Trabalho de natureza profissional no âmbito da área de Informática:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Trabalho de natureza profissional no âmbito da área de Informática:"

Transcrição

1 Trabalho de natureza profissional no âmbito da área de Informática: António Paulo Santos Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras Abril de 2011 apsantos@linuxdigital.org (1/13)

2 INDICE 1. Introdução. 2. Caso de Estudo: Linux no Desktop? 2.1 Empresas e Associações. 2.2 Ensino. 2.3 Particulares e Residenciais. 2.4 Ultra-portáteis. 2.5 Servidores e Serviços. 2.6 Conclusões 3 Ponto de Situação. 4 Trabalho Futuro. 5 Características Técnicas. 5.1 Fontes 5.2 Ambiente Gráfico 5.3 Software 5.4 Arquitectura 5.5 Línguas 5.6 Versões 6 Referências. Apêndice A: Manual de Utilização apsantos@linuxdigital.org (2/13)

3 1. INTRODUÇÂO O primeiro contacto com o GNU/Linux deu-se em Março de 1995 na UTAD, aquando de pesquisa efectuada nas antigas BBS, sobre liberarias/objectos de CLIPPER para o projecto final de licenciatura. Desde 1999, de uma forma contínua, lecciono conteúdos programáticos referentes ao GNU/Linux a alunos/formandos de várias faixas etárias, no ensino oficial e privado, em associações e em empresas. No seguimento da minha actividade profissional como Consultor Especialista do Ministério da Economia e como gestor de projectos de natureza tecnológica em diversas organizações, deparei-me, aquando da implementação de projectos, nomeadamente no que concerne à instalação de Sistemas Operativos de Rede, com a inexistência de um Sistema Operativo de Rede Open Source Linux que pudesse corresponder às minhas necessidades de administrador de sistemas e simultaneamente as necessidades dos comuns utilizadores. Por esse motivo, pareceu-me necessário e oportuno a criação de um Sistema Operativo Open Source Linux, em duas versões distintas, Live CD e Live DVD, que possa ir de encontro às necessidades dos administradores de sistemas e utilizadores comuns. O projecto OpenXange.org (OX) teve início em Setembro de 2007 e ao longo dos anos já teve outras duas versões/designações: Vixta.org e Simplis.org, resultantes de pedidos de costumização efectuados pelos utilizadores. Fig.1 Desktop do Open Xange apsantos@linuxdigital.org (3/13)

4 2. CASO DE ESTUDO: Linux no Desktop? Desde a sua génese a comunidade Open Source (FOSS), todos os anos, levanta a seguinte questão: O GNU/Linux está preparado para ser utilizado por utilizadores comuns nos seus computadores pessoais? Pretende-se responder a esta questão, descrevendo o comportamento dos utilizadores comuns em várias organizações e habitats, no seu dia-a-dia e também a experiência profissional adquirida com o desenvolvimento do Open Xange. Este estudo tenta responder à questão acima referida e tem por base a experiência adquirida no decorrer destes últimos anos a desenvolver, manter e dar suporte ao OpenXange.org. 2.1 Empresas e Associações Neste ambiente, em virtude da sua maior exigência em termos de software, é utilizada a versão Live DVD, em dois tipos de contexto: Utilizadores habituais de Windows Neste contexto, normalmente são necessárias 1 a 2 semanas para que os utilizadores comecem a usar este Sistema Operativo de forma contínua e voluntária. Esta demora na habituação é devido à familiaridade que já têm com o Windows e à relutância em querer experimentar um Sistema Operativo novo. Depois da resistência inicial, constatamos a sua fácil aceitação, pois deixaram de sofrer de alguns problemas comuns aos Sistemas Operativos proprietários: Blue Screen Vírus Lentidão excessiva Novos utilizadores de TIC Neste segundo contexto, normalmente são necessárias 2 a 4 semanas para uma normal utilização, uma vez que, muitas das dificuldades se prendem com o uso das TIC pela primeira vez. Em virtude da inexistência de habituação a outros Sistemas Operativos, não se coloca a problemática da resistência a mudança neste caso. apsantos@linuxdigital.org (4/13)

5 Mais-valias: Integração transparente com os Domínios Windows. Redução total de custos no combate a vírus. Redução de 70% nos custos de manutenção. Hardware necessário para pc de trabalho, extremamente reduzido CPU: PIII a 500 Mhz RAM: 512 MB HDD: 5 GB 2.2 ENSINO Existem actualmente instituições de mais de 100 países, tais como EUA, GB, Rússia, França, Alemanha e China que utilizam o OpenXange, informação confirmada pelo pedido dessas organizações solicitando traduções para as suas línguas nativas. Pude constatar nas salas de ensino/formação que em média, uma hora após a iniciação da utilização, sem qualquer tipo de aprendizagem, os alunos/formandos começam a usar de uma forma normal as aplicações mais usuais, tais como Firefox, Msn, Skype, Office e VLC. Após uma semana, já são capazes de usar aplicações mais avançadas e procurar interacções entre elas. A aceitação é rápida e em alguns casos existe mesmo admiração, devendo-se esta ultima, às funcionalidades 3D do Open Xange: Familiar Look and Feel Efeitos Eye-Candy Fig. 2 Desktop 3D do Open Xange 2010 apsantos@linuxdigital.org (5/13)

6 2.3 PARTICULARES e RESIDÊNCIA É neste contexto que se tornam menos evidentes as vantagens do uso do OpenXange, pois em Portugal 70% do software usado domesticamente é pirata. Mas apesar dessa contingência nacional, a nível internacional o feedback tem sido constante, pois as vantagens relativamente à utilização de software pago tornam-se mais marcantes, levando a que, com pena minha, não consiga responder a todos os pedidos de upgrade e/ou adição deste ou aquele software. Mais-valias Também a possibilidade de poder experimentar antes de usar, devido ao facto de todas as releases serem do tipo Live, tem sido um factor muito importante na divulgação e aceitação por parte dos utilizadores, principalmente os utilizadores de software closed source. Outro facto bastante salientado pelos utilizadores prende-se com a possibilidade de reaproveitar hardware obsoleto, pois é possível fazê-lo com especificações mínimas de hardware, conforme é referido nas Mais Valias no ponto 1. Outro ponto de interesse referido advêm da possibilidade de usar o Live CD/DVD como ferramenta de recuperação de documentos, em PC's com Software Closed Source, que já não arrancam devido a vírus ou outra qualquer anomalia no SW instalado. apsantos@linuxdigital.org (6/13)

