UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO MANUAL DE ORIENTAÇÃO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO - PEDAGOGIA -

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO MANUAL DE ORIENTAÇÃO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO - PEDAGOGIA -"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO MANUAL DE ORIENTAÇÃO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO - PEDAGOGIA - Dezembro 2011

2 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO INFORMAÇÕES BÁSICAS DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Conceituação Bases Legais Natureza dos diferentes Estágios Objetivos do Estágio Obrigatório Os diferentes Estágios Obrigatórios Descrição das Etapas do Processo PROCEDIMENTOS PARA O INÍCIO E TÉRMINO DO ESTÁGIO Escolha do Campo de Estágio O Requerimento de Estágio O Plano de Estágio O Termo de Compromisso de Estágio (TCE) O Relatório Final Término do Estágio COMPETÊNCIAS AVALIAÇÃO APROVEITAMENTO DE HORAS Aproveitamento das horas de trabalho educacional para Estágios Obrigatórios ORIENTAÇÕES DIÁRIAS... 7 REFERÊNCIAS... 8 RELAÇÃO DE ANEXOS: Documentos que fazem parte da dinâmica do estágio 9 ANEXOS

3 APRESENTAÇÃO Prezado (a) aluno (a): Este manual tem como objetivo orientá-lo (a) acerca dos procedimentos e das atividades que envolvem o estágio obrigatório. Dessa forma, recomendamos a leitura atenta e constante deste material. Esperamos que você aproveite, intensamente, esse momento de formação profissional. Sucesso! Centro de Ciências Humanas

4 MANUAL DE ORIENTAÇÃO 4 ESTÁGIO OBRIGATÓRIO - PEDAGOGIA 1 INFORMAÇÕES BÁSICAS DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO 1.1 Conceituação O Estágio Obrigatório constitui o conjunto das atividades curriculares de ensino-aprendizagem profissional desenvolvidas em situação real de trabalho que favorece a articulação entre teoria e a vivência profissional. É indispensável, para a conclusão de curso, aos alunos regularmente matriculados na Graduação do Curso de Pedagogia. Nesse sentido, a USC apresenta sua proposta de estágio obrigatório para o Curso de Graduação em Pedagogia fundamentada em quatro princípios básicos: 1. Flexibilidade: dinâmica passível de mudanças processuais. 2. Autonomia: definição de possibilidade da produção de seus próprios conhecimentos. 3. Integração: metodologia interdisciplinar. 4. Atualização: abertura para mudanças de acordo com as necessidades. O programa de atividades deverá mediar a teoria com a prática, constituindo-se como espaço que cria a oportunidade de articulação entre o momento do saber e o momento do fazer, de forma a garantir a observação e reflexão. Proporciona a atuação do estagiário em situações contextualizadas da atividade profissional. Além disso, colabora para o desenvolvimento das competências e habilidades previstas no Projeto Pedagógico do curso. Deve, ainda, representar o conjunto das ações pertinentes para a formação do profissional da educação, articulando a formação didático-pedagógica ao eixo das atividades de conhecimento específico inseridas na matriz curricular do curso. Desse modo, deve traduzir na sua proposta pedagógica a responsabilidade, competência e o profissionalismo, pautados nos princípios éticos presentes na Missão da USC, inseridos nos documentos do PPI e PPC.

5 1.2 Bases legais 5 O processo deve decorrer norteado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira Lei 9394/96 (Artigo 82), Resolução CNE/CP 1/02 e Resolução CNE/CP 2/02. A proposta pedagógica do estágio deve permear atividades que garantam o desenvolvimento das competências e habilidades inseridas como função docente no artigo 13 da Lei 9394/96, abaixo mencionadas: I. Participar da elaboração da Proposta Pedagógica do estabelecimento de ensino; II. Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a Proposta Pedagógica do estabelecimento de ensino; III. Zelar pela aprendizagem dos alunos; IV. Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; V. Ministrar os dias letivos e horas aulas estabelecidas, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional, VI. Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade. A Lei 9394/96, ao oficializar um perfil de profissional para a Educação Básica, atribui à Universidade a responsabilidade da construção de uma política de formação inicial de professores que considere relevante a ampliação do espaço de atuação do profissional e a formação pedagógica. O Estágio Obrigatório, considerando o disposto na legislação vigente, é concebido como tempo de aprendizagem. O processo demanda a necessidade de estabelecer uma relação pedagógica entre o profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e o estagiário. A legislação deixa claro, ainda, que o estágio obrigatório deve ocorrer em regime de colaboração entre as agências formadoras e os sistemas de ensino (previsto no art. 211 da Constituição Federal), podendo ser acordadas as formas de participação entre as instâncias envolvidas.

6 6 1.3 Natureza dos diferentes Estágios Formação de professores para a Educação Básica e Gestão Escolar. 1.4 Objetivos do Estágio Obrigatório O projeto de estágio do curso de Pedagogia promove a integração teoriaprática e prepara o futuro profissional para o exercício de suas funções como educador, atendendo aos seguintes objetivos específicos: Oferecer condições para o estagiário desenvolver o plano de trabalho. Proporcionar condições para observação, análise e reflexão sobre a atuação do profissional da educação. Facilitar a participação do estagiário nas ações educativas em ambientes afins, ministrando aulas, desenvolvendo projetos ou qualquer outra atividade que enriqueça a sua formação profissional. 1.5 Os diferentes Estágios Obrigatório Os Estágios Obrigatórios efetivam-se com a ação dos estagiários em campo de trabalho, sob a orientação do Professor Orientador de Estágio. Esse espaço deve se tornar, para os estagiários, ambientes de aprendizagens sustentados pela análise e reflexão individual e coletiva, garantido o livre arbítrio na escolha do campo de estágios, desde que o mesmo atenda aos critérios da Lei 9394/96. O processo deverá promover as seguintes etapas: 1ª. Etapa - Pesquisa e análise documental sobre o campo de estágio, auxílio em atividades de gestão e acompanhamento do Planejamento Escolar. 2ª., 3ª. e/ou 4ª. Etapas - Observação e análise da prática docente e intervenção na prática pedagógica.

7 Carga horária 7 A carga horária correspondente a cada etapa respeitará o determinado nas matrizes curriculares de cada curso. Deverá ser cumprida integralmente. Obs.: Considerando a diferença existente entre matrizes curriculares, o estagiário (a) deve verificar as etapas referentes à matriz curricular em que se encontra matriculado (a). Quadro 1: Etapas de Estágio (Matrizes curriculares anteriores a 2008) Etapas do processo Total de horas em Descrição campo 1ª. Etapa 75 horas Pesquisa e análise documental sobre o campo de estágio, auxílio em atividades de gestão e acompanhamento do Planejamento Escolar. 2ª. Etapa 75 horas Observação e análise da prática docente e intervenção na prática pedagógica. 3ª. Etapa 75 horas Observação e análise da prática docente e intervenção na prática pedagógica. 4ª. Etapa 60 horas Observação e análise da prática docente, intervenção na prática pedagógica. As orientações de estágio irão acontecer durante as aulas das seguintes disciplinas: Estágio Supervisionado de Pedagogia: Gestão Escolar I. Estágio Supervisionado de Pedagogia Ensino Fundamental II 1º ao 3º ano. Estágio Supervisionado de Pedagogia Ensino Fundamental III 4º e 5º ano. Estágio Supervisionado de Pedagogia Educação Infantil IV.

8 Quadro 2: Etapas de Estágio (Matrizes curriculares a partir de 2008) 8 Etapas do Descrição processo 1ª. Etapa Pesquisa e análise documental sobre o campo de estágio, auxílio em atividades de gestão e acompanhamento do Planejamento Escolar. 2ª. Etapa Observação e análise da prática docente e intervenção na prática pedagógica. 3ª. Etapa Observação e análise da prática docente e intervenção na prática pedagógica. ATENÇÃO: O total de Horas em campo varia de acordo com a matriz curricular do curso. As orientações de estágio irão acontecer durante as aulas das disciplinas específicas de estágio conforme matriz curricular do curso. Quadro 3: Etapas de Estágio (Matrizes curriculares a partir de 2009) Etapas do Semestres Total de horas em Descrição processo campo 1ª. Etapa 6º. 100 horas Pesquisa e análise documental sobre o campo de estágio, auxílio em atividades de gestão e acompanhamento do Planejamento Escolar. 2ª. Etapa 7º. 100 horas Observação e análise da prática docente e intervenção na prática pedagógica. 3ª. Etapa 8º. 100 horas Observação e análise da prática docente e intervenção na prática pedagógica. As orientações de estágio irão acontecer durante as aulas das seguintes disciplinas: Pesquisa da Prática Pedagógica I: Planejamento e Avaliação. Pesquisa da Prática Pedagógica II: Dificuldades de Aprendizagem. Pesquisa da Prática Pedagógica III: Organização de situações de Aprendizagem.

