JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS E CRIMINAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS E CRIMINAIS"

Transcrição

1 MAURÍCIO FERREIRA CUNHA RENATO PESSOA MANUCCI JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS E CRIMINAIS 2018 coleção SINOPSES para concursos Coordenação Leonardo Garcia 34

2 Competência Capítulo II 1. INTRODUÇÃO Nos termos do art. 3º, Lei 9.099/95, o Juizado Especial Cível (JESP) tem competência para conciliação, processo e julgamento das causas cíveis de menor complexidade, assim consideradas: I as causas cujo valor não exceda a quarenta vezes o salário mínimo; II as enumeradas no art. 275, inciso II, do Código de Processo Civil de ; III a ação de despejo para uso próprio; IV as ações possessórias sobre bens imóveis de valor não excedente ao fixado no inciso I deste artigo. Interpretando o dispositivo legal, extrai-se que a menor complexidade da causa para a fixação da competência é aferida pelo objeto da prova e não em face do direito material (Enunciado 54, do FONAJE). Outrossim, é taxativo o elenco das causas previstas no art. 3º da Lei 9.099/1995, de acordo com o Enunciado 30, do FONAJE. Não haverá, contudo, prorrogação da competência para os Juizados Especiais se a matéria ou o valor da causa não estiverem em perfeita sintonia com os enunciados do art. 3º da Lei 9.099/1995. Significa dizer, pois, que se a questão do valor da causa induz à competência relativa no processo tradicional (art. 102, do Código de 1. Não obstante a extinção do procedimento comum sumário pelo CPC/2015, que não reproduziu as disposições do art. 275, inciso II, o novo diploma processual ressalvou, no art , que enquanto não sobrevier lei específica, os Juizados Especiais permanecem competentes para o processo e julgamento das causas elencadas no art. 275, inciso II, do Código de Processo Civil de Assim, justifica-se a remissão ao dispositivo, que foi incorporado ao microssistema da Lei 9.099/95.

3 34 Juizados Especiais Cíveis e Criminais Vol. 34 Maurício Cunha e Renato Manucci Processo Civil), essa relatividade não atinge os processos dos Juizados Especiais, segundo se constata dos arts. 3º, I, combinado com o seu 3º, e arts. 15, 39 e 51, II, todos da Lei 9.099/1995. Em outras palavras, se no processo civil tradicional a competência em razão do valor da causa é relativa e se prorroga, o mesmo não se verifica nos Juizados Especiais para aquelas demandas que não sejam de sua competência 2. Natureza da competência em razão do valor da causa Processo tradicional JESP Competência rela va Competência absoluta Prorroga-se Improrrogável Portanto, a Lei 9.099/95 prescreveu profundas e significativas inovações, levando para o conhecimento, na esfera cível, não apenas as causas de pequeno valor, mas as demandas de menor complexidade que, segundo o art. 3º, são identificadas pelo valor (inciso I) e pela matéria (incisos II a IV). Vale dizer, a competência nesse sistema é distribuída levando em consideração dois critérios principais: Competência em razão do valor da causa Causas até 40 (quarenta) salários mínimos Atenção: a Lei /2001 [que disciplina os Juizados Especiais Federais] não altera o limite da alçada previsto no artigo 3º, inciso I, da Lei 9.099/1995 (Enunciado 87, FONAJE). Competência em razão da matéria a) Ações de despejo para uso próprio; b) Ações possessórias sobre bens imóveis de valor não excedente a 40 (quarenta) salários mínimos; c) Ação de arrendamento e de parceria agrícola; 2. TOURINHO NETO, Fernando da Costa; FIGUEIRA JÚNIOR, Joel Dias. Juizados Especiais Estaduais Cíveis e Criminais. 7ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011, p. 116.

4 Cap. II Competência 35 Competência em razão do valor da causa Competência em razão da matéria d) Ação de cobrança ao condômino de quaisquer quantias devidas ao condomínio; e) Ações de ressarcimento por danos em prédio urbano ou rústico; f) Ações de ressarcimento por danos causados em acidente de veículo de via terrestre; g) Ações de cobrança de seguro, relativamente aos danos causados em acidente de veículo, ressalvados os casos de processo de execução; h) Ações de cobrança de honorários dos profissionais liberais, ressalvado o disposto em legislação especial; i) Ações que versem sobre revogação de doação; Importante: A Lei , de 23 de abril de 2014, que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil (marco civil da internet), dispõe, em seu art. 19, 3º, que as causas que versem sobre ressarcimento por danos decorrentes de conteúdos disponibilizados na internet relacionados à honra, à reputação ou a direitos de personalidade, bem como sobre a indisponibilização desses conteúdos por provedores de aplicações de internet, poderão ser apresentadas perante os juizados especiais. O dispositivo deve ser interpretado à luz do microssistema instituído pela Lei 9.099/95, de modo que as ações de ressarcimento mencionadas poderão ser aforadas nos Juizados Especiais desde que não superem o limite de alçada, que é de 40 (quarenta) salários mínimos. 2. COMPETÊNCIA EM RAZÃO DO VALOR DA CAUSA O principal critério de determinação da competência dos JESP Cível é o valor da causa, que não pode ultrapassar 40 (quarenta) salários mínimos. Para tanto, deverão ser observados os parâmetros do art. 292 do CPC/2015, que podem ser sintetizados da seguinte maneira:

5 36 Juizados Especiais Cíveis e Criminais Vol. 34 Maurício Cunha e Renato Manucci Critérios legais para atribuição de valor à causa Natureza Ação de cobrança de dívida Lide versando sobre a existência, validade, cumprimento, modificação, rescisão ou resilição de ato jurídico Ação de alimentos Ação de divisão, de demarcação e de reivindicação Ação indenizatória, inclusive fundada em dano moral Cumulação de pedidos Pedidos alternativos Pedido subsidiário Valor da causa Soma monetariamente corrigida do principal, dos juros de mora vencidos e de outras penalidades, se houver, até a propositura da ação Valor do ato ou de sua parte controvertida Soma das 12 (doze) prestações mensais, pedidas pelo autor Valor da avaliação da área ou do bem objeto do pedido Valor pretendido Quantia correspondente à soma dos valores de todos eles Pedido de maior valor Valor do pedido principal Como esse assunto foi cobrado em concurso: No concurso do TJCE para Juiz de Direito (2014), foi considerada correta a seguinte afirmativa: Nos Juizados Especiais Cíveis podem ser julgadas as causas cíveis de menor complexidade, entre elas as ações de despejo para uso próprio e as que não excedam a quarenta vezes o salário mínimo, inclusive as ações possessórias sobre bens imóveis, limitadas a esse valor. Como se sabe, na Justiça Estadual, o valor de alçada não pode superar quarenta vezes o salário mínimo. Para fins de determinação da competência, na hipótese de cumulação de pedidos, a soma das pretensões não pode ultrapassar o valor de alçada, ou seja, 40 (quarenta) salários mínimos. Logo, ganha importância a atribuição do valor da causa e o seu controle pelo magistrado, uma vez que, vale reafirmar, [...] o primeiro limite à jurisdição dos Juizados Especiais de Causas Cíveis reside no valor da causa, que não pode ultrapassar, em regra, quarenta salários mínimos, ressalvada a hipótese de renúncia à importância que lhe sobejar ou desde que se verifique a conciliação (art. 3º, 3º) TOURINHO NETO, Fernando da Costa; FIGUEIRA JÚNIOR, Joel Dias. Juizados Especiais Estaduais Cíveis e Criminais. 7ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011, p. 123.

