UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE INSTITUTO DE PESQUISAS AMBIENTAIS E TECNOLÓGICAS CENTRO DE CARTOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE INSTITUTO DE PESQUISAS AMBIENTAIS E TECNOLÓGICAS CENTRO DE CARTOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE INSTITUTO DE PESQUISAS AMBIENTAIS E TECNOLÓGICAS CENTRO DE CARTOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO MANUAL DE PREENCHIMENTO DO BOLETIM DE CADASTRO IMOBILIÁRIO Cadastro Imobiliário, é o conjunto de arquivos contendo o registro de dados imobiliários (terrenos e edificações) da cidade. Tendo como finalidade imediata o concernente a arrecadação de tributos (IPTU e taxas sobre serviços), destina-se também ao fornecimento de informações relativas ao Planejamento Urbano (Planejamento Físico-Territorial, controle da ocupação urbana, etc.). O presente manual destina-se aos trabalhos de recadastramento imobiliário do município de Criciúma - SC. Referência Cadastral 01- Inscrição Imobiliária Distrito Criciúma encontra-se dividida administrativamente em três distritos (anexo).o número a ser preenchido neste campo será de acordo com o distrito em que se está cadastrando, onde temos: Sede(região central) = código 00; Rio Maina e região = código 01; Quarta linha e região = código 02. Setor Este campo deve ser preenchido de acordo com o setor que está sendo cadastrado. Os setores estão numerados de 01 à 99 dentro dos distritos 00 e 02 (Sede e Quarta linha), e 100 em diante para setores contidos no distrito 01(Rio Maina).

2 Nota 1: Poderá existir intervalos na numeração dos setores. Quadra Preencher conforme quadra em que está se cadastrando os imóveis. Estas são numeradas (1 à n) dentro de cada setor e pode haver intervalos numéricos, que deverá ser observado na planta de setorização (ou Planta de Referência Cadastral). Lote Os lotes são numerados dentro de sua respectiva quadra de (1 à n) e não poderá existir lotes com o mesmo número numa mesma quadra. A numeração dos mesmos deve ser observada na planta de quadra. Unidade Deve ser preenchido seqüencialmente de 1 à n, conforme o número de unidades existentes dentro de um lote. Quando o terreno não for construído, a unidade será 0 (zero). Para melhores esclarecimentos, vide Anexos (situações cadastrais). Nota 2: Os campos Distrito, Setor, Quadra e Lote, serão definidos previamente nas plantas de quadras que irão para levantamento de campo. Nota 3: Cabe lembrar, que os campos que foram descritos acima são de grande importância e não pode haver erro no preenchimento dos mesmos, pois trata-se da identificação cadastral do imóvel (chave de acesso). Inscrição Anterior Esta informação pode ser observada no espelho das informações cadastrais do banco de dados da Prefeitura e deve-se transcrevê-la para o boletim cadastral Trecho Para o preenchimento deste campo, deverá ser observado na planta de referência cadastral o trecho da face de quadra na qual o imóvel esta sendo cadastrado Cadastro Este número de cadastro deve corresponder a antiga inscrição do imóvel, de modo a proporcionar o relacionamento entre o novo cadastro e o cadastro

3 histórico, para não se perder as informações do mesmo (dívida ativa, receita, etc...). Este número pode ser observado no espelho das informações cadastrais do banco de dados da Prefeitura. Nos casos em que houver dois ou mais números de cadastro, ou seja, quando existir duas ou mais unidades cadastradas dentro do lote, deve-se tomar o máximo de cuidado para não inverter os cadastros. Nos casos de imóveis clandestinos (terrenos e edificações), este campo será preenchido com Tipo do Imóvel Este campo indica se o imóvel é predial ou territorial. 1- Predial: quando o terreno possuir edificação sobre o mesmo. 2- Territorial: quando o terreno for vago. Localização do Imóvel 05 - Código de Serviço O código de serviço serve para que se identifique dentro do cadastro, as modificações futuras, tais como novas inclusões ou bloqueios; 1- Inclusão : para a inserção de novos imóveis. 2- Alteração: quando houver alteração cadastral. 3- Bloqueado: no caso de exclusão do imóvel, onde mesmo excluído precisa manter o registro Nome do Logradouro Preencher com o nome do logradouro que contém a testada principal do imóvel Código logradouro Preencher com o código do logradouro que contém a testada principal do imóvel. Nota4: Os nomes e códigos de logradouros podem ser observados junto a planta de quadra.

4 08 - Complemento Preencher com o complemento do endereço (ex.: sala 01, apto 102, box 10, etc...). Padronização: Sala, Apto, Box, Térreo, Subsolo, Pavimento Número Preencher com o número do imóvel encontrado em campo. Nos casos em que forem cadastradas varias unidades dentro de um lote, observar com cuidado pois podem haver números diferentes para determinadas unidades CEP Preencher com o CEP correspondente a localização do imóvel. Este número pode ser observado no espelho das informações cadastrais do banco de dados da Prefeitura Z.P.D Preencher a zona do plano diretor onde está inserido o imóvel.(verificar planta do plano diretor) Loteamento Neste campo será transcrito o nome do loteamento, desmembramento ou prolongamento do mesmo, onde o imóvel está situado Código do Loteamento Nos casos em que pertencer à um loteamento oficial, deve-se identificar o imóvel no mesmo e transcrever para o boletim as suas respectivas referências, ou seja, código do loteamento.(ver tabela com codificação) Matrícula Cartório Deve ser preenchido com a matrícula do imóvel no cartório de registro de imóveis Ofício Preencher o número do ofício em que o imóvel foi registrado (cartório).

5 16 Bairro Deverá ser transcrito o nome do bairro onde o imóvel está inserido.(ver planta de quadra) 17 - Código do Bairro Preencher com o respectivo código do bairro. Obs: os nomes e os códigos dos bairros estão descritos no envelope de quadra. 18 Matrícula no Incra O preenchimento deste campo, só será feito nos casos de terrenos rurais devidamente matriculados no Incra, que estejam cumprindo a função social da terra, e os mesmos se localizem dentro do perímetro urbano. Dados do Proprietário 19 - Código Mensagem Deve-se preencher com o código que defina a situação que se encontra o imóvel cadastrando, quando referenciado ao cadastro anterior. As mensagens são as seguintes: 1- Normal: quando não haver alterações nos lotes e edificações. 2- Desmembramento não oficial: quando houver um desmembramento ou parcelamento de lotes não registrado pela Prefeitura. 3- Remembramento não oficial: quando houver uma unificação de lotes não registrada pela Prefeitura. 4- Imóvel Inacessível 5- Não Permitiu Cadastrar 6- Unidade Secundária não cadastrada (ver situações cadastrais) Obs: este campo não pode ficar em branco Nome do Proprietário Preencher com o nome do proprietário oficial do imóvel, que está registrado no cadastro histórico da Prefeitura (espelho das informações cadastrais).

6 21 - Código do Contribuinte Preencher com o código do contribuinte constante no espelho das informações cadastrais do banco de dados da Prefeitura C.P.F Este campo deverá conter o número do C.P.F do contribuinte, proprietário do imóvel Código Logradouro Se o logradouro descrito pertencer ao Município, preencher com o código correspondente Nome do Logradouro Preencher com o nome do logradouro onde deve ser entregue correspondências Número Preencher com o número predial do imóvel Nome do Bairro Preencher com o nome do bairro onde está localizado o imóvel para entrega de correspondências Código do Bairro Se o bairro onde se situa este imóvel pertencer ao perímetro urbano do município, preencher este campo com o código correspondente Complemento Preencher com o complemento do endereço (ex.: sala 01, apto 102, box 10, etc...). Padronização: Sala, Apto, Box, Térreo, Subsolo, Pvto 29 - Município Preencher com o nome da cidade onde se situa o imóvel.

7 30 - UF Preencher com a Unidade Federal (Estado) de onde se localiza o imóvel CEP Preencher com o CEP do local onde se localiza este imóvel Telefone Preencher o número de telefone do proprietário.(quando possível). Nota5: Os campos referentes ao endereço de correspondências, só serão preenchidas quando solicitados pelo proprietário oficial do imóvel, visto que este poderá querer que mude o endereço de entrega de correspondências ou corrigir o que existe no cadastro da Prefeitura. Em caso contrario, basta deixar os campos em branco (sem preencher). Características do Imóvel 33 - Ocupação do Lote Indicar o tipo de ocupação de acordo com a situação encontra in loco. E podem ser as seguintes: 1. Não construído: quando o lote for vago, ou seja, não possui edificações sobre o mesmo. 2. Ruínas: quando as características físicas da edificação sobre o lote estiver em estado de depredação, não oferecendo condições seguras para seu uso. 3. Em demolição: quando a edificação sobre o lote estiver sendo desmanchada. 4. Construção paralisada: quando o processo de construção da edificação não atingiu o final, não apresentando vestígios de andamento da obra. 5. Em Construção: quando o processo de construção da edificação não atingiu o final, mas apresenta vestígios de andamento da obra. 6. Edificado: quando o lote possuir edificação sobre o mesmo Código de Cobrança O código de cobrança será preenchido em gabinete, transcrito do banco de dados da Prefeitura.