9 1.5.1 Descrição das etapas do processo 9 O processo deverá promover as seguintes etapas: 1ª. Etapa - (Quadros 1, 2 e 3) Pesquisa e análise documental sobre o campo de estágio, auxílio em atividades de gestão e acompanhamento do Planejamento Escolar. Nessa etapa, o estágio se caracteriza pela constatação de aspectos fundamentais relacionados ao ambiente físico, Plano de Gestão e Regimento do campo de estágio. Consiste num processo de pesquisa para facilitar a análise e reflexão de temáticas, tais como: estrutura funcional e organizacional do campo de estágio, as relações de hierarquia, o processo operacional facilitador da interação das relações sociais, comunitárias; potencialidades, fragilidades e perspectivas administrativas e pedagógicas do campo de estágio, tendo como referência de análise o seu Plano de Gestão e Regimento Escolar. Objetivo: Preparar o futuro profissional para interagir no processo de gestão participativa da escola. Ações: Processamento, gerenciamento e sistematização de informações que poderão ser procedentes de questionários, entrevistas, pesquisas documentais, reuniões focais entre os envolvidos no processo, tanto no campo de estágio quanto na Universidade, conduzidos pelo Professor Orientador de Estágio. Abordagem: Estudos sobre o ambiente de estágio 2ª., 3ª. Etapas (Quadro 1 e 2) 3.ª Etapa (Quadro 2) e/ou 4ª. Etapa (Quadro 1) Observação e análise da prática docente e intervenção na prática pedagógica: desenvolvimento de projetos, regência de aula, apoio aos educandos, auxílio ao professor e confecção de materiais.

10 10 Nessas etapas, o estágio tem como propósito oferecer condições para que os estagiários estejam presentes nas salas de aula em escolas da Educação Básica. O estagiário observará a prática educativa do campo específico de atuação do futuro profissional, tendo como foco a sala de aula e o processo de ensino e aprendizagem e poderá intervir na prática pedagógica. Plano de aula: A participação do estagiário, ministrando uma aula, deverá ser registrada por meio de um plano da sua aula e contar com a apreciação do professor que observou o processo. Objetivos: Observar, analisar e refletir sobre a atuação do profissional de ensino em sala de aula e a relação de entre o ensino e a aprendizagem. Desenvolver ações educativas. Ações: Observação e participação de práticas educativas agrupadas em temáticas específicas de cada curso. Construção de situações que promovam a interação entre pessoas e os relacionamentos com a comunidade, família e outros segmentos educativos. Abordagens: Observação, análise e participação da prática docente. Desenvolvimento de projetos ou atividades de caráter interdisciplinar, comunitário e de promoção à cidadania. Nessas etapas também, o estagiário poderá acrescentar a sua formação, experiências que venham enriquecer a prática educativa com desenvolvimento de projetos interdisciplinares, comunitários e de cidadania. Elaboração do Projeto de Ação (em três vias): Ações que serão realizadas no campo de estágio, durante o semestre, inserindo o planejamento, os procedimentos e resultados de atividades ou projeto temático específico do seu curso, envolvendo alunos e agentes educativos do campo de estágio. Esse

11 documento deve conter a assinatura do estagiário, do professor orientador e do responsável pelo estagiário na sede de estágio. 11 Pimenta e Lima (2004, p.222) indicam que os projetos de estágio poderão abranger as seguintes dimensões: Pedagógica: envolvendo currículo, alunos, práticas pedagógicas, avaliação, sala de aula, metodologias de ensino e aprendizagem, disciplinas específicas, reforço escolar, arte e recreação, (in)disciplina, conduta dos alunos, violência e outros. Organizacional: envolvendo questões administrativas e financeiras, relações com os órgãos dos sistemas de ensino, projeto políticopedagógico, formação em serviço, órgãos de gestão, biblioteca, recursos em geral, recreação, etc. Profissional, envolvendo formação contínua, condições de exercício profissional, postura do professor e outros. Social, envolvendo comunidade, cidade, saúde, cidadania, órgãos de governo e de poder político e social e outros. 2 PROCEDIMENTOS PARA O INÍCIO E TÉRMINO DO ESTÁGIO Os procedimentos para o desenvolvimento do estágio envolvem as etapas relacionadas a seguir. 2.1 Escolha do Campo de Estágio O campo de estágio será escolhido pelo próprio estudante que submeterá sua escolha à apreciação do professor orientador. O campo de estágio deve oferecer as condições para que o estagiário desenvolva suas competências e habilidades profissionais e, portanto, deve ser escolhido com base nesses critérios. Assim, para uma avaliação criteriosa e adequada dos diferentes campos de estágio possíveis, o estudante terá um prazo de 15 (quinze) dias para decidir e escolher a instituição adequada para o

12 cumprimento dos objetivos firmados no Componente Curricular do Estágio Obrigatório O Requerimento de Estágio Após a escolha do campo de estágio, o estudante, regularmente matriculado no componente curricular do Estágio, deverá preencher o Requerimento de Estágio (anexo A) e devolvê-lo ao professor orientador dentro do prazo máximo de uma semana. Esse documento visa fornecer todas as informações necessárias para que a Secretaria do Centro de Ciências Humanas possa elaborar o Termo de Compromisso de Estágio. O professor orientador entregará o Requerimento de Estágio na Secretaria do Centro de Ciências Humanas para a elaboração do Termo de Compromisso de Estágio e contratação do seguro contra acidentes pessoais em favor do estagiário. 2.3 O Plano de Estágio Juntamente com o Requerimento de Estágio, o estudante deve elaborar o seu Plano de Estágio (anexo B): planejamento das ações que serão realizadas no campo de estágio, durante o semestre. Três cópias impressas desse plano devem ser entregues ao professor orientador. 2.4 O Termo de Compromisso de Estágio (TCE) O termo de compromisso do Estágio é um documento exigido por lei e sem o qual o estudante não pode iniciar as suas atividades de estágio. O TCE será entregue pelo professor orientador ao estudante que deverá assiná-lo e encaminhá-lo à unidade concedente para as devidas assinaturas. Cabe ressaltar que o Plano de Estágio é um anexo do Termo de Compromisso de Estágio e deverá ser enviado, em três vias, à unidade concedente para análise e aprovação. O estudante terá o prazo máximo de uma semana para devolver o TCE e o Plano devidamente assinados.

13 13 A seguir, o professor orientador encaminhará à Secretaria do Centro de Ciências Humanas as três vias do Termo de Compromisso de Estágio e do Plano de Estágio que deverão ser assinadas pela Coordenadoria Geral de Estágio. A Coordenadoria Geral arquivará uma das vias dos dois documentos. As outras duas vias serão devolvidas ao professor orientador que as encaminhará ao estudante. Este último, por sua vez, destinará uma das vias dos dois documentos à unidade concedente e a outra ficará com ele. Somente a partir desse momento o estudante terá autorização para dar início ao período de estágio obrigatório. Obs.: Estudantes que realizam estágio não-obrigatório ou que desenvolvem atividades no programa Bolsa Escola da Família não poderão aproveitar as horas dessas atividades em estágio obrigatório. 2.5 O Relatório Final A realidade do campo de estágio, depois de observada, analisada e debatida por meio do diálogo permanente entre o estagiário e os responsáveis pelo campo de estágio, deverá ser sistematizada num relatório, que será apresentado ao Professor Orientador de Estágio, constituindo-se em um instrumento de avaliação. O relatório final deverá ser salvo em PDF e gravado em CD (envolto em capa de papel). 2.6 Término do Estágio Ao final do estágio, o estudante entregará ao Professor Orientador os seguintes documentos: Relatório Final (Anexo C). Ficha de Frequência (Anexo D);