7 2.4 Ultra-portáteis Neste segmento, que é transversal a todas as outras três áreas referidas, a aceitação revelou-se surpreendente, devido às mais-valias tecnológicas já referidas: 3D Real Boot em 35 seg. Instalação através de USB (menos de 120 seg.) Fig. 3 Desktop 3D do Open Xange 2010 no ASUS EEPC 2.5 Servidores e Serviços Em virtude da sua própria natureza, as distribuições Open Source, incluem inúmeros serviços que permitem de uma forma fácil, usando as ferramentas gráficas de administração, transformar o OpenXange num servidor. Os serviços mais usuais que podem ser disponibilizados são: Páginas Web usando o APACHE, usando o Postfix FTP usando o VSFTP Partilha de ficheiros e impressoras usando o SAMBA apsantos@linuxdigital.org (7/13)

8 2.6 Conclusões Na minha opinião, os últimos anos têm vindo a demonstrar que o Linux veio para ficar, no que diz respeito à utilização dos sistemas GNU/Linux por parte dos utilizadores comuns nos seus computadores pessoais, devido a dois factores: a enorme crise mundial... que leva a que toda a gente tenha que conseguir reduzir custos em tudo o que for possível, mesmo em licenças de Software proprietário. 2. A adopção por parte dos fabricantes de ultra-portáteis nos sistemas GNU/Linux e o seu sucesso comercial, fez com que os preços baixassem 1/3 do seu valor desde o seu lançamento em Setembro de Estes dois factores conjugados e a experiência adquirida com o OpenXange, leva-me a responder positivamente à questão: O GNU/Linux está preparado para ser utilizado por utilizadores comuns nos seus computadores pessoais? Um outro factor que vem reforçar a minha conclusão, advêm do facto de os grandes fornecedores mundiais de Hardware terem feito apostas claras no linux, abrindo áreas de negócio dedicadas em exclusivo ao Open Source, o que fez com que as lacunas de drivers existentes fossem quase todas eliminadas. IBM DELL HP INTEL AMD ATI NVIDIA apsantos@linuxdigital.org (8/13)

9 3. PONTO DE SITUAÇÃO Actualmente o OpenXange está referenciado nos principais sites de projectos Open Source Linux: SourceForge.net: #1657 o Downolads o Utilizadores de mais de 100 países já efectuaram o download Distrowatch.org: o OpenXange: #136 A titulo comparativo com os dois Sistemas Operativos Open Source também criados em Portugal: Distrowatch.org: o Caixa Mágica: #244 o Alinex: # TRABALHO FUTURO A criação de uma equipa de colaboradores e ou investigadores em full-time, permitindo assim ao OpenXange chegar aos lugares cimeiros do ranking. Apesar de ter recebido pedidos de possíveis colaboradores de outros países, optei por manter o carácter nacional da distribuição tentando assim dar um pequeno contributo para a modernização/projecção tecnológica portuguesa. apsantos@linuxdigital.org (9/13)

10 5. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS 5.1. Fontes Foram estudados várias hipóteses quanto às fontes de código aberto (Open Source) que seriam utilizadas para a criação do OX: RHEL Fedora Debian Ubuntu Mandriva Open Suse Após um cuidado estudo e teste às várias hipóteses, foi seleccionado a utilização das fontes do Fedora. 5.2 Ambiente Gráfico A escolha para o ambiente gráfico foi o KDE que não é o instalado por defeito no Fedora. Este facto levantou inúmeros problemas de natureza técnica para a obtenção de uma perfeita integração com o software (pacotes) existente nas fontes do Fedora. 5.3 Software O principal software disponível no OX é o seguinte: Kernel LibreOffice 3.3 Firefox 4.0 Pidgin (MSN) Skype kbluetooth VLC (Multimedia) Adobe Reader_enu Flash plugin apsantos@linuxdigital.org (10/13)

11 5.4 Arquitecturas Actualmente está disponível para duas arquitecturas de processador: i386 x86_ Linguas Actualmente está disponível para as seguintes línguas: Ingles Português É possível instalar outras línguas, usando para isso o instalador automático. 5.6 Versões Optei por uma filosofia de Live CD/DVD, em virtude de nesta forma, ser possível experimentar antes de instalar. Actualmente estão disponíveis as seguintes versões: Live CD, versão minimalista para poder caber num CD, devido ao facto de ainda inúmeros PC não terem um leitor de DVD Live DVD, versão completa para uso corporativo apsantos@linuxdigital.org (11/13)

12 6. REFERÊNCIAS (12/13)

13 APÊNDICE A - INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO 1. Fazer download do.iso: 2. Gravar a imagem.iso num CD/DVD 3. Introduzir o DVD no leitor de CD/DVD 4. Reiniciar o PC ou portátil, através do CD/DVD Caso se pretenda uma velocidade de inicialização mais rápida, também é possível gravar a imagem.iso numa pen USB. apsantos@linuxdigital.org (13/13)

Projecto SDAC 2010. Sistema Operativo Open Source. Curso: Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos

Projecto SDAC 2010. Sistema Operativo Open Source. Curso: Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos Projecto SDAC 2010 Sistema Operativo Open Source Curso: Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos Disciplina: Sistemas Digitais e Arquitectura de Computadores Professores: Catarina Santos/Paulo Guimarães

Leia mais

Servidores Virtuais. Um servidor à medida da sua empresa, sem investimento nem custos de manutenção.