8 35 Condição do Terreno O preenchimento da condição do terreno, nos orienta quanto ao tipo de ocupação: 1. Passível de ocupação; se o imóvel possuir condições de ocupação ou uso. 2. Não passível de ocupação; se o imóvel não possuir as condições de ocupação ou uso. 3. Clandestino; se a ocupação deste imóvel não está regularizada junto à Prefeitura. 36 Tipo de inserção O tipo de inserção nos caracteriza em que meio está inserido o imóvel: 1. Conjunto Popular; 2. Favela ou invasão; 3. Condomínio; 4. Comum; 37 - Patrimônio Escolher a opção do patrimônio em função da informação de caracter legal. As opções são assim definidas: 1. Particular: quando o imóvel for de domínio exclusivamente particular. 2. Público Municipal: quando o imóvel for de domínio da Prefeitura (ex.: prédio da prefeitura, escolas municipais, etc.). 3. Público Federal: quando o imóvel for de domínio da federação (ex.: secretaria da fazenda, etc.). 4. Público Estadual: quando o imóvel for de domínio do estado (ex.: escolas estaduais, etc.). 5. Religioso: quando o imóvel for de domínio de uma instituição religiosa (ex.: Mitra, igreja universal, etc.). 6. Filantrópico; quando o imóvel for de domínio de uma instituição dedicada à beneficência, ao ensino ou à piedade. ou seja, uma organização de caráter social, educativo, religioso, filantrópico, etc. 7. Associação: quando o imóvel for de domínio de um agrupamento com fins que não são exclusivamente patrimoniais. 38 Característica da Cobrança Este campo será de uso exclusivo em sistema. 39 Calçada(Passeio) Indicar o tipo de calçada existente na frente do imóvel:

9 1. Sem calçada: quando não houver nenhuma benfeitoria no espaço de passeio público ou não houver tal espaço. 2. Cimento(concreto) 3. Ladrilho hidráulico/ lajota/ cerâmica 4. Paralelepípedo 40 - Limites Indicar o tipo de limite do imóvel: 1. Sem cerca/muro: quando o lote não apresentar seus limites definidos. 2. Cercado: quando o lote apresentar seus limites definidos por uma cerca (ex: cerca de madeira, vegetação, arame, grade de ferro, etc.). 3. Murado: quando o lote apresentar seus limites definidos por um muro de alvenaria, concreto ou misto. 4. Cercado/murado: combinação dos itens 2 e 3. Características do Terreno 41 - Situação Indicar a situação do lote dentro da quadra. 1. Meio de quadra (uma frente): quando o lote possuir apenas um de seus lados voltados para um logradouro oficial. 2. Fundos: quando o lote não possuir nenhum dos lados voltados para logradouros oficiais e, o acesso até o mesmo for uma via particular (não caracterizando uma Servidão. 3. Encravado: quando o lote não possuir nenhum de seus lados voltados para logradouros e o acesso utilizado for uma Servidão. 4. Meio de quadra (+ de uma frente): quando o lote se localizar no meio de quadra, e possuir duas frentes voltadas para logradouros opostos. 5. Esquina: quando o lote se localiza nas extremidades da quadra, extremando com dois logradouros Pedologia Indicar a opção em função das características pedológicas encontradas no terreno. 1. Firme: terreno que possui solo comum (sem ser arenoso ou rochoso) e seco (não é alagadiço). 2. Rochoso: terreno que possui solo rochoso. 3. Inundável: terreno que é atingido por águas de enchentes (cheias). 4. Brejoso/alagado: terreno alagadiço (brejoso).

10 5. Rejeito de carvão Topografia Indicar o tipo de topografia encontrada no terreno, tendo como referência o nível do logradouro. 1. Plano: quando o lote possuir sua superfície horizontal. 2. Aclive suave: quando a superfície do lote formar um ângulo de até 15 (subida) com relação ao nível do logradouro. 3. Aclive acentuado: quando a superfície do lote possuir uma inclinação maior que 15 (subida) em relação ao nível do logradouro. 4. Declive suave: quando a superfície do lote formar um ângulo de até 15 em relação ao nível do logradouro (descida). 5. Declive acentuado: quando a superfície do lote formar um ângulo maior que 15 (descida) em relação ao nível do logradouro. 6. Irregular: quando a superfície do lote não apresentar nenhuma das características acima descritas (ex.: com ondulações). 44 Utilização O campo utilização nos indica qual é o uso do imóvel territorial; 1. Sem uso; terreno baldio sem uso ou ocupação. 2. Comercial/Serviço; garagens, estacionamentos, lavação etc Rural; cultivo de hortaliças, pastagem, criação de animais etc Outros; campo de futebol, recreação etc... Dimensões do Terreno 45 - Dimensões Testada Principal preencher com a medida (m) da testada principal encontrada no espelho das informações cadastrais. Quando o lote não estiver cadastrado pela Prefeitura, o lado será definido pelo grau de importância da mesmo, podendo-se utilizar parâmetros como: o lado mais utilizado, fachada principal da edificação, utilidade comercial, etc.. Em caso de lotes vagos, considerar o que apresenta maior valorização imobiliária.

11 Fundos Preencher com a medida tirada em campo do lado oposto da testada principal(frente). Testada 2,..., 4 Caso o terreno satisfaça esta condição, deve-se preencher com a medida da testada secundária. Código Logradouro 2,..., 4 Quando a testada 2,..., 4 for preenchida, os códigos dos logradouros secundários também o deverão. Área do Lote Deve ser transcrita do espelho cadastral. Área de campo Esta área será calculada em função das medidas tomadas a campo. Área de preservação ambiental No caso de terrenos rurais que se localizem dentro da área urbana e, tiveram sua função social alterada, (ex. indústrias), deverá ser calculada a área de preservação(se existir)separadamente da área restante. Pois o mesmo será enquadrado como imóvel urbano. Lado direito/esquerdo Transcrever as medidas feitas a campo. Fração Ideal A fração Ideal, corresponde a parte do terreno pertencente a cada unidade que está ligada ao mesmo, e é calculada proporcionalmente a área da unidade. (Não preencher).

12 46 - Lançamento Preencher conforme o tipo de emissão do carnê: 1. Englobado: quando todas as unidades prediais devem ter seus valores unificados e tributados em apenas um carnê de IPTU, ou seja, lançamento por imóvel. 2. Individual: quando a emissão dos carnês for por unidade imobiliária Data Preencher com a data em que se efetuou o cadastro do imóvel Cadastrador Preencher com o nome da pessoa que efetuou o cadastramento. Cadastro das edificações Identificação das unidades prediais 01 Inscrição cadastral Neste campo, só será necessário o preenchimento do número da unidade ou subunidade cadastral, Pois a referência cadastral da unidade predial é a mesma da unidade territorial, onde a unidade ou sub-unidade indica quantas unidades prediais está sobre o lote. 02 Inscrição anterior Na inscrição anterior será preenchido somente a unidade, pois a referência cadastral anterior já está caracterizada no boletim territorial. 03 Número de cadastro Este número de cadastro deve corresponder a antiga inscrição do imóvel, de modo a proporcionar o relacionamento entre o novo cadastro e o cadastro histórico, para não se perder as informações do mesmo (dívida ativa, receita, etc...). Este número pode ser observado no espelho das informações cadastrais do banco de dados da Prefeitura. Nos casos em que houver dois ou mais números de

13 cadastro, ou seja, quando existir duas ou mais unidades cadastradas dentro do lote, deve-se tomar o máximo de cuidado para não inverter os cadastros. Nos casos de imóveis clandestinos (terrenos e edificações), este campo será preenchido com Número predial O preenchimento do número predial deve corresponder ao número encontrado em cada unidade cadastral do imóvel. No caso de alguma unidade predial do imóvel não possuir número próprio, este campo deverá ser deixado em branco. 05 Complemento No complemento, deverá ser preenchido (quando necessário), o número correspondente à salas, aptos, box, etc... Características das edificações 06 - Tipologia Indicar o tipo de edificação: 1. Casa 2. Apartamento 3. Sala: quando a unidade cadastrada for composta de apenas um ambiente, com ou sem sanitário. 4. Galpão: edificação que apresenta normalmente poucas divisões internas e utilizada na maioria das vezes como depósito.conjunto: quando a unidade cadastrada for composta por vários ambientes (salas). 5. Telheiro: edificação que não possui paredes, somente estrutura e cobertura. 6. Garagem: edificação destinada a abrigar automóveis. 7. Piscina 8. Edificação complementar (edicúlas) 9. Especial: edificações que acolhem clubes recreativos, cinemas, teatros, ginásios 10.Templo: igrejas (normalmente da mitra) Material das Paredes Indicar o material que compões as paredes:

14 1. Alvenaria 2. Madeira 3. Bloco de concreto 4. Vidro 5. Fiberglass 6. Outros 08 - Estrutura 1. Alvenaria: quando os pilares de sustentação forem de alvenaria. 2. Madeira: quando os pilares estiverem colocados sobre os blocos de alvenaria (alicerces). Em geral, neste caso, a linha inferior da edificação, vista externamente, fica acima do nível do solo. 3. Concreto: quando os pilares e vigas forem de concreto, normalmente usar-se-á em edificações com mais de um pavimento. 4. Metálica: quando os pilares forem de ferro ou aço. 5. Outros 09 Esquadrias Neste caso se preencherá, levando em consideração a predominância do tipo de esquadrias; 1. Sem; 2. Madeira simples(eucalipto, etc...); 3. Madeira especial(angelim, cerejeira, etc...); 4. Alumínio simples; 5. Alumínio especial; 6. Ferro; 7. Outros Revestimento Externo Indicar o tipo de revestimento da unidade cadastrada: 1. Sem: quando não houver nenhuma espécie de revestimento; 2. Reboco: quando for revestido apenas com reboco (massa de cimento com areia); 3. Madeira: quando a unidade cadastrada for de madeira; 4. Tijolo à vista: quando o revestimento for de tijolo maciço (à vista); 5. Cerâmica / Pastilha : quando o revestimento for de material cerâmico; 6. Pedra decorativa / Granito: quando a edificação for revestida com material nobre, por exemplo: mármore, granito, etc.

15 11 - Pintura Externa Indicar se a unidade que está sendo cadastrada possui pintura externa ou não: 1. Sem: não é pintada; 2. Com: possui pintura; 12 - Cobertura Indicar o tipo de cobertura da unidade cadastrada: 1. Cerâmica simples(telha de barro); 2. Cerâmica especial(esmaltada); 3. Telha de cimento amianto; 4. Metálica; 5. Laje(pré-montada); 6. Concreto; 7. Outros Conservação Indicar o estado de conservação da edificação: 1. Ótima: quando a edificação é recém construída ou reformada; 2. Bom: quando já tiver um certo tempo de uso e não apresentar desgastes; 3. Regular: quando houver princípio de estragos e defeitos e pintura estragada; 4. Precário: quando apresentar estragos consideráveis tais como: rachaduras, pintura estragada, vidros quebrados, esquadrias defeituosas, reboco caído, etc Padrão Indicar o padrão da edificação conforme gabarito anexo: 1. Alto; 2. Médio Alto; 3. Médio; 4. Médio Baixo; 5. Baixo. OBS.: É importante salientar que o mal preenchimento dos campos descritos acima (Tipologia, Material das paredes e Padrão), poderá formar uma combinação não reconhecida pelo sistema de tributação, provocando um erro no cálculo do valor do imóvel (custo unitário zerado).

16 15 - Destinação 1. Residencial; 2. Comercial; 3. Prestação de serviços; 4. Industrial; 5. Cultural; 6. Ensino 7. Religioso 8. Serviço público comunitário 9. Esporte e recreação; 10.Fundação / Institucional(filantropia); 11.Outros. 16 Localização Este campo será preenchido conforme a localização da unidade cadastrada dentro do imóvel: 1. Frente; 2. Fundos; 3. Sobrados; 4. Galeria; 5. Sub solo Situação da Edificação Indicar em que posição, em relação ao imóvel como um todo, se encontra a unidade cadastrada: 1. Isolada: quando a edificação estiver separada de todos os lados de outra edificação. 2. Conjugada: quando a edificação estiver unida a outra por uma estrutura única. 3. Geminada: quando a edificação estiver unida a outra pela paredes laterais, mas com estrutura diferentes. Outras características 18 Número total de pavimentos Preencher com o número total de pavimentos do imóvel que está sendo cadastrado (ex.: um apartamento de um prédio de 12 pavimentos, deve ter este campo preenchido com 12 ).

17 19 - Número de Pavimentos da Unidade Preencher com o número de pavimentos da unidade que está sendo cadastrada (ex.: um apartamento comum de um prédio de 12 pavimentos, deve ter este campo preenchido com 1 ). 20 Pavimento (localização) Preencher com o número do pavimento em que a unidade que está sendo cadastrada se encontra (ex.: um apartamento que se situa no 5º pavimento de um prédio de 12 pavimentos, deve ter esse campo preenchido com 5 ) OBS.: o número de pavimentos deve começar a ser contado a partir do térreo (incluindo o mesmo), ou seja, um apartamento no 1º andar de um prédio sem sobreloja, estará no 2º pavimento. 21 Número de vagas de garagem Deverá informar quantas vagas de garagem possui a unidade cadastrada. Dimensões da Edificação 22 - Área Privativa Preencher com a área da edificação (unidade) que está sendo cadastrada Área Comum Nos casos de condomínio, as áreas referentes à corredores, salão de festas, elevador, etc., serão divididas por imóvel, ponderando-se pela área privativa. 24 Área Área 2 Nestes dois campos acima, serão preenchidos as áreas correspondentes, relacionada com o campo 07(materiais das paredes), afim de se fazer uma separação para melhor conhecer o imóvel, contudo os mesmos devem estar em consonância com o croqui de campo.

18 26 - Área Total do Imóvel ou Unidade Preencher com a soma das áreas privativa e comum e ou das áreas 1 e Fração ideal A fração Ideal, corresponde a parte do terreno pertencente a cada unidade que está ligada ao mesmo, e é calculada proporcionalmente a área da unidade. (Não preencher). 28 Afastamento Frontal O preenchimento deste campo se fará, com as medidas realizadas em campo, sendo do muro da frente até a edificação e anotadas no croqui. 29 Menor afastamento lateral O preenchimento deste campo se fará, com as medidas realizadas em campo, sendo observado qual o lado que obtenha menor afastamento ao muro lateral. 30 Ano de construção Preencher com o ano em que a edificação foi construída. Este campo será preenchido com as informações do habite-se. 31 Data de habite-se Informação à nível de sistema. 32 Ano da ultima reforma Informação à nível de sistema. Concessionárias 33 Número do hidrômetro (registro de água da CASAN) Verificar o respectivo número no relógio, observando a qual unidade cadastral ele pertence.

19 34 Número do contador (relógio medidor de consumo de energia elétrica CELESC) Verificar o respectivo número no relógio, observando a qual unidade cadastral ele pertence Data Preencher com a data em que se efetuou o cadastro do imóvel Cadastrador Preencher com o nome da pessoa que efetuou o cadastramento. Croqui do Imóvel Elaborar um esboço do imóvel conforme anexo...

Manual de Avaliação de Imóveis

Manual de Avaliação de Imóveis Versão 1.0 Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor (es) 29/07/1989 1.0 Documento inicial João da Silva Assessoria de Tecnologia da Informação, 2008 Página 2 de 31 Assessoria de Tecnologia da Informação,

Leia mais

LAUDO DE AVALIAÇÃO SIMPLIFICADO. ESTADO: Rio Verde USO PREDOMINANTE INFRA ESTRUTURA URBANA SERVIÇOS PÚBLICOS COMUNITÁRIOS

LAUDO DE AVALIAÇÃO SIMPLIFICADO. ESTADO: Rio Verde USO PREDOMINANTE INFRA ESTRUTURA URBANA SERVIÇOS PÚBLICOS COMUNITÁRIOS 1 - SOLICITANTE: CPF: Beatriz Carlos Fernandes 038.777.631-11 2- IDENTIFICAÇÃO DO BEM OBJETO DE AVALIAÇÃO ENDEREÇO: Nº. COMPL. BAIRRO: Rua Jacaranda Qd. 11 lt 237 Res. Gameleira CIDADE: ESTADO: Rio Verde

Leia mais

FORMULAS PARA CÁLCULO DO VALOR VENAL DO IMÓVEL

FORMULAS PARA CÁLCULO DO VALOR VENAL DO IMÓVEL TABELA I CÁLCULO DO IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO - IPTU (FÓRMULA) FORMULAS PARA CÁLCULO DO VALOR VENAL DO IMÓVEL IT DESCRIÇÃO E M 01 Fórmula para cálculo do valor venal do imóvel VVI = VVT + VVE,

Leia mais

ANEXO 1 TABELA DO TIPO, PADRÃO E VALOR UNITÁRIO DE METRO QUADRADO DE CONSTRUÇÃO

ANEXO 1 TABELA DO TIPO, PADRÃO E VALOR UNITÁRIO DE METRO QUADRADO DE CONSTRUÇÃO ANEXO 1 TABELA DO TIPO, PADRÃO E VALOR UNITÁRIO DE METRO QUADRADO DE CONSTRUÇÃO TIPO 10 - EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS TÉRREAS E ASSOBRADADAS, COM OU SEM SUBSOLO 10.1 - Padrão Rústico Arquitetura: Construídas

Leia mais

Bauhaus Sistemas Sistema Terra. Cadastro Imobiliário. O conteúdo a seguir mostrará as características e funcionalidades do cadastro imobiliário.