14 14 Ficha de Avaliação: Avaliação do Estagiário pelo Supervisor da Unidade Concedente, Autoavaliação do Estagiário e Avaliação do Estagiário pelo Professor Orientador de Estágio (Anexo E); Declaração de Conclusão de Estágio (Anexo F). Obs.: 1. Os anexos D, E e F deverão ser grampeados juntamente com o CD (Relatório final) Ao término do estágio, o professor orientador de estágio encaminhará à Coordenação Geral de Estágios os documentos acima relacionados. 3 COMPETÊNCIAS Coordenadoria Geral de Estágios: Coordenar as atividades de Estágio, junto aos órgãos internos e externos à Universidade; recolher os relatórios finais, as fichas de frequência, as fichas de avaliações, as declarações e encaminhálos à Secretaria Acadêmica para arquivo no prontuário acadêmico do estudante; zelar pelo cumprimento da legislação aplicável aos estágios; elaborar, com a participação dos coordenadores e professores orientadores, propostas de alteração do regulamento geral de estágio, submetendo-as à aprovação do Conselho Universitário; apoiar os coordenadores de cursos e professores orientadores na obtenção e divulgação de oportunidades de estágio; apresentar, semestralmente, relatórios de estágio à Pró-Reitoria Acadêmica; propor intercâmbio e troca de experiências entre os cursos; elaborar carta de apresentação do estudante. Coordenador do Curso: executar a política de estágios de acordo com os objetivos do Curso e Regulamento Geral dos Estágios da USC; em conjunto com os Professores Orientadores de Estágio, propor políticas, elaborar normas, acompanhar as atividades de estágio; coordenar a elaboração da proposta de Manual de Estágios do Curso, submetendo-o à aprovação do Conselho de Curso e Conselho Universitário; assegurar e administrar, com o apoio da Coordenadoria Geral de Estágios, as vagas de estágios necessárias ao curso,

15 15 mantendo cadastro atualizado para atender à demanda e oferta de estágios; apresentar à Coordenadoria Geral de Estágios proposta de convênio para abertura, manutenção ou alteração de campos de estágio; analisar os programas e planos de ensino das disciplinas de estágio propostos pelos Professores Orientadores; manter cadastro atualizado para atender a demanda e oferta dos estágios; colaborar com as instituições que se apresentam como campos de estágio na seleção dos candidatos. Professor Orientador: Orientar os estudantes quanto aos procedimentos para a realização do estágio; colaborar com a Coordenação Geral de Estágios analisando e conferindo a documentação exigida para o cumprimento das atividades de estágio; orientar, supervisionar e avaliar a execução do plano de estágio e o desempenho do acadêmico; participar de reuniões específicas para assuntos de estágio; acompanhar, orientar e avaliar o relatório final do estágio; manter contato com o supervisor do estágio da unidade concedente; encaminhar à Coordenadoria Geral de Estágios os relatórios e avaliações finais. Supervisor da Unidade Concedente: introduzir o estudante no campo de estágio; orientar, acompanhar e organizar atividades do estagiário na unidade concedente; auxiliar o estagiário diante de dificuldades, manter contato com a USC sempre que necessário; encaminhar relatórios de acompanhamento de atividades, bem como avaliações. Estudante-Estagiário: observar a legislação vigente pertinente ao estágio; assinar o Termo de Compromisso, em conjunto com o representante legal da unidade concedente e com o representante da USC; elaborar e cumprir o Plano de Estágio, aprovado pelo Professor Orientador de Estágio; aceitar e respeitar as normas da unidade concedente onde estiver atuando; comparecer ao local de estágio, pontualmente, nos dias e horas estipulados; cumprir as cláusulas constantes no Termo de Compromisso; elaborar textualmente e apresentar, ao término do estágio, o relatório final e as avaliações ao Professor Orientador e à unidade concedente do estágio, se esta assim exigir; manter, em

16 todas as atividades desenvolvidas durante o estágio, uma atitude ética conveniente aos valores éticos, morais e sociais estabelecidos AVALIAÇÃO Será aprovado, no componente curricular do Estágio, o estudante que obtiver média aritmética mínima de 7,0 (sete) entre as notas atribuídas aos instrumentos de avaliação, dentro do prazo determinado pelo calendário escolar, ao final de cada semestre letivo. 5 APROVEITAMENTO DE HORAS 5.1 Aproveitamento das horas de trabalho educacional para Estágios Obrigatórios Conforme legislações vigentes (Resolução CNE/CP nº 2 de 19/2/2002), o estudante poderá aproveitar 50% do total das horas de estágio, desde que atue como professor na Educação Básica. Esse aproveitamento ocorrerá somente nas 2ª., 3ª. ou 4ª. etapas. Procedimentos para o aproveitamento Efetuar matrícula no componente curricular do estágio. Providenciar, em duas vias, os seguintes documentos: Declaração de trabalho educacional (anexo N); Carta explicativa de aproveitamento de horas de estágio (anexo O); Relatório Reflexão da prática pedagógica (anexo P). Entregar os anexos N, O, P, ao professor orientador de estágio no início do semestre letivo.

17 17 Obs.: 1. O professor orientador avaliará, assinará e encaminhará a documentação à Coordenação Geral de Estágios. 2. A Coordenação Geral de Estágios também assinará os documentos. Em seguida, arquivará uma das vias no prontuário acadêmico do estudante. 3. A outra via será entregue ao professor orientador que deverá devolvêla ao estudante. 4. Ao término do semestre, o professor orientador registrará a média do Estudante no Diário de Classe. 6 ORIENTAÇÕES DIÁRIAS Ser assíduo e pontual. Vestir-se de maneira adequada ao ambiente e cuidar da aparência. Ser cordial com o pessoal da unidade concedente. Manter sigilo acerca das situações que ocorrem na unidade concedente. Cumprir as normas e os regulamentos da unidade concedente. Cumprir as atividades de forma eficiente e dentro do prazo previsto. Fazer anotações diárias para utilizá-las na redação do seu Relatório Final. Ler a bibliografia selecionada para a fundamentação teórica do Relatório Final. Se não houver mais interesse no desenvolvimento das atividades na unidade concedente, comunique ao seu professor orientador. Importante: O professor orientador é a primeira pessoa que deve ser comunicada sobre qualquer problema que venha a ocorrer durante o estágio.

18 7 REFERÊNCIAS 18 PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, Projeto Pedagógico Institucional (PPI): uma proposta para discussão. Universidade do Sagrado Coração. Bauru: USC, RELAÇÃO DE ANEXOS: Documentos que fazem parte da dinâmica do estágio Documentos Obrigatórios: Requerimento de estágio (Anexo A); Roteiro de plano de estágio (Anexo B); Relatório Final (Anexo C); Ficha de Frequência (Anexo D); Ficha de Avaliação: Avaliação do Estagiário pelo Supervisor da Unidade Concedente, Autoavaliação do Estagiário e Avaliação do Estagiário pelo Professor Orientador de Estágio (Anexo E); Declaração de Conclusão de Estágio (Anexo F). Documentos Sugeridos (Esses documentos poderão ser utilizados na dinâmica do estágio) Ficha de Caracterização da Escola (Anexo G); Análise Documental (Anexo H); Ficha de Observação de Aula (Anexo I); Roteiro de Plano de Aula Regência (Anexo J); Ficha de Avaliação do Estagiário Regência de Aula (Anexo K).

19 Documentos de aproveitamento das horas de trabalho educacional 19 Declaração de Trabalho educacional (Anexo N); Carta Explicativa de Aproveitamento de Horas (Anexo O); Relatório Reflexão da Prática pedagógica (Anexo P).

20 20 ANEXOS Documentos Obrigatórios

21 REQUERIMENTO DE SOLICITAÇÃO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO 21 ESTUDANTE: RA: RG: CPF: DATA/NASC / / CURSO: PEDAGOGIA ANO/SEMESTRE: ENDEREÇO: Nº: CIDADE: CEP: UF: TELEFONE: ( ) CEL: ( ) ESTÁGIO: PROFESSOR ORIENTADOR DO ESTÁGIO (USC): O ABAIXO ASSINADO VEM REQUERER ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Empresa Concedente: Pública ( ) Privada ( ) Razão Social: Endereço: Nº: Bairro Cidade: CEP: UF: Fone/Fax: CNPJ/MF: Representada por: (Pessoa autorizada pela empresa concedente para assinatura do TCE): RG nº: CPF nº: Responsável pelo Estagiário na Empresa (Funcionário do quadro de pessoal, com formação ou experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida no curso do estagiário, para orientar e supervisionar o estágio na Empresa): Cargo ou Função: Período do Estágio: / / a / / Dia(s): Horário: (Não poderá ultrapassar 06 horas diárias) Carga horária semanal: (Não poderá ultrapassar 30 horas semanais). Atividades a serem desenvolvidas no campo de estágio (Atividades compatíveis com a programação curricular estabelecida para o curso do estudante): Assinatura do (a) Estagiário (a) Data: / / Parecer do Professor Orientador do Estágio (USC): Bauru, / /.