6 Cap. II Competência 37 O CPC/2015, a propósito, positivou o controle do valor da causa ao estabelecer no 2º do art. 292 que o juiz corrigirá, de ofício e por arbitramento, o valor da causa quando verificar que não corresponde ao conteúdo patrimonial em discussão ou ao proveito econômico perseguido pelo autor, caso em que se procederá ao recolhimento das custas correspondentes. No entanto, alertam José Miguel Garcia Medina, Fábio Caldas de Araújo e Fernando da Fonseca Gajardoni que eventuais distorções que possam provocar o aparecimento de causas milionárias no Juizado Especial devem ser resolvidas pontualmente pelo magistrado, que poderá contar com o art. 51, II para remetê-las para a via ordinária. É oportuno lembrar que existem muitas causas de pequeno valor econômico, as quais, muitas vezes, podem ser de simples solução 4. Por outro lado, nas causas cujo valor seja superior a 40 (quarenta) salários mínimos, entende-se que estará o autor, tacitamente, renunciando ao crédito excedente. Todavia, se houver concordância da parte adversa, através da conciliação, em pagar-lhe valor superior, este restará homologado e servirá de parâmetro em eventual cumprimento de sentença. Como esse assunto foi cobrado em concurso? No concurso realizado pela PUC/PR para o cargo de Juiz de Direito do TJPR, no ano de 2014, constou da prova objetiva proposição que abordou a competência em razão do valor da causa e a possibilidade de renúncia do valor excedente do valor de alçada, sendo considerada correta pela banca examinadora: Nos casos em que o valor do suposto crédito perseguido supera o teto do Juizado Especial, mas não tenha qualquer outra causa que o exclua pela Lei nº 9099/95, nem haja necessidade de produção de prova complexa pode o autor optar pelo Juizado Especial, caso renuncie o valor excedente aos 40 Salários Mínimos. No concurso para Juiz de Direito (2014) realizado pela FCC a seguinte afirmativa foi considerada incorreta: A opção pelo procedimento dos Juizados Especiais Cíveis não implica renúncia ao crédito excedente ao limite legal, que poderá ser cobrado em ação autônoma, pelo procedimento ordinário. Contrariamente ao que trazido pela assertiva, a única hipótese em que os valores podem superar o teto estabelecido 4. MEDINA, José Miguel Garcia; ARAÚJO, Fábio Caldas; GAJARDONI, Fernando da Fonseca. Processo Civil Moderno. Vol. 04: Procedimentos Cautelares e Especiais. 3ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2012, p. 134.

7 38 Juizados Especiais Cíveis e Criminais Vol. 34 Maurício Cunha e Renato Manucci pela Lei 9.099/95 se dá quando as partes assim transigirem, de modo que, se assim não acontecer, a opção de rito sumaríssimo importará na renúncia ao crédito excedente ao limite estabelecido pela lei. De resto, a Lei /01, que instituiu os Juizados Especiais Federais, prevendo valor de alçada para aquele procedimento de 60 (sessenta) salário mínimos, não alterou o limite de alçada previsto no art. 3º, inciso I, da Lei 9.099/95 (Enunciado 87, do FONAJE). 3. COMPETÊNCIA EM RAZÃO DA MATÉRIA Igualmente, incluem-se na competência dos Juizados Especiais as causas referentes a despejo para uso próprio, ações possessórias sobre bens imóveis de valor não excedente a 40 (quarenta) salários mínimos, bem como aquelas elencadas no art. 275, inciso II, do CPC/1973 (ver quadro acima). Como esse assunto foi cobrado em concurso? No concurso para Juiz de Direito (TJAP, 2014), realizado pela FCC, a seguinte assertiva foi considerada incorreta: No que se refere aos Juizados Especiais Cíveis, é correto afirmar: b) Podem ser propostas ações de despejo para uso próprio, bem como por falta de pagamento e por infração contratual. Percebe-se que o erro da questão está ligado à impossibilidade de tramitação, em sede de Juizados Especiais, de demanda em que é pleiteado o despejo por falta de pagamento e por infração contratual, sendo admissíveis, tão-somente, as causas referentes a despejo para uso próprio. No concurso para Juiz de Direito (TJSC 2010), a seguinte afirmativa foi considerada correta: Sobre os Juizados Especiais Cíveis, assinale a alternativa correta: I. Podem processar-se, dentre outras, ações de despejo para uso próprio, de indenização por acidentes de veículos de via terrestre, de cobrança ao condômino de quaisquer quantias devidas ao condômino Causas elencadas no art. 275, inciso II, do Código de Processo Civil de 1973 Compete aos Juizados Especiais, independentemente do valor da causa, processar e julgar as causas de menor complexidade que envolvam o arrendamento rural e a parceria agrícola; a cobrança em face do condômino; o ressarcimento por danos em prédio urbano ou rústico e por danos causados em veículos; a cobrança de

8 Cap. II Competência 39 seguro, advindos de acidente de veículos; a cobrança de honorários de profissionais liberais. Com o advento do CPC/2015, as causas mencionadas no art. 275, inciso II, do texto revogado, embora não reproduzidas pela nova legislação, permanecem aplicáveis aos Juizados Especiais até que sobrevenha lei específica regulamentando a competência material desta Justiça Especializada (exemplo de ultratividade na área cível). Nesse sentido, dispõe o art do novel Estatuto Processual Civil que até a edição de lei específica, os juizados especiais cíveis previstos na Lei nº 9.099, de 26 de setembro de 1995, continuam competentes para o processamento e julgamento das causas previstas no art. 275, inciso II, da Lei nº 5.869, de 11 de janeiro de Logo, sendo relativa a competência dos Juizados Especiais Cíveis no âmbito da Justiça Estadual, o autor poderá apresentar sua demanda nos Juizados Especiais ou optar pela Justiça Comum, quando se submeterá ao procedimento comum ordinário. Com efeito, as causas cíveis enumeradas no art. 275, II, do Código de Processo Civil admitem condenação superior a 40 salários mínimos e sua respectiva execução, no próprio Juizado, nos termos do Enunciado 58, do FONAJE. Como esse assunto foi cobrado em concurso? No concurso para Juiz Leigo, promovido pelo TJ-GO e organizado pela CS-UFG, no ano de 2017, foi considerado correto enunciado que afirmava ser da competência dos Juizados Especiais Cíveis Estaduais as causas cíveis enumeradas no artigo 275, II, do CPC/73, mesmo que delas advenha condenação acima de 40 salários mínimos. Por outro lado, há vozes na doutrina no sentido de que [...] é equivocada a afirmação de que as demandas do inciso II do art. 3º da Lei 9.099/1995 (art. 275, II, do Código de Processo Civil) versam apenas sobre matéria, donde resultaria a competência absoluta dos Juizados Especiais Cíveis. Note-se que a lide condominial dispõe sobre cobrança de quaisquer quantias devidas ao condomínio (alínea b), bem como sobre o ressarcimento por danos causados em prédio urbano ou rústico (alínea c) ou decorrente de acidente de veículos de via terrestre (alínea d) ou, ainda, de cobrança de seguro (alínea e) e de honorários de profissionais liberais (alínea f) TOURINHO NETO, Fernando da Costa; FIGUEIRA JÚNIOR, Joel Dias. Juizados Especiais Estaduais Cíveis e Criminais. 7ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011, p. 106.