Servidores Virtuais. Um servidor à medida da sua empresa, sem investimento nem custos de manutenção. es Virtuais Um servidor à medida da sua empresa, sem investimento nem custos de manutenção. O que são os es Virtuais? Virtual é um produto destinado a empresas que necessitam de um servidor dedicado ligado

Leia mais

Manual de Instalação. Gestão Comercial Golfinho. Gestão Comercial Golfinho - Manual de Instalação

Manual de Instalação. Gestão Comercial Golfinho. Gestão Comercial Golfinho - Manual de Instalação Manual de Instalação Gestão Comercial Golfinho 1 Caro Utilizador, É com muito gosto que lhe damos as boas vindas agradecendo a sua preferência pelos nossos produtos. Este manual tenta auxilia-lo na instalação

Leia mais

DELEGAÇÃO REGIONAL DO ALENTEJO CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA REFLEXÃO 3

DELEGAÇÃO REGIONAL DO ALENTEJO CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA REFLEXÃO 3 REFLEXÃO 3 Módulos 0771, 0773, 0774 e 0775 1/5 18-02-2013 Esta reflexão tem como objectivo partilhar e dar a conhecer o que aprendi nos módulos 0771 - Conexões de rede, 0773 - Rede local - instalação,

Leia mais

Guia de instalação. Configuração necessária Instalação e ativação

Guia de instalação. Configuração necessária Instalação e ativação Guia de instalação Configuração necessária Instalação e ativação Configuração necessária As aplicações da linha de produtos 4D v14 requerem como mínimo a seguinte configuração: Windows Mac OS Processador

Leia mais

Realizado por: Fábio Rebeca Nº6. Iuri Santos Nº8. Telmo Santos Nº23

Realizado por: Fábio Rebeca Nº6. Iuri Santos Nº8. Telmo Santos Nº23 Realizado por: Fábio Rebeca Nº6 Iuri Santos Nº8 Telmo Santos Nº23 1 Tutorial de instalação e partilha de ficheiros na Caixa Mágica Índice Índice... 1 Introdução... 2 Material que iremos utilizar... 3 Instalação

Leia mais

Relatório Preliminar de. Projecto de Telecomunicações em Contexto Empresarial II. VoIP Desenvolvimento de Aplicações em Plataformas Open Source

Relatório Preliminar de. Projecto de Telecomunicações em Contexto Empresarial II. VoIP Desenvolvimento de Aplicações em Plataformas Open Source Relatório Preliminar de Projecto de Telecomunicações em Contexto Empresarial II VoIP Desenvolvimento de Aplicações em Plataformas Open Source Cândido Silva Av. dos Descobrimentos, 333 4400-103 Santa Marinha

Leia mais

Realizado por: Fábio Rebeca Nº6. Iuri Santos Nº8. Telmo Santos Nº23

Realizado por: Fábio Rebeca Nº6. Iuri Santos Nº8. Telmo Santos Nº23 Realizado por: Fábio Rebeca Nº6 Iuri Santos Nº8 Telmo Santos Nº23 1 Tutorial de instalação e partilha de ficheiros no Ubuntu Índice Índice... 1 Introdução... 2 Material que iremos utilizar... 3 Instalação

Leia mais

Instalação do Sistema Operativo Windows XP

Instalação do Sistema Operativo Windows XP Curso Profissional - Técnico de Informática de Gestão 10ºB Prof. Pedro Lopes Ficha de Trabalho nº1 S i s t e m a s d e I n f o r m a ç ã o Instalação do Sistema Operativo Windows XP A instalação de um

Leia mais

Relatório Preliminar de. Projecto em Contexto Empresarial I. VoIP Desenvolvimento de Aplicações em Plataformas Open Source

Relatório Preliminar de. Projecto em Contexto Empresarial I. VoIP Desenvolvimento de Aplicações em Plataformas Open Source Relatório Preliminar de Projecto em Contexto Empresarial I VoIP Desenvolvimento de Aplicações em Plataformas Open Source Cândido Silva Av. dos Descobrimentos, 333 4400-103 Santa Marinha - Vila Nova de

Leia mais

Soluções de Gestão de Clientes e Impressão Universal

Soluções de Gestão de Clientes e Impressão Universal Soluções de Gestão de Clientes e Impressão Universal Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações

Leia mais

COLIBRI Ambiente Colaborativo Multimédia MÓDULO MOODLE. Rui Ribeiro colibri@fccn.pt. FCCN - Dezembro 2010

COLIBRI Ambiente Colaborativo Multimédia MÓDULO MOODLE. Rui Ribeiro colibri@fccn.pt. FCCN - Dezembro 2010 COLIBRI Ambiente Colaborativo Multimédia MÓDULO MOODLE FCCN - Dezembro 2010 Rui Ribeiro colibri@fccn.pt Módulo COLIBRI Concebido por: José Coelho Universidade Aberta Apoiado por: Rui Ribeiro FCCN Vitor

Leia mais

Operador de Computador. Informática Básica

Operador de Computador. Informática Básica Operador de Computador Informática Básica Instalação de Software e Periféricos Podemos ter diversos tipos de software que nos auxiliam no desenvolvimento das nossas tarefas diárias, seja ela em casa, no

Leia mais

Unidade 1: Sistema Operativo Linux

Unidade 1: Sistema Operativo Linux Unidade 1: Sistema Operativo Linux 1 2 Sistema Operativo Linux Objectivos desta unidade Caracterizar o sistema operativo Linux Saber como obter documentação e apoio sobre a instalação e utilização do Linux

Leia mais

O Linux e software Open Source em ambiente Hospitalar O caso do HAL

O Linux e software Open Source em ambiente Hospitalar O caso do HAL O Linux e software Open Source em ambiente Hospitalar O caso do HAL Divisão de Informática - António Cardoso Martins (informatica@hal.min-saude.pt) 1 Agenda Apresentação do Hospital Amato Lusitano A Divisão

Leia mais

Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador

Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registada nos EUA da Microsoft Corporation. As informações aqui

Leia mais

Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador

Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador Cópia de Segurança e Recuperação Manual do utilizador Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. O Windows e o Windows Vista são marcas comerciais ou marcas registadas da Microsoft Corporation,

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS.

