1º Robô Vale ETEP Faculdades

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1º Robô Vale ETEP Faculdades"

Transcrição

1 1º Robô Vale ETEP Faculdades A ETEP Faculdades, seguindo a tradição de desenvolvimento de projetos pelos seus alunos, estará realizando de 02 a 05/12/15 a 1º edição da Robô Vale. Uma competição de Robótica voltada para os alunos que estão cursando o 3º ano do Ensino Médio. O objetivo desta competição é de dar a oportunidade a estes alunos de vivenciarem o desenvolvimento de um projeto universitário que lhes ajudará a definir sua escolha de curso após concluírem o Ensino Médio. A competição terá duas modalidades: 1) Futebol de Robôs 2) Robô Segue Faixa As equipes poderão ser compostas por no mínimo 3 e no máximo 5 alunos e todos deverão estar regularmente matriculados no 3º ano do Ensino Médio. Cada equipe inscrita receberá um Kit básico para desenvolvimento do seu robô. A ETEP Faculdades estará oferecendo oficinas de robótica aos alunos inscritos para auxilia-los no projeto e desenvolvimento de seus robôs nas seguintes datas: 31/10, 07/11, 14/11, 21/11 e 28/11 A ETEP Faculdades estará concedendo bolsas de estudo com 100% de desconto para um dos cursos superiores oferecidos por ela em qualquer uma de suas Unidades, para os alunos das equipes que ficarem em 1º lugar em cada uma das modalidades de competição. A seguir serão apresentadas as regras de cada uma destas modalidades de competição.

2 1. FUTEBOL DE ROBÔS 1.1 As Equipes Cada equipe será formada por um número mínimo de 03 (três) e um número máximo de 05 (cinco) alunos, todos deverão estar regularmente matriculados no 3º ano do Ensino Médio. Cada integrante da equipe deverá preencher o formulário de inscrição no site da ETEP, para entrega do Kit básico de robótica, cada equipe deverá apresentar comprovante de pagamento do valor da inscrição e as declarações de Escolaridade que comprova estarem cursando o 3º ano do Ensino Médio É vetada a inscrição de alunos que não estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio É vetada a inscrição de equipes com nomes que possam ser considerados obscenos ou ofensivos a grupos étnicos, raciais ou sexuais, bem como que promovam o consumo de bebidas alcóolicas, fumo e drogas. 1.2 Projeto e Construção do Robô Cada equipe poderá ser representada na competição por um único tipo de robô O robô pode ter qualquer tamanho ou formato, desde que caiba dentro de uma caixa com as seguintes dimensões internas: 20 cm de comprimento x 15 cm de largura x 10 cm de altura. Estas dimensões não podem ser alteradas após o início do jogo. Caso isto ocorra a equipe será desclassificada da competição O robô deve ter obrigatoriamente rodas, sendo essas em qualquer número e qualquer diâmetro, respeitando as dimensões máximas do robô O Robô pode conter um dispositivo mecânico para empurrar a bola em direção ao gol adversário, desde que esta permaneça em contato com o piso Pode conter qualquer dispositivo móvel que intercepte a bola contanto que não ultrapasse as dimensões máximas estipuladas para o robô. O robô não poderá ter reentrâncias maiores do que 30% do diâmetro da bola. O robô não pode ter mecanismos ou dispositivos que façam a retirada da bola do chão As rodas do robô não podem danificar o campo A fonte de energia de cada robô deve ser provida por meio de pilhas ou baterias elétricas de qualquer tipo, tensão, peso, tamanho, capacidade ou potência, instalado no próprio robô, sempre respeitando as dimensões máximas do robô É permitida a instalação de no máximo três motores elétricos em cada veículo, sendo tais motores de qualquer tipo, tensão, peso, tamanho ou potência, sempre respeitando as dimensões máximas do robô O robô não poderá ter pontas, lanças, lâminas ou outras saliências que possam danificar outro robô que se encoste a ele. Recomenda-se o uso de para choques ou outro tipo de proteção nas rodas O robô deverá ostentar obrigatoriamente o Logotipo do evento com 3,5 X 5,0 cm e o nome da equipe gravado em letras com no mínimo 1 cm de altura nas duas superfícies laterais.

3 É permitida a afixação de propaganda nos robôs, desde que esta não promova o consumo de bebidas alcoólicas, fumo ou drogas, e nem contenham conteúdo obsceno ou ofensivo a grupos étnicos, raciais ou sexuais O robô deve ser dotado de um controle remoto alojado em uma caixa metálica ou plástica, que permita a um operador humano ligar e desligar os motores elétricos e inverter o sentido de rotação dos mesmos A caixa do controle remoto pode ter qualquer tamanho ou forma, porém deverá permitir ao operador ficar de pé para comandar o robô, com a caixa de controle segura com as próprias mãos A caixa de controle remoto deve ser interligada ao robô por um conjunto de cabos elétricos flexíveis e finos, que possibilitem a movimentação do robô por todo o campo de jogo Não será permitido o uso de controle remoto dos robôs sem fios Os cabos que interligam o robô até a caixa de controle devem ter, no mínimo 4 metros de comprimento e, no máximo, 8 metros de comprimento A caixa de controle remoto do robô deverá conter unicamente interruptores e/ou chaves de reversão; as baterias e/ou pilhas que alimentam os motores do robô devem estar alojadas no próprio robô. Poderá ser usado joystick adaptado às regras da competição A título de sugestão, mostra-se na Figura 1 um circuito elétrico que poderá ser adotado para controle do robô por um cabo com seis condutores, supondo-se nesse caso um robô dotado de dois motores de corrente contínua. Recomenda-se fio flexível AWG 26. Figura 1: Sugestão de circuito para comando dos motores do robô. S1 e S2 são chaves reversíveis duplas, tipo H-H, dotadas de alavancas. 1.3 Especificações do Campo Referente ao campo dos jogos de futebol serão semelhantes ao definido pela Federation of International Robot-soccer Association (FIRA) para as competições da categoria Middle League, constituindo-se de um tablado de madeira revestido com adesivos que fazem as marcações do campo, com dimensões internas aproximadas de 2,20 m X 1,80 m, com paredes laterais de 5 cm de altura. Triângulos isósceles de madeira com 7 cm X 7 cm são fixados em cada um dos quarto cantos do campo, para evitar que a bola fique presa. A superfície do campo de jogo é de textura semelhante à de uma mesa de pingue-pongue. A figura 2 mostra um desenho com as dimensões do campo.

4 Figura 2: dimensões do campo de jogo A bola a ser utilizada na competição será de golfe com diâmetro 42,7 mm e peso aproximado de 46 g, de qualquer cor, será utilizada como bola para os jogos. 1.4 Validação dos robôs A validação do robô para a participação na competição será obrigatória e acontecerá no dia 02/12 das 18:30 as 19:30 na ETEP Unidade Taubaté, onde será realizada a Etapa 1 da fase de Classificação da competição, e no dia 04/12 das 18:30 as 19:30 na ETEP Unidade Esplanada em São José dos Campos, quando será realizada a Etapa 2 da fase de Classificação da competição, quando cada equipe deverá apresentar o seu Robô para obter autorização para participação da competição. A equipe que não comparecer para fazer a validação do robô no horário e data determinados estará desclassificada da competição Em qualquer momento da competição a Comissão de Organização do evento poderá solicitar uma nova Validação, caso julgue necessária. 1.5 A Competição Cada equipe só poderá participar da competição com um único robô, apresentando-o previamente a Comissão Organizadora do evento, para verificar se foram respeitadas as dimensões máximas do robô mencionadas anteriormente neste documento. O(s) robô(s) que tiver(em) violado qualquer daqueles limites será(ao) desclassificado(s) da competição Será permitido às equipes, após cada jogo, efetuar pequenos reparos no seu robô e/ou efetuar a troca das pilhas ou baterias, sem, no entanto mudar a forma externa do robô, que deverá permanecer inalterada durante todos os jogos O robô não poderá ultrapassar as linhas divisórias da pequena área do seu campo de defesa. Caso ocorra este tipo de infração será cobrado um pênalti contra o seu gol Os cabos não podem ser puxados ou submetidos a força para que interfira no movimento do seu robô como também de seu adversário. Caso ocorra este tipo de infração será cobrado um pênalti contra o seu gol.