9 40 Juizados Especiais Cíveis e Criminais Vol. 34 Maurício Cunha e Renato Manucci 3.2. Ação de despejo para uso pessoal Dentre as diversas modalidades de ação de despejo, o art. 47, inciso III, Lei 8.245/91, menciona a de despejo para uso pessoal. Trata- -se de demanda que compreende aquela ajuizada pelo proprietário (abrange o promissário comprador ou cessionário) do imóvel locado, para seu uso ou de seu cônjuge ou companheiro, ou para uso residencial de ascendente ou descendente, que, independentemente do valor da causa, está compreendida na competência do JESP Cível. No mesmo sentido, admite-se a retomada de imóvel alugado para uso de filho que vai contrair matrimônio, consoante o entendimento cristalizado na Súmula 175, do Supremo Tribunal Federal (STF). 6 Atenção: Prevalece que a competência dos Juizados Especiais abrange apenas e tão somente as ações de despejo para uso pessoal, descritas no art. 47, inciso III, Lei 8.245/91, conforme o Enunciado 04, do FONAJE. Tourinho Neto, entretanto, em posição minoritária, defende que [...] as ações de despejo com base em outras fundamentações (v.g. inadimplemento contratual) não ficam excluídas da apreciação e da tramitação pelo prisma da Lei 9.099/1995, desde que se enquadrem na limitação de alçada definida no art. 3º, inciso I. Aliás, como dissemos alhures, esse inciso traz em seu bojo alcance enorme e deve ser interpretado extensivamente, observando-se, todavia, as restrições estabelecidas no art. 3º, 2º, e no art. 8º, caput e 1º. Outra não é a interpretação sistemática que se pode colher do art. 98, I, da Constituição Federal, em perfeita sintonia com o art. 80 da Lei das Locações e art. 3º da Lei 9.099/ Embora cabível a ação de despejo para uso pessoal nos Juizados Especiais, não se aplica o procedimento especial da Lei 8.245/91, de modo que não é possível a concessão de liminar para desocupação, em 15 (quinze) dias, do imóvel locado nas hipóteses elencadas no art. 59, 1º, Lei 8.245/91, com as modificações inseridas pela Lei /2009. Não obstante, inexiste óbice à concessão de tutela antecipada quando preenchidos os pressupostos do art. 300, caput, CPC/2015. [...] Todavia, em face do caráter eminentemente social que envolve as ações locativas, ao proferir sentença, deverá o juiz conceder um prazo razoável para a desocupação do imóvel TOURINHO NETO, Fernando da Costa; FIGUEIRA JÚNIOR, Joel Dias. Juizados Especiais Estaduais Cíveis e Criminais. 7ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011, p TOURINHO NETO, Fernando da Costa; FIGUEIRA JÚNIOR, Joel Dias. Juizados Especiais Estaduais Cíveis e Criminais. 7ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011, p. 134.

10 Cap. II Competência 41 Como esse assunto foi cobrado em concurso? No concurso de Juiz de Direito do TJCE, realizado no ano de 2014 pela FCC, o tema foi cobrado da seguinte maneira: Nos Juizados Especiais Cíveis, a) não se admitirá, no processo, qualquer forma de intervenção de terceiro, assistência ou litisconsórcio. b) nas ações para reparação de dano de qualquer natureza, o foro competente será sempre, e exclusivamente, o do domicílio do réu ou do local do ato ou fato. c) podem ser julgadas as causas cíveis de menor complexidade, entre elas as ações de despejo para uso próprio e as que não excedam a quarenta vezes o salário mínimo, inclusive as ações possessórias sobre bens imóveis, limitadas a esse valor. d) não poderão propor ações quaisquer pessoas jurídicas, o incapaz, o preso, a massa falida e o insolvente civil. e) o réu, sendo pessoa jurídica ou titular de firma individual, poderá ser representado por preposto credenciado, munido de carta de preposição com poderes para transigir, desde que possua vínculo empregatício com a pessoa jurídica. Alternativa correta: letra c. Trata-se de uma combinação, pela banca examinadora, de critérios de competência em razão de valor e matéria, conforme preceituado pelo art. 3º, I, III e IV da Lei nº 9.099/95. No concurso para Juiz de Direito do TJPR, realizado no ano de 2012 pela UFPR, a seguinte assertiva foi considerada correta: Além das causas cujo valor não exceda quarenta salários mínimos, os juizados especiais cíveis têm competência para processar e julgar a ação de despejo para uso próprio. Tratando-se de competência material dos Juizados Especiais, este juízo poderá julgar causas relativas à ação de despejo para uso pessoal, além daquelas previstas no art. 275, inciso II, do CPC/1973. A propósito, diverge a doutrina se o critério material depende do critério do valor da causa, vale dizer, a ação de despejo para uso pessoal (ou aquelas do art. 275, inciso II, Código de Processo Civil) limita-se ao valor de alçada de 40 (quarenta) salários mínimos? Prevalece na jurisprudência que [...] a menor complexidade que confere competência aos Juizados Especiais é, de regra, definida pelo valor econômico da pretensão ou pela matéria envolvida. Exige-se, pois, a presença de apenas um desses requisitos e não a sua cumulação. A exceção fica para as ações possessórias sobre bens imóveis, em relação às quais houve expressa conjugação dos critérios de valor e matéria. Assim, salvo na hipótese do art. 3º, IV, da Lei 9.099/95, estabelecida a competência do Juizado Especial com base na matéria, é perfeitamente admissível que o pedido exceda o limite de 40 salários mínimos [...] (STJ, MC /SC, 3ª T., rel. Min. Nancy Andrighi, j , DJe ).