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. PROGRAMA EMBRAPA DE MELHORAMENTO DE GADO DE CORTE MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. MANUAL DE INSTALAÇÃO: 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS

Leia mais

geas www.sensocomum.pt

geas www.sensocomum.pt geas Como uma aplicação online pode facilitar a gestão da minha associação + fácil fichas de sócio online + rápido consulta de cotas + controlo histórico de alteração dados Com uma ferramenta disponível

Leia mais

Software Registado e Certificado pela AT GESTÃO DE LAVANDARIAS. mercado exigente! Certificado. Retail Solutions

Software Registado e Certificado pela AT GESTÃO DE LAVANDARIAS. mercado exigente! Certificado. Retail Solutions Certificado Eficiência Eficiência para para vencer... vencer... Num Num mercado mercado exigente! exigente! Software Registado e Certificado pela AT LAVA i Índice Introdução Apresentação da Empresa Pág.

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DE ACTIVIDADES

RELATÓRIO ANUAL DE ACTIVIDADES SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO DIRECÇÃO DE SERVIÇOS DE FORMAÇÃO E ADAPTAÇÕES TECNOLÓGICAS RELATÓRIO ANUAL DE ACTIVIDADES 2006 ÍNDICE 1. Nota Introdutória...

Leia mais

USB Creator. USBCreator. 1. Requerimentos. Página Imutável Informação Anexos Mais Acções. Ubuntu Brazil Entrar Help

USB Creator. USBCreator. 1. Requerimentos. Página Imutável Informação Anexos Mais Acções. Ubuntu Brazil Entrar Help 1 de 8 04/06/2013 18:02 Página Imutável Informação Anexos Mais Acções Ubuntu Brazil Entrar Help USBCreator USB Creator Hoje, também gravar o Ubuntu ou as várias distribuições Linux num pen drive nunca

Leia mais

PROJ. Nº 528362 LLP-1-2012-1-NL-ERASMUS-ECUE

PROJ. Nº 528362 LLP-1-2012-1-NL-ERASMUS-ECUE REDIVE GUIA LMS PROJ. Nº 528362 LLP-1-2012-1-NL-ERASMUS-ECUE Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão

Leia mais

Relatório Final de Avaliação. Acção n.º 8A/2010. Quadros Interactivos Multimédia no Ensino/ Aprendizagem das Línguas Estrangeiras Francês/Inglês

Relatório Final de Avaliação. Acção n.º 8A/2010. Quadros Interactivos Multimédia no Ensino/ Aprendizagem das Línguas Estrangeiras Francês/Inglês Centro de Formação de Escolas dos Concelhos de Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos Relatório Final de Avaliação Acção n.º 8A/2010 Quadros Interactivos Multimédia no Ensino/ Aprendizagem das Línguas

Leia mais

Entendendo como funciona o NAT

Entendendo como funciona o NAT Entendendo como funciona o NAT Vamos inicialmente entender exatamente qual a função do NAT e em que situações ele é indicado. O NAT surgiu como uma alternativa real para o problema de falta de endereços

Leia mais

Programa de Universidades

Programa de Universidades University Program International Univer- sities Certified Universities Programa de Universidades 2013 Infosistema. All rights reserved. www.iflowbpm.com O que é o iflow BPM? Tabela de Conteudos O que é

Leia mais

Introdução ao Puppy Linux: Instalação num disco USB

Introdução ao Puppy Linux: Instalação num disco USB Introdução ao Puppy Linux: Instalação num disco USB Alex Gotev 1 Conteúdos O que é o Puppy Linux? Como o posso obter? Como o inicializo (boot)? Que programas estão incluídos? Instalação num disco USB 2

Leia mais

Manual de Utilizador. Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais. Escola Superior de Tecnologia. Instituto Politécnico de Castelo Branco

Manual de Utilizador. Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais. Escola Superior de Tecnologia. Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Tecnologia Instituto Politécnico de Castelo Branco Departamento de Informática Curso de Engenharia Informática Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais Ano Lectivo de 2005/2006

Leia mais

Edital 012/PROAD/SGP/2012

Edital 012/PROAD/SGP/2012 Edital 012/PROAD/SGP/2012 Nome do Candidato Número de Inscrição - Assinatura do Candidato Secretaria de Articulação e Relações Institucionais Gerência de Exames e Concursos I N S T R U Ç Õ E S LEIA COM

Leia mais

EDITORES DE TEXTO Capítulo 1: Avaliação técnica e econômica dos principais editores de texto do mercado.

EDITORES DE TEXTO Capítulo 1: Avaliação técnica e econômica dos principais editores de texto do mercado. Nome: Nº Série: EDITORES DE TEXTO Capítulo 1: Avaliação técnica e econômica dos principais editores de texto do mercado. Habilidades: Pesquisar novas ferramentas e aplicativos de informática para a área

Leia mais

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho vi http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Administração de Redes de Computadores Resumo de Serviços em Rede Linux Controlador de Domínio Servidor DNS

Leia mais

Acronis Backup & Recovery 10

Acronis Backup & Recovery 10 Acronis Backup & Recovery 10 Server for Linux Manual de introdução rápido Este documento descreve como instalar e começar a utilizar o Acronis Backup & Recovery 10 Server para Linux. 1. Sistemas operativos

Leia mais

P HC XL - Nem calcula o produto que temos para si...