5 1.5.5 A competição será realizada em formato de turno e returno nas Etapas de Classificação, onde no dia 02/12 todas as equipes deverão jogar contra todas equipes adversárias, e novamente no dia 04/12 todos jogam contra todos. Cada vitória a equipe vencedora soma 3 pontos e no caso de empate cada equipe soma 1 ponto. As 4 equipes que acumularem a maior quantidade de pontos irão para a Etapa Final no dia 05/12 a ser realizado na Unidade Taubaté, e os jogos acontecerão da seguinte forma: Durante as etapas classificatórias nos dias 02 e 04/12 as partidas serão de 3 minutos e nas partidas da etapa final no dia 05/12 as partidas serão de 5 minutos Em caso de empate em pontos na Etapa de classificação para definição das 4 melhores equipes deverá ser observado o seguinte critério de desempate: a) equipe que tem maior saldo de gols b) prevalecendo o empate, a equipe que tem maior saldo de gols pro c) prevalecendo o empate, a equipe que cometer menor número de faltas Em caso de empate na etapa final o desempate será pela cobrança de pênaltis, cada equipe efetuará 1 cobrança de pênalti, persistindo o empate uma nova cobrança de pênalti deverá ser realizada até que seja conhecido o vencedor da partida Um árbitro dirigirá a partida, sinalizando com um apito o início e o término da mesma, os gols e as faltas. Ao longo da partida, cada equipe poderá solicitar ao árbitro uma interrupção técnica de 1 minuto de duração cada uma, para efetuar pequenos ajustes nos robôs. Durante as interrupções o cronômetro de contagem do tempo de jogo será bloqueado. Nessas interrupções poderá ser feita a troca de baterias, mas não do robô como um todo Antes do início de cada jogo a equipe deverá escolher um de seus integrantes para operar os controles do robô. Esta pessoa deverá então permanecer durante todo o jogo como operador do robô, não podendo vir a ser substituída durante aquele jogo. Os demais membros da equipe poderão, no entanto, ajudá-lo de forma que o cabo não atrapalhe o jogo e nos ajustes do robô durante as interrupções solicitadas No início da partida cada a bola deve estar no centro do campo. Os robôs devem permanecer fora do circulo do meio de campo Após cada gol e após os pedidos de interrupções técnicas, os robôs devem ser posicionados novamente no ponto de partida e a bola no centro do campo, para que o árbitro autorize o reinício da partida O choque entre jogadores não será considerado como falta se a bola estiver envolvida na jogada. Caso um dos jogadores choque-se contra o adversário sem que exista a disputa da bola, o árbitro marcará falta. As faltas são cobradas como pênaltis, independente da região do campo onde foi realizada a falta Na cobrança de pênalti, o jogador ofendido será posicionado como atacante para a cobrança e o jogador defensor poderá se posicionar em qualquer ponto do campo de ataque, desta forma o gol deverá ficar totalmente desobstruído. A bola será posicionada no centro do campo, quando o juiz com um apito der a autorização da cobrança do pênalti, o jogador ofendido poderá chutar a bola na direção do gol

6 adversário, após o momento que a bola entrou em movimento o jogador ofensor poderá entrar no campo de defesa para tentar impedir o gol. 1.6 Os Prêmios A equipe que ficar em 1º lugar na competição ganhará uma bolsa integral de estudo em qualquer curso superior da ETEP Faculdades em qualquer uma das suas unidades, a ser iniciado impreterivelmente no 1º trimestre de Caso o aluno não inicie o curso no 1º trimestre de 2016 perderá o direito a bolsa. Este aluno deverá ter ao longo do curso excelente desempenho acadêmico não podendo ser reprovado em mais do que 3 disciplinas ao longo do curso, caso isto ocorra o aluno perderá direito a continuidade da bolsa. 2. ROBÔ SEGUE FAIXA 2.1 As Equipes Cada equipe será formada por um número mínimo de 03 (três) e um número máximo de 05 (cinco) alunos, todos deverão estar regularmente matriculados no 3º ano do Ensino Médio. Cada equipe deverá preencher o formulário de inscrição no site da ETEP a declaração de Escolaridade no ato da entrega do Kit básico de robótica, que comprova estarem cursando o 3º ano do Ensino Médio É vetada a inscrição de alunos que não estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio É vetada a inscrição de equipes com nomes que possam ser considerados obscenos ou ofensivos a grupos étnicos, raciais ou sexuais, bem como que promovam o consumo de bebidas alcóolicas, fumo e drogas. 2.2 Projeto e Construção do Robô Cada equipe poderá ser representada na competição por um único tipo de robô O robô pode ter qualquer tamanho ou formato, desde que caiba dentro de uma caixa com as seguintes dimensões internas: 20 cm de comprimento x 15 cm de largura x 10 cm de altura. Estas dimensões não podem ser alteradas após o início do jogo O robô deve ter obrigatoriamente rodas, sendo essas em qualquer número e qualquer diâmetro, respeitando as dimensões máximas do robô A fonte de energia de cada robô deve ser provida por meio de pilhas ou baterias elétricas de qualquer tipo, tensão, peso, tamanho, capacidade ou potência, instalado no próprio robô, respeitando as dimensões máximas do robô É permitida a instalação de no máximo dois motores elétricos em cada veículo, sendo tais motores de qualquer tipo, tensão, peso, tamanho ou potência, respeitando as dimensões máximas do robô O robô deverá ostentar obrigatoriamente o logotipo do evento com 3,5 X 5,0 cm e o nome da equipe em letras com no mínimo 1 cm de altura nas duas superfícies laterais.

7 2.2.7 É permitida a afixação de propaganda nos robôs, desde que esta não promova o consumo de bebidas alcoólicas, fumo ou drogas, e nem contenham conteúdo obsceno ou ofensivo a grupos étnicos, raciais ou sexuais O robô deverá ser autônomo, ou seja deverá seguir a faixa sem auxilio, caso seja necessário auxiliar o Robô para ele voltar ao circuito a equipe receberá 2 segundos no tempo final por cada auxilio realizado ao final do percurso. 2.3 Especificações do Campo O Robô deverá fazer em cada medida de tempo os 2 percursos apresentados abaixo, o tempo total será sempre somado os tempos dos 2 percursos mais os tempos advindos dos totós nos robôs para correção de rota. 2.4 Validação dos robôs A validação do robô para a participação na competição será obrigatória e acontecerá no dia 02/12 das 18:30 as 19:30 na ETEP Unidade Taubaté, onde será realizada a Etapa 1 da fase de Classificação da competição, e no dia 04/12 das 18:30 as 19:30 na ETEP Unidade Esplanada em São José dos Campos, quando será realizada a Etapa 2 da fase de Classificação da competição, quando cada equipe deverá apresentar o seu Robô para obter autorização para participação da competição. A equipe que não comparecer para fazer a validação do robô no horário e data determinados estará desclassificada da competição Em qualquer momento da competição a Comissão de Organização do evento poderá solicitar uma nova Validação, caso julgue necessária. 2.5 A Competição Cada equipe só poderá participar da competição com um único robô, apresentando-o previamente a Comissão Organizadora do evento, para verificar se foram respeitadas as dimensões máximas do robô