Bauhaus Sistemas Sistema Terra. Cadastro Imobiliário. O conteúdo a seguir mostrará as características e funcionalidades do cadastro imobiliário. Treinamento Bauhaus Sistemas Sistema Terra Cadastro Imobiliário O conteúdo a seguir mostrará as características e funcionalidades do cadastro imobiliário. CADASTRO IMOBILIÁRIO Cadastro de imóveis O cadastro

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Tipologia Construtiva. Prefeitura Municipal de Uruguaiana (RS), Maio de 2015.

PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Tipologia Construtiva. Prefeitura Municipal de Uruguaiana (RS), Maio de 2015. PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Tipologia Construtiva Prefeitura Municipal de Uruguaiana (RS), Maio de 2015. TIPOLOGIA CONSTRUTIVA 1 SUB HABITAÇÃO 1.1- Sub-habitação Compostos

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul Município de Venâncio Aires

Estado do Rio Grande do Sul Município de Venâncio Aires LEI COMPLEMENTAR Nº 061, DE 18 DE SETEMBRO DE 2013 Estabelece as Plantas de Valores Genéricos do Perímetro Urbano do Município, para fins de apuração do Valor Venal de Imóveis; e altera dispositivos da

Leia mais

Imprensa Oficial da Estância de Atibaia Sábado, 7 de setembro de 2013 - nº 1524 - Ano XVII - Caderno C - Volume V de V

Imprensa Oficial da Estância de Atibaia Sábado, 7 de setembro de 2013 - nº 1524 - Ano XVII - Caderno C - Volume V de V Prefeitura da Estância de Atibaia 201 Comércio - Precário Definição: Edificações inacabadas, deficiências aparentes, construídas com tijolos ou blocos. Coberta de telha ou laje pré moldada sem acabamento,

Leia mais

DECRETO Nº 1627 DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015

DECRETO Nº 1627 DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015 DECRETO Nº 1627 DE 25 DE FEVEREIRO DE 2015 Dispõe sobre a atualização do artigo 1º, da Lei da Lei Complementar nº 241 de 24 de Fevereiro de 2015, onde trata da Tabela nº 05, Anexo II - Planta Genérica

Leia mais

DLR AVALIAÇÃO PARA GARANTIA DE FINANCIAMENTO RGI N.º: 1 - Identificação: Mutuário Contrato Moradores Banco Itaú S/A SIM x NÃO Endereço completo do imóvel Número Complemento Alameda Jurupis - "Condominium

Leia mais

O contribuinte do IPTU é o proprietário do imóvel, o titular do seu domínio útil ou o seu possuidor, a qualquer título.

O contribuinte do IPTU é o proprietário do imóvel, o titular do seu domínio útil ou o seu possuidor, a qualquer título. IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO IPTU FATO GERADOR E INCIDÊNCIA O Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou posse de todo e qualquer bem imóvel

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO COMARCA DE FOZ DO IGUAÇU CARTÓRIO DISTRIBUIDOR PÚBLICO E ANEXOS AVENIDA PEDRO BASSO, 1001 JARDIM PÓLO CENTRO CEP: 85.

PODER JUDICIÁRIO COMARCA DE FOZ DO IGUAÇU CARTÓRIO DISTRIBUIDOR PÚBLICO E ANEXOS AVENIDA PEDRO BASSO, 1001 JARDIM PÓLO CENTRO CEP: 85. PODER JUDICIÁRIO COMARCA DE FOZ DO IGUAÇU CARTÓRIO DISTRIBUIDOR PÚBLICO E ANEXOS AVENIDA PEDRO BASSO, 1001 JARDIM PÓLO CENTRO CEP: 85.863-756 LAUDO DE AVALIAÇÃO A Avaliadora Judicial, infra-assinada, em

Leia mais

ESTADO DO PIAUÍ PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA

ESTADO DO PIAUÍ PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA LEI COMPLEMENTAR Nº 3.149, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2002. Dá nova redação aos arts. 108, 113, 115, e cria os arts. 108-A, 108-B, 108-C, 108-D, 108-E, 108-F, 108-G, 108-H, 108-I, 108-J, 108-L, 108-M, 108-N,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VIANA ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Gabinete do Prefeito DECRETO Nº 286/2014

PREFEITURA MUNICIPAL DE VIANA ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Gabinete do Prefeito DECRETO Nº 286/2014 DECRETO Nº 286/2014 Dispõe sobre o recadastramento imobiliário do município de Viana. O PREFEITO MUNICIPAL, Estado do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais que lhe conferem a Lei Orgânica do

Leia mais

2- Qual é o fato gerador? O fato gerador do IPTU é a propriedade predial e territorial, assim como o seu domínio útil e a posse.

2- Qual é o fato gerador? O fato gerador do IPTU é a propriedade predial e territorial, assim como o seu domínio útil e a posse. 1- O que é? O IPTU é um tributo que incide sobre a propriedade imobiliária, incluindo todos os tipos de imóveis residências, prédios comerciais e industriais, terrenos e chácaras de recreio. 2- Qual é

Leia mais

ANEXO V MINISTÉRIO DA FAZENDA

ANEXO V MINISTÉRIO DA FAZENDA ANEXO V MINISTÉRIO DA FAZENDA 1 - Folha SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL Nº Quantidade DECLARAÇÃO E INFORMAÇÃO SOBRE OBRA DE CONSTRUÇÃO CIVIL (DISO) 2 - Órgão Receptor: 3 - Recepção (mês/ano): 4

Leia mais

ANEXO ÚNICO (Redação dada pela Instrução Normativa RFB nº 1477, de 03 de julho de 2014.) MINISTÉRIO DA FAZENDA

ANEXO ÚNICO (Redação dada pela Instrução Normativa RFB nº 1477, de 03 de julho de 2014.) MINISTÉRIO DA FAZENDA ANEXO ÚNICO (Redação dada pela Instrução Normativa RFB nº 1477, de 03 de julho de 2014.) MINISTÉRIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL DECLARAÇÃO E INFORMAÇÃO SOBRE OBRA DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Leia mais

Manual Prático de Cadastramento Imóveis CADASTRAMENTO DE IMÓVEIS; Acesse o site www.imobiliariacanale.com.br Clique Intranet

Manual Prático de Cadastramento Imóveis CADASTRAMENTO DE IMÓVEIS; Acesse o site www.imobiliariacanale.com.br Clique Intranet CADASTRAMENTO DE IMÓVEIS; Acesse o site www.imobiliariacanale.com.br Clique Intranet Na tela de login entre com Usuário e Senha Página 1 Na lateral esquerda clicar em Imóveis e depois opção Incluir Na

Leia mais

DEOP DIRETORIA DE ENGENHARIA E OPERAÇÕES EPE PLANEJAMENTO E ENGENHARIA MANUAL DE TUBULAÇÕES TELEFÔNICAS PREDIAIS

DEOP DIRETORIA DE ENGENHARIA E OPERAÇÕES EPE PLANEJAMENTO E ENGENHARIA MANUAL DE TUBULAÇÕES TELEFÔNICAS PREDIAIS CAPÍTULO 2: ESQUEMA GERAL DA TUBULAÇÃO TELEFÔNICA. RECOMENDAÇÕES A tubulação telefônica é dimensionada em função da quantidade de pontos telefônicos previsto para cada parte do edifício. Cada ponto telefônico

Leia mais

Apenas informações necessárias Informações f õ com viabilidade d de atualização Precisão x Custo Simplicidade