P HC XL - Nem calcula o produto que temos para si... P HC XL - Nem calcula o produto que temos para si... Documento FAQs Poderão ser contemplados campos de utilizadores da ML? Essa possibilidade não existe. Os campos disponíveis são os campos base da tabela

Leia mais

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

Instalar o Projeto Colibri RCP 7.0.2 no Ubuntu 12.04

Instalar o Projeto Colibri RCP 7.0.2 no Ubuntu 12.04 Instalar o Projeto Colibri RCP 7.0.2 no Ubuntu 12.04 O Sistema Operativo Linux, embora com uma baixíssima quota de mercado, quando comparado com Windows e OS X, no que refere a computadores pessoais, e

Leia mais

Windows Partners Day Principais razões para migrar para o Windows Vista

Windows Partners Day Principais razões para migrar para o Windows Vista Windows Partners Day Principais razões para migrar para o Windows Vista 1. O Windows Vista é um sucesso? 2. Os grandes mitos 3. Prêmio Perfil do Vende Dor Tímido Cansado Gentil Tolerância Zero Esperto

Leia mais

Instalando o Mandriva 2006

Instalando o Mandriva 2006 Instalando o Mandriva 2006 ( Parte1 ) Objetivo Este tutorial descreve todos os passos necessários para que qualquer usuário consiga instalar de forma prática o Mandriva 2006 ou 2007 Preparando o computador

Leia mais

Linux Caixa Mágica 14. Como Gravar um Live CD. http://www.caixamagica.pt. Julho 2009 Versão 1.1

Linux Caixa Mágica 14. Como Gravar um Live CD. http://www.caixamagica.pt. Julho 2009 Versão 1.1 Linux Caixa Mágica 14 Como Gravar um Live CD http://www.caixamagica.pt Julho 2009 Versão 1.1 Índice 1. Introdução...3 2. Gravar um Live CD em sistemas Linux...3 2.1. Verificação da Integridade da Imagem

Leia mais

Internet Update de PaintManager TM. Manual de instalação e utilização do programa de actualização

Internet Update de PaintManager TM. Manual de instalação e utilização do programa de actualização Internet Update de PaintManager TM Manual de instalação e utilização do programa de actualização ÍNDICE O que é o programa Internet Update? 3 Como se instala e executa o programa? 3 Aceder ao programa

Leia mais

Introdução. O Windows Server 2003 está dividido em quatro versões:

Introdução. O Windows Server 2003 está dividido em quatro versões: Introdução Este é um tutorial de como Instalar o Windows Server 2003, este é o primeiro de alguns tutoriais que farei para ambientes de servidores Windows. A instalação do Windows Server 2003 segue o mesmo

Leia mais

Manual de instalação. Manual de instalação. Liberdade. Liberdade. Versão 1.0.0-31/10/2002. Versão 1.0.0-31/10/2002

Manual de instalação. Manual de instalação. Liberdade. Liberdade. Versão 1.0.0-31/10/2002. Versão 1.0.0-31/10/2002 Liberdade Manual de instalação Liberdade Manual de instalação Versão 1.0.0-31/10/2002 Versão 1.0.0-31/10/2002 Praça dos Açorianos, s/n - CEP 90010-340 Porto Alegre, RS (051) 3210-3100 http:\\www.procergs.com.br

Leia mais

A SÈTIMA. O nosso principal objectivo

A SÈTIMA. O nosso principal objectivo 03 A SÈTIMA A SÉTIMA produz soluções de software maioritariamente com recurso à WEB, de modo a dar suporte ao crescimento tecnológico que é já a maior realidade do século XXI. Esta aposta deve-se ao facto

Leia mais

SYNCING.NET 2.0 Instalação & Configuração

SYNCING.NET 2.0 Instalação & Configuração SYNCING.NET 2.0 Instalação & Configuração Dicas e Recomendações...1 Instalação...2 Configuração...2 Primeiros Passos...2 Sincronização de Pastas (Partilha de Arquivos)...3 Criar uma nova rede de partilha

Leia mais

Sistemas de Informação e o Computador

Sistemas de Informação e o Computador Índice Noção de Sistema de Informação O Sistema de Informação no Escritório A palavra Informática é derivada de duas outras palavras associadas de escritório a ela, a primeira é informação e a segunda

Leia mais

Gestix Certificação DGCI Gestix Business, POS, Life e Enterprise. Gestix.com

Gestix Certificação DGCI Gestix Business, POS, Life e Enterprise. Gestix.com Gestix Certificação DGCI Gestix Business, POS, Life e Enterprise Gestix Certificação DGCI A quem é exigido A utilização de versões Gestix certificadas pela DGCI é exigida a partir de 1 de Janeiro de 2011

Leia mais

Caixa Mágica: 650.000 sistemas instalados e a crescer...

Caixa Mágica: 650.000 sistemas instalados e a crescer... Caixa Mágica: 650.000 sistemas instalados e a crescer... Linux 2009 VII Encontro Nacional de Tecnologia Aberta Paulo Trezentos Paulo.Trezentos@caixamagica.pt http://twitter.com/paulotrezentos Partner /

Leia mais

Fedora Linux - O sistema do mundo. Willian Oliveira - projeto.cem@gmail.com - CC BY-NC-ND 3.0

Fedora Linux - O sistema do mundo. Willian Oliveira - projeto.cem@gmail.com - CC BY-NC-ND 3.0 Fedora Linux - O sistema do mundo Willian Oliveira - projeto.cem@gmail.com - CC BY-NC-ND 3.0 Licença - Alguns direitos reservados Introdução O futuro do código aberto chega ao Fedora com características

Leia mais

Renan Borges Pereira¹, Paulo Henrique Gomes Barbosa². Faculdade de Tecnologia de Ourinhos FATEC. renanzaum_1@hotmail.com¹, paulohgb_15@hotmail.