11 42 Juizados Especiais Cíveis e Criminais Vol. 34 Maurício Cunha e Renato Manucci Caso descumprida a finalidade para a qual fora pleiteado o despejo, a Lei 8.245/91 (locações de imóveis urbanos e os procedimentos e elas pertinentes) prevê, conforme reza o inciso II, do art. 44, pena de 3 (três) meses a 1 (um) ano de detenção, caso o imóvel reclamado nos fins do pedido de despejo não seja utilizado dentro de 180 (cento e oitenta) dias, a contar da entrega do imóvel, ou utilizando-o, não o faça pelo tempo mínimo de 1 (um) ano, a contar da data da ocupação. Outrossim, através de ação de cobrança, o ex-locatário poderá pleitear, a teor do que prevê o parágrafo único, do art. 44, multa equivalente a um mínimo de doze e máximo de vinte e quatro meses do valor do último aluguel atualizado ou do que esteja sendo cobrado do novo locatário, se realugado o imóvel Ações possessórias sobre bens imóveis cujo valor não exceda a 40 (quarenta) salários mínimos Compete aos Juizados Especiais processar e julgar ações possessórias cujo valor da causa não supere 40 (quarenta) salários mínimos. Como esse assunto foi cobrado em concurso? No concurso para Promotor de Justiça do Estado do MS, realizado no ano de 2013, a seguinte proposição foi considerada correta por reproduzir critério de distribuição da competência do JESP relativo às demandas possessórias: O Juizado Especial Cível tem competência para conciliação, processo e julgamento de ações possessórias sobre bens imóveis de valor não excedente a quarenta vezes o valor do salário mínimo. Consoante o permissivo do art. 3º, inciso IV, Lei 9.099/95, o JESP Cível é competente para processar e julgar as ações possessórias sobre imóveis de valor não excedente a 40 (quarenta) salários mínimos. Assim, o valor da causa deverá ser fixado levando o real conteúdo econômico perseguido pela parte autora, incluindo o preço da posse e eventuais prejuízos decorrentes do esbulho, da turbação ou da ameaça. Com exceção das possessórias e do despejo para uso próprio, não são admissíveis nos Juizados Especiais as ações sujeitas a procedimentos especiais. Nessa hipótese, contudo, a demanda seguirá o procedimento previsto na Lei 9.099/95, afastando-se o rito especial das ações possessórias, previsto nos arts. 554 a 568 do CPC/2015. Logo, incabível a concessão de tutela possessória liminar sem a observância dos pressupostos da tutela provisória, seja decorrente de urgência (art. 300), seja derivada da evidência do direito postulado (art. 311, CPC/2015).

- A Lei nº 9.99/1995 dispõe sobre os Juizados Especiais Cíveis e Criminais e dá outras providências.

- A Lei nº 9.99/1995 dispõe sobre os Juizados Especiais Cíveis e Criminais e dá outras providências. - A Lei nº 9.99/1995 dispõe sobre os Juizados Especiais Cíveis e Criminais e dá outras providências. - Os Juizados Especiais Cíveis e Criminais, órgãos da Justiça Ordinária, serão criados pela União, no

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Da inexistência de limitação valorativa para as causas previstas no art. 275, II do CPC no âmbito dos Juizados Especiais Cíveis Ana Raquel Colares dos Santos Linard* Uma das questões

Leia mais

JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC) E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC) E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC) E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR LEI Nº 9.099, DE 26 DE SETEMBRO DE 1995. 1 Características do Juizado Especial Cível 1. Oralidade 2. Simplicidade 3. Informalidade 2 Características

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Alexia Brotto Cessetti Direito Processual Civil Juizados Especiais Cíveis O QUE SÃO OS JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS Os Juizados Especiais Cíveis, concebidos para a resolução de causas de menor complexidade,

Leia mais

HELENA ELIAS PINTO JUÍZA FEDERAL CONVOCADA. (em substituição à relatora)

HELENA ELIAS PINTO JUÍZA FEDERAL CONVOCADA. (em substituição à relatora) Agravo de Instrumento - Turma Espec. I - Penal, Previdenciário e Propriedade Industrial Nº CNJ : 0003874-39.2016.4.02.0000 (2016.00.00.003874-9) RELATOR : Desembargadora Federal SIMONE SCHREIBER AGRAVANTE

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Juizado Especial Parte 5 Prof(a). Bethania Senra Competência em razão das pessoas: Lei 9.099/95, art. 8º - Não poderão ser partes, no processo instituído por esta Lei, o incapaz,

Leia mais

Aula demonstrativa DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Prof. Aloizio Medeiros

Aula demonstrativa DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Prof. Aloizio Medeiros Aula demonstrativa DIREITO PROCESSUAL CIVIL Prof. Aloizio Medeiros AULA 0 Aula 01 Aula 02 Aula 03 INTRODUÇÃO AO PROCESSO CIVIL Juizados Especiais civeis ( Lei 9099/95) teoria. ArGgo 3 ao 19 Solução de

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO DA EDIÇÃO ATUALIZADA LEI 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991

ÍNDICE SISTEMÁTICO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO DA EDIÇÃO ATUALIZADA LEI 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 ÍNDICE SISTEMÁTICO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO DA EDIÇÃO ATUALIZADA LEI 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 TÍTULO I DA LOCAÇÃO Capítulo I Disposições Gerais Seção I Da Locação em Geral Contrato de locação Conceito

Leia mais

Lei 9.099, de 26 de setembro de 1995

Lei 9.099, de 26 de setembro de 1995 Dispõe sobre os Juizados Especiais Cíveis e Criminais e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I Disposições

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. a) Informação sobre a vontade de realizar audiência de conciliação:

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. a) Informação sobre a vontade de realizar audiência de conciliação: CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Aula 27-03-2017 Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Petição Inicial Conti.: a) Informação sobre a vontade de realizar audiência de conciliação: Lembre-se

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br JUIZADO ESPECIAL FEDERAL (Lei nº 10.259/2001) - Previsão constitucional (art. 98,

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO DA EDIÇÃO ATUALIZADA LEI 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991

ÍNDICE SISTEMÁTICO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO DA EDIÇÃO ATUALIZADA LEI 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 ÍNDICE SISTEMÁTICO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO DA EDIÇÃO ATUALIZADA LEI 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 TÍTULO I DA LOCAÇÃO Capítulo I Disposições Gerais Seção I Da Locação em Geral Contrato de locação Conceito

Leia mais

ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT.

ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT. ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT IMPORTÂNCIA DA ATRIBUIÇÃO DO VALOR DA CAUSA Art.291. Atodacausaserá atribuídovalorcerto,ainda que não tenha conteúdo econômico imediatamente aferível. IMPORTÂNCIA DA ATRIBUIÇÃO

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO PROCESSO CIVIL

ALEXSSANDER AUGUSTO PROCESSO CIVIL ALEXSSANDER AUGUSTO PROCESSO CIVIL 1. (2017 CONSULPLAN - TJ-MG - Titular de Serviços de Notas e de Registros) Sobre os Juizados Especiais Cíveis, instituídos pela Lei nº 9.099/95: As pessoas jurídicas

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (01/10/2018).

