Instalação do Gnet em Linux e Unix

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Instalação do Gnet em Linux e Unix"

Transcrição

1 Instalação do Gnet em Linux e Unix

2 Visão Geral Instalar o Gnet Configurar o Gnet Inserir o Logotipo nas Facturas A Primeira Factura Manutenção conteúdo

3 Visão Geral A configuração do Gnet compreende as seguintes etapas principais: - Instalar o software e configurar o sistema para funcionamento do Gnet. - Elaborar uma Factura ou um Orçamento teste para mais tarde verificar a impressão. - Configurar as preferências de impressão da página no web browser de forma a remover a informação de cabeçalho e rodapé e a definir as margens. - Preparar os postos de trabalho existentes para aceder à aplicação Gnet. - Configurar as preferências de impressão para todos os postos de trabalho e impressoras que vão utilizar o Gnet.

4 Instalar o Gnet O procedimento para instalar o Gestix em Linux varia consoante a distribuição de Linux. IMPORTANTE: A instalação deste produto requer alguns conhecimentos técnicos. Por favor contacte um profissional TI para um apoio qualificado na instalação deste software. O Apache deve estar activo e a funcionar (introduza na barra de endereço do seu browser para verificar se está a funcionar) O MySQL 4 ou o MySQL 5 deve estar activo e a funcionar. Para verificar abra /usr/bin/mysql (a linha de comando do MySQL) na janela do Terminal e verifique se não recebe nenhuma mensagem de erro na ligação ao servidor MySQL. Escreva exit na linha de comando do mysql para sair. Não continue com a instalação do Gnet caso não tenha conseguido configurar os serviços anteriores. Instalar o Gestix num servidor LAN ou Posto de Trabalho Estão disponíveis diversos ficheiros, relacionados com as principais distribuições Linux. O utilizador deve ter privilégios de root. Pacote IP-Brick: gestix_4.0_ipbrick_i386.deb dpkg -i gestix_4.4_ipbrick_i386.deb Pacotes Debian, Ubuntu: gestix_4.4_i386.deb dpkg -i gestix_4.4_i386.deb Pacotes Caixa Magica, Suse, Redhat, Fedora, Mandriva: gestix-4.0.i386.rpm rpm i gestix--4.0.xx-00.i386.rpm Notas Se usar o pacote RPM, deve desinstalar todas as versões anteriores do Gestix antes de instalar a nova versão: rpm e gestix Se o programa rpm indicar uma dependência quebrada em libstdc++.so.6, forneça esta dependência ou instale manualmente o ficheiro libstdc++.so.6 na directoria /usr/lib e tente de novo o rpm usando a opção nodeps como se segue:

5 If the rpm program complains about a broken dependency on libstdc++.so.6, either provide this library or install the libstdc++.so.6 file manually into the /usr/lib directory and try the rpm again using the --nodeps option as follows: rpm i --nodeps gestix--4.0.xx-00.i386.rpm Instalar o Gestix Net num servidor Web Pré-requisitos: - MySQL 4.1 ou superior (Em 32bits apenas até ao 5.1) - Apache 1.3 ou superior - Linux Kernel ou superior Pacote para sistemas com stdlibc++.so.6 e kernel 2.2.5: gestix-4.0.web.i386.tar.gz Pacote para sistemas com stdlibc++.so.5 e kernel 2.2.0: gestix_4.0_web_i386.tar.gz 1. Instalar os ficheiros na localização de instalação: 1.1 Entre no servidor utilizando telnet ou ssh, coloque o Pacote na directoria de trabalho e descomprima-o. gunzip gestix[...]i386.tar.gz 1.2 Altere a directoria actual para a que está disponível para o servidor HTTP, por exemplo: cd public_html 1.3 Extraia os ficheiros do arquivo tar.gz: tar xf../gestix[...]i386.tar 1.4 Faça um soft-link da pasta gnet/lib para a directoria de trabalho actual: ln -s gnet/lib. 1.5 Crie bases de dados e atribua os privilégios de utilizador e a password: Nota: substitua "mysql_user" e "mysql_password" pelo nome de utilizador e password do MySQL Crie duas bases de dados, "gx_db" e "gx_dbres". Dê todos os direitos ao mysql_user nestas duas bases de dados.