Apenas informações necessárias Informações f õ com viabilidade d de atualização Precisão x Custo Simplicidade ATUALIZAÇÃO CADASTRAL: ALTERNATIVA AO TRATAMENTO DO ITEM PADRÃO DE ACABAMENTO DE EDIFICAÇÃO, PARA APOIO AO PROCESSO DE AVALIAÇÃO Msc. Eng. Civil Carlos Etor Averbeck BRASÍLIA - Agosto/2008 1 CADASTRO ATUALIZAÇÃO

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA 1. PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE Para primeira análise: I. Levantamento Planialtimétrico; II. Projeto de Arquitetura III. Memorial de Cálculo de Área Construída e Memorial de Cálculo de Área

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL

LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL Rua Pernambuco, s/nº Lote 11 quadra O Jardim Pacaembu São Carlos/SP Conselho do Patrimônio Imobiliário COORDENADAS GEOGRÁFICAS: S 22.04565º W 47.894178º FICHA CADASTRAL

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E POLÍTICA URBANA

SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E POLÍTICA URBANA SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E POLÍTICA URBANA ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PARCELAMENTO DO SOLO LOTEAMENTOS E DESMEMBRAMENTOS 04 vias do processo contendo na capa o número

Leia mais

Dossier Promocional. Moradia em Abrantes Santarém

Dossier Promocional. Moradia em Abrantes Santarém Dossier Promocional Moradia em Abrantes Santarém 1 1. Contexto e a Oportunidade 2. Localização do Imóvel 3. Características Gerais do Imóvel 4. Descrição Detalhada 5. Condições de Comercialização 6. Contactos

Leia mais

ANEXO II LAUDO DE AVALIAÇÃO

ANEXO II LAUDO DE AVALIAÇÃO ANEXO II LAUDO DE AVALIAÇÃO 1. OBJETIVO E FINALIDADE DO PARECER Este laudo de avaliação tem o objetivo único de estimar a valorização imobiliária decorrente das obras públicas de pavimentação a serem realizadas

Leia mais

Planilha de Controle e Registro Comentada Instruções

Planilha de Controle e Registro Comentada Instruções PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE BRAS E VIAÇÃO SUPERVISÃO DE EDIFICAÇÕES E CONTROLE Planilha de Controle e Registro Comentada Instruções A Planilha de Controle e Registro é

Leia mais

LOCALIZAÇÃO. mapa ilustrativo sem escala.

LOCALIZAÇÃO. mapa ilustrativo sem escala. LOCALIZAÇÃO mapa ilustrativo sem escala. Informações Gerais Incorporação Mikatys Vendas Remax CIA e Ello Imóveis Projeto de arquitetura Flávio Regis Número de casas 320 Número de garagens para visitantes

Leia mais

Guia do Requerente. Orientações de preenchimento

Guia do Requerente. Orientações de preenchimento Guia do Requerente Orientações de preenchimento Bem-vindo (a) ao nosso novo sistema on-line de atendimento Empresa Legal. Este documento é o Guia do Requerente. Ele o (a) ajudará em seu contato com o ambiente

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS 1 AUTORIZAÇÕES E CADASTRAMENTO Para entrada de profissionais e execução de serviços como LEVANTAMENTO PLANIALTIMÉTRICO e SONDAGEM, será necessária a autorização por

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS CONSTANTES NO GUIA DE SERVIÇOS 2007 PMA

PERGUNTAS E RESPOSTAS CONSTANTES NO GUIA DE SERVIÇOS 2007 PMA PERGUNTAS E RESPOSTAS CONSTANTES NO GUIA DE SERVIÇOS 2007 PMA IMÓVEIS - EDIFICAÇÕES E LOTEAMENTOS A Prefeitura Municipal de Aracaju fiscaliza e licencia obras de edificação e de parcelamento do solo através

Leia mais

PROGRAMA HABITACIONAL NOVO PRODUTO

PROGRAMA HABITACIONAL NOVO PRODUTO PROGRAMA HABITACIONAL NOVO PRODUTO Produto Aquisição de empreendimentos habitacionais na planta Sem custos de comercialização para o construtor Recursos do Fundo do Novo Programa Habitacional Público Alvo:

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA REPRESENTAÇÕES DE DESENHO TÉCNICO E APROVAÇÃO DE PROJETOS SETOR DE ENGENHARIA

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA REPRESENTAÇÕES DE DESENHO TÉCNICO E APROVAÇÃO DE PROJETOS SETOR DE ENGENHARIA ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA REPRESENTAÇÕES DE DESENHO TÉCNICO E APROVAÇÃO DE PROJETOS SETOR DE ENGENHARIA ANEXO II DO DECRETO N 80/2011 DE 02/05/2011 PARTE 01: OBRA NOVA OU AMPLIAÇÃO 1. Planta de situação

Leia mais

Resolução Normativa RESOLVE CAPÍTULO I

Resolução Normativa RESOLVE CAPÍTULO I Resolução Normativa SÚMULA: Dispõe sobre os parâmetros de ocupação do solo para a Zona Especial de Controle de Gabarito no Município de Guarapuava. O CONCIDADE, no uso das atribuições que lhe são conferidas

Leia mais

ANEXO XI DECLARAÇÃO E INFORMAÇÃO SOBRE OBRA DE CONSTRUÇÃO CIVIL - DISO

ANEXO XI DECLARAÇÃO E INFORMAÇÃO SOBRE OBRA DE CONSTRUÇÃO CIVIL - DISO ANEXO XI DECLARAÇÃO E INFORMAÇÃO SOBRE OBRA DE CONSTRUÇÃO CIVIL - DISO MINISTÉRIO DA FAZENDA MF - RFB DECLARAÇÃO E INFORMAÇÃO SOBRE OBRA DE CONSTRUÇÃO CIVIL DISO 1 Folha N Quantidade 2 Órgão Receptor:

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO. Rua Riachuelo, 547. Pirassununga/SP. Conselho do Patrimônio Imobiliário. Coordenada Geográfica: 21 59 31,2 S, 47 25 39,8 W

LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO. Rua Riachuelo, 547. Pirassununga/SP. Conselho do Patrimônio Imobiliário. Coordenada Geográfica: 21 59 31,2 S, 47 25 39,8 W LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO Rua Riachuelo, 547 Pirassununga/SP Conselho do Patrimônio Imobiliário Coordenada Geográfica: 21 59 31,2 S, 47 25 39,8 W 2 FICHA CADASTRAL DO IMÓVEL 1. VALOR TOTAL DO IMÓVEL (R$):

Leia mais

MODELOS REFERIDOS NO ROTEIRO

MODELOS REFERIDOS NO ROTEIRO MODELOS REFERIDOS NO ROTEIRO 1 MODELO 01 (matrícula imprópria para o registro de loteamento por ferir o princípio da especialidade subjetiva e objetiva) Obs. Deverá o imóvel estar perfeitamente descrito

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS Lei Complementar 06/2013

ORIENTAÇÕES BÁSICAS Lei Complementar 06/2013 ORIENTAÇÕES BÁSICAS Lei Complementar 06/2013 Secretaria Municipal do Planejamento, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia A Prefeitura de Araguaína desenvolveu esta Cartilha para orientar a população sobre

Leia mais

NORMA DE OUTORGA. Assunto: Instrução Documental para Requerimentos de Outorga INTERVENÇÕES E OBRAS

NORMA DE OUTORGA. Assunto: Instrução Documental para Requerimentos de Outorga INTERVENÇÕES E OBRAS Dezembro de 2010 1/... A seguir serão descritos os documentos necessários para abertura de processos administrativos de Outorga para Intervenções e Obras. Cabe salientar que o AGUASPARANÁ a seu critério

Leia mais

OBJETO: Valorização Imobiliária decorrente de pavimentação Zona Urbana de Santa Cruz do Sul - RS

OBJETO: Valorização Imobiliária decorrente de pavimentação Zona Urbana de Santa Cruz do Sul - RS SOLICITANTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DO SUL OBJETO: Valorização Imobiliária decorrente de pavimentação Zona Urbana de Santa Cruz do Sul - RS 1. OBJETIVO E FINALIDADE DO PARECER Este laudo de

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS CONSTANTES NO GUIA DE SERVIÇOS DA PREFEITURA

PERGUNTAS E RESPOSTAS CONSTANTES NO GUIA DE SERVIÇOS DA PREFEITURA PERGUNTAS E RESPOSTAS CONSTANTES NO GUIA DE SERVIÇOS DA PREFEITURA IMÓVEIS - EDIFICAÇÕES E LOTEAMENTOS A Prefeitura Municipal de Aracaju fiscaliza e licencia obras de edificação e de parcelamento do solo