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (01/10/2018). CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (01/10/2018). Juizados Especiais Cíveis, lei n.º 9.099/95. Competência. A opção do requerente pelo

Leia mais

GEORGIOS ALEXANDRIDIS

GEORGIOS ALEXANDRIDIS GEORGIOS ALEXANDRIDIS Leiloeiro Oficial do Estado de São Paulo e Advogado Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2016) Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2008) Especialista

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Parte 1 Prof(a). Bethania Senra Noções gerais: - A Lei 12.153/09 trouxe a previsão de criação dos Juizados Especiais da Fazenda Pública, permitindo aos particulares se valerem

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PETIÇÃO INICIAL CÍVEL Artigo 319 do Código de Processo Civil

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PETIÇÃO INICIAL CÍVEL Artigo 319 do Código de Processo Civil PETIÇÃO INICIAL CÍVEL Artigo 319 do Código de Processo Civil 1. Conceito de Petição Inicial Art. 319 do CPC 2. Requisitos da Petição Inicial a) Endereçamento b) Qualificação das partes c) Fato e fundamentos

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br - Procedimento. JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA (Lei nº 12.153/2009) - Adoção

Leia mais

Competência nos JEFs Lei Fed nº /2009

Competência nos JEFs Lei Fed nº /2009 Competência nos JEFs Lei Fed nº 12.153/2009 Eduardo Uhlein Agosto 2013 Lei Federal nº 12153/2009 Dispõe sobre os Juizados Especiais da Fazenda Pública dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO INTRODUÇÃO... 1 INTRODUÇÃO DAS EDIÇÕES ANTERIORES... 5 INTRODUÇÃO DA EDIÇÃO ATUALIZADA... 9 LEI 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991

ÍNDICE SISTEMÁTICO INTRODUÇÃO... 1 INTRODUÇÃO DAS EDIÇÕES ANTERIORES... 5 INTRODUÇÃO DA EDIÇÃO ATUALIZADA... 9 LEI 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 INTRODUÇÃO... 1 INTRODUÇÃO DAS EDIÇÕES ANTERIORES... 5 INTRODUÇÃO DA EDIÇÃO ATUALIZADA... 9 LEI 8.245, DE 18 DE OUTUBRO DE 1991 TÍTULO I DA LOCAÇÃO... 11 Capítulo I Disposições Gerais... 13 Seção I Da

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo fls. 1 Registro: 2014.0000017069 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Mandado de Segurança nº 2039481-82.2013.8.26.0000, da Comarca de Rio Claro, em que são impetrantes CLÁUDIO ANTONIO

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Lei 9.099, de 26 de setembro de 1995 Lei 9.099, de 26 de setembro de 1995 Dispõe sobre os Juizados Especiais Cíveis e Criminais e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Faço saber que o Congresso

Leia mais

CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio 2016 (presencial) Nº 10

CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio 2016 (presencial) Nº 10 CURSO TJMG Nível Médio Oficial de Apoio 2016 (presencial) Nº 10 DATA 08/7/2016 DISCIPLINA Atos de Ofícios Cíveis PROFESSOR Ival Heckert Jr. MONITOR Gabriela Mendes AULA 10/11 Ementa: Tutela de evidência.

Leia mais

Aula Demonstrativa DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Prof. Aloizio Medeiros

Aula Demonstrativa DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Prof. Aloizio Medeiros Aula Demonstrativa DIREITO PROCESSUAL CIVIL Prof. Aloizio Medeiros CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ATOS DE OFÍCIO TJ MG DIREITO PROCESSUAL CIVIL 1. Processos: conceito, espécies, =pos de procedimento; distribuição,

Leia mais

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO REVISAÇO DIREITO PROCESSUAL CIVIL SÚMARIO 5

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO REVISAÇO DIREITO PROCESSUAL CIVIL SÚMARIO 5 SÚMARIO 5 Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO REVISAÇO... 11 DIREITO PROCESSUAL CIVIL... 13 QUESTÕES... 13 1. Princípios... 13 2. Jurisdição... 28 3. Ação... 33 4. Partes e Procuradores... 52 4.1. Capacidade

Leia mais

ENUNCIADOS APROVADOS ENUNCIADOS CÍVEIS

ENUNCIADOS APROVADOS ENUNCIADOS CÍVEIS ENUNCIADOS APROVADOS ENUNCIADOS CÍVEIS Prolatada a sentença, não se conhece do agravo de instrumento interposto contra a decisão que apreciou o pedido de tutela antecipada. É inadmissível o recurso de

Leia mais

Aula 91. Contestação (Parte IV): Art Incumbe ao réu, antes de discutir o mérito, alegar: II - incompetência absoluta e relativa.

Aula 91. Contestação (Parte IV): Art Incumbe ao réu, antes de discutir o mérito, alegar: II - incompetência absoluta e relativa. Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Contestação. Defesas processuais Artigo 337, II a VII / 91 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 91 Contestação (Parte

Leia mais

JUIZADOS ESPECIAIS PROFESSOR: JOSÉ HENRIQUE MOUTA (www.henriquemouta.com.br)

JUIZADOS ESPECIAIS PROFESSOR: JOSÉ HENRIQUE MOUTA (www.henriquemouta.com.br) JUIZADOS ESPECIAIS 19.11.15. PROFESSOR: JOSÉ HENRIQUE MOUTA (www.henriquemouta.com.br) 1. PRINCÍPIOS INFORMADORES DO SISTEMA DOS JUIZADOS ESPECIAIS A) Oralidade. - prevalência da palavra falada sobre a

Leia mais

PROCESSO CIVIL. Prof. Guilherme Koenig Bacharel em Direito Uniritter Pós-graduando (Processo e Direito Civil) Servidor Público - Oficial de Justiça

PROCESSO CIVIL. Prof. Guilherme Koenig Bacharel em Direito Uniritter Pós-graduando (Processo e Direito Civil) Servidor Público - Oficial de Justiça PROCESSO CIVIL Prof. Guilherme Koenig Bacharel em Direito Uniritter Pós-graduando (Processo e Direito Civil) Servidor Público - Oficial de Justiça guilherme.koenig@hotmail.com Instagram: @Guilherme Koenig

Leia mais

Juizado Especial Cível (lei nº 9.099/1995). DIVISÃO. PRINCÍPIOS 1 - Princípio da Oralidade (art. 2º)

Juizado Especial Cível (lei nº 9.099/1995). DIVISÃO. PRINCÍPIOS 1 - Princípio da Oralidade (art. 2º) Curso Escrevente SP Juizado Especial Cível (lei nº 9.099/1995). Código de Processo Civil - dos Atos Processuais (Livro IV): da Forma, do Tempo e do Lugar dos Atos Processuais (Título I), da Comunicação

Leia mais

PETIÇÃO INICIAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PETIÇÃO INICIAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR AULA 6 PETIÇÃO INICIAL NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Case jurídico: inscrição indevida no nome do consumidor nos cadastros de restrição de crédito 1 Prática Forense no Direito do Consumidor Petição

Leia mais

PRINCIPAIS PRAZOS NA LEI Nº 8.245, DE (Lei das Locações)

PRINCIPAIS PRAZOS NA LEI Nº 8.245, DE (Lei das Locações) PRINCIPAIS PRAZOS NA LEI Nº 8.245, DE 18-10-1991 (Lei das Locações) LOCAÇÃO NÃO RESIDENCIAL Depósito judicial e complemento Art. 62. Nas ações de despejo fundadas na falta de pagamento de aluguel e acessórios