22 22 ANEXO B - ROTEIRO DO PLANO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Modelo de Capa Folha A4 Universidade do Sagrado Coração Centro de Ciências Humanas Curso de Pedagogia Estágio Obrigatório Plano de Estágio Nome do estudante Bauru Introdução Explique do que se trata este documento: um plano que sistematizará as horas de estágio a serem desenvolvidas. 2. Justificativa Deverão ser justificadas: - a escolha de determinada unidade como campo de estágio; - a importância do estágio para sua formação profissional. 3. Objetivos Esclarecer quais os objetivos que pretende alcançar no desenrolar das atividades. 4. Diagnóstico do Campo de estágio Descrever o local do estágio, endereço e telefone, a hierarquia da empresa e/ou instituição, o público atendido, os serviços oferecidos, a organização e a disposição do espaço físico. 5. Atividades a serem realizadas Descrever as atividades que serão desenvolvidas durante o estágio, inclusive aquelas destinadas à orientação e elaboração dos relatórios. 6. Período de realização do estágio Período e horários em que as atividades de estágio serão desenvolvidas. A jornada de atividade em estágio será definida de comum acordo entre a instituição de ensino, a parte concedente e o estagiário, devendo constar do termo de compromisso, ser compatível com as atividades escolares e não ultrapassar 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais. 7. Referências Indicar as referências usadas como apoio ao desenvolvimento do estágio e para a elaboração do Relatório Final. 8. Assinaturas: Professor Orientador da USC, Representante Legal da Unidade Concedente e do Estudante. Obs.: O Plano de Estágio deve ser apresentado em 03 vias.

23 ANEXO C - ROTEIRO DO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO INTRODUÇÃO Local onde o estágio foi realizado. Período do estágio. Objetivos do estágio. Importância do estágio para a formação profissional do estudante. 2. APRESENTAÇÃO DA UNIDADE CONCEDENTE Histórico da Escola, tipo de ensino, período de funcionamento, número de classes. 3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Descrição das atividades desenvolvidas durante o estágio. Fundamentá-las com os referenciais teóricos pesquisados. 4. CONSIDERÇÕES FINAIS Apreciação crítica do acadêmico acerca da importância do estágio para a sua formação profissional: - Conclusão do conteúdo exposto. - Relato de experiências significativas. - Dificuldades encontradas. - Pontos negativos e positivos observados. - Avaliação do aproveitamento, salientando conhecimentos da vida acadêmica que contribuíram para o seu desempenho nas atividades desenvolvidas. - Propostas e recomendações com o objetivo de melhora do estágio. 5. REFERÊNCIAS Lista das referências utilizadas pelo estudante. 6. ANEXOS/APÊNDICES (opcional) Material suplementar (tabelas, figuras, formulários, questionários, etc.). IMPORTANTE: Convém apresentar um rascunho do relatório ao seu Professor Orientador para as devidas correções.

24 ANEXO D - REGISTRO DE FREQUÊNCIA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Estudante: Curso: Pedagogia Estágio: Professor Orientador/USC: Local do Estágio: Supervisor Local (Responsável pelo estagiário na unidade concedente): 24 Data Horário Total de Entrada Saída horas/dia Atividade Desenvolvida Assinatura do responsável da Unidade Concedente Total de horas: Bauru, / /. Assinatura do (a) Estagiário (a) Assinatura do Professor Orientador (a) / USC

25 Estudante: Curso: Pedagogia Estágio: Professor Orientador/USC: Local do Estágio: Supervisor da Unidade Concedente: ANEXO E - FICHA DE AVALIAÇÃO 25 AVALIAÇÃO DO ESTAGIÁRIO (Avaliação a ser preenchida pelo supervisor da unidade concedente do estágio) ASPECTOS DESEMPENHO DO ESTUDANTE MUITO SATISFATÓRIO SATISFATÓRIO INSATISFATÓRIO 1 Socialização e desembaraço. 2 Cooperação, entusiasmo e dinamismo. 3 Iniciativa, criatividade e organização. 4 Domínio do conhecimento teórico e prático no cumprimento do plano de estágio. 5 Assiduidade, pontualidade, responsabilidade e segurança no cumprimento das atribuições da sua função. 6 Postura profissional e apresentação física. Outras Informações: Bauru, / / Assinatura do (a) Supervisor (a) da Unidade Concedente AUTOAVALIAÇÃO DO ESTAGIÁRIO (Preenchida pelo estagiário) ASPECTOS SEMPRE 1 Fui pontual, assíduo, mostrando entusiasmado na realização das atividades. 2 Solicitei orientações diante de dificuldades. 3 Respeitei as normas estabelecidas no desempenho das atividades de estágio e as ideias da equipe onde realizei o estágio. 4 Sugeri ideias para um planejamento eficiente da minha atuação. 5 Respeitei e cooperei com atividades diversificadas quando solicitado. 6 Avaliei o meu progresso antes e após cada fase do estágio. 7 Anotei os aspectos relevantes que observei e realizei durante o estágio. 9 Contribui com o aperfeiçoamento do corpo discente. Assinatura do Estudante FREQUÊNCIA QUASE SEMPRE QUASE NUNCA NUNCA AVALIAÇÃO DO ESTAGIÁRIO (Avaliação feita pelo professor orientador da USC) ( ) Cumpriu as exigências. ( ) Cumpriu, parcialmente, as exigências. ( ) Não cumpriu as exigências. ( ) Aprovado ( ) Reprovado Bauru, / / Assinatura do Professor (a) Orientador (a)/usc

26 ANEXO F DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO 26 DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO (Papel timbrado da escola concedente do estágio) Declaro que o estudante, do curso de Pedagogia da Universidade do Sagrado Coração, cumpriu, neste Estabelecimento de Ensino, horas de Estágio Obrigatório no período de / / a / /., de de Carimbo da Escola e Assinatura do responsável Unidade Concedente do Estágio

27 27 ANEXOS Documentos Sugeridos

28 Estudante: ANEXO G - FICHA DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA Curso: Pedagogia Professor Orientador/USC: 28 NOME DA ESCOLA: ENDEREÇO: TELEFONE: CIDADE: ESTADO: MANTENEDORA Federal ( ) Estadual ( ) Municipal ( ) Privada ( ) Convênio ( ) Fundação( ) TIPO DE ENSINO Ed. Infantil ( ) Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio ( ) Outros: PERÍODOS DE FUNCIONAMENTO Manhã ( ) Tarde ( ) Noite ( ) NÚMERO DE CLASSES E ALUNOS Ensino Número de Classes Número de Alunos Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio Outros: Média de alunos por classe: alunos ESTRUTURA FÍSICA Prédio: Atende às necessidades ( ) Atende, parcialmente, às necessidades ( ) Não atende às necessidades ( ) Bom estado de conservação: ( ) sim ( ) não ( ) parcialmente Bom estado de limpeza: ( ) sim ( ) não ( ) parcialmente Tem acessibilidade para portadores de deficiências ou com mobilidade reduzida? ( ) sim ( ) não ( ) parcialmente Entrada e Saída: Tem cobertura? ( ) sim ( ) não Tem passagem livre de obstáculos? ( ) sim ( ) não Tem estacionamento? ( ) sim ( ) não Dependências: ( ) Biblioteca ( ) Brinquedoteca ( ) Auditório ( ) Sala de Audiovisual ( ) Sala de Orientação Educacional ( ) Sala de Psicólogo ( ) Sala da Direção ( ) Sala do Assistente de Direção ( ) Sala de Coordenador Pedagógico ( ) Sala de Assessoria Pedagógica ( ) Sala dos Professores ( ) Secretaria ( ) Tesouraria ( ) Laboratórios ( ) Cantina ( ) Refeitório ( ) Cozinha ( ) Pátio ( ) Quadra de Esportes Coberta ( ) Quadra de Esportes Descoberta ( ) Piscina ( ) Campo de Futebol ( ) Play Ground ( ) Tanque de Areia ( ) Sala de Jogos ( ) Almoxarifado ( ) Outras: Salas de aula Número de salas: São adequadas? ( ) sim ( ) não São suficientes? ( ) sim ( ) não. Conservação e limpeza ( ) excelente ( )boa ( ) razoável Sanitários Número de sanitários: São suficientes? ( ) sim ( ) não. Conservação e limpeza ( ) excelente ( )boa ( ) razoável Atendem às necessidades de deficientes físicos? ( ) sim ( ) não Possuem chuveiros? ( ) sim ( ) não Possuem lavatórios? ( ) sim ( ) não Os vasos sanitários são adequados à faixa etária dos alunos? ( ) sim ( ) não Tem vestiários ( ) sim ( ) não Bebedouros São suficientes? ( ) sim ( ) não. Conservação e limpeza ( ) excelente ( ) boa ( ) razoável