8 mencionadas anteriormente neste documento. O(s) robô(s) que tiver(em) violado qualquer daqueles limites será(ao) desclassificado(s) da competição Será permitido às equipes, após cada medida de tempo, efetuar pequenos reparos no seu robô e/ou efetuar a troca das pilhas ou baterias, sem, no entanto mudar a forma externa do robô, que deverá permanecer inalterada durante os dois percursos As etapas classificatórias acontecerão nos dias 02/12 na unidade de Taubaté e 04/12 na Unidade Esplanada em São José dos Campos, em cada um destes dias cada equipe deverá fazer 4 tomadas de tempo. Classificam-se para a etapa final do dia 05/12 a ser realizada na Unidade de Taubaté a equipes que obtiverem a melhor soma de tomadas de tempo, conforme o exemplo abaixo: A tomada de tempo: cada equipe inicia o percurso com 100 pontos e em função do tempo em segundos esta pontuação irá sendo diminuída. Por exemplo se uma equipe levou 10 segundos para fazer o percurso Oval e 15 segundos para fazer o percurso em E, terá no percurso Oval 90 pontos e no circuito em E 85 pontos, a pontuação total da tomada de tempo portanto será 175 pontos. Cada intervenção para fazer o robô retornar ao circuito original deverá somar 2 segundos ao tempo final do percurso. Vamos imaginar que uma equipe obteve os seguintes pontos nas tomadas de tempo: Etapa 1 da classificação 02/12 T1 Circuito O em 20s (sem intervenção) e circuito E em 25s (sem intervenção) = 80 pontos + 75 pontos = 155 pontos T2 Circuito O em 18s (sem intervenção) e circuito E em 22s (sem intervenção) = 82 pontos + 78 pontos = 160 pontos T3 Circuito O em 15s (sem intervenção) e circuito E em 20s ( 1 intervenção) = 85 pontos + 78 pontos = 166 pontos T4 Circuito O em 12s ( 2 intervenção) e circuito E em 15s ( 2 intervenção) = 84 pontos + 81 pontos = 165 pontos Etapa 2 da Classificação 04/12 T5 Circuito O em 22s (sem intervenção) e circuito E em 30s (sem intervenção) = 78 pontos + 70 pontos = 148 pontos T6 Circuito O em 20s (sem intervenção) e circuito E em 25s (sem intervenção) = 80 pontos + 75 pontos = 155 pontos T7 Circuito O em 15s (sem intervenção) e circuito E em 20s ( 1 intervenção) = 85 pontos + 78 pontos = 163 pontos T8 Circuito O em 10s (sem intervenção) e circuito E em 15s (sem intervenção) = 90 pontos + 85 pontos = 175 pontos A pontuação total desta equipe será a melhor tomada de tempo do dia 02/12 + a melhor tomada de tempo do dia 04/12: 166 pontos pontos = 341 pontos As 4 equipes que tiverem a maior quantidade de pontos acumulada irão para a Etapa Final no dia 05/12 em Taubaté As 4 equipes que tiverem a maior quantidade de pontos acumulada irão para a Etapa Final no dia 05/12 em Taubaté, nesta etapa as equipes deverão novamente fazer 4 novas tomadas de tempo, a melhor tomada de tempo de cada equipe será a pontuação final de cada equipe. A equipe que obtiver a maior pontuação final será a campeã. Em caso de empate deverá ser comparada a pontuação final da etapa de classificação. 2.6 Os Prêmios A equipe que ficar em 1º lugar na competição ganhará uma bolsa integral de estudo em qualquer curso superior da ETEP Faculdades em qualquer uma das suas unidades, a ser iniciado impreterivelmente no 1º trimestre de Caso o aluno não inicie o curso no 1º trimestre de 2016 perderá o direito a bolsa. Este aluno deverá ter ao longo do curso excelente desempenho acadêmico não podendo ser reprovado em mais do que 3 disciplinas ao longo do curso, caso isto ocorra o aluno perderá direito a continuidade da bolsa. 3. INSCRIÇÕES

9 As inscrições deverão ser feitas pelo site cada equipe receberá de brinde um kit básico para desenvolvimento do Robô. Para competição de Segue Faixa o custo da inscrição para a equipe é de R$250,00 e para Futebol de Robôs R$200,00. É permitido que a mesma equipe se inscreva nas duas competições mas para cada competição a equipe deverá ter apenas um robô, ou seja um para Futebol de Robôs e outro para Segue Faixa.

1º Robô Vale ETEP Faculdades

1º Robô Vale ETEP Faculdades 1º Robô Vale ETEP Faculdades A ETEP Faculdades, seguindo a tradição de desenvolvimento de projetos pelos seus alunos, estará realizando de 21 a 28/11/15 a 1º edição da Robô Vale, com o apoio do Shopping

Leia mais

Desafio Tecnológico Carro Mecatrônico

Desafio Tecnológico Carro Mecatrônico MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS DE PRESIDENTE EPITÁCIO Desafio Tecnológico Carro Mecatrônico 1. Descrição e Objetivos Propõe um desafio tecnológico

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO I TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY FACULDADE ESFA

REGULAMENTO GERAL DO I TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY FACULDADE ESFA REGULAMENTO GERAL DO I TORNEIO DE FUTEBOL SOCIETY FACULDADE ESFA Art. 1º O Torneio de Futebol Society tem por finalidade: A congregação dos graduandos, o fortalecimento dos laços de amizade e a camaradagem

Leia mais

SEMANA DE TECNOLOGIA ENIAC REGRAS DA COMPETIÇÃO

SEMANA DE TECNOLOGIA ENIAC REGRAS DA COMPETIÇÃO SEMANA DE TECNOLOGIA ENIAC REGRAS DA COMPETIÇÃO FUTEBOL DE ROBÔS 1. Descrição e Objetivos Os estudantes matriculados na skill serão solicitados a se organizar em equipes, sendo que cada equipe apresentará

Leia mais

FACULDADE SANTO AGOSTINHO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA COMPETIÇÃO DE ROBÔS

FACULDADE SANTO AGOSTINHO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA COMPETIÇÃO DE ROBÔS FACULDADE SANTO AGOSTINHO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA EDITAL N 06/2015.2 COMPETIÇÃO DE ROBÔS 1. Da Apresentação A COMPETIÇÃO DE ROBÔS será um evento realizado durante

Leia mais

CENTRO DE GESTÃO E NEGÓCIOS ETEP FACULDADES REGRAS - JOGOS DE NEGÓCIOS

CENTRO DE GESTÃO E NEGÓCIOS ETEP FACULDADES REGRAS - JOGOS DE NEGÓCIOS CENTRO DE GESTÃO E NEGÓCIOS ETEP FACULDADES REGRAS - JOGOS DE NEGÓCIOS 1. Objetivo Promover momento de aprendizagem sobre a postura empreendedora e gestão de negócios a partir de atividades dinâmicas e

Leia mais

REGULAMENTO DE FUTSAL

REGULAMENTO DE FUTSAL REGULAMENTO DE FUTSAL Capítulo I DAS FINALIDADES Art. 1º O campeonato de futsal masculino, é promovido como uma das modalidades dos VI JOGOS NACIONAIS DA MAGISTRATURA, promovido e organizado pela AMB Associação

Leia mais

AS REGRAS DO VOLEIBOL

AS REGRAS DO VOLEIBOL AS REGRAS DO VOLEIBOL NÚMERO DE JOGADORES Cada equipa é composta, no máximo, por 12 jogadores inscritos no boletim de jogo. Apenas 6 jogadores ocupam o terreno de jogo ( 6 efectivos e 6 suplentes ). O

Leia mais

Prof. Mst. Sandro de Souza. Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol

Prof. Mst. Sandro de Souza. Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol Prof. Mst. Sandro de Souza Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol Desenhe um campo de Futebol com as suas dimensões e marcações. Qual o número mínimo de jogadores, em um time, para iniciar

Leia mais

Especificações dos Robôs: 1. O robô deverá caber em um quadrado cujas dimensões internas serão de 20 cm por 20 cm.

Especificações dos Robôs: 1. O robô deverá caber em um quadrado cujas dimensões internas serão de 20 cm por 20 cm. Nome da Modalidade: Sumô controlado por fio Número de robôs por partida: Dois (2) Duração da partida: 3 minutos Classe de peso dos robôs: 3,005 kg Dimensões dos robôs: Conforme abaixo Especificações do

Leia mais

Regras do Concurso do Micro-Rato 97 e Especificações Técnicas

Regras do Concurso do Micro-Rato 97 e Especificações Técnicas Regras do Concurso do Micro-Rato 97 e Especificações Técnicas Fevereiro de 1997 O Robot O robot deverá caber completamente numa caixa com 400 400 400mm. Este limite é válido em qualquer altura. Se o robot

Leia mais

2013 年 度 通 訊 博 物 館 電 子 裝 置 製 作 比 賽

2013 年 度 通 訊 博 物 館 電 子 裝 置 製 作 比 賽 Regras Suplementares Grupos de Ensino Básico e Secundário Função operacional do dispositivo: Ser capaz de parar em posição pré-definida. Materiais: Não existe limitação a materiais excepto dispositivos

Leia mais

REGULAMENTO FUTEBOL SOCIETY

REGULAMENTO FUTEBOL SOCIETY XIII JOGOS AFFEMG Associação dos Funcionários Fiscais de Minas Gerais 1- DO LOCAL REGULAMENTO FUTEBOL SOCIETY 1.1 - Os jogos acontecerão em campos de futebol society de grama sintética ou natural, aprovados

Leia mais

IV Competição Brasileira de Robótica Educacional REGULAMENTO COMPETIÇÃO DE SUMÔ DE ROBÔS

IV Competição Brasileira de Robótica Educacional REGULAMENTO COMPETIÇÃO DE SUMÔ DE ROBÔS IV Competição Brasileira de Robótica Educacional REGULAMENTO COMPETIÇÃO DE SUMÔ DE ROBÔS REGULAMENTO COMPETIÇÃO 1. Introdução 1.1. Nome da Modalidade: Sumô 1.2. Número de Robôs por Partida/Equipe: um 1.3.

