilitando assim o crscimento individual e corporativo.

Objetivo do curso: Formar profissionais qualificados na gestão comercial, possibilitando assim o crscimento individual e corporativo. O Curso de Tecnologia em Gestão Comercial tem por finalidade formar profissionais na área de Gestão Comercial, embasando-os de conhecimentos técnicos, científicos e gerenciais. Desenvolvendo capacidades

Leia mais

MBA EM GERÊNCIA DE PROJETOS

MBA EM GERÊNCIA DE PROJETOS Ribeirão Preto, Franca, Araraquara e São Carlos MBA EM GERÊNCIA DE PROJETOS COORDENAÇÃO: Profº Edmarson Bacelar Mota, M.Sc APOIO: SOBRE O CURSO Com a abertura dos mercados e o enorme aumento da competitividade,

Leia mais

Previsão de Ingresso: primeiro semestre de 2015. ESPM Unidade Sul. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS.

Previsão de Ingresso: primeiro semestre de 2015. ESPM Unidade Sul. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. PÓS-GRADUAÇÃO EMPRESARIAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS Previsão de Ingresso: primeiro semestre de 2015 ESPM Unidade Sul Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Educação Executiva:

Leia mais

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS APRESENTAÇÃO FGV Criado em 1999, o FGV Management é o Programa de Educação Executiva Presencial da Fundação Getulio Vargas, desenvolvido para atender a demanda do mercado por cursos de qualidade, com tradição

Leia mais

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica Ementários Disciplina: Gestão Estratégica Ementa: Os níveis e tipos de estratégias e sua formulação. O planejamento estratégico e a competitividade empresarial. Métodos de análise estratégica do ambiente

Leia mais

Liderança e Gestão de Pessoas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Liderança e Gestão de Pessoas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

MBA ESPM EM GOVERNANÇA CORPORATIVA E FINANÇAS COM ÊNFASE NO AGRONEGÓCIO

MBA ESPM EM GOVERNANÇA CORPORATIVA E FINANÇAS COM ÊNFASE NO AGRONEGÓCIO MBA ESPM EM GOVERNANÇA CORPORATIVA E FINANÇAS COM ÊNFASE NO AGRONEGÓCIO Ingresso Março 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba MBA ESPM EM GOVERNANÇA CORPORATIVA E FINANÇAS COM ÊNFASE NO AGRONEGÓCIO

Leia mais

ale PÓS-GRADUAÇÃO EM LIDERANÇA E GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MANUAL DO CANDIDATO

ale PÓS-GRADUAÇÃO EM LIDERANÇA E GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MANUAL DO CANDIDATO ale PÓS-GRADUAÇÃO EM LIDERANÇA E GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Março 2016 1 Pós-Graduação em Liderança e Gestão Estratégica de Negócios Objetivos do Curso O Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública. Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública. Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008 Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008 Roteiro 1. Contexto 2. Por que é preciso desenvolvimento de capacidades no setor

Leia mais

ANEXO 1 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO LOGÍSTICA DE EVENTOS

ANEXO 1 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO LOGÍSTICA DE EVENTOS 135 ANEXO 1 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO LOGÍSTICA DE EVENTOS Curso: PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO LOGÍSTICA DE EVENTOS Objetivo: Capacitar profissionais para atuarem no segmento de Logística de Eventos,

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância

Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO. Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Consultoria Empresarial a distância A Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis, informa

Leia mais

Especialização em Investment Banking

Especialização em Investment Banking Especialização em Investment Banking Apresentação FIPECAFI A Faculdade FIPECAFI é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, criada em 1974. Seus projetos modificaram

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com Quem somos? A BEATRIZ DEHTEAR KM apresenta a seus clientes uma proposta totalmente inovadora para implementar a Gestão do Conhecimento Organizacional. Nosso objetivo

Leia mais

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: Investimento:

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: Investimento: A Faculdade AIEC, mantida pela Associação Internacional de Educação Continuada AIEC, iniciou, em 2002, o curso de Bacharelado em Administração, na metodologia semipresencial. Foi pioneira e até hoje é

Leia mais

Pós-Graduação em Gestão de Negócios e Marketing do Vinho ESPM

Pós-Graduação em Gestão de Negócios e Marketing do Vinho ESPM Pós-Graduação em Gestão de Negócios e Marketing do Vinho ESPM Apoio institucional Agosto/2014 Pós-Graduação em Gestão de Negócios e Marketing do Vinho ESPM Desenvolver o pensamento estratégico e visão

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 1-CEPE/UNICENTRO, DE 27 DE JANEIRO DE 2014. Aprova o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Negócios, modalidade regular, a ser ministrado no Campus de Irati, da UNICENTRO.

Leia mais

Especialização em Gestão de Negócios

Especialização em Gestão de Negócios Especialização em Gestão de Negócios e Projetos Rio de Janeiro Presença nacional, reconhecimento mundial. Conheça a Fundação Dom Cabral Uma das melhores escolas de negócios do mundo, pelo ranking de educação

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EXECUTIVO EM MARKETING E GESTÃO DE EQUIPES

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EXECUTIVO EM MARKETING E GESTÃO DE EQUIPES CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EXECUTIVO EM MARKETING E GESTÃO DE EQUIPES ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em MBA Executivo e Marketing e

Leia mais

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição.

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. TURMA 3 Master in Business Administration Especialização Lato-Sensu GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO E QUALIDADE GESTÃO FARMACEUTICA EMPRESARIAL

Leia mais

Versão 006 20-mar-15

Versão 006 20-mar-15 Versão 006 20-mar-15 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO (MBA) EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU A Sustentare Escola de Negócios tem como objetivo, desenvolver e prover permanentemente conhecimentos e práticas

Leia mais

FACULDADE TECSOMA DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

FACULDADE TECSOMA DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL FACULDADE TECSOMA DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL 1. OBJETIVOS Proporcionar aos discentes conhecimentos teóricos e práticos acerca da gestão empresarial com intuito de

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em CONTROLADORIA DE MARKETING

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em CONTROLADORIA DE MARKETING Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em CONTROLADORIA DE MARKETING Inscrições Abertas: Início das aulas: 24/08/2015 Término das aulas: 14/08/2016 Dias e horários das aulas: Segunda-Feira 18h30

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE INDAIATUBA Rua Claudio Dal Canton, 89 - Cidade Nova II - Indaiatuba -SP - CEP 13334-390 (19) 3885-6700 www.portalpos.com.

FACULDADE ANHANGUERA DE INDAIATUBA Rua Claudio Dal Canton, 89 - Cidade Nova II - Indaiatuba -SP - CEP 13334-390 (19) 3885-6700 www.portalpos.com. A pós-graduação é fundamental para manter-se bem colocado no mercado de trabalho e para aperfeiçoar competências profissionais. Além de enriquecer o currículo, este tipo de especialização ajuda a melhorar

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO. MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO. MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias Coordenação Acadêmica: Maria Elizabeth Pupe Johann 1 OBJETIVOS: Objetivo Geral: - Promover o desenvolvimento

Leia mais

Curso de Especialização EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS E MARKETING

Curso de Especialização EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS E MARKETING Curso de Especialização EM MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS E MARKETING ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em MBA Executivo de Negócios

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria de

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Março 2012 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS.

PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Março 2012 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Março 2012 ESPM-SUL Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400 Segunda

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2012 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS.

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2012 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Agosto 2012 ESPM-SUL Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400 Segunda

Leia mais