29 29 Mobiliários Atendem às necessidades ( ) Atendem, parcialmente, às necessidades ( ) Não atendem às necessidades ( ) Equipamentos Audiovisuais São em número suficiente? ( ) sim ( ) não Estão bem conservados? ( ) sim ( ) não São utilizados freqüentemente? ( ) sim ( ) não Quais são os equipamentos disponíveis? RECURSOS HUMANOS CORPO DIRETIVO/ APOIO PEDAGOGICO E EDUCACIONAL Principais Funções Diretor Assistente do Diretor Coordenador Pedagógico Coordenador Áreas Orientador Educacional Outros de CORPO ADMINISTRATIVO QTD. Secretário Principais Funções Escriturário Tesoureiro Auxiliar de Limpeza Inspetor de Alunos Bibliotecário Porteiro Merendeira Zelador Outros CORPO DOCENTE Total de Professores Regime de Trabalho Efetivos Eventuais OFA CLT Formação graduados especialistas mestres doutores

30 30 ANEXO H - ANÁLISE DOCUMENTAL ATIVIDADES A SEREM OBSERVADAS, ANALIZADAS E REGISTRADAS DURANTE A ETAPA 1 Observar e analisar a organização da escola, tendo como parâmetros: O Projeto Político Pedagógico ou Plano de Gestão ou Proposta Pedagógica Identificação do estabelecimento (nome, endereço, telefone, município...) Histórico da fundação Entidade mantenedora (Estado, Município, privada). Cursos mantidos pela unidade escolar. Grade curricular (das séries objetos de estágios). Turnos de funcionamento. Regimento Escolar Calendário escolar (cópia e análise de sua organização). Diário de Classe Recursos humanos (administração, corpo docente, corpo técnico, funcionários, etc.). Recursos materiais, entre outros. Aspecto físico. Descrição das salas de aula e demais espaços (condições, equipamentos básicos, etc.). Esse espaço está a serviço da prática pedagógica? Associações escolares (A.P. M, Jornal, etc.). O sistema de recebimento de recursos da escola (doações, mensalidades, APM). A relação que a escola estabelece com a comunidade (Cursos/palestras oferecidos à comunidade; Atividades desenvolvidas pela Escola da Família, etc.). A Proposta Pedagógica: Objetivos, conteúdos, metodologias de ensino e processo de avaliação. Faixa etária dos alunos, posição social, necessidades e valores dos mesmos. Dados sobre repetência e evasão escolar. Definição de estratégias para recuperação dos alunos com baixo rendimento escolar. A estrutura das reuniões de Pais e Professores. A estrutura das reuniões pedagógicas. A formação continuada para professores. Outros aspectos que o (a) estagiário (a) julgar pertinentes. Obs. Indicar as referências que serão usadas como apoio ao desenvolvimento do estágio e para a elaboração do Relatório Final.

31 31 ANEXO I - FICHA DE OBSERVAÇÃO DE AULA Estudante: Local do Estágio: Disciplina: Ano: Professor: Data da observação: Objetivos Você teve conhecimento prévio dos objetivos? Quais eram eles? Conteúdo Recursos Didáticos Qual assunto foi abordado? Quais recursos foram utilizados no desenvolvimento do conteúdo? Apresentação Aula Como o conteúdo foi introduzido? Quais procedimentos instrucionais foram empregados no desenvolvimento do conteúdo? Quais atividades os alunos desenvolveram? Como foi o envolvimento dos alunos durante as atividades? Avaliação da Aprendizagem O professor avaliou as atividades? Quais instrumentos foram utilizados? Avaliação do Professor pelo Estagiário Outras Informações O professor apresentou: ( ) Domínio do conteúdo. ( ) Entusiasmo e dinamismo na apresentação e no desenvolvimento dos conteúdos. ( ) Preocupação em construir espaço para a reflexão, participação e o diálogo com a turma. ( ) Explicações claras ( ) Bom relacionamento com a turma Fatos que chamaram sua atenção em relação à aula ou a algum aluno específico. Data: / / Assinatura do Estudante

32 ANEXO J - ROTEIRO PARA PLANO DE AULA (REGÊNCIA) IDENTIFICAÇÃO: Nome da escola: Endereço da escola: Nível: Ensino Fundamental ou Médio Ano: Ano: 20 Disciplina: Duração provável: 2. CONTEÚDO 3. OBJETIVO GERAL 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5. PROCEDIMENTOS DE AÇÃO/METODOLOGIA 6. TÉCNICAS/ATIVIDADES 7. RECURSOS 8. AVALIAÇÃO REFERÊNCIAS

33 ANEXO K - FICHA DE AVALIAÇÃO DO ESTAGIÁRIO REGÊNCIA DE AULA 33 (Avaliação a ser preenchida pelo Professor Responsável da Unidade Concedente) Estudante: RA: Estágio Obrigatório Professor Orientador/USC: Local do Estágio: Supervisor da Unidade Concedente: Carga horária total: Curso: Pedagogia ASPECTOS PLANEJAMENTO DA AULA MUITO SATISFATÓRIO SATISFATÓRIO INSATISFATÓRIO Clareza e pertinência dos objetivos. Seleção de conteúdos. Metodologia adequada. Recursos didáticos adequados. APRESENTAÇÃO DA AULA Objetividade e clareza na exposição dos conteúdos. Domínio do conteúdo. Entusiasmo na apresentação e no desenvolvimento dos conteúdos. Adequação do vocabulário ao nível dos alunos. Linguagem corporal apropriada. Coesão na exposição do conteúdo. Emprego adequado da metodologia escolhida. Preocupação em construir espaço para a reflexão, participação e o diálogo com a turma. AVALIAÇÃO Utilização de instrumentos adequados para avaliação da aprendizagem. Data: / / Professor Responsável da Unidade Concedente

34 34 ANEXOS Documentos de aproveitamento das horas de trabalho educacional

35 ANEXO L - DECLARAÇÃO DE TRABALHO EDUCACIONAL (MODELO I) 35 Papel timbrado da escola DECLARAÇÃO Declaramos para fins acadêmicos que, RG:, o estudante regularmente matriculado no curso de Pedagogia da Universidade do Sagrado Coração USC Bauru/SP, é professor(a) do ano, do... desta Instituição de Ensino, desde (mês) do (ano), perfazendo atualmente um total de horas/aula semanais. Firmamos a presente. Bauru,... de... de Assinatura Nome completo do diretor Carimbo

36 ANEXO M - CARTA EXPLICATIVA DE APROVEITAMENTO DE HORAS DE ESTÁGIO (MODELO II) 36 UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE PEDAGOGIA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CARTA DE SOLICITAÇÃO DE APROVEITAMENTO DE HORAS DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Eu,, RA, estudante regularmente matriculado no curso de Pedagogia da Universidade do Sagrado Coração USC Bauru/SP, vem justificar e solicitar o aproveitamento de horas em trabalho educacional para as horas de estágios curriculares referentes ao Estágio Obrigatório. O aproveitamento de horas em trabalho educacional justifica-se por eu ser professor da Escola, desde (mês) do (ano), e atualmente lecionar em ano do, conforme declaração emitida pela escola, em anexo. Para justificar ainda a coerência do aproveitamento, segue em anexo, um relatório denominado Reflexão da prática pedagógica, devidamente assinado pela escola em que trabalho e pelo professor responsável pela disciplina Estágio Supervisionado na Universidade do Sagrado Coração. No aguardo do deferimento de tal solicitação, agradeço antecipadamente. Bauru,... de... de Assinatura do Estudante: ( ) DEFERIDO ( ) INDEFERIDO / / Coordenadoria Geral de Estágios USC Bauru/SP