6 Por exemplo: mysql -u root -p --execute="create DATABASE gx_db; CREATE DATABASE gx_dbres" mysql -u root -p --execute="grant ALL PRIVILEGES ON gx_db.* TO mysql -u root -p --execute="grant ALL PRIVILEGES ON gx_dbres.* TO 1.6 Altere a directoria de trabalho actual para a pasta gnet e efectue uma série de comandos para configurar o Gestix Net: Nota: substitua "mysql_user" e "mysql_password" pelo nome de utilizador e password do MySQL cd gnet find. -exec chmod go-w {} \; echo "GNET_PATH `pwd`" > cgi-bin/.htgestix echo "GNET_WWW_DIR." >> cgi-bin/.htgestix echo "GNET_DB_USER mysql_user" >> cgi-bin/.htgestix echo "GNET_DB_PW mysql_password" >> cgi-bin/.htgestix echo "GNET_DB_NAME gx_db" >> cgi-bin/.htgestix echo "GNET_DB_RESOURCES gx_dbres" >> cgi-bin/.htgestix echo "GNET_MYSQLDIR /usr" >> cgi-bin/.htgestix echo "Options ExecCGI" > cgi-bin/.htaccess echo "AddHandler cgi-script.cgi" >> cgi-bin/.htaccess echo "AddDefaultCharset ISO " >> cgi-bin/.htaccess echo "gx_db" > temp/enableconfig.cfg 2. Invoque o Gestix a partir da linha de comando para verificar se todas as livrarias necessárias estão disponíveis: cd../gnet/cgi-bin./gestix.cgi Nota: se o resultado forem apenas algumas linhas, pode tratar-se de uma mensagem de erro que nos poderá enviar por , caso não a consiga interpretar e corrigir. Se a linha indicar the libmysqlclient.so.12 cannot be found, com privilégios de administração entre o comando seguinte: ln /usr/lib/mysql/libmysqlclient.so.14 /usr/lib/mysql/libmysqlclient.so.12 Se, pelo contrário, obtiver muitas linhas de output após ter invocado o comando gestix.cgi, é um bom sinal e pode prosseguir para o passo seguinte. 3. Invoque o Gestix a partir do browser: O browser deve mostrar uma página a indicar A completar a instalação. 5 Abra o Gnet

7 Configurar o Gnet Quando o Gestix é aberto pela primeira vez após a instalação é mostrado o formulário inicial. O primeiro passo para a configuração do Gestix consiste no preenchimento de diversos campos que vão indicar a configuração mais apropriada para a sua empresa. Idioma Base de instalação Esta escolha irá determinar o idioma para o interface da aplicação bem como o idioma em que são denominados os documentos. Se escolher como idioma base o português o interface estará em português e os documentos terão nomes em português como Factura, Venda a Dinheiro, Guia de Remessa, entre outros. Se escolher como idioma base o Inglês, por exemplo, o interface estará em inglês e os documentos terão nomes em inglês como Invoice, Cash Sale, Delivery Note, etc. Se a sua aplicação inclui o módulo Multiidioma, a escolha do Idioma Base determina o idioma em que são denominados os documentos, ao entrar na aplicação o utilizador pode escolher um idioma diferente para o interface da aplicação. Este módulo permitelhe também escolher o idioma em que deseja imprimir os documentos e poderá criar novas séries de documentos cujas denominações correspondem ao idioma utilizado pelos seus clientes internacionais. Desta forma o módulo Multi-idioma permite-lhe emitir facturas ou outros documentos em diversos idiomas, independentemente daquele escolhido para o interface de trabalho. Número de Série da Licença Introduza o n.º de série correspondente ao produto que adquiriu. Nome Abreviado da Entidade Utilizadora Introduza o nome da sua empresa tal como quer que apareça impresso nos documentos e listagens.

8 Detalhes da Entidade Utilizadora Nestes campos deverá introduzir os detalhes relativos à sua empresa tais como o nome completo, o endereço de , os números de telefone e fax e o país. Informação de Log-in do Manager Ao introduzir informação nestes campos estará a criar uma conta de utilizador. Escreva estes dados e guarde-os em lugar seguro dado que caso esqueça o Login e a Password não conseguirá utilizar a aplicação. Nome O seu nome. Login O nome abreviado que o identifica o no sistema. Este nome deverá ser introduzido de todas a vezes que quiser entrar na aplicação. Password Uma combinação secreta de letras e números que deve decorar e digitar de todas as vezes que quiser entrar no Gestix. Nota: Evite a utilização do nome Admin como nome de Login, caso contrário terá acesso apenas às funções de administração do sistema mas não poderá aceder às funcionalidades de negócio. Este nome de Login deve ser reservado apenas para técnicos que devem poder aceder às funções de administração do sistema mas não às informações de negócio nele armazenadas. Reveja a informação introduzida e pressione o botão Gravar. Se aparecer um aviso amarelo no canto superior direito da página clique no aviso para ler a mensagem de erro. Poderá ter-se esquecido de preencher algum dos campos. Após estes passos a inicialização da base de dados será completada. Este processo demora alguns instantes e termina com a apresentação do ecrã de entrada na aplicação onde deverá introduzir o Login e Password definidos anteriormente. Nota: caso se engane nesta fase, ser-lhe-á apresentado novamente formulário de configuração para que possa voltar a digitar os dados de Login e Password.