Leia mais

JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA

JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA... 4 O que são os Juizados Especiais da Fazenda Pública?...4 Competência do Juizado Especial da Fazenda

Leia mais

Juizados Especiais. Aula 8 ( ) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor)

Juizados Especiais. Aula 8 ( ) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) Juizados Especiais Aula 8 (09.04.13) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) e-mail: vinipedrosa@uol.com.br Ementa da aula Recursos e embargos de declaração Mandado de segurança, habeas corpus

Leia mais

Ação Anulatória do Débito Fiscal

Ação Anulatória do Débito Fiscal Ação Anulatória do Débito Fiscal RUBENS KINDLMANN Previsão Legal Art. 38 - A discussão judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública só é admissível em execução, na forma desta Lei, salvo as hipóteses de

Leia mais

- quanto as partes COMPETÊNCIA

- quanto as partes COMPETÊNCIA Aula 9 TGP Competência 1 - é o critério de distribuição entre os vários órgãos - Conceito jurídicos, das atribuições relativas ao desempenho da jurisdição (Humberto Theodoro Jr.) - distribuição - a soberania

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores GOMES VARJÃO (Presidente), NESTOR DUARTE E ROSA MARIA DE ANDRADE NERY.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores GOMES VARJÃO (Presidente), NESTOR DUARTE E ROSA MARIA DE ANDRADE NERY. PODER JUDICIÁRIO Registro: 2014.0000257943 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº, da Comarca de São Paulo, em que é agravante ANTONIO LUIZ JOSÉ DE CARVALHO, é agravado

Leia mais

PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DE LOCAÇÃO

PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DE LOCAÇÃO PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DE LOCAÇÃO Lei n. 8.245/91 - Dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes Ação de Despejo por Falta de Pagamento - Petição Inicial O art.

Leia mais

SUMÁRIO PARTE CÍVEL LEI Nº 9.099, DE 26 DE SETEMBRO DE CAPÍTULO I Disposições Gerais

SUMÁRIO PARTE CÍVEL LEI Nº 9.099, DE 26 DE SETEMBRO DE CAPÍTULO I Disposições Gerais SUMÁRIO PARTE CÍVEL Introdução ao Juizado Especial Cível... 41 LEI Nº 9.099, DE 26 DE SETEMBRO DE 1995 CAPÍTULO I Disposições Gerais Comentários... 49 Art. 1º... 50 Referências... 50 Comentários... 50

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br - Esfera estadual. JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA (Lei nº 12.153/2009) - Sistema

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula 22/03/ Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula 22/03/ Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula 22/03/2017 - Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres 1-) Petição Inicial Conti.: No CPC de 1973 estava previsto no art. 282, atualmente no novo

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Execução Fiscal e Processo Tributário. Ação Anulatória Parte 2. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Execução Fiscal e Processo Tributário. Ação Anulatória Parte 2. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Execução Fiscal e Processo Tributário Parte 2 Competência Ação anulatória e a ação de embargos A ação anulatória, para o STJ, poderá ser utilizada antes, durante a execução fiscal e

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE 2 Na nova dinâmica do CPC, deixou de existir a ação cautelar que agora faz parte do processo de conhecimento como tutela. A liminar foi mantida principalmente nos procedimentos especiais

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Honorários, gratuidade e prazos. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Honorários, gratuidade e prazos. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Honorários, gratuidade e prazos Prof. Luiz Dellore 1. Honorários Art. 85. A sentença condenará o vencido a pagar honorários ao advogado do vencedor. 1 o São devidos honorários

Leia mais

TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES

TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES TÍTULOS DE CRÉDITO AÇÕES Armindo de Castro Júnior E-mail: armindocastro@uol.com.br Homepage: www.armindo.com.br Facebook: Armindo Castro Celular: (65) 99352-9229 AÇÃO CAMBIÁRIA CONCEITO Ação de execução

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL Art. 109. Aos juízes federais compete processar e

Leia mais

Mandado de Segurança. Exercícios Prof. Mauro Lopes. (bateria II)

Mandado de Segurança. Exercícios Prof. Mauro Lopes. (bateria II) Mandado de Segurança Exercícios Prof. Mauro Lopes (bateria II) 1) O procedimento da ação constitucional de mandado de segurança ADMITE que, em seu âmbito, seja realizado controle de constitucionalidade?

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho Competência em Razão da Matéria Parte 2. Prof.ª Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho Competência em Razão da Matéria Parte 2. Prof.ª Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Competência da Justiça do Trabalho Parte 2 Prof.ª Eliane Conde A Justiça do Trabalho não tem competência para processar e julgar Ação de Cobrança ajuizada por profissional

Leia mais

JUIZADO ESPECIAL DE FAMÍLIA

JUIZADO ESPECIAL DE FAMÍLIA JUIZADO ESPECIAL DE FAMÍLIA FÁTIMA NANCY ANDRIGHI Ministra do Superior Tribunal de Justiça Os ótimos resultados e as inúmeras vantagens obtidas pelos Juizados Especiais Cíveis e Criminais instigam a necessidade

Leia mais

Dano moral Projeção processual Prof. Denis Donoso Denis Donoso

Dano moral Projeção processual Prof. Denis Donoso Denis Donoso Dano moral Projeção processual Prof. Denis Donoso Denis Donoso Parte I Dano moral Âmbito material (brevíssima revisão) Responsabilidade civil Elementos geradores da responsabilidade civil. Dano e suas

Leia mais

CONFLITO DE COMPETÊNCIA CÍVEL N.º DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE MARINGÁ. SUSCITANTE

CONFLITO DE COMPETÊNCIA CÍVEL N.º DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE MARINGÁ. SUSCITANTE CONFLITO DE COMPETÊNCIA CÍVEL N.º 1.349.130-8 DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE MARINGÁ. SUSCITANTE : Juízo de Direito da 4.ª Vara Cível do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 A Situação Concreta Exposição da Situação Concreta e de suas mais de 50 Petições Vinculadas...1

Sumário. Capítulo 1 A Situação Concreta Exposição da Situação Concreta e de suas mais de 50 Petições Vinculadas...1 Sumário Capítulo 1 A Situação Concreta... 1 1.1. Exposição da Situação Concreta e de suas mais de 50 Petições Vinculadas...1 Capítulo 2 Petições Cíveis: Procedimento Comum... 7 2.1. Petição Inicial...7

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Juizado Especial Cível Professor: Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal Juizado Especial Cível Fundamento: Lei nº 9.099/1995. Objetivo é conciliar,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Prof ª. Eliane Conde As custas são devidas ao Estado pelo exercício da jurisdição.