37 ANEXO P - RELATÓRIO Reflexão da Prática Pedagógica (MODELO III) 37 UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE PEDAGOGIA DISCIPLINA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Estudante: RELATÓRIO Reflexão da Prática Pedagógica O presente relatório tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas pela graduando do curso de Pedagogia, (nome do aluno), da Universidade do Sagrado Coração, enquanto docente da Escola, no ano de 20, em ano do... Elaborar um parágrafo com breve descrição da escola. Outro parágrafo com a descrição das atividades que desenvolve (divida em mais parágrafos se necessário): horário de entrada e saída, turma, quantidade de alunos, quantos meninos, quantas meninas, disciplinas ministradas, organização curricular, atividades extra-curriculares, HTPCs, reuniões de pais, projetos, facilidades/dificuldades encontradas, progressos alcançados, curiosidades, etc... Como é o relacionamento professor-aluno? Como é o relacionamento direção-coordenação-professor? Parágrafo final que apresente a importância da sua formação (...) para a sua prática pedagógica. O que mais você julgar necessário. CAPRICHE! Estudante: RA: Graduando do curso de... USC Bauru/SP Nome do diretor da Escola Diretor da Escola... Prof.:... Supervisor do Estágio Obrigatório USC Bauru/SP

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU BAURU 2015 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO... 2 1.1 Conceito... 2 1.2 Definição... 2 2 PROCEDIMENTOS PARA O INÍCIO E TÉRMINO DO ESTÁGIO... 3

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO

ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO I FUNDAMENTAÇÃO LEGAL 1. O Estágio, no Ensino Superior, é regulamentado pela Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008. 2. O Estágio é um

Leia mais

FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 1 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (Lei Nº 11.788 / 2008) Regulamenta as atividades do Estágio Curricular da FAMEC e estabelece normas

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO 1) UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE ITABERAÍ CURSO DE PEDAGOGIA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO REGULAMENTO Itaberaí/2012 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE ITABERAÍ CURSO DE

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Art. 1º Este Regulamento disciplina as atividades do Estágio Curricular Supervisionado,

Leia mais

CAPÍTULO I CONCEITO, FINALIDADE E OBJETIVOS

CAPÍTULO I CONCEITO, FINALIDADE E OBJETIVOS VOTO CONSU 2009-02 de 23/04/2009 2011-03 de 24/03/2011 2012-19 de 14/06/2012 REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Estabelece as normas institucionais para a realização de Estágios

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM SAÚDE MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PÓS-GRADUAÇÃO

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM SAÚDE MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PÓS-GRADUAÇÃO FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM SAÚDE MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL Diretor Geral Prof. Adalberto Miranda Distassi Coordenador Geral de Estágio: Prof. Ricardo Constante Martins

Leia mais

Escola Superior de Ciências Sociais ESCS

Escola Superior de Ciências Sociais ESCS Escola Superior de Ciências Sociais ESCS Manual do Estágio Supervisionado Curso de Graduação - Licenciatura em História MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Conforme legislação em

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS CAMPO GRANDENSES INSTRUÇÃO NORMATIVA 002/2010 17 05 2010

FACULDADES INTEGRADAS CAMPO GRANDENSES INSTRUÇÃO NORMATIVA 002/2010 17 05 2010 O Diretor das Faculdades Integradas Campo Grandenses, no uso de suas atribuições regimentais e por decisão dos Conselhos Superior, de Ensino, Pesquisa, Pós Graduação e Extensão e de Coordenadores, em reunião

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLA DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA DE ALFENAS CENTRO UNIVERSITÁRIO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLA DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA DE ALFENAS CENTRO UNIVERSITÁRIO FEDERAL REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO DE INTERESSE CURRICULAR DO CURSO DE QUÍMICA DA Efoa/Ceufe Resolução Nº 007/2005 pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) O presente regulamento foi elaborado tendo

Leia mais

REGULAMENTO DE MONITORIA FAESA

REGULAMENTO DE MONITORIA FAESA REGULAMENTO DE MONITORIA FAESA Página 1 de 11 1. CONCEITO / FINALIDADE : A monitoria consiste na atividade de apoio aos alunos das disciplinas de oferta regular do currículo as quais os coordenadores de

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO GUARUJÁ 2013 REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Artigo 1º - O Estágio

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA CREDENCIAMENTO: Decreto Publicado em 05/08/2004 RECREDENCIAMENTO: Decreto Publicado em 15/12/2006

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA CREDENCIAMENTO: Decreto Publicado em 05/08/2004 RECREDENCIAMENTO: Decreto Publicado em 15/12/2006 REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA UNIFOR-MG (Ato de Aprovação: Resolução do Reitor Nº 47/2010 de 30/04/2010) Art. 1º O Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento normatiza as atividades do Estágio Supervisionado em Publicidade e Propaganda

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2º Semestre de 2012

SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2º Semestre de 2012 SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2º Semestre de 2012 COORDENAÇÃO GERAL Diretor Geral Prof. Adalberto Miranda Distassi Coordenadoria Geral de Estágios Prof. Ricardo Constante Martins Coordenador

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, SEQUENCIAL REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO 1 SUMÁRIO Lista de Anexos... 3 1. APRESENTAÇÃO... 4 2. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL... 5 3. DEFINIÇÕES... 5 4. OBJETIVOS... 6 5. PLANEJAMENTO E COMPETÊNCIAS...

Leia mais

F A C I C FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE CRUZEIRO

F A C I C FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE CRUZEIRO (deve ser emitido em papel timbrado da Escola) ATESTADO DE DOCÊNCIA* Atesto, para os devidos fins, que, R.G. exerceu horas de docência na ( ) Educação Infantil ( ) Ensino Fundamental Séries Iniciais, nessa

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DO ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES CAPÍTULO I

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DO ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES CAPÍTULO I REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DO ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES Dispõe sobre o Acompanhamento e Orientação do Estágio do Curso Superior de

Leia mais

Manual do Estagiário 2008

Manual do Estagiário 2008 Manual do Estagiário 2008 Sumário Introdução... 2 O que é estágio curricular... 2 Objetivos do estágio curricular... 2 Duração e carga horária do estágio curricular... 3 Requisitos para a realização do

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS TELÊMACO BORBA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA Telêmaco Borba,

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DEFINIÇÕES GERAIS E OBJETIVOS Art. 1º - As presentes normas têm por objetivo organizar e disciplinar o Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING CAPÍTULO I

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING CAPÍTULO I REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING Dispõe sobre o Acompanhamento e Orientação do Estágio do Curso Superior de Tecnologia em Marketing da Faculdade de Castanhal.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS, BACHARELADO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO Das disposições gerais O presente documento

Leia mais

Colegiado do Curso de Graduação em Administração

Colegiado do Curso de Graduação em Administração Colegiado do Curso de Graduação em Administração Resolução nº 03/2012 de 08 de novembro de 2012 Fundamentada na LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008. Regulamenta os procedimentos de Estágio Supervisionado

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras

MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras Rio de Janeiro Julho/2013 1. Apresentação O presente Manual foi reorganizado pelos membros do Colegiado dos Cursos de Licenciatura

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS BACHARELADO

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS BACHARELADO FASIPE CENTRO EDUCACIONAL LTDA. Mantenedora Faculdade Cenecista de Sinop Facenop/FASIPE Mantida REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS BACHARELADO SINOP / MATO GROSSO 2014

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA, BACHARELADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ANO LETIVO :

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ANO LETIVO : ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL Aluno: CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ANO LETIVO : RA: Semestre: Turma: Endereço Completo: _ R. Cep: Telefone: E-MAIL Avaliação do Professor Orientador de Estágio:

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Nutrição é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COORDENAÇÃO DE INTERAÇÃO SERVIÇO ESCOLA-EMPRESA MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO COLINAS

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Regulamento do Estágio Curricular Obrigatório do Bacharelado em Ciências Biológicas 1 CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Leia mais