Leia mais

VIAÇÃO AÉREA SÃO PAULO S/A VASP EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL E SOB INTERVENÇÃO

VIAÇÃO AÉREA SÃO PAULO S/A VASP EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL E SOB INTERVENÇÃO LAUDO TÉCNICO - AVALIAÇÃO DE IMÓVEL Solicitante: VIAÇÃO AÉREA SÃO PAULO S/A VASP Data Base: MAIO 2006 Endereço do Imóvel: Praça Comandante Lineu Gomes,s/n Edifício Sede - Campo Belo - São Paulo SP 1. Este

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 251, De 26 de dezembro de 2005

LEI COMPLEMENTAR Nº 251, De 26 de dezembro de 2005 LEI COMPLEMENTAR Nº 251, De 26 de dezembro de 2005 ESTABELECE CRITÉRIOS PARA CÁLCULO DO IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA - ISQN - NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Faço saber a todos os habitantes do Município

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. 2.0 - Calçadas Externas/rampa/escada:

MEMORIAL DESCRITIVO. 2.0 - Calçadas Externas/rampa/escada: PROJETO Nº 051/2013 Solicitação: Memorial Descritivo Tipo da Obra: Reforma, ampliação e adequação acesso Posto de Saúde Santa Rita Área existente: 146,95 m² Área ampliar: 7,00 m² Área calçadas e passeio:

Leia mais

MEMORIAL DE INCORPORAÇÃO

MEMORIAL DE INCORPORAÇÃO MEMORIAL DE INCORPORAÇÃO EDIFÍCIO F17 RUA FIDALGA Nº 787 I - Localização do Terreno Rua Fidalga, onde existiam os prédios n s 775, 779, 783, 787 e 793, demolidos conforme Alvarás de Execuções de Demolições

Leia mais

EQUIPE PROJETOS CONSTRUÇÕES LTDA

EQUIPE PROJETOS CONSTRUÇÕES LTDA CONSTRUÇÃO E INCORPORAÇÃO EQUIPE PROJETOS CONSTRUÇÕES LTDA INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O EMPREENDIMENTO Nome: Endereço: Porto Oceânico Rua "C", Lote 13, Quadra 28, Lot. Cidade Balneária de Itaipu, Itaipu,

Leia mais

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CONTAGEM

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CONTAGEM DECRETO nº 29, de 0 de janeiro de 20 Dispõe sobre o lançamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU, da Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos TCRS e da Contribuição para Custeio

Leia mais

PORTARIA Nº 061/2006

PORTARIA Nº 061/2006 DOM 03.07.06 PORTARIA Nº 061/2006 Estabelece procedimentos para recolhimento do Imposto sobre a Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis ITIV conforme o Decreto nº 16.419, de 31 de março de 2006, e dá outras

Leia mais

Declaração para Cadastro de Imóveis Rurais. Manual de Orientação para Preenchimento da

Declaração para Cadastro de Imóveis Rurais. Manual de Orientação para Preenchimento da Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA SISTEMA NACIONAL DE CADASTRO RURAL - SNCR Manual de Orientação para Preenchimento da Declaração para

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da. Secretaria Municipal de Saúde do. Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Manual Cartão SUS Manual de Operação Julho/2011 Conteúdo Sumário...

Leia mais

CONVENÇÃO DE CONDOMÍNIO CENTRO EMPRESARIAL ASSIS CHATEAUBRIAND LOTE 01 SETOR DE RÁDIO E TV SUL

CONVENÇÃO DE CONDOMÍNIO CENTRO EMPRESARIAL ASSIS CHATEAUBRIAND LOTE 01 SETOR DE RÁDIO E TV SUL GRUPO OK CONSTRUÇÕES E INCORPORAÇÕES S/A, empresa com sede na rua Guararapes, no 1855, Conjunto 101, do 10º andar, Brooklin Novo, na cidade de São Paulo-SP, inscrita no CGC/MF sob o no 01.535.160/0001-06,

Leia mais

ORIENTAÇÕES 1- DECLARAR A ÚLTIMA ALTERAÇÃO CONTRATUAL CONSOLIDAÇÃO CONTRATUAL

ORIENTAÇÕES 1- DECLARAR A ÚLTIMA ALTERAÇÃO CONTRATUAL CONSOLIDAÇÃO CONTRATUAL ORIENTAÇÕES 1- DECLARAR A ÚLTIMA ALTERAÇÃO CONTRATUAL CONSOLIDAÇÃO CONTRATUAL (Ou o último documento de atualização de dados conforme o tipo de pessoa jurídica): 1.1- Antes de iniciar o processo de alteração

Leia mais

ORIENTAÇÕES INICIAIS PARA PROPRIETÁRIOS E ARQUITETOS

ORIENTAÇÕES INICIAIS PARA PROPRIETÁRIOS E ARQUITETOS 1. ROTEIRO PARA APROVAÇÃO E LIBERAÇÃO DE PROJETOS E OBRAS: PROJETOS A. Aprovação do Projetos pelo Depto. Técnico da Associação B. Aprovação do Projeto e Solicitação de Alvará de Construção na Prefeitura

Leia mais

DEOP DIRETORIA DE ENGENHARIA E OPERAÇÕES EPE PLANEJAMENTO E ENGENHARIA MANUAL DE TUBULAÇÕES TELEFÔNICAS PREDIAIS

DEOP DIRETORIA DE ENGENHARIA E OPERAÇÕES EPE PLANEJAMENTO E ENGENHARIA MANUAL DE TUBULAÇÕES TELEFÔNICAS PREDIAIS CAPÍTULO 4: CAIXAS DE SAÍDA CONDIÇÕES As caixas de saída devem ser projetadas nas tubulações secundárias nas seguintes condições: a) Nas entradas e saídas de fios telefônicos nos eletrodutos; b) Para diminuir

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE GRAVATÁ Secretaria de Planejamento e Orçamento Secretaria Executiva de Planejamento Urbano

PREFEITURA MUNICIPAL DE GRAVATÁ Secretaria de Planejamento e Orçamento Secretaria Executiva de Planejamento Urbano PREFEITURA MUNICIPAL DE GRAVATÁ Secretaria de Planejamento e Orçamento Secretaria Executiva de Planejamento Urbano 2014 CONCEITOS GERAIS DOS SERVIÇOS E Lei nº 3401/06 ( Plano Diretor), Lei nº 3420/07 (Código

Leia mais

A Preservação do Patrimônio Cultural na Esfera Municipal

A Preservação do Patrimônio Cultural na Esfera Municipal A Preservação do Patrimônio Cultural na Esfera Municipal 1. Introdução O patrimônio cultural de cada comunidade pode ser considerado a sua cédula de identidade. Por isso, cada vez mais os municípios necessitam

Leia mais

Anexo 11. projetos especiais

Anexo 11. projetos especiais Anexo 11 projetos especiais L.C. 434/99, atualizada e compilada até a L.C. 667/11, incluindo a L.C. 646/10. Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria do Planejamento Municipal PROJETOS ESPECIAIS

Leia mais

3.3 O Largo do Carmo e seu entorno

3.3 O Largo do Carmo e seu entorno 3.3 O Largo do Carmo e seu entorno O Largo do Carmo, como ainda é conhecido o espaço público na frente das igrejas da Ordem Primeira e Terceira do Carmo, e ao lado do Teatro Vasques. Seu entorno conserva

Leia mais

Viver em uma cidade que respeita o espaço urbano, o patrimônio histórico e a integridade da arquitetura das edificações é um direito de todos.

Viver em uma cidade que respeita o espaço urbano, o patrimônio histórico e a integridade da arquitetura das edificações é um direito de todos. Viver em uma cidade que respeita o espaço urbano, o patrimônio histórico e a integridade da arquitetura das edificações é um direito de todos. A Lei Descobrindo Rio Claro surgiu para melhor organizar os

Leia mais

Cadastro de Atividades Econômicas da Pessoa Física. Projeto Matrícula CEI Ajustes nos Cadastros da RFB (PUC 05)

Cadastro de Atividades Econômicas da Pessoa Física. Projeto Matrícula CEI Ajustes nos Cadastros da RFB (PUC 05) Cadastro de Atividades Econômicas da Pessoa Física Projeto Matrícula CEI Ajustes nos Cadastros da RFB (PUC 05) Projeto Matrícula CEI Ajustes nos Cadastros da RFB (PUC 05) Brasília, 27 de julho de 2014

Leia mais

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174 Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão

Leia mais

DEPENDÊNCIA DE USO PRIVATIVO

DEPENDÊNCIA DE USO PRIVATIVO DEPENDÊNCIA DE USO PRIVATIVO 1 APARTAMENTO TIPO. 1.1 Salas de Estar/Jantar/Lareira/Almoço/Estar Íntimo (Family Room) Piso: Tacão. Rodapé: Madeira. 1.2 - Varanda Estar/Varanda Family Room (Churrasqueira)

Leia mais

EDIFÍCIO AFONSO PENA 2300

EDIFÍCIO AFONSO PENA 2300 EDIFÍCIO AFONSO PENA 2300 BELO HORIZONTE MG Apresentação: Condomínio Edifício Afonso Pena, 2.300 Endereço: Afonso Pena, 2.300 Bairro: Centro Esquina com Rio Grande do Norte Belo Horizonte BH Localização:

Leia mais

Perguntas frequentes sobre o Via Rápida Empresa VRE. 1. O Cadastro WEB e o Sistema Integrado de Licenciamento - SIL não existem mais?