Renan Borges Pereira¹, Paulo Henrique Gomes Barbosa². Faculdade de Tecnologia de Ourinhos FATEC. renanzaum_1@hotmail.com¹, paulohgb_15@hotmail. Renan Borges Pereira¹, Paulo Henrique Gomes Barbosa² Faculdade de Tecnologia de Ourinhos FATEC renanzaum_1@hotmail.com¹, paulohgb_15@hotmail.com² INTRODUÇÃO O modelo de software como um serviço (SaaS)

Leia mais

MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução

MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução MicrovixPOS Requisitos, Instalação e Execução Autor Público Alvo Rodrigo Cristiano dos Santos Suporte Técnico, Consultoria e Desenvolvimento. Histórico Data 13/06/2012 Autor Rodrigo Cristiano Descrição

Leia mais

Manual de Instalação da leitora de SmartCard Teo by Xiring

Manual de Instalação da leitora de SmartCard Teo by Xiring Manual de Instalação da leitora de SmartCard Teo by Xiring Versão especial p/ Banrisul e Infoestrutura 14 / Maio / 2008. Conteúdo: 1. Windows Vista 2. Windows XP, 2000 e 2003-Server 3. Windows 98 4. Windows

Leia mais

Escola Superior de Tecnologia de Setúbal. Projecto Final

Escola Superior de Tecnologia de Setúbal. Projecto Final Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Tecnologia de Setúbal Departamento de Sistemas e Informática Projecto Final Computação na Internet Ano Lectivo 2002/2003 Portal de Jogos Executado por:

Leia mais

Solução Base. Descrição do Serviço. A melhor solução de Internet e Voz para Profissionais e Empresas.

Solução Base. Descrição do Serviço. A melhor solução de Internet e Voz para Profissionais e Empresas. Solução Base Descrição do Serviço A melhor solução de Internet e Voz para Profissionais e Empresas. O acesso Internet Banda Larga que evolui com as suas necessidades. Características Solução adequada para:

Leia mais

SAFT para siscom. Manual do Utilizador. Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01. Data criação: 21.12.2007

SAFT para siscom. Manual do Utilizador. Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01. Data criação: 21.12.2007 Manual do Utilizador SAFT para siscom Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01 Data criação: 21.12.2007 Faro R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-220 FARO Telf. +351 289 899 620 Fax. +351 289 899 629

Leia mais

Laboratório de Sistemas e Redes. Nota sobre a Utilização do Laboratório

Laboratório de Sistemas e Redes. Nota sobre a Utilização do Laboratório Nota sobre a Utilização do Laboratório 1. Introdução O laboratório de Sistemas e Redes foi criado com o objectivo de fornecer um complemento prático de qualidade ao ensino das cadeiras do ramo Sistemas

Leia mais

Prof. Jefferson Costa www.jeffersoncosta.com.br

Prof. Jefferson Costa www.jeffersoncosta.com.br O que é Linux? Open Source (software Livre) é a mesma coisa que Software Gratuito? Quem é melhor? Qual é mais seguro? Encontramos muitas diferenças entre as distribuições de Linux? Posso desinstalar o

Leia mais

UPGRADES. Uma das melhores características do PC é o facto de ser uma arquitectura aberta, que permite a substituição de componentes com facilidade.

UPGRADES. Uma das melhores características do PC é o facto de ser uma arquitectura aberta, que permite a substituição de componentes com facilidade. IMEI UPGRADES Prof. Luís Moreira UPGRADES Uma das melhores características do PC é o facto de ser uma arquitectura aberta, que permite a substituição de componentes com facilidade. Do velho se faz novo.

Leia mais

Organização do Curso. Instalação e Configuração. Módulo II. Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores

Organização do Curso. Instalação e Configuração. Módulo II. Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores 1 Pós Graduação em Projeto e Gerencia de Redes de Computadores Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Prof.: Nelson Monnerat Instalação e Configuração 1 Sistemas Operacionais de Redes I - Linux Módulo

Leia mais

Universidade Federal de Goiás. Alexandre Ferreira de Melo CERCOMP / UFG

Universidade Federal de Goiás. Alexandre Ferreira de Melo CERCOMP / UFG Universidade Federal de Goiás Ubuntu Desktop Alexandre Ferreira de Melo CERCOMP / UFG Conpeex / 2010 Agenda Introdução Conceitos Categorias de Software História do Linux Arquitetura do Linux Ubuntu Projeto

Leia mais

Caixa Mágica e Magalhães

Caixa Mágica e Magalhães Caixa Mágica e Susana Nunes Susana.Nunes@caixamagica.pt Paulo Trezentos Paulo.Trezentos@caixamagica.pt Agenda Apresentação Institucional CMS Filosofia Linux Caixa Mágica 12 Mag Demonstração 2 Apresentação

Leia mais

Como instalar uma impressora?

Como instalar uma impressora? Como instalar uma impressora? Antes de utilizar uma impressora para imprimir seus documentos, arquivos, fotos, etc. é necessário instalá-la e configurá-la no computador. Na instalação o computador se prepara

Leia mais

Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1

Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1 Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1 Instalação e Actualização do Windows 8.1 Actualizar o BIOS, aplicações, controladores e executar o Windows Update Seleccionar o tipo de instalação Instalar

Leia mais

Migração da Versão 4.0 para a Versão 4.1 do MSS. Versão 1.0 de 08-03-2012. Português

Migração da Versão 4.0 para a Versão 4.1 do MSS. Versão 1.0 de 08-03-2012. Português Versão 1.0 de 08-03-2012 Português www.sysdevsolutions.com Migração da versão 4.0 para a versão 4.1 do MSS NOTA: Antes de executar qualquer operação, é aconselhado que faça a exportação de todos os documentos

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL & SOFTWARE LIVRE

SISTEMA OPERACIONAL & SOFTWARE LIVRE Curso Técnico em Redes de Computadores Disciplina de Sistemas Operacionais Livres SISTEMA OPERACIONAL & SOFTWARE LIVRE Professora: Juliana Cristina dos Santos E-mail: professora@julianacristina.com Site:

Leia mais

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto Como efetuo a mudança de ano do Ponto de Venda? No Programa Express aceda a Tabelas Pontos de Venda Postos de Venda abrir o separador Movimentos Caixa e: -