Curso de Engenharia de Elétrica

Curso de Engenharia de Elétrica Regulamento de Estágio Curricular Obrigatório Curso de Engenharia de Elétrica Cascavel-PR 2011 - 2 - CAPITULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. Este regulamento tem por finalidade normatizar o Estágio

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL NORMAS COMPLEMENTARES DE ESTÁGIO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL

INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL NORMAS COMPLEMENTARES DE ESTÁGIO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL NORMAS COMPLEMENTARES DE ESTÁGIO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL Art. 1 o O Estágio regulamentado pela Lei N o 11.788, de

Leia mais

REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Curso de Administração Hospitalar Faculdade São Camilo - RJ

REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Curso de Administração Hospitalar Faculdade São Camilo - RJ REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Curso de Administração Hospitalar Faculdade São Camilo - RJ 2 TÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS Artigo 1º - O Curso de Administração da Faculdade São Camilo mantém

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES LEGAIS

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES LEGAIS REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES LEGAIS Art. 1. Os estágios supervisionados específicos, obrigatórios e não-obrigatórios

Leia mais

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO RIBEIRÃO PRETO 2013 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Aluno: RA: Ano/semestre: Período letivo: 2 SUMÁRIO ORIENTAÇÕES

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DO ISEI RESOLUÇÃO Nº 01/ 2007, DE 29 DE JUNHO DE 2007

CONSELHO SUPERIOR DO ISEI RESOLUÇÃO Nº 01/ 2007, DE 29 DE JUNHO DE 2007 CONSELHO SUPERIOR DO ISEI RESOLUÇÃO Nº 01/ 2007, DE 29 DE JUNHO DE 2007 Aprova o regulamento dos Estágios Supervisionados dos cursos de Graduação - Licenciaturas do ISEI. O Presidente do Conselho Superior

Leia mais

Regulamento dos Estágios Supervisionados do Curso de Pedagogia CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Regulamento dos Estágios Supervisionados do Curso de Pedagogia CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Regulamento dos Estágios Supervisionados do Curso de Pedagogia CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º Os Estágios Supervisionados na Gestão e Docência da Educação Infantil e na

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURSOS SUPERIORES SUMÁRIO Apresentação...03 Regulamentação de estágio Estágio...04 Matrícula de estágio...05 Carga Horária e prazo para conclusão...05

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES Art. 1º - O Estágio Curricular, baseado na lei nº 6.494,

Leia mais

NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA OS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS DA PUCRS

NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA OS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS DA PUCRS NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA OS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS DA PUCRS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS: Habilitações: Língua Portuguesa e respectivas Literaturas Língua Espanhola e respectivas

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE (CEFID)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE (CEFID) CRONOGRAMA ENTREGA DE DOCUMENTOS Ficha de Estágio Termo de compromisso Controle de frequência Plano de trabalho Relatório final Seminário do Relatório final Avaliação e autoavaliação DATA PREVISTA Antes

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES

Leia mais

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 4 Regulamento de Estágio do Curso de Serviço Social DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O Estágio Supervisionado, previsto no Currículo do Curso de Serviço Social será desenvolvido de acordo com as normas

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais O

Leia mais

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA Cachoeira, março de 2011 REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO JACARÉ ESTADO DO PARANÁ

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO JACARÉ ESTADO DO PARANÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO JACARÉ ESTADO DO PARANÁ A N E X O I E D I T A L D E C O N C U R S O P Ú B L I C O Nº 01/2015 D O S R E Q U I S I T O S E A T R I B U I Ç Õ E S D O S C A R G O S RETIFICAÇÃO

Leia mais

REGIMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGIMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGIMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º Os estágios curriculares do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto

Leia mais

CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Exemplo de Atribuições: Condições de Trabalho: Requisitos para preenchimento do cargo: b.1) -

CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Exemplo de Atribuições: Condições de Trabalho: Requisitos para preenchimento do cargo: b.1) - CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Participar do processo de planejamento e elaboração da proposta pedagógica da escola; orientar a aprendizagem dos alunos; organizar as atividades inerentes ao processo

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MINISTRADOS PELA FATEC-SOROCABA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MINISTRADOS PELA FATEC-SOROCABA Fatec Sorocaba REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MINISTRADOS PELA FATEC-SOROCABA Sorocaba, 2010 Reduza, Reutilize, Recicle REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Educação Artística (Artes Cênicas Artes Plásticas Música)

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Educação Artística (Artes Cênicas Artes Plásticas Música) MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Educação Artística (Artes Cênicas Artes Plásticas Música) FACULDADE PAULISTA DE ARTES FPA Av. Brigadeiro Luís Antonio, 1224 Bela Vista CEP: 01318-001 São

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO FACULDADE SUMARÉ 2008 CAPÍTULO I DA CONCEPÇÃO E FINALIDADE Art. 1º. Respeitada a legislação vigente, as normas específicas aplicáveis a cada curso e, em

Leia mais

Considerando que as Faculdades Integradas Sévigné estão em plena reforma acadêmica que será implementada a partir de 2009 e;

Considerando que as Faculdades Integradas Sévigné estão em plena reforma acadêmica que será implementada a partir de 2009 e; RESOLUÇÃO CSA 02/2009 REFERENDA A PORTARIA DG 02/2008 QUE APROVOU A INSERÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NÃO OBRIGATÓRIOS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS OFERTADOS PELAS FACULDADES INTEGRADAS SÉVIGNÉ.

Leia mais

Universidade Federal da Integração Latino Americana MANUAL DO ESTAGIÁRIO

Universidade Federal da Integração Latino Americana MANUAL DO ESTAGIÁRIO Universidade Federal da Integração Latino Americana MANUAL DO ESTAGIÁRIO MANUAL DO ESTAGIÁRIO PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação DEAC - Divisão de Estágios e Atividades Complementares Sumário 1. Apresentação...

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO. Matriz 23

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO. Matriz 23 MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA Matriz 23 Junho de 2013 1 MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE LICENCIATURA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA RESOLUÇÃO Nº 03/2011 Fixa normas para o Estágio Supervisionado em

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA

PROGRAMA DE MONITORIA PROGRAMA DE MONITORIA 17/12/2006 PROJETO DE MONITORIA FACIS A FACIS, com atuação na área da Saúde, vem desde sua criação procurando iniciativas de promoção do desenvolvimento e aprimoramento dos alunos

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES. Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão.

MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES. Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão. MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES Porto Alegre/RS 2014 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. O ESTÁGIO... 3 3. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL DO ESTÁGIO... 3 4. OBJETIVOS DO ESTÁGIO... 3

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO JUSTIFICATIVA:

ESTÁGIO SUPERVISIONADO JUSTIFICATIVA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO JUSTIFICATIVA: O estágio curricular do Curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio pressupõe atividades pedagógicas efetivadas em um ambiente

Leia mais

IERGS PÓS-GRADUAÇÃO MANUAL DE ESTÁGIO PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL 2010

IERGS PÓS-GRADUAÇÃO MANUAL DE ESTÁGIO PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL 2010 IERGS PÓS-GRADUAÇÃO MANUAL DE ESTÁGIO PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL 2010 APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO O presente Manual de Estágio apresenta as orientações básicas para o desenvolvimento das atividades

Leia mais

REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Curso de Administração Faculdade São Camilo - RJ

REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Curso de Administração Faculdade São Camilo - RJ REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Curso de Administração Faculdade São Camilo - RJ 2013 2 TÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS Artigo 1º - O Curso de Administração da Faculdade São Camilo, possui a exigência

Leia mais

ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS

ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS ANEXO I DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS TABELA A ATRIBUIÇÕES DO CARGO PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS CARGO: PROFESSOR E PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 20 HORAS - Ministrar aulas de

Leia mais

Credenciada pela Portaria Ministerial nº 1734 de 06/08/2001, D.O.U. de 07/08/2001

Credenciada pela Portaria Ministerial nº 1734 de 06/08/2001, D.O.U. de 07/08/2001 ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA: EDUCAÇÃO FÍSICA (Portaria de Reconhecimento nº 428 de 28 de julho de 2014) E PEDAGOGIA (Portaria de Reconhecimento nº 286 de 21 de dezembro de 2012) ORIENTAÇÕES

Leia mais

NORMAS DO ESTÁGIO CURRICULAR

NORMAS DO ESTÁGIO CURRICULAR ANEXO C UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE COMISSÃO COORDENADORA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Fone: (31) 3899-2526. E-mail: cobio@ufv.br NORMAS DO ESTÁGIO CURRICULAR

Leia mais

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO Portaria nº 808, de 8 de junho de 00. Aprova o instrumento de avaliação para reconhecimento de Cursos Pedagogia, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. O MINISTRO DE

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Fica alterado o Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Psicologia, do. São Paulo, 26 de abril de 2012.