Perguntas frequentes sobre o Via Rápida Empresa VRE. 1. O Cadastro WEB e o Sistema Integrado de Licenciamento - SIL não existem mais? Perguntas frequentes sobre o Via Rápida Empresa VRE 1. O Cadastro WEB e o Sistema Integrado de Licenciamento - SIL não existem mais? Desde o dia 21/10/2013, esta em operação o Módulo Estadual de Licenciamento

Leia mais

PASSO A PASSO do Certificado de Cadastro do Imóvel Rural - CCIR

PASSO A PASSO do Certificado de Cadastro do Imóvel Rural - CCIR PASSO A PASSO do Certificado de Cadastro do Imóvel Rural - CCIR 2015 1. Acesse o site 1. 1 - Acesse o site www.incra.gov.br; 1.2 - Clique do lado esquerdo da tela na parte EMISSÃO DE CCIR; 1.3 Leia todas

Leia mais

ANEXO I PARTE A ANTEPROJETO DE LEI ITABUNA IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO IPTU. VALOR DO m² PARA CÁLCULO DO VALOR PREDIAL

ANEXO I PARTE A ANTEPROJETO DE LEI ITABUNA IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO IPTU. VALOR DO m² PARA CÁLCULO DO VALOR PREDIAL ANEXO I PARTE A ANTEPROJETO DE LEI ITABUNA IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO IPTU VALOR DO m² PARA CÁLCULO DO VALOR PREDIAL TABELA DOS TIPOS E PADRÕES DE CONSTRUÇÃO TIPO 1 - RESIDENCIAL - PADRÃO "E"

Leia mais

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Sumário PRESTAÇÃO DE CONTAS DE ETIQUETAS DE REPARO...3 Figura 1.0...3 Figura 2.0...4 Figura 3.0...5 Figura 4.0...5 1. Proprietário

Leia mais

DOCUMENTOS SAC 1. INSCRIÇÃO NO CAU - CADASTRO ÚNICO DO MUNICÍPIO.

DOCUMENTOS SAC 1. INSCRIÇÃO NO CAU - CADASTRO ÚNICO DO MUNICÍPIO. DOCUMENTOS SAC 1. INSCRIÇÃO NO CAU - CADASTRO ÚNICO DO MUNICÍPIO. PESSOA JURÍDICA: a) instrumento de constituição primitivo e respectivas alterações, se houver, admitindo-se a Última alteração quando consolidada,

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA 1. PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE Para primeira análise: I. Levantamento Planialtimétrico; II. Projeto de Arquitetura 1 via; III. Memorial de Cálculo de Área Construída e Memorial de Cálculo

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO

LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO Rua Dr. Gerônimo Monteiro Lopes, 373, 383, 389 e 393 (Antiga Rua Projetada, 5 Lotes 230, 231 e 232) Vila São Francisco Registro / SP Conselho do Patrimônio Imobiliário 1. VALOR

Leia mais

PREFEITURA DE SÃO LUÍS SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO E HABITAÇÃO - SEMURH

PREFEITURA DE SÃO LUÍS SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO E HABITAÇÃO - SEMURH Documentos pessoais do requerente; Certidão Negativa do IPTU; Documento de responsabilidade técnica emitido pelo CREA ou CAU; Declaração do engenheiro ou arquiteto responsável pela obra; Aprovação do projeto

Leia mais

INFORMATIVO VALOR VENAL

INFORMATIVO VALOR VENAL INFORMATIVO VALOR VENAL IPTU 2012 ESCLARECIMENTOS SOBRE A NECESSIDADE DE ABERTURA OU NÃO DO PROCESSO DE IMPUGNAÇÃO DE VALOR VENAL SR. CONTRIBUINTE ANTES DE ABRIR PROCESSO, LEIA OS ESCLARECIMENTOS ABAIXO:

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO Avenida Bandeirantes nº 1.705 Vila Isabel Ribeirão Preto/SP. CPI Conselho do Patrimônio Imobiliário

LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO Avenida Bandeirantes nº 1.705 Vila Isabel Ribeirão Preto/SP. CPI Conselho do Patrimônio Imobiliário LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO Avenida Bandeirantes nº 1.705 Vila Isabel Ribeirão Preto/SP CPI Conselho do Patrimônio Imobiliário Coordenadas Geográfica: W 47.840000 S 21.178888 2 de 11 FICHA CADASTRAL DO

Leia mais

LAUDO DE AVALIAÇÃO. Conforme projeto zona beneficiada (anexo 02). Conforme projeto pavimentação planimétrico (anexo 03).

LAUDO DE AVALIAÇÃO. Conforme projeto zona beneficiada (anexo 02). Conforme projeto pavimentação planimétrico (anexo 03). LAUDO DE AVALIAÇÃO 1.0 - OBJETO Constitui-se objeto da presente avaliação, a determinação de valores dos terrenos frontais à Rua XV de Novembro, que receberam melhoria na sua estrutura, com pavimentação

Leia mais

PREENCHIMENTO DA PLANILHA DO PROJETO EXPRESSO V 2.0

PREENCHIMENTO DA PLANILHA DO PROJETO EXPRESSO V 2.0 1. OBJETIVO Este informativo técnico tem como objetivo orientar o envio dos documentos e o preenchimento correto da planilha do Projeto Expresso v 2.0 - Caixas Metálicas e planilha do Projeto Expresso

Leia mais

Dados do Cadastrante: Nome: CPF: Data de Nascimento: / / Nome da mãe: Meios de contato: E-mail: Telefone residencial:

Dados do Cadastrante: Nome: CPF: Data de Nascimento: / / Nome da mãe: Meios de contato: E-mail: Telefone residencial: 1. ETAPA CADASTRANTE Dados do Cadastrante: Nome: CPF: Data de Nascimento: / / Nome da mãe: Meios de contato: E-mail: Telefone residencial: Endereço do Cadastrante: Logradouro Número: Complemento: Bairro:

Leia mais

Manual para preenchimento da Guia de ITBI Lei Municipal 3.398, de 22 de fevereiro de 1.989 e alterações, Decreto 069 de 03 de março de 1989

Manual para preenchimento da Guia de ITBI Lei Municipal 3.398, de 22 de fevereiro de 1.989 e alterações, Decreto 069 de 03 de março de 1989 Manual para preenchimento da Guia de ITBI Lei Municipal 3.398, de 22 de fevereiro de 1.989 e alterações, Decreto 069 de 03 de março de 1989 C:\SiteMogi_2009\Manual para preenchimento da Guia2.doc 1 Instruções

Leia mais

Dossier Promocional. Moradia em Tarouca Viseu

Dossier Promocional. Moradia em Tarouca Viseu Dossier Promocional Moradia em Tarouca Viseu 1 1. Contexto e a Oportunidade 2. Localização do Imóvel 3. Características Gerais do Imóvel 4. Descrição Detalhada 5. Condições de Comercialização 6. Contactos

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. 1.1 - ENDEREÇO: Rua Aurélio Francisco Gomes, nºs. 96/102 - Bairro Flamboyant - Campos dos Goytacazes- RJ.