Leia mais

Laboratório de Redes. Professora Marcela Santos marcela@edu.estacio.br

Laboratório de Redes. Professora Marcela Santos marcela@edu.estacio.br Laboratório de Redes Professora Marcela Santos marcela@edu.estacio.br Active Directory (AD) Samba Máquina virtual Criação de uma máquina virtual Instalação do Windows Server O Active Directory (AD) é um

Leia mais

Sistema Operativo Linux

Sistema Operativo Linux Sistema Operativo Linux Linux É um sistema operativo da família UNIX, desenvolvido colaborativamente através da internet. É um software livre ou open source, com o código fonte disponível em www.kernel.org

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE OS POCEDIMENTOS UTILIZADOS PARA O PLANEAMENTO E INSTALAÇÃO DE UMA REDE EM TOPLOGIA ESTRELA

RELATÓRIO SOBRE OS POCEDIMENTOS UTILIZADOS PARA O PLANEAMENTO E INSTALAÇÃO DE UMA REDE EM TOPLOGIA ESTRELA RELATÓRIO SOBRE OS POCEDIMENTOS UTILIZADOS PARA O PLANEAMENTO E INSTALAÇÃO DE UMA REDE EM TOPLOGIA ESTRELA 1. Planeamento INDICE A - PLANEAMENTO DA REDE INFORMÁTICA 1. TOPOLOGIA DA REDE INFORMÁTICA Optamos

Leia mais

Instalando o Debian em modo texto

Instalando o Debian em modo texto Instalando o Debian em modo texto Por ser composto por um número absurdamente grande de pacotes, baixar os CDs de instalação do Debian é uma tarefa ingrata. Você pode ver uma lista dos mirrors disponíveis

Leia mais

LEARNING NETWORK MANAGER 2007 MANUAL DE INSTALAÇÃO

LEARNING NETWORK MANAGER 2007 MANUAL DE INSTALAÇÃO LEARNING NETWORK MANAGER 2007 MANUAL DE INSTALAÇÃO Preâmbulo No âmbito do Plano Tecnológico para a Educação considera-se de especial importância a actualização tecnológica dos espaços escolares, traduzindo-se

Leia mais

Linux em Portugal e Caixa Mágica Paulo Trezentos ADETTI / Caixa Mágica

Linux em Portugal e Caixa Mágica Paulo Trezentos ADETTI / Caixa Mágica Linux em Portugal e Caixa Mágica Paulo Trezentos ADETTI / Caixa Mágica Dia da Engenharia Informática Semana das Engenharias 27 de Abril de 2004 ESTiG/IPB - Bragança Agenda Situação Actual da Utilização

Leia mais

Apontamentos do livro de AI Linux. 1.5 Modo texto e modo gráfico

Apontamentos do livro de AI Linux. 1.5 Modo texto e modo gráfico Apontamentos do livro de AI Linux 1.5 Modo texto e modo gráfico 1 Modo texto e modo gráfico O sistema operativo Linux possui duas formas de acesso: modo texto e modo gráfico No modo gráfico, o utilizador

Leia mais

Guia do Professor. Módulo : Cor Luz Atividade: Formação de cores via processo aditivo

Guia do Professor. Módulo : Cor Luz Atividade: Formação de cores via processo aditivo Guia do Professor Módulo : Cor Luz Atividade: Formação de cores via processo aditivo A proposta é realizar uma experiência utilizando o computador para rodar softwares responsáveis pela simulação de mistura

Leia mais

ZS Rest. Manual Profissional. Instalação do Software. v2011

ZS Rest. Manual Profissional. Instalação do Software. v2011 Manual Profissional Instalação do Software v2011 1 1. Índice 2. Introdução... 2 3. Antes de Instalar... 3 b) Ter em consideração... 3 4. Iniciar a Instalação... 4 c) 1º Passo... 4 d) 2º Passo... 5 e) 3º

Leia mais

Boot Camp Guia de Instalação e

Boot Camp Guia de Instalação e Boot Camp Guia de Instalação e Índice 3 Introdução 4 Requisitos Necessários 5 Visão Geral da Instalação 5 Passo 1: Buscar atualizações 5 Passo 2: Preparar o Mac para Windows 5 Passo 3: Instalar o Windows

Leia mais

P E U G E O T A L E R T Z ONE S I S T E M A D E N A V E G A Ç Ã O E M T A B L E T C O M E C R Ã T A C T I L G U I A D E I N S T A L A Ç Ã O

P E U G E O T A L E R T Z ONE S I S T E M A D E N A V E G A Ç Ã O E M T A B L E T C O M E C R Ã T A C T I L G U I A D E I N S T A L A Ç Ã O PEUGEOT ALERT ZONE GUIA DO SISTEMA DE NAVEGAÇÃO P ARA TABLET COM ECRÃ TÁCTIL O presente documento descreve o procedimento para comprar, descarregar e instalar as actualizações e bases de dados do mapa

Leia mais

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Satélite Manual de instalação e configuração CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Índice Índice 1.Informações gerais 1.1.Sobre este manual 1.2.Visão geral do sistema 1.3.História

Leia mais

Auxiliar de instalação (Português Brasileiro) Primeiros passos

Auxiliar de instalação (Português Brasileiro) Primeiros passos Primeiros passos Auxiliar de instalação (Português Brasileiro) Agradecemos que você tenha optado por nosso produto e esperamos que esteja sempre satisfeito(a) com seu novo software da G DATA. Caso algo

Leia mais

Id: 39063 (34 years)

Id: 39063 (34 years) Ver foto Id: 39063 (34 years) DADOS PESSOAIS: Gênero: Masculino Data de nascimento: 12/12/1980 País: Other Country, Região:, Cidade: Portugal Ver CV completo Grave o CV TRABALHO DESEJADO: Objectivo: Conseguir