Leia mais

Pedro, na qualidade de locatário, contratou com Antônio, locador, menor púbere, assistido por seu genitor, Fernando, a locação do imóvel residencial

Pedro, na qualidade de locatário, contratou com Antônio, locador, menor púbere, assistido por seu genitor, Fernando, a locação do imóvel residencial Pedro, na qualidade de locatário, contratou com Antônio, locador, menor púbere, assistido por seu genitor, Fernando, a locação do imóvel residencial de sua propriedade, unidade autônoma e integrante do

Leia mais

Competência no Processo Civil

Competência no Processo Civil Competência no Processo Civil Direito Processual Civil I Prof. Leandro Gobbo 1 Conceito Princípio do juiz natural. A competência quantifica a parcela de exercício de jurisdição atribuída a determinado

Leia mais

Aula 18. Competência Interna Critérios de determinação da competência

Aula 18. Competência Interna Critérios de determinação da competência Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Critérios de Determinação da Competência / 18 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 18 Competência Interna Critérios

Leia mais

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES 2 1- (Exame XIII 2014) Paulo ajuizou ação em face de sua exempregadora, a empresa Peças ABC Ltda. Na audiência, o Juiz propôs a conciliação, que

Leia mais

COMPETÊNCIA NO PROCESSO COLETIVO - PARTE

COMPETÊNCIA NO PROCESSO COLETIVO - PARTE Curso/Disciplina: Processo Coletivo Aula: Processo Coletivo - 15 Professor : Fabrício Bastos Monitor : Virgilio Frederich Aula 15 COMPETÊNCIA NO PROCESSO COLETIVO - PARTE 1. Serão abordados: -conceito

Leia mais

JULGAMENTO COLEGIADO DE CRIMES PRATICADOS POR ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS

JULGAMENTO COLEGIADO DE CRIMES PRATICADOS POR ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS 1 JULGAMENTO COLEGIADO DE CRIMES PRATICADOS POR ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS No ano de 2012, foi publicada a Lei nº 12.694, a qual trata sobre o processo e o julgamento colegiado em 1º grau de jurisdição de

Leia mais

Preparo efetuado. 1. Data e assinatura.

Preparo efetuado. 1. Data e assinatura. 1. RECEBIMENTO DE PETIÇÃO INICIAL (Rito ordinário) Autos n. Comarca de Preparo efetuado. 1 282). Recebo a petição inicial, por ser a mesma apta (CPC, art. Cite-se o requerido para que, caso queira, apresente

Leia mais

JUIZADO ESPECIAL CÍVEL

JUIZADO ESPECIAL CÍVEL JUIZADO ESPECIAL CÍVEL www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. COMPETÊNCIA DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC)... 4 Noções gerais...4 2. ATORES DO SISTEMA DE JUSTIÇA NO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL...9 Do juiz togado...9

Leia mais

LIVRO I Do Processo de Conhecimento...1

LIVRO I Do Processo de Conhecimento...1 Sumário LIVRO I Do Processo de Conhecimento...1 Capítulo 1 Da Jurisdição...3 1.1. Conceito de Jurisdição... 5 1.2. Exercício da Jurisdição Quem Exerce a Jurisdição?...15 1.3. Características da Jurisdição...17

Leia mais

Organização da Justiça do Trabalho, Competência Competência em razão da matéria e da pessoa... 34

Organização da Justiça do Trabalho, Competência Competência em razão da matéria e da pessoa... 34 SUMÁRIO Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 27 1.1. Organização da Justiça do Trabalho... 27 1.1.1. Introdução... 27 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho... 28 1.1.3. Tribunais Regionais

Leia mais

Juizados Especiais Criminais Elisa Pittaro

Juizados Especiais Criminais Elisa Pittaro Juizados Especiais Criminais Elisa Pittaro www.masterjuris.com.br 1-Godofredo tem a obrigação legal de cuidar de determinado idoso, mas o abandonou em um hospital conduta prevista no art. 98, do Estatuto

Leia mais

Aula nº 09. Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula 09 - Exercícios Comentados

Aula nº 09. Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula 09 - Exercícios Comentados Página1 Curso/Disciplina: Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula: Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula 09 Professor(a): Elisa Pittaro Monitor(a): Analia Freitas Aula nº 09. Juizados Especiais

Leia mais

26ª Vara - Juizado Especial Federal SENTENÇA

26ª Vara - Juizado Especial Federal SENTENÇA PROCESSO Nº 0023016-70.2018.4.01.3400 AUTOR: RÉU: UNIAO FEDERAL (FAZENDA NACIONAL) SENTENÇA TIPO: A I RELATÓRIO SENTENÇA Trata-se de ação em que a parte autora requer a inexistência de relação jurídico-tributária

Leia mais

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO...

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... Sumário PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... 19 1. JURISDIÇÃO... 19 1.1. Conceito de jurisdição... 19 1.2. Princípios da jurisdição... 19 1.2.1. Investidura... 19 1.2.2. Indelegabilidade... 20 1.2.3.

Leia mais

SUMÁRIO. NOTA DO AUTORÀ 4. a EDIÇÃO... NOTA DO AUTOR À 3. a EDIÇÃO... NOTA DO AUTOR À La E 2. a EDIÇÕES... INTRODUÇÃO...

SUMÁRIO. NOTA DO AUTORÀ 4. a EDIÇÃO... NOTA DO AUTOR À 3. a EDIÇÃO... NOTA DO AUTOR À La E 2. a EDIÇÕES... INTRODUÇÃO... SUMÁRIO NOTA DO AUTORÀ 4. a EDIÇÃO... NOTA DO AUTOR À 3. a EDIÇÃO... NOTA DO AUTOR À La E 2. a EDIÇÕES... INTRODUÇÃO... 7 9 11 19 PARTE I DOUTRINA 1. CONCEITO DE VALOR... 25 1.1 Preâmbulo...... 25 1.2

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE Direito processual civil PETIÇÃO INICIAL - CONCEITOS Ato judicial da parte autora com a finalidade de provocar a jurisdição acerca de um pedido, isto é, a pretensão resistida. É

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL COMPETÊNCIA - Parte 3 Prof(a). Bethania Senra g) ações em que a União e os Territórios forem partes ou intervenientes: o art. 99 do CPC deve ser entendido em harmonia com o art.

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL OBJETIVOS: Preparar o profissional da área cível para atuar num mercado cada vez mais competitivo, com plena compreensão das questões que são mais cobradas

Leia mais

Prof. Adriana Rodrigues

Prof. Adriana Rodrigues Prof. Adriana Rodrigues Latim ius - Direito Dicere dizer Dizer o Direito Dicção do Direito Conceito É a atividade do Estado, exercida por intermédio do juiz, que busca a pacificação dos conflitos em sociedade

Leia mais

Michel Gouveia (não respondo no messenger)

Michel Gouveia (não respondo no messenger) Michel Gouveia (não respondo no messenger) Prof. Michel Gouveia Professor Michel Gouveia / Previtube michelogouveia (não respondo direct) Para não levar uma carência de ação, faça o requerimento administrativo.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal Procedimento comum sumaríssimo - Lei nº 9.099 de 1995 - Lei dos Juizados Especiais Criminais JECRIM Parte 2 Prof. Gisela Esposel - Artigo 62 da lei 9099/95.