MEMORIAL DESCRITIVO. 1.1 - ENDEREÇO: Rua Aurélio Francisco Gomes, nºs. 96/102 - Bairro Flamboyant - Campos dos Goytacazes- RJ. MEMORIAL DESCRITIVO CONDIÇÕES GERAIS: Estas especificações fazem parte integrante dos Contratos de Compra e Venda das unidades do Prédio Residencial denominado ARBORETTO. 1- DADOS INICIAIS: 1.1 - ENDEREÇO:

Leia mais

5 DESCRIÇÃO DETALHADA DO BEM CULTURAL

5 DESCRIÇÃO DETALHADA DO BEM CULTURAL 57 5 DESCRIÇÃO DETALHADA DO BEM CULTURAL O conjunto arquitetônico da residência de Antônio de Rezende Costa, que hoje abriga a Escola Estadual Enéas de Oliveira Guimarães foi pelos autores do presente

Leia mais

ecoturismo ou turismo. As faixas de APP que o proprietário será obrigado a recompor serão definidas de acordo com o tamanho da propriedade.

ecoturismo ou turismo. As faixas de APP que o proprietário será obrigado a recompor serão definidas de acordo com o tamanho da propriedade. São as áreas protegidas da propriedade. Elas não podem ser desmatadas e por isso são consideradas Áreas de Preservação Permanente (APPs). São as faixas nas margens de rios, lagoas, nascentes, encostas

Leia mais

Manual do Sistema. SMARSA WEB Atendimento de Processos

Manual do Sistema. SMARSA WEB Atendimento de Processos Manual do Sistema SMARSA WEB Atendimento de Processos Módulo Atendimento ÍNDICE INTRODUÇÃO...1 OBJETIVOS...1 BEM VINDO AO SISTEMA SMARSA WEB MÓDULO ATENDIMENTO...2 TELA DE LOGIN...2 COMO UTILIZAR?... 2

Leia mais

LEI Nº 1822, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2014. Revoga o Anexo I, e altera os Anexos II e III da Lei Municipal n 1.215/2009, e dá outras providências.

LEI Nº 1822, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2014. Revoga o Anexo I, e altera os Anexos II e III da Lei Municipal n 1.215/2009, e dá outras providências. LEI Nº 1822, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2014. Revoga o Anexo I, e altera os Anexos II e III da Lei Municipal n 1.215/2009, e dá outras providências. O Sr. Adriano Xavier Pivetta, Prefeito de Nova Mutum, Estado

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA CÉLULA DE GESTÃO TRIBUTÁRIA UNIDADE DE ARRECADAÇÃO IMOBILIÁRIAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA CÉLULA DE GESTÃO TRIBUTÁRIA UNIDADE DE ARRECADAÇÃO IMOBILIÁRIAS PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA CÉLULA DE GESTÃO TRIBUTÁRIA UNIDADE DE ARRECADAÇÃO IMOBILIÁRIAS MANUAL DO USUÁRIO Apoio SUMÁRIO 1 OBJETIVO... 3 2 ROTINAS... 3 2.1 GUIA

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO CAMARA DE VEREADORES DE ABELARDO LUZ - SC 1.- GENERALIDADES 1.1.- OBJETO

MEMORIAL DESCRITIVO CAMARA DE VEREADORES DE ABELARDO LUZ - SC 1.- GENERALIDADES 1.1.- OBJETO CAMARA DE VEREADORES DE ABELARDO LUZ - SC MEMORIAL DESCRITIVO 1.- GENERALIDADES 1.1.- OBJETO O presente Memorial Descritivo tem por finalidade estabelecer as condições que orientarão os serviços de construção,

Leia mais

4.2. Instalação de água: Já existe ramal de ligação do concessionário autorizado (CORSAN) até a edificação.

4.2. Instalação de água: Já existe ramal de ligação do concessionário autorizado (CORSAN) até a edificação. MEMORIAL DESCRITIVO Proprietário (a): PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES; Obra: Projeto Arquitetônico de Reforma do Centro Administrativo; Cadastro Matrícula: Local: Rua 29 de Abril, nº 165

Leia mais

MANUAL DE CONCILIAÇÃO BANCÁRIA MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS

MANUAL DE CONCILIAÇÃO BANCÁRIA MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS MANUAL DE CONCILIAÇÃO BANCÁRIA MANUAL - TABELAS CONTÁBEIS E ORÇAMENTÁRIAS SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO...3 2 APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA...4 2.1 CONCILIAÇÃO MOVIMENTOS COM LANÇAMENTOS...6 3 PASSO A PASSO: CONCILIAÇÃO

Leia mais

Portal dos Convênios - SICONV. Credenciamento de Proponente. Manual do Usuário

Portal dos Convênios - SICONV. Credenciamento de Proponente. Manual do Usuário MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO Portal dos Convênios - SICONV Credenciamento de Proponente

Leia mais

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA LOCAÇÃO DE IMÓVEL Nº 001/2015

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA LOCAÇÃO DE IMÓVEL Nº 001/2015 Página 1 de 5 EDITAL DE CHAMAMENTO A COMPANHIA POTIGUAR DE GÁS (POTIGÁS), por intermédio da sua Diretoria Executiva, na forma das disposições contidas no artigo 24, inciso X, da Lei 8.666/93 e alterações

Leia mais

Nº 2.0 Nº 2.2 Nº 2.2.1 Atividade Como desenvolve a atividade Cargo Periodicidade

Nº 2.0 Nº 2.2 Nº 2.2.1 Atividade Como desenvolve a atividade Cargo Periodicidade Macroprocesso Processo Sub-processo Gerência Código Atividade Nº 2.0 Nº 2.2 Nº 2.2.1 Atividade Como desenvolve a atividade Cargo Periodicidade GECO/VENDAS 2.2.1.1 Dar apoio as Unidades e Regionais Receber

Leia mais

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEL 1 2 MUNICIPIO: DATA DA VISITA: DIA MÊS ANO HORA 00:00 3 4. LOTE LOJA 4 4.1 RESPONSAVEL: TIPO DE LOCALIZAÇÃO SITUAÇÃO INSERIR O NOME DO RESPONSÁVEL TÉCNICO GALPÃO LOJA EM SHOPPING ENDEREÇO INSERIR ENDEREÇO

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO

LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO PROPRIETÁRIO PRESUMIDO: João Belmiro da Silva NÚMERO DO LOTE: 048 NOME DA PROPRIEDADE: Fazenda Santa Luzia MUNICÍPIO: Ilhéus/ BA DATA: 05 de novembro de 2013 APRESENTAÇÃO NÚMERO

Leia mais

PERMUTA DE IMÓVEIS CONCEITO

PERMUTA DE IMÓVEIS CONCEITO PERMUTA DE IMÓVEIS CONCEITO Considera-se permuta toda e qualquer operação que tenha por objeto a troca de uma ou mais unidades imobiliárias, prontas ou a construir, por outra ou outras unidades imobiliárias,

Leia mais

MANUAL DE PREENCHIMENTO DE ART OBRA OU SERVIÇO

MANUAL DE PREENCHIMENTO DE ART OBRA OU SERVIÇO MANUAL DE PREENCHIMENTO DE ART OBRA OU SERVIÇO A ART relativa à execução de obra ou à prestação de serviço, objeto de contrato único, deve ser registrada antes do início da respectiva atividade técnica,

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO Para se candidatar é necessário: Ter concluído o Ensino Médio na rede estadual ou municipal do Estado de São Paulo (onde deve ter cursado as três séries); Estar regularmente

Leia mais

PORTARIA GSF N 38/2013 Teresina (PI), 10 de junho de 2013.

PORTARIA GSF N 38/2013 Teresina (PI), 10 de junho de 2013. PORTARIA GSF N 38/2013 Teresina (PI), 10 de junho de 2013. Publicado no DOM n 1.528, de 14.06.2013 Dispõe sobre procedimentos para solicitações referentes ao Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU,

Leia mais

APROVAÇÃO E LICENÇA - RESIDENCIAL UNIFAMILIAR

APROVAÇÃO E LICENÇA - RESIDENCIAL UNIFAMILIAR APROVAÇÃO E LICENÇA - RESIDENCIAL UNIFAMILIAR 1. Formulário Padrão (fornecido pelo IMPLURB) devidamente preenchido, sendo imprescindível conter o nome do interessado, número do telefone, número do celular

Leia mais

Instalações Elétricas Prediais

Instalações Elétricas Prediais Abril de 2010 Sumário Tópicos Sumário 1 As tubulações às quais se referem estas instruções devem ser destinadas exclusivamente ao uso da Concessionária que, ao seu critério, nelas poderá os servições de

Leia mais

Norma Técnica Interna SABESP NTS 024

Norma Técnica Interna SABESP NTS 024 Norma Técnica Interna SABESP NTS 024 REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA Elaboração de Projetos Procedimento São Paulo Maio - 1999 NTS 024 : 1999 Norma Técnica Interna SABESP S U M Á R I O 1 RECOMENDAÇÕES DE

Leia mais

Data Cempro Informática Ltda. Integração WinLivros X ContabMilenium

Data Cempro Informática Ltda. Integração WinLivros X ContabMilenium Integração WinLivros X ContabMilenium Para configurar a integração entre os sistemas WinLivros e ContabMilenium devemos primeiramente verificar se a base de dados é integrada (se está no mesmo local) ou

Leia mais