Leia mais

Impressão do Manual do Utilizador

Impressão do Manual do Utilizador bibliopac Interface WWW Versão 2003 Guia de instalação rápida Junho 2003 ATENÇÃO! Impressão do Manual do Utilizador No CD de instalação está disponível o ficheiro Interface WWW Manual.PDF. Este manual,

Leia mais

Sacix Linux Casa Brasil/Região Norte

Sacix Linux Casa Brasil/Região Norte Sacix Linux Casa Brasil/Região Norte Bruno de Carvalho de Christo 1 Bruno Lopes Dalmazo 1 Francisco Tiago Avelar 1 1 Acadêmico do Curso de Ciência da Computação Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Leia mais

POSTOUCH. Manual Software

POSTOUCH. Manual Software POSTOUCH Manual Software Introdução Introdução POS TOUCH é uma solução direcionada a pequenos postos de venda, que tem necessidade de criação de muitos talões de uma forma linear e rápida. A solução implementa

Leia mais

5. Métodos ágeis de desenvolvimento de software

5. Métodos ágeis de desenvolvimento de software Engenharia de Software 5. Métodos ágeis de desenvolvimento de software Nuno Miguel Gil Fonseca nuno.fonseca@estgoh.ipc.pt Desenvolver e entregar software o mais rapidamente possível é hoje em dia um dos

Leia mais

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert:

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert: BRAlarmExpert Software para Gerenciamento de Alarmes A TriSolutions conta com um produto diferenciado para gerenciamento de alarmes que é totalmente flexível e amigável. O software BRAlarmExpert é uma

Leia mais

Guia Rápido de Vodafone Conferencing

Guia Rápido de Vodafone Conferencing Guia de Utilizador Vodafone Guia Rápido de Vodafone Conferencing O seu pequeno manual para criar, participar e realizar reuniões de Vodafone Conferencing. Vodafone Conferencing Visão geral O que é uma

Leia mais

MANUAL UTILIZADOR SERVIÇO FTP

MANUAL UTILIZADOR SERVIÇO FTP Edição: 1.0 Data: 07/08/15 Pág.: 1/10 O sistema de FTP é um serviço de transmissão de ficheiros bilateral, disponibilizado pela Monoquadros para os seus parceiros de negócio, com vista á fácil e rápida

Leia mais

Linux vs. Windows: factos de fato ADETTI / Caixa Mágica. 2ª Semana da Engenharia 7 de Junhode 2004 ESTIG/IPBeja - Beja

Linux vs. Windows: factos de fato ADETTI / Caixa Mágica. 2ª Semana da Engenharia 7 de Junhode 2004 ESTIG/IPBeja - Beja Linux vs. Windows: factos de fato ADETTI / Caixa Mágica 2ª Semana da Engenharia 7 de Junhode 2004 ESTIG/IPBeja - Beja Agenda Situação Actual da Utilização Linux Desenvolvimento Regional Estratégia Linux

Leia mais

História. Sistema Operacional

História. Sistema Operacional História Linux é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operacional que utilize o núcleo Linux. Foi desenvolvido pelo Finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código

Leia mais

Uma história de sucesso do Programa Marie Curie em Portugal

Uma história de sucesso do Programa Marie Curie em Portugal Ref.: MTKD-CT-2004-014312 Uma história de sucesso do Programa Marie Curie em Portugal por Suhita Osório-Peters CEIFA ambiente Lda Sessão de Divulgação do 7º Programa-Quadro de ID&T Lisboa, 20 de Outubro

Leia mais

Como formatar e reinstalar o Windows 7

Como formatar e reinstalar o Windows 7 Como formatar e reinstalar o Windows 7 Windows 7 é muito melhor que as versões anteriores do Windows (XP e Vista). O processo de instalação é "simples e fáceis de seguir. Big Bravo! para a Microsoft por

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES DIRECÇÃO GERAL DOS RECURSOS HUMANOS DA EDUCAÇÃO DIRECÇÃO DE SERVIÇOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MANUAL DE INSTRUÇÕES (APENAS PARA ESCOLAS) MANIFESTAÇÃO DE NECESSIDADES PARA COLOCAÇÕES CÍCLICAS ANO ESCOLAR

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA RCTS

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA RCTS POLÍTICA DE SEGURANÇA DA RCTS ACTA DA REUNIÃO Nº 1 Data: 27/01/2011 10:00 Ordem de trabalhos: Ponto um: Enquadramento do trabalho a desenvolver neste grupo Ponto dois: Definição do âmbito da política de

Leia mais

A plataforma. Sistemas de Gestão de Aprendizagem. Carlos Nunes csmnunes@gmail.com

A plataforma. Sistemas de Gestão de Aprendizagem. Carlos Nunes csmnunes@gmail.com A plataforma Sistemas de Gestão de Aprendizagem Carlos Nunes csmnunes@gmail.com O que é o Moodle? É um Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS) e de trabalho colaborativo, acessível através da Internet

Leia mais

Leia antes de instalar Mac OS X

Leia antes de instalar Mac OS X Leia antes de instalar Mac OS X Leia este documento antes de instalar o Mac OS X. Ele inclui informações sobre os computadores compatíveis, requisitos do sistema e como instalar o Mac OS X. Para obter

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO Circular n.º 023/2014 Portal F.P.T. - Inscrições Exmo. Sr. Presidente, No seguimento da Circular Nº 021/2014 Inscrições em Provas F.P.T. e depois de disponibilizarmos a possibilidade de testar/treinar

Leia mais

OpenSUSE, é uma distribuição do sistema operacional GNU/Linux, desenvolvida pela comunidade opensuse de forma gratuita.

OpenSUSE, é uma distribuição do sistema operacional GNU/Linux, desenvolvida pela comunidade opensuse de forma gratuita. SUSE OpenSUSE, é uma distribuição do sistema operacional GNU/Linux, desenvolvida pela comunidade opensuse de forma gratuita. Após adquirir o SUSE Linux em Janeiro de 2004, a Novell, uma empresa norteamericana

Leia mais