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO JICOF JOGOS INTERNOS DO COLÉGIO FRACTAL

REGULAMENTO GERAL DO JICOF JOGOS INTERNOS DO COLÉGIO FRACTAL REGULAMENTO GERAL DO JICOF JOGOS INTERNOS DO COLÉGIO FRACTAL CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Os jogos internos do COLÉGIO FRACTAL (JICOF) têm por finalidade principal humanizar a prática desportiva, valorizando

Leia mais

Regulamento Interno Liga Futsal AEISCSN 2010/2011

Regulamento Interno Liga Futsal AEISCSN 2010/2011 1 ÍNDICE I. DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º - Organização e direcção do torneio II. ORGANIZAÇÃO DA PROVA Artigo 2º - Modelo Competitivo Artigo 3º - Pontuação de Jogo Artigo 4º - Critérios de Desempate Artigo

Leia mais

APOIO: 1ª COPA FUNILÂNDIA SESCON/MG

APOIO: 1ª COPA FUNILÂNDIA SESCON/MG 1ª COPA FUNILÂNDIA SESCON/MG VOLEIBOL 2015 CARTA CONVITE A Prefeitura Municipal de Funilândia em parceria com a SESCON/MG e a MACKSSUD convida todas as entidades esportivas a participarem da 1ª COPA FUNILÂNDIA

Leia mais

ASSOCIAÇÃO REGIONAL DE DESPORTOS PARA DEFICIENTES INTELECTUAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO REGULAMENTO ESPECÍFICO DA TAÇA SÃO PAULO DE FUTSAL-2015

ASSOCIAÇÃO REGIONAL DE DESPORTOS PARA DEFICIENTES INTELECTUAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO REGULAMENTO ESPECÍFICO DA TAÇA SÃO PAULO DE FUTSAL-2015 REGULAMENTO ESPECÍFICO DA TAÇA SÃO PAULO DE FUTSAL-2015 DA DENOMINAÇÃO E PARTICIPAÇÃO Art. 1º - A Taça São Paulo de Futsal - 2015 será disputado por equipes com atletas com deficiência intelectual. Art.

Leia mais

IV JOGOS MUNICIPAIS DA TERCEIRA IDADE DE PORTO ALEGRE 1, 2 e 3 de julho de 2005 - Ginásio Tesourinha REGULAMENTO ESPECÍFICO. Módulo Competitivo

IV JOGOS MUNICIPAIS DA TERCEIRA IDADE DE PORTO ALEGRE 1, 2 e 3 de julho de 2005 - Ginásio Tesourinha REGULAMENTO ESPECÍFICO. Módulo Competitivo PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES, RECREAÇÃO E LAZER IV JOGOS MUNICIPAIS DA TERCEIRA IDADE DE PORTO ALEGRE 1, 2 e 3 de julho de 2005 - Ginásio Tesourinha REGULAMENTO

Leia mais

Seletiva Estadual Universitária de RUGBY SEVEN

Seletiva Estadual Universitária de RUGBY SEVEN Seletiva Estadual Universitária de RUGBY SEVEN LOCAL/ DATA/ HORÁRIO Local: Campo Federação Paulista de Rugby Parque Esportivo do Trabalhador (Antigo CERET) Rua Canuto de Abreu, s/número - Tatuapé Data:

Leia mais

Olimpíadas Especiais UBM/PMBM Regulamento Técnico 2014

Olimpíadas Especiais UBM/PMBM Regulamento Técnico 2014 Olimpíadas Especiais UBM/PMBM Regulamento Técnico 2014 I - DOS JOGOS Art.1 - A Olimpíada Especial UBM/PMBM tem por finalidade desenvolver o intercâmbio desportivo e social entre os atletas, professores

Leia mais

REGULAMENTO. Os representantes das equipes ficarão responsáveis pela disciplina de seus atletas.

REGULAMENTO. Os representantes das equipes ficarão responsáveis pela disciplina de seus atletas. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES: REGULAMENTO Artigo 1 Artigo 2 Artigo 3 Artigo 4 Artigo 5 Fica instituído pela Delegacia Sindical de Brasília o IV Campeonato de Futebol Soçaite. Este regulamento é o conjunto

Leia mais

CAMPEONATO ESTADUAL INFANTIL A SENIOR DE NATAÇÃO - 2012

CAMPEONATO ESTADUAL INFANTIL A SENIOR DE NATAÇÃO - 2012 FEDERAÇÃO AQUÁTICA NORTERIOGRANDENSE www.fanrn.com.br - aquaticarn@gmail.com Fone: 84-32018008 CAMPEONATO ESTADUAL INFANTIL A SENIOR DE NATAÇÃO - 2012 REGULAMENTO Art. 1º - O Campeonato Estadual Infantil

Leia mais

Regulamento da. 2ª Copa UniBH de Futsal

Regulamento da. 2ª Copa UniBH de Futsal Regulamento da 2ª Copa UniBH de Futsal FINALIDADE O presente regulamento contêm as normas que regem na 2ª Copa Futsal UniBH, sendo conhecedores de seu conteúdo todos os inscritos que se submetem sem ressalvas

Leia mais

LIGA REGIONAL 2016 / REGULAMENTO

LIGA REGIONAL 2016 / REGULAMENTO LIGA REGIONAL 2016 / REGULAMENTO 1-CALENDÁRIO: DATA INSC. INÍCIO TÉRMINO TORNEIO E CIDADE ATÉ 06/01 16/01 à 06/02 TÊNIS CLUBE DE SOROCABA ATÉ 03/02 13/02 à 13/03 ST/RICARDO MIRANDA/CERQUILHO ATÉ 09/03

Leia mais

VOLEIBOL. 11. O Jogador que executa o saque, deve estar em qual posição? 1) Em que ano foi criado o voleibol? a) 1997. a) posição número 6.

VOLEIBOL. 11. O Jogador que executa o saque, deve estar em qual posição? 1) Em que ano foi criado o voleibol? a) 1997. a) posição número 6. VOLEIBOL 1) Em que ano foi criado o voleibol? a) 1997 b) 2007 c) 1996 d) 1975 e)1895 2. Quem inventou o voleibol? a) William G. Morgan b) Pelé c) Roberto Carlos d) Ronaldinho Gaúcho e) Michael Jackson

Leia mais

O Evento. 1) Apresentações: 1.1. Histórico:

O Evento. 1) Apresentações: 1.1. Histórico: EDITAL DUEL 2015 O Evento 1) Apresentações: 1.1. Histórico: Atualmente em sua quinta edição, o Desafio Universitário de Engenharia e Lógica DUEL - realizado anualmente pelo Centro Acadêmico de Engenharia

Leia mais

REGULAMENTO DO FUTSAL MASCULINO E FEMININO

REGULAMENTO DO FUTSAL MASCULINO E FEMININO REGULAMENTO DO FUTSAL MASCULINO E FEMININO I - DOS LOCAIS DOS JOGOS Art. 1º - Os jogos serão realizados nos seguintes locais: Quadras 01,02 e 03 - térreo do Prédio 80 Quadras 01,02 e 03-4º andar do Prédio

Leia mais

REGRAS OFICIAIS. 1.3. De cada lado deste quadrado será demarcada, à 7 metros da rede e paralela a esta, uma linha denominada linha da área de saque.