Leia mais

Ações judiciais na locação de imóveis urbanos

Ações judiciais na locação de imóveis urbanos Ações judiciais na locação de imóveis urbanos Ação revisional de aluguel Ação de consignação de aluguel e acessórios da locação Prof. Denis Donoso Denis Donoso blogspot.denisdonoso.com.br Apresentação

Leia mais

Direitos Reais. Posse: direito de retenção; responsabilidade pelos danos causados à coisa;

Direitos Reais. Posse: direito de retenção; responsabilidade pelos danos causados à coisa; TEMA 11: POSSE EMENTÁRIO DE TEMAS: Posse: direito de retenção; responsabilidade pelos danos causados à coisa; LEITURA OBRIGATÓRIA CHAVES, Cristiano. Direitos Reais. Cristiano Chaves e Nelson Rosenvald.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação 1. Conceito de competência Capacidade é a maneira de se distribuir dentre os vários órgãos jurisdicionais, as atribuições relativas ao desempenho

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 80. Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 80. Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA Aula n. 80 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA 1 Fundamentação Legal Lei n. 12.153/2009 Aplicação subsidiária Código de Processo Civil Lei n. 9.099/1995

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE... ESTADO...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE... ESTADO... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE... ESTADO... NOME COMPLETO, nacionalidade, estado civil, profissão, inscrito no RG sob o nº..., e no CPF sob o nº..., residente

Leia mais

014/ (CNJ: ) Juíza de Direito - Dra. Vanessa Nogueira Antunes

014/ (CNJ: ) Juíza de Direito - Dra. Vanessa Nogueira Antunes COMARCA DE ESTEIO 1ª VARA CÍVEL Rua Dom Pedro, 200 Processo nº: Natureza: Excipiente: Excepto: Juiz Prolator: 014/1.14.0005129-6 (CNJ:.0010285-63.2014.8.21.0014) Exceção de Incompetência Companhia Brasileira

Leia mais

Sumário. Parte I JUIZADOS ESPECIAIS ESTADUAIS CÍVEIS

Sumário. Parte I JUIZADOS ESPECIAIS ESTADUAIS CÍVEIS Sumário Parte I JUIZADOS ESPECIAIS ESTADUAIS CÍVEIS Capítulo I NOÇÕES GERAIS... 23 1. Origem e fundamento... 23 2. Natureza da Lei 9.099/95... 25 3. Princípios informativos dos Juizados... 26 3.1. Oralidade...

Leia mais

Juizados Especiais. Aula 5 ( ) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor)

Juizados Especiais. Aula 5 ( ) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) Juizados Especiais Aula 5 (19.03.13) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) e-mail: vinipedrosa@uol.com.br Ementa da aula Citação (cont.) Audiência de conciliação e a arbitragem Conciliadores

Leia mais

Reis Friede Relator. TRF2 Fls 356

Reis Friede Relator. TRF2 Fls 356 Nº CNJ : 00433-3.205.4.02.50 (205.5.0.0433-8) ADVOGADO : RJ24996 - ANDERSON DA SILVA MOREIRA ORIGEM : 2ª Vara Federal do Rio de Janeiro (00433320540250) EMENTA RESPONSABILIDADE CIVIL. DESVALORIZAÇÃO DO

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br DISPENSA DE DEPÓSITO CAUÇÃO PELA FAZENDA PÚBLICA NA AÇÃO RESCISÓRIA Art. 968. A petição

Leia mais

Prezados amigos e leitores,

Prezados amigos e leitores, Prezados amigos e leitores, Abaixo, traço breves comentários sobre quatro questões de Direito Processual Civil da prova de analista da área judiciária do concurso do TRT da 1ª Região (2013). Para aprofundar

Leia mais

Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário

Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário A Lei n 12.153/09, ao disciplinar os Juizados Especiais Fazendários, omitiu-se quanto ao cumprimento da sentença, porém,

Leia mais

LEI DOS JUIZADOS ESPECIAIS

LEI DOS JUIZADOS ESPECIAIS LEI DOS JUIZADOS ESPECIAIS Lei nº 9.099, de 26 de Setembro de 1995 (Atualizado até Lei 13.105/2015) AULA 1 JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS Art. 3º O Juizado Especial Cível tem competência para conciliação, processo

Leia mais

Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 25

Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 25 SUMÁRIO Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 25 1.1. Organização da Justiça do Trabalho... 25 1.1.1. Introdução... 25 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho... 26 1.1.3. Tribunais Regionais

Leia mais

- Competência - 1ª fase: Jurisdição Interna x Jurisdição Externa (ou Internacional / Estrangeira) - art. 88 e seguintes do CPC:

- Competência - 1ª fase: Jurisdição Interna x Jurisdição Externa (ou Internacional / Estrangeira) - art. 88 e seguintes do CPC: Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 06 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Competência: Busca do Juiz Competente (4 fases): Jurisdição Interna e Internacional; Critérios de

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br JUIZADO ESPECIAL FEDERAL (Lei nº 10.259/2001) Art. 10. As partes poderão designar,

Leia mais

5.6 Ações Trabalhistas Advindas da Relação de Emprego

5.6 Ações Trabalhistas Advindas da Relação de Emprego Dano moral individual o Competência Súmula nº 392 do TST - DANO MORAL. COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO (conversão da Orientação Jurisprudencial nº 327 da SBDI-1) - Res. 129/2005, DJ 20, 22 e 25.04.2005

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Fixação de Competência. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Fixação de Competência. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Fixação de Competência Prof. Luiz Dellore 1. Juiz BRASILEIRO ou juiz ESTRANGEIRO? 1.1 Competência concorrente (NCPC, 21 e 22) - réu domiciliado no Brasil; - obrigação tiver de

Leia mais

Ações de locação e o novo CPC

Ações de locação e o novo CPC Ações de locação e o novo CPC ANSELMO PRIETO ALVAREZ Procurador do Estado de São Paulo; Mestre e Doutor em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da (PUC/SP); Pós-doutor pela Universidade de

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR S : MINISTRO JOÃO OTÁVIO DE NORONHA EMENTA PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO. IMPUGNAÇÃO DO VALOR DA CAUSA. CONTEÚDO ECONÔMICO DA DEMANDA. REVISÃO PARCIAL DO CONTRATO.

Leia mais

Aula 40. Honorários advocatícios em grau recursal

Aula 40. Honorários advocatícios em grau recursal Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Honorários Advocatícios em grau recursal / 40 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 40 Honorários advocatícios em

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Direito

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Direito I. EMENTA: A disciplina tem a finalidade de realizar um estudo da Lei 9.099 de 26 de setembro de 1995, e da Lei n.º 10.259, de 12 de julho de 2001, destacando a importância histórica da criação e implantação

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PORTARIA Nº 1250-D.M

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PORTARIA Nº 1250-D.M TRIBUNAL DE JUSTIÇA PORTARIA Nº 1250-D.M O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei e tendo em vista o contido no protocolado sob nº

Leia mais