R E S O L U Ç Ã O. Fica alterado o Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Psicologia, do. São Paulo, 26 de abril de 2012. RESOLUÇÃO CONSEACC/SP 04/2012 ALTERA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA, DO CAMPUS SÃO PAULO DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do Conselho Acadêmico de Campus

Leia mais

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos.

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos. Memo 04/15 Coordenação São Carlos, 26 de Fevereiro de 2015. Orientações Gerais aos Discentes Assunto: Estágio obrigatório e não obrigatório O estágio é regulamentado pela legislação através da LEI DO ESTÁGIO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02/2010 INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE DIVINÓPOLIS-ISED REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE DIVINÓPOLIS

RESOLUÇÃO Nº 02/2010 INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE DIVINÓPOLIS-ISED REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIOS DO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE DIVINÓPOLIS RESOLUÇÃO Nº 02/2010 INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE DIVINÓPOLIS-ISED Estabelece critérios a serem considerados para o desenvolvimento do Estágio Supervisionado dos Cursos de Licenciatura do ISED. Instituto

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Art.1º. O Estágio Supervisionado é componente curricular obrigatório do Curso de Graduação em Administração da FASIP que visa a proporcionar

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA DE ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA URBANA DA UEM

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA DE ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA URBANA DA UEM REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA DE ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA URBANA DA UEM Art. 1º O Estágio de Docência no Ensino de Graduação tem como objetivos: I - instrumentalizar o

Leia mais

UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA.

UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA. UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA. REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO São Paulo 2010 CAPÍTULO I DO CONCEITO, FINALIDADE E OBJETIVOS Art. 1º - O Estágio

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA Santa Maria, RS. 2012 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS... 3 CAPÍTULO II... 4 REGULARIZAÇÃO DO ESTÁGIO... 4 CAPÍTULO III... 5 DOS ASPECTOS LEGAIS... 5

Leia mais

Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia Elétrica

Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia Elétrica Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia Elétrica 1. APRESENTAÇÃO O Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório no curso de Engenharia Elétrica é uma atividade curricular obrigatória

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO GRADE CURRICULAR 2008-2010 RIO CLARO 2010 1 REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I Da Origem, Finalidades e das Modalidades Art. 1º -

Leia mais

Manual de Atividades Complementares

Manual de Atividades Complementares CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Manual de Atividades Complementares Belo Horizonte 1 Prezado(a) aluno(a): Este é o Manual de Atividades Complementar

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Administração é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

Regulamento dos Estágios Supervisionados do Curso de Educação Física CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CAPÍTULO II DA NATUREZA

Regulamento dos Estágios Supervisionados do Curso de Educação Física CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CAPÍTULO II DA NATUREZA Regulamento dos Estágios Supervisionados do Curso de Educação Física CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º Os Estágios Supervisionados de formação no Curso de Educação Física/FAED/UFGD

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Curso de Teologia

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Curso de Teologia REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Curso de Teologia Associação Educacional Batista Pioneira 2010 CAPÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO E DA FINALIDADE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º - Este instrumento regulamenta

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Educação Artística (Artes Cênicas Artes Plásticas Música)

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Educação Artística (Artes Cênicas Artes Plásticas Música) MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Educação Artística (Artes Cênicas Artes Plásticas Música) FACULDADE PAULISTA DE ARTES FPA Av. Brigadeiro Luís Antonio, 1224 Bela Vista CEP: 01318-001 São

Leia mais

das demais previsões relativas ao estágio previstas no Projeto Pedagógico do Curso, no Regimento Interno e na Legislação.

das demais previsões relativas ao estágio previstas no Projeto Pedagógico do Curso, no Regimento Interno e na Legislação. DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE REDENTOR DE PARAÍBA DO SUL DOS OBJETIVOS Art. 1 O Sistema de Estágio da FACULDADE REDENTOR DE PARAÍBA DO SUL terá por objetivos gerais:

Leia mais

Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés

Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés REGULAMENTO DO ESTAGIO SUPERVISIONADO Regulamenta o Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia no âmbito da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés. CAPÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES Art.

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO MATRIZ CURRICULAR 2011

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO MATRIZ CURRICULAR 2011 CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO MATRIZ CURRICULAR 2011 PALMAS TO 2011 APRESENTAÇÃO Este Regulamento de Estágio do Curso de Administração visa servir de referência

Leia mais

CONSIDERANDO os pronunciamentos contidos no Processo nº 39460/2006:

CONSIDERANDO os pronunciamentos contidos no Processo nº 39460/2006: DELIBERAÇÃO CÂMARA DE GRADUAÇÃO Nº 04/2007 Aprova o Regulamento de Estágios Curriculares Obrigatório e não Obrigatório do Curso de Letras Modalidade: Licenciatura Habilitações: Língua Inglesa e Respectivas

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO APRESENTAÇÃO Dispõe sobre as normas para realização de Estágio Supervisionado pelos acadêmicos da Faculdade de Belém FABEL. O presente regulamento normatiza o Estágio

Leia mais

FAI CENTRO DE ENSINO SUPERIOR EM GESTÃO, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Manual do Estágio Supervisionado

FAI CENTRO DE ENSINO SUPERIOR EM GESTÃO, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Manual do Estágio Supervisionado FAI CENTRO DE ENSINO SUPERIOR EM GESTÃO, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Manual do Estágio Supervisionado Santa Rita do Sapucaí-MG Janeiro/2011 Sumário 1. Introdução 3 2. O que é

Leia mais

REGULAMENTO GERAL ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA

REGULAMENTO GERAL ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA REGULAMENTO GERAL ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA APRESENTAÇÃO 1. CARGA HORÁRIA DE ESTÁGIO 2. A COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS 2.1. SUPERVISÃO GERAL DE ESTÁGIOS 2.2. COORDENADORES DE CURSO 2.3. PROFESSORES

Leia mais

Considerando o disposto no artigo 12, inciso V; artigo 13, inciso IV, e artigo 24, inciso V, alínea e, da Lei Federal 9394/96;

Considerando o disposto no artigo 12, inciso V; artigo 13, inciso IV, e artigo 24, inciso V, alínea e, da Lei Federal 9394/96; ATO NORMATIVO da Secretaria Municipal da Educação Resolução SME nº4, de 05 de março de 2015. Dispõe sobre a Recuperação da Aprendizagem, de maneira Contínua e/ou Paralela, no Ensino Fundamental da Rede

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC MESTRADO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIO DE DOCÊNCIA I. Prof. João Henrique Kleinschmidt.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC MESTRADO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIO DE DOCÊNCIA I. Prof. João Henrique Kleinschmidt. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC MESTRADO EM ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIO DE DOCÊNCIA I Prof. João Henrique Kleinschmidt Coordenador da disciplina Estágio em Docência I Quadrimestre 2/2012

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 111 DE 18 DE JULHO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº. 111 DE 18 DE JULHO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº. 111 DE 18 DE JULHO DE 2011. O PRESIDENTE DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o

Leia mais

Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso

Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso AUTO-AVALIAÇAO INSTITUCIONAL DO CURSO DE PEDAGOGIA FACED-UFAM / Professores Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso Objetivos do Curso 01 - Tenho conhecimento do Projeto Pedagógico do Curso.

Leia mais

CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DA ESTRUTURA

CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DA ESTRUTURA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE LETRAS REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA E LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (INGLESA, ESPANHOLA E ALEMÃ) CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO

Leia mais

(Anexo II) DESCRIÇÃO ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO

(Anexo II) DESCRIÇÃO ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO (Anexo II) DESCRIÇÃO ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO... 3 2 ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO Missão: Atuar nas diferentes áreas (administração, planejamento e orientação educacional) com o intuito

Leia mais

DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO

DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO PARAÍBA DO SUL RJ 2014 2 DA NATUREZA Art. 1. Os alunos do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade

Leia mais