REGRAS OFICIAIS. 1.3. De cada lado deste quadrado será demarcada, à 7 metros da rede e paralela a esta, uma linha denominada linha da área de saque. REGRAS OFICIAIS 1. A QUADRA 1.1. A área de jogo trata-se de um retângulo de 10 metros de largura por 20 metros de comprimento. 1.2. Este retângulo será dividido na sua metade por uma rede, formando em

Leia mais

CLUBE COMERCIAL DE LORENA

CLUBE COMERCIAL DE LORENA TORNEIO DE BILHAR 2015 I - Dos Objetivos: REGULAMENTO Art. 1 - O evento tem por finalidade promover o intercambio social e esportivo entre os associados do Clube Comercial de Lorena e de toda a região,

Leia mais

3x3 Regras do Jogo. quadra se alguma for utilizada podem ser adaptadas ao espaço disponível

3x3 Regras do Jogo. quadra se alguma for utilizada podem ser adaptadas ao espaço disponível 3x3 Regras do Jogo As Regras do Jogo de Basquete Oficiais da FIBA são válidas para todas as situações de jogo não especificamente mencionadas nestas Regras do Jogo 3x3. Art. 1 Quadra e Bola O jogo será

Leia mais

* Regulamento Técnico 2016 * FUTSAL

* Regulamento Técnico 2016 * FUTSAL * Regulamento Técnico 2016 * FUTSAL 1. DOS JOGOS: Os jogos de Futsal serão regidos pelas Regras Oficiais vigentes da Confederação Brasileira de Futsal, observadas as exceções previstas neste Regulamento

Leia mais

2º CAMPEONATO DE FUTSAL DA ASSOCIAÇÃO ATLÉTICO CULTURAL PAINCO REGULAMENTO GERAL

2º CAMPEONATO DE FUTSAL DA ASSOCIAÇÃO ATLÉTICO CULTURAL PAINCO REGULAMENTO GERAL 1 2º CAMPEONATO DE FUTSAL DA ASSOCIAÇÃO ATLÉTICO CULTURAL PAINCO REGULAMENTO GERAL Disposições Preliminares 1 O Campeonato de Futsal da Associação Atlético Cultural Painco de 2010 será dirigido pelo Departamento

Leia mais

REGULAMENTO RANKING APHAVILLE DOM PEDRO

REGULAMENTO RANKING APHAVILLE DOM PEDRO REGULAMENTO RANKING APHAVILLE DOM PEDRO Sumário 1. ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO RANKING... 2 2. PARTICIPAÇÃO NO RANKING... 2 2.1. Nível Técnico dos Jogadores... 2 3. RANKING... 2 3.1. Ingresso ao Ranking...

Leia mais

REGULAMENTO DE PROVA CAMPEONATO NACIONAL DAS ASSOCIAÇOES MATRAQUILHOS E FUTEBOL DE MESA FEDERAÇÃO PORTUGUESA

REGULAMENTO DE PROVA CAMPEONATO NACIONAL DAS ASSOCIAÇOES MATRAQUILHOS E FUTEBOL DE MESA FEDERAÇÃO PORTUGUESA FEDERAÇÃO PORTUGUESA MATRAQUILHOS E FUTEBOL DE MESA FUNDADA EM 0 DE FEVEREIRO DE 200 FILIADA NA ITSF - INTERNATIONAL TABLE SOCCER FEDERATION SEDE OFICIAL AV. ENG.º ARMANDO MAGALHAES, 31 4440-505 VALONGO

Leia mais

REGULAMENTO DO 1º TORNEIO DE FUTSAL MOSAICO DE PAISAGENS 2013

REGULAMENTO DO 1º TORNEIO DE FUTSAL MOSAICO DE PAISAGENS 2013 REGULAMENTO DO 1º TORNEIO DE FUTSAL MOSAICO DE PAISAGENS 2013 1. INTRODUÇÃO O 1º Torneio de Futsal Mosaico de Paisagens 2013, organizado pelo Município de Caminha, será disputado por um total máximo de

Leia mais

FAZ UM SMASH À ROTINA! REGRAS OFICIAIS WWW.AROUNDTHEFUTURE.PT

FAZ UM SMASH À ROTINA! REGRAS OFICIAIS WWW.AROUNDTHEFUTURE.PT FAZ UM SMASH À ROTINA! REGRAS OFICIAIS WWW.AROUNDTHEFUTURE.PT REGRAS OFICIAIS 1. O CAMPO 1.1. A área de jogo é um rectângulo de 10 metros de largura por 20 metros de comprimento. 1.2. Este rectângulo será

Leia mais

XXII JORNADA ACADÊMICA DE MEDICINA Edital Para Envio de Trabalhos Científicos

XXII JORNADA ACADÊMICA DE MEDICINA Edital Para Envio de Trabalhos Científicos XXII JORNADA ACADÊMICA DE MEDICINA Edital Para Envio de Trabalhos Científicos 1) DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1. O prazo para inscrição de trabalhos científicos terá início em 30 de Março de 2015 às 00:00 e prazo

Leia mais

Regulamento da. Copa UniBH de. Futsal

Regulamento da. Copa UniBH de. Futsal Regulamento da Copa UniBH de Futsal FINALIDADE O presente regulamento contêm as normas que regem na 9ª Copa UniBH de Futsal, sendo conhecedores de seu conteúdo todos os inscritos que se submetem sem ressalvas

Leia mais

REGULAMENTO DELEGACIA SINDICAL DE BRASÍLIA - DF IV CAMPEONATO DE FUTEBOL SOÇAITE DOS AUDITORES FISCAIS DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL / 2011

REGULAMENTO DELEGACIA SINDICAL DE BRASÍLIA - DF IV CAMPEONATO DE FUTEBOL SOÇAITE DOS AUDITORES FISCAIS DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL / 2011 REGULAMENTO DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES: Artigo 1 Artigo 2 Artigo 3 Artigo 4 Artigo 5 Fica instituído pela Delegacia Sindical de Brasília o IV Campeonato de Futebol Soçaite. Este regulamento é o conjunto

Leia mais

Torneio 4x4 misto de Vôlei de Praia

Torneio 4x4 misto de Vôlei de Praia Torneio 4x4 misto de Vôlei de Praia REGULAMENTO 1. DEFINIÇÃO 1.1 O torneio de vôlei de areia na AABB é um evento que busca incentivar a prática esportiva e promover a qualidade de vida entre os associados

Leia mais

IV CAMPEONATO INTERNO DE FUTEBOL SOCIETY DA ASTRIFE 2013 REGULAMENTO GERAL

IV CAMPEONATO INTERNO DE FUTEBOL SOCIETY DA ASTRIFE 2013 REGULAMENTO GERAL IV CAMPEONATO INTERNO DE FUTEBOL SOCIETY DA ASTRIFE 2013 REGULAMENTO GERAL I. DAS FINALIDADES Artigo 1 O IV CAMPEONATO INTERNO DE FUTEBOL SOCIETY, tem por finalidade congregar todas as pessoas que trabalham

Leia mais

REGULAMENTO GERAL GEACSB 2015

REGULAMENTO GERAL GEACSB 2015 REGULAMENTO GERAL GEACSB 2015 PARTE GERAL Art. 1º - Denomina-se Grêmio de Ex-Alunos do Colégio de São Bento ( GEACSB ) o campeonato de futebol society organizado pela ALUMNI CSB-RJ e realizado anualmente

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO - PRPIPG Edital Nº 04/2015

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO - PRPIPG Edital Nº 04/2015 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO - PRPIPG Edital Nº 04/2015 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Leia mais

Competição Ovo no Alvo

Competição Ovo no Alvo Semana dos Cursos Superiores de Tecnologia do UNISAL CST-UNISAL-Lorena Competição Ovo no Alvo Contribuição e participação especial de alunos dos Cursos de Matemática e de Engenharias do UNISAL Regulamento

Leia mais

Troféu Guarulhos de futsal Municipal 2015 Menores 1º Semestre.

Troféu Guarulhos de futsal Municipal 2015 Menores 1º Semestre. Troféu Guarulhos de futsal Municipal 2015 Menores 1º Semestre. Título I Das Disposições Gerais A) Será obrigatório, de acordo com as Regras do Futsal, o uso de caneleiras para todos os atletas. B) Não

Leia mais

COMPETIÇÕES DE VOLEIBOL ETAPA ESCOLAR

COMPETIÇÕES DE VOLEIBOL ETAPA ESCOLAR COMPETIÇÕES DE VOLEIBOL ETAPA ESCOLAR INTRODUÇÃO O Atleta na Escola tem como premissas a democratização do acesso ao esporte e o incentivo da prática esportiva na escola. Neste ano, o Programa de Formação

Leia mais

COLÉGIO MOTIVA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES COORDENAÇÃO DE EVENTOS BASQUETE

COLÉGIO MOTIVA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES COORDENAÇÃO DE EVENTOS BASQUETE BASQUETE Art. 1º - As competições da modalidade de Basquete serão regidas pelas regras oficiais da FIBA, em consonância com este regulamento específico e o Regulamento Geral da competição. a) Fase Classificatória

Leia mais

4ª GINCANA PERNAMBUCANA DE ECONOMIA CORECON-PE REGULAMENTO

4ª GINCANA PERNAMBUCANA DE ECONOMIA CORECON-PE REGULAMENTO 4ª GINCANA PERNAMBUCANA DE ECONOMIA CORECON-PE REGULAMENTO CAPÍTULO I OBJETIVOS Art. 1º - OBJETIVOS GERAIS 1. O Torneio Gincana Pernambucana de Economia - Corecon-PE é uma competição de caráter educacional,

Leia mais

CAMPEONATO DE FUTSAL MACEIÓ 200 ANOS REGULAMENTO DE FUTSAL

CAMPEONATO DE FUTSAL MACEIÓ 200 ANOS REGULAMENTO DE FUTSAL CAMPEONATO DE FUTSAL MACEIÓ 200 ANOS REGULAMENTO DE FUTSAL 1. Os jogos de Futsal serão realizados de acordo com as Regras Oficiais, salvo o estabelecido neste Regulamento. 2. Cada equipe poderá inscrever

Leia mais

Artigo Primeiro (Estrutura) 2. As equipas são de dois elementos, e cada jogador apenas poderá integrar uma equipa.

Artigo Primeiro (Estrutura) 2. As equipas são de dois elementos, e cada jogador apenas poderá integrar uma equipa. Artigo Primeiro (Estrutura) 1. O presente Regulamento estrutura as Olimpíadas de Biomédica, organizadas pelo Gabinete de Alunos de Engenharia Biomédica da Universidade do Minho. 2. As equipas são de dois

Leia mais

Torneio de Futsal 2014 Troféu Rafael Afonso Leite

Torneio de Futsal 2014 Troféu Rafael Afonso Leite Torneio de Futsal 2014 Troféu Rafael Afonso Leite DOS OBJETIVOS: O Einstein Gol é um evento que visa aumentar sociabilizarão e integração entre todos os nossos alunos, funcionários, Corpo Docente e Direção.

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO CAPÍTULO 1 DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS

REGULAMENTO TÉCNICO CAPÍTULO 1 DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS REGULAMENTO TÉCNICO CAPÍTULO 1 DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º. Este regulamento é o documento composto conjunto das disposições que regem a Campeonato Brasileiro de Handebol dos Surdos 2015, nas categorias

Leia mais

REGULAMENTO GERAL. ARTIGO I: A COPA BIG-ESPORTES DE FUTSAL IJUI/RS, somente poderá participar as instituições com suas equipes convidadas.

REGULAMENTO GERAL. ARTIGO I: A COPA BIG-ESPORTES DE FUTSAL IJUI/RS, somente poderá participar as instituições com suas equipes convidadas. REGULAMENTO GERAL CAPITULO 1 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES ARTIGO I: A COPA BIG-ESPORTES DE FUTSAL IJUI/RS, somente poderá participar as instituições com suas equipes convidadas. ARTIGO II: Da Cerimônia de

Leia mais

FUTSAL INTER CURSOS 2013/14 REGULAMENTO GERAL DA PROVA

FUTSAL INTER CURSOS 2013/14 REGULAMENTO GERAL DA PROVA INTER CURSOS 2013/14 REGULAMENTO GERAL DA PROVA 1 MODELO COMPETITIVO DO INTER CURSOS 1.1 ESTA COMPETIÇÃO SERÁ DISPUTADA ENTRE 35 EQUIPAS, DISTRIBUIDAS 12 PELA PRIMEIRA DIVISÃO, E DOIS GRUPOS NA SEGUNDA

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora. Faculdade de Engenharia EDITAL

Universidade Federal de Juiz de Fora. Faculdade de Engenharia EDITAL Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Engenharia EDITAL 2º Semestre 2012 1. Disposições gerais 1.1 Tema do concurso A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada,

Leia mais

REGULAMENTO 2010. IV Interperíodos de Futsal Masculino e Feminino da Administração

REGULAMENTO 2010. IV Interperíodos de Futsal Masculino e Feminino da Administração REGULAMENTO 2010 IV Interperíodos de Futsal Masculino e Feminino da Administração CAPÍÍTULO II DASS DIISSPOSSIIÇÕESS PRELIIMIINARESS Art1º Art2º O IV Interperíodos de Futsal Masculino e Feminino, é uma

Leia mais

TORNEIO DE SUECA. CAFÉ CLASSIC Regulamento

TORNEIO DE SUECA. CAFÉ CLASSIC Regulamento TORNEIO DE SUECA CAFÉ CLASSIC Regulamento Torneio de sueca 1º O torneio será em forma de grupos. 2º Exemplo: podendo ser alteradas o número de equipas apuradas, dependendo das equipas inscritas! Grupo

Leia mais

2014-2015. DSRLVT Coordenação Local do Desporto Escolar de Lisboa Cidade. Regulamento de Perícias e Corridas de Patins

2014-2015. DSRLVT Coordenação Local do Desporto Escolar de Lisboa Cidade. Regulamento de Perícias e Corridas de Patins 2014-2015 DSRLVT Coordenação Local do Desporto Escolar de Lisboa Cidade Regulamento de Perícias e Corridas de Patins 1 INTRODUÇÃO Pretende-se que os eventos sejam momentos especiais de convívio entre alunos

Leia mais

Regras II Extreme Cyber Fight - Campeonato Interno de Robôs Autônomos -

Regras II Extreme Cyber Fight - Campeonato Interno de Robôs Autônomos - Regras II Extreme Cyber Fight - Campeonato Interno de Robôs Autônomos - INDICE 1. A luta... 3 2. Especificações da Arena... 4 3. Exigências para o robô... 4 4.Itens não permitidos na construção do robô...

Leia mais

1ª GINCANA PARANAENSE DE ECONOMIA DO CORECON-PR. Regulamento

1ª GINCANA PARANAENSE DE ECONOMIA DO CORECON-PR. Regulamento 1ª GINCANA PARANAENSE DE ECONOMIA DO CORECON-PR Regulamento CAPÍTULO I OBJETIVOS ART 1º - OBJETIVOS GERAIS 1. O Torneio Gincana Paranaense - CORECON-PR é uma competição de caráter educacional, promovida

Leia mais

CLUBE BRILHANTE. 2 CAMPEONATO DE FUTEBOL DE SETE CATEGORIA SÊNIOR 2015 Liga dos Campeões Brilhante Danilo Bandeira da Silva

CLUBE BRILHANTE. 2 CAMPEONATO DE FUTEBOL DE SETE CATEGORIA SÊNIOR 2015 Liga dos Campeões Brilhante Danilo Bandeira da Silva REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CAMPEONATO DA DURAÇÃO DO JOGO: Dois (2) tempos de vinte e cinco (25) minutos. DO HORÁRIO e DIA de jogo marcado: Para esta edição do 2 Campeonato de Futebol de Sete Categoria Sênior

Leia mais

Minas Olímpica/ Jogos de Minas 2015

Minas Olímpica/ Jogos de Minas 2015 Minas Olímpica/ Jogos de Minas 2015 Regulamento Específico Ciclismo Art. 1º - A competição de ciclismo do Minas Olímpica/Jogos de Minas obedecerá as regras da Confederação Brasileira de Ciclismo e Federação

Leia mais

ESTATUTO DOS CANALHAS DO POKER CANALHAS SERIES OF POKER

ESTATUTO DOS CANALHAS DO POKER CANALHAS SERIES OF POKER ESTATUTO DOS CANALHAS DO POKER CANALHAS SERIES OF POKER ESTATUTO DOS CANALHAS DO POKER 1. DOS OBJETIVOS 2. DA ESTRUTURA E MODALIDADE 3. DO EVENTO CANALHAS SERIES OF POKER 4. DO LOCAL E CALENDÁRIO 5. DA

Leia mais

REGULAMENTO II Maratona Voleibol do Nordeste (4x4)

REGULAMENTO II Maratona Voleibol do Nordeste (4x4) REGULAMENTO II Maratona Voleibol do Nordeste (4x4) CAPÍTULO I Instalações e Materiais Terreno de Jogo - Cada campo terá 13 metros de comprimento por 6,5 metros de largura. 1) Linhas de marcação - O campo

Leia mais

Sistema LigaMagic de Torneios

Sistema LigaMagic de Torneios Sistema LigaMagic de Torneios O Sistema LigaMagic de Torneios (www.ligamagic.com.br) tem como objetivo fortalecer as lojas e organizadores de Magic no Brasil. Para isto estamos criando um sistema de torneios

Leia mais

PARCERIA APEA/SP E APCEF/SP

PARCERIA APEA/SP E APCEF/SP PARCERIA APEA/SP E APCEF/SP DATA / LOCAL: 26 e 27/09/2015 / CECOM - APCEF/SP REGULAMENTO TÉCNICO TRUCO Art. 1º. O torneio de Truco do V JOGOS DOS APOSENTADOS, será realizado de acordo com as regras estabelecidas

Leia mais

REGULAMENTO da TAÇA PAULO ROBERTO TRIVELLI 2015 SELETIVA FASE ESTADUAL TITULO I DAS FINALIDADES

REGULAMENTO da TAÇA PAULO ROBERTO TRIVELLI 2015 SELETIVA FASE ESTADUAL TITULO I DAS FINALIDADES REGULAMENTO da TAÇA PAULO ROBERTO TRIVELLI 2015 SELETIVA FASE ESTADUAL TITULO I DAS FINALIDADES Artigo 1 - A TAÇA PAULO ROBERTO TRIVELLI 2015 é promovida, organizada e dirigida pela FEDERAÇÃO UNIVERSITÁRIA

Leia mais

REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I

REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I I MACEIÓ-AL, 2015 REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I DA FINALIDADE DO EVENTO Art. 1º - O esporte é considerado um fenômeno cultural da humanidade capaz de propiciar inúmeros benefícios aos seus praticantes.

Leia mais

ÍNDICE. I. DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º - Âmbito

ÍNDICE. I. DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º - Âmbito ÍNDICE I. DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1º - Âmbito II. ORGANIZAÇÃO DE PROVAS Artigo 2º - Modelo Competitivo Artigo 3º - Sistema Competitivo Artigo 4º - Ordem dos Jogos Artigo 5º - Duração dos Jogos Artigo

Leia mais

III TORNEIO DE BASQUETE 3 x 3 MASCULINO E FEMININO CEFER - USP RIBEIRÃO PRETO - 2015

III TORNEIO DE BASQUETE 3 x 3 MASCULINO E FEMININO CEFER - USP RIBEIRÃO PRETO - 2015 III TORNEIO DE BASQUETE 3 x 3 MASCULINO E FEMININO CEFER - USP RIBEIRÃO PRETO - 2015 I - OBJETIVOS: Incentivar a integração de todos como também valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de

Leia mais

PROJETO E REGULAMENTO GERAL

PROJETO E REGULAMENTO GERAL OLIMPÍADAS DO INSTITUTO EDUCACIONAL NOVOS TEMPOS PROJETO E REGULAMENTO GERAL Ensino Fundamental II e Médio OUTUBRO DE 2015 APRESENTAÇÃO: As Olimpíadas do Instituto Educacional Novos Tempos (OLIENT), visam

Leia mais

TAÇA CIDADE SÃO JOSÉ DE FUTSAL 2014 REGULAMENTO GERAL I - DA ORGANIZÇÃO E DIREÇÃO

TAÇA CIDADE SÃO JOSÉ DE FUTSAL 2014 REGULAMENTO GERAL I - DA ORGANIZÇÃO E DIREÇÃO TAÇA CIDADE SÃO JOSÉ DE FUTSAL 2014 REGULAMENTO GERAL I - DA ORGANIZÇÃO E DIREÇÃO Art. 1º - A organização da Taça Cidade São José de Futsal é de inteira responsabilidade da Prefeitura Municipal de São

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS. Art. 1º- Este regulamento é o conjunto de disposições que rege os jogos internos do Colégio Facex edição 2014.

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS. Art. 1º- Este regulamento é o conjunto de disposições que rege os jogos internos do Colégio Facex edição 2014. Página 1 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º- Este regulamento é o conjunto de disposições que rege os jogos internos do Colégio Facex edição 2014. CAPÍTULO II DA FINALIDADE Art. 2º - Os jogos internos

Leia mais

Art. 02 Este Regulamento Geral é o conjunto das disposições que regem as modalidades que integram a COPA SENAI 2010.

Art. 02 Este Regulamento Geral é o conjunto das disposições que regem as modalidades que integram a COPA SENAI 2010. COPA SENAI 2010 REGULAMENTO GERAL SESI SENAI - SP 2010 REGULAMENTO GERAL FASE INTERCLASSES I DOS OBJETIVOS Art. 01 A COPA SENAI 2010, tem por finalidade o bem estar e a integração do aluno perante a sociedade

Leia mais

CABO FRIO VOLEI MASTER 2015 CIDADE DE CABO FRIO - RJ Dias 04, 05, 06 e 07 de Junho de 2015 VOLEIBOL DO RIO DE JANEIRO CABO FRIO VOLEI MASTER 2015

CABO FRIO VOLEI MASTER 2015 CIDADE DE CABO FRIO - RJ Dias 04, 05, 06 e 07 de Junho de 2015 VOLEIBOL DO RIO DE JANEIRO CABO FRIO VOLEI MASTER 2015 REALIZAÇÃO APOIO ASSOCIAÇÃO MASTER DE VOLEIBOL DO RIO DE JANEIRO AMAVOLEI CABO FRIO VOLEI MASTER 2015 VOLEIBOL DE QUADRA PREFEITURA MUNICIPAL DE CABO FRIO SECRETARIA DE ESPORTES DE CABO FRIO Regulamento

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO FUTSAL

REGULAMENTO TÉCNICO FUTSAL FUTSAL Art. 1º - O campeonato de Futebol de Salão será regido pelas regras oficiais da CBFS - Confederação Brasileira de Futsal, por este Regulamento e conforme o disposto no Regulamento Geral. Art. 2º

Leia mais

Basquete 3x3 Tour Nacional Etapas Regionais/FINAL 2013

Basquete 3x3 Tour Nacional Etapas Regionais/FINAL 2013 Basquete 3x3 Tour Nacional Etapas Regionais/FINAL 2013 REGRAS As Regras do Jogo de Basquete Oficiais da FIBA são válidas para todas as situações de jogo não especificamente mencionadas nestas Regras do

Leia mais

REGULAMENTO BASQUETE 2009

REGULAMENTO BASQUETE 2009 REGULAMENTO BASQUETE 2009 Organização: Fórum das Associações dos Servidores das Agências Reguladoras Patrocínio: DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO BASQUETE - 2009 Art.01 - Este regulamento é o conjunto

Leia mais

1ª Liga de Futsal 2014/2015

1ª Liga de Futsal 2014/2015 1ª Liga de Futsal 2014/2015 Patrono RICARDINHO 1 I Liga Futsal 2014/2015 Regulamento Equipas Artigo 1º Esta liga de futsal encontra-se aberta a equipas de empresas devidamente certificadas, podendo ser

Leia mais

Art.2º- Os números de atletas por prova em suas respectivas categorias ficarão assim distribuídos:

Art.2º- Os números de atletas por prova em suas respectivas categorias ficarão assim distribuídos: REGULAMENTO ESPECÍFICO DE CICLISMO JEM S 2015 Art.1º- As competições serão regidas pelos regulamentos, normas e especificações técnicas da Confederação Brasileira de Ciclismo em tudo que não contrariar

Leia mais

REGULAMENTO DE REMO 2007 2008

REGULAMENTO DE REMO 2007 2008 REGULAMENTO DE REMO 2007 2008 REGATAS OFICIAIS E CAMPEONATOS ESTADUAIS CAPÍTULO I DOS REMADORES E SUAS CATEGORIAS: Artigo 1º O(a)(s) remador(a)(es)(as) que vierem a participar de regatas da serão divididos

Leia mais

FEDERAÇÃO PAULISTA DE GOLFE

FEDERAÇÃO PAULISTA DE GOLFE 1 MASCULINO e FEMININO JUVENIL E JUNIOR: 1. PARTICIPAÇÃO Poderão participar do RANKING PAULISTA SCRATCH JUVENIL/JUNIOR todos(as) os(as) jogadores/as filiados à Federação Paulista de Golfe que estejam em

Leia mais

Winter Challenge 2ª Edição Amparo 2006 Procedimentos

Winter Challenge 2ª Edição Amparo 2006 Procedimentos Winter Challenge 2ª Edição Amparo 2006 Procedimentos Publicado 23 de abril de 2006 1. Introdução No espírito de diversão, entretenimento e segurança, desenvolvemos estes procedimentos e guias para a próxima

Leia mais

CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS DOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS EINSTEIN

CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS DOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS EINSTEIN CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS DOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS EINSTEIN Artigo 1º - Os Jogos Universitários tem como objetivo: * Incentivar a participação dos jovens em atividades saudáveis do ponto de vista social,

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO NEWTON PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016 (INÍCIO DAS AULAS EM FEVEREIRO DE 2016)

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO NEWTON PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016 (INÍCIO DAS AULAS EM FEVEREIRO DE 2016) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO NEWTON PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016 (INÍCIO DAS AULAS EM FEVEREIRO DE 2016) O Reitor do Centro Universitário Newton Paiva em Belo Horizonte,

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 TESTE ESCRITO PERGUNTAS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO, ACTUALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO ÁRBITROS ASSISTENTES DE 2.ª CATEGORIA Futebol de 11 Tomar, 5 de Agosto de 2007 ÉPOCA 2007/2008

Leia mais

Associação Brasileira de Escolinhas de Futebol e Futsal- ABEFF

Associação Brasileira de Escolinhas de Futebol e Futsal- ABEFF Associação Brasileira de Escolinhas de Futebol e Futsal- ABEFF Diretoria de Competições Regulamento da Copa do Brasil de Escolinhas de Futebol Copa do Brasil de Escolinhas de Futebol 2016 Categorias Sub

Leia mais

COPA DAS FEDERAÇÕES REGULAMENTO GERAL PARA 2014

COPA DAS FEDERAÇÕES REGULAMENTO GERAL PARA 2014 COPA DAS FEDERAÇÕES REGULAMENTO GERAL PARA 2014 1. DO CAMPEONATO Anualmente a CBT - Confederação Brasileira de Tênis promoverá a Copa das Federações, para definir o Estado Campeão Brasileiro. A Copa das

Leia mais

VII TORNEIO DE FUTSAL MENORES 2015 REGULAMENTO GERAL. OBJETIVO Proporcionar à criança a integração social através do futsal.

VII TORNEIO DE FUTSAL MENORES 2015 REGULAMENTO GERAL. OBJETIVO Proporcionar à criança a integração social através do futsal. VII TORNEIO DE FUTSAL MENORES 2015 REGULAMENTO GERAL OBJETIVO Proporcionar à criança a integração social através do futsal. ORGANIZAÇÃO O torneio será organizado e dirigido por uma Comissão Organizadora

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS DA FDV CURSO DE GRADUAÇÃO DE DIREITO

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS DA FDV CURSO DE GRADUAÇÃO DE DIREITO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS DA FDV CURSO DE GRADUAÇÃO DE DIREITO [Em vigor para os ingressos a partir de 2009/02] Aprovado pelo Conselho Acadêmico em 06 de agosto de 2009 APRESENTAÇÃO

Leia mais

TERMOS E CONDIÇÕES DA ETAPA BRASILEIRA CLASSIFICATORIA PARA O CAMPEONATO MUNDIAL MICROSOFT OFFICE 2015 REGRAS

TERMOS E CONDIÇÕES DA ETAPA BRASILEIRA CLASSIFICATORIA PARA O CAMPEONATO MUNDIAL MICROSOFT OFFICE 2015 REGRAS Pagina 1 de 5 TERMOS E CONDIÇÕES DA ETAPA BRASILEIRA CLASSIFICATORIA PARA O CAMPEONATO MUNDIAL MICROSOFT OFFICE 2015 REGRAS Estas regras são válidas para a etapa brasileira classificatória para a o CAMPEONATO

Leia mais

PORTUGUES - BR INTRODUÇÃO

PORTUGUES - BR INTRODUÇÃO KICK BEE Obrigado por adquirir o BBZ50 Mini Robô Bluetooth da BEEWI. Por favor, leia as seguintes instruções para aprender a configurar e utilizar de forma mais eficaz o seu produto. INTRODUÇÃO O Mini

Leia mais

REGULAMENTO CURITIBA TENNIS CLASSIC 2013

REGULAMENTO CURITIBA TENNIS CLASSIC 2013 REGULAMENTO CURITIBA TENNIS CLASSIC 2013 1. DO CONCEITO O Curitiba Tennis Classic é uma competição aberta composta de uma série de eventos competitivos disputado por equipes de tenistas amadores. O evento

Leia mais

2ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário

2ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário 2ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário da Universidade Federal de Goiás CATEGORIA 1 EMPREENDEDORISMO DE NEGÓCIOS Agosto de 2015 REGULAMENTO CATEGORIA 1 EMPREENDEDORISMO DE NEGOCIOS 1. APRESENTAÇÃO

Leia mais

www.ndu.net.br Sede Social Rua Luís Góis, 2.187 Mirandópolis São Paulo SP Cep: 04043-400 Fone: (11) 7708-7429

www.ndu.net.br Sede Social Rua Luís Góis, 2.187 Mirandópolis São Paulo SP Cep: 04043-400 Fone: (11) 7708-7429 Organização, compromisso e qualidade em prol do esporte universitário paulista www.ndu.net.br Sede Social Rua Luís Góis, 2.187 Mirandópolis São Paulo SP Cep: 04043-400 Fone: (11) 7708-7429 REGULAMENTO

Leia mais

1-Será disputado pelo sistema de duplas, permitindo-se a inscrição de 02 atletas por equipe, de ambos os sexos.

1-Será disputado pelo sistema de duplas, permitindo-se a inscrição de 02 atletas por equipe, de ambos os sexos. REGULAMENTO DE BURACO 1-Será disputado pelo sistema de duplas, permitindo-se a inscrição de 02 atletas por equipe, de ambos os sexos. 2-No horário estabelecido pela Comissão Organizadora para início de

Leia mais

Cada campo terá 13 metros de comprimento por 6,5 de largura. 13 m. Deve ser distanciado de qualquer obstáculo, se possível, pelo menos 1 (um)

Cada campo terá 13 metros de comprimento por 6,5 de largura. 13 m. Deve ser distanciado de qualquer obstáculo, se possível, pelo menos 1 (um) MINI-VOLEIBOL 2014/15 TORNEIO 4X4 Regulamento da Prova CAPÍTULO I INSTALAÇÕES E MATERIAL O Terreno de Jogo Cada campo terá 13 metros de comprimento por 6,5 de largura 13 m 6,5 m metro. Deve ser distanciado

Leia mais

1ºTorneio Bancário Society de Clubes Paulista REGULAMENTO 2015

1ºTorneio Bancário Society de Clubes Paulista REGULAMENTO 2015 REGULAMENTO 2015 1º Torneio Bancário Society de Clubes Paulista 2015, é uma promoção da Secretaria de Esporte do Sindicato dos Bancários, e tem por finalidade efetuar o congraçamento entre os bancários

Leia mais

3º TORNEIO DE FUTSAL CDL CANOAS

3º TORNEIO DE FUTSAL CDL CANOAS 3º TORNEIO DE FUTSAL CDL CANOAS REGULAMENTO GERAL Capítulo 1 Comissão disciplinar e organizadora: O Evento será coordenado pela CDL e pela CDL Jovem Canoas, com as seguintes atribuições: a) Tomar as providências

Leia mais