9 O formulário de configuração é mostrado da primeira vez que entra na aplicação e consiste numa série complementar de dados para configurar o Gestix para a sua empresa. Poderá voltar a este formulário mais tarde ao clicar em Admin no menu da aplicação e escolher a opção Configuração. Moeda Base Defina qual a moeda base com que pretende trabalhar. Se a sua aplicação inclui o módulo Múltiplas Moedas, deve indicar a moeda base. Terá já uma série de outras moedas definidas que pode utilizar posteriormente para as suas transacções internacionais e pode ainda adicionar outras moedas não contempladas definindo para cada uma a taxa de conversão. Nos campos seguintes deverá indicar os dados referentes ao tratamento de IVA e IRS indicando as respectivas taxas de defeito. Nº de Descontos de Item na Linha dos Documentos Para documentos de vendas e de compras. Permite a indicação de múltiplos descontos para cada item à medida que são inseridos nos documentos. Processamento de Itens de Stock Nestes campos tem a possibilidade de definir como deseja tratar os movimentos de stock. Margens de Página (PDF) O Gestix oferece-lhe a possibilidade de converter documentos e listagens para o formato PDF para arquivo ou envio por . Nestes campos deve indicar em milímetros, centímetros, ou polegadas (mm, cm ou in) as margens para o documento.

10 Nota: Estas definições aplicam-se somente à impressão via PDF. Para definir as margens da impressão normal, por favor intervenha na configuração da página do seu Browser. Impressão de Listagens e Relatórios Escolha um tamanho para a página e indique uma imagem para ser impressa no cabeçalho deste tipo de documentos. O tamanho reservado para a imagem é 600 por 64 pixeis. Nota: Se aumentar o número de pixeis da imagem mantendo as proporções o resultado será um aumento de qualidade na impressão da imagem. Impressão de Facturas e Documentos Logísticos Para além da indicação do tamanho da página são-lhe ainda oferecidas diversas opções de personalização destes documentos. Logotipo da Entidade Utilizadora Escolha uma imagem a ser impressa nas facturas e documentos logísticos. O tamanho recomendado para esta imagem é 600 por 320 pixeis. Tal como indicado anteriormente, se forem respeitadas as proporções mas introduzida uma imagem maior o resultado será um aumento de qualidade na impressão. Identificação da Entidade Utilizadora em Texto Introduza o texto que deve figurar nas facturas ou documentos logísticos em alternativa ao uso de uma imagem com logotipo da empresa. Nota: Qualquer destas opções de personalização não é limitativa, mais tarde ao imprimir um documento pode indicar se deseja imprimi-lo utilizando a imagem com o logotipo da empresa, utilizando a informação introduzida em texto ou, no caso de desejar utilizar o papel timbrado da sua empresa, pode definir que esta área é deixada em branco. À excepção do idioma base e da moeda base, todos os dados de configuração podem ser mais tarde alterados acedendo à área Admin na aplicação. Após clicar em Gravar será direccionado para a área de Administração onde poderá indicar outras opções de funcionamento. As opções disponíveis variam de acordo com a edição e com os módulos incluídos na sua aplicação.

11 Após concluídas as alterações como melhor lhe convier, pressione o botão Voltar para ter acesso à página principal da aplicação onde poderá criar fichas de cliente, de fornecedor, artigos de stock e iniciar as suas tarefas de facturação e compras.

12 Inserir o Logotipo nas Facturas 1) Escolha Admin no menu lateral para entrar no módulo Administração do Sistema. 2) Escolha a opção Configuração. 3) No item Impressão de Facturas e Documentos Logísticos, escolha o campo Logotipo Entidade Utilizadora e clique em Navegar para escolher a imagem que deseja inserir. A imagem deve estar num dos formatos: jpg / gif / png / bmp O tamanho recomendado para a imagem é 600x320 pixeis, podem ser escolhidos outros tamanhos desde que se mantenham as proporções altura/largura (15 : 8). Nota: 600x320 pixels são as dimensões recomendadas para o tamanho da imagem. Se quiser melhorar a qualidade de impressão do logotipo basta-lhe indicar uma imagem com dimensões superiores às sugeridas. Recorde-se que deverá manter as proporções da imagem para evitar que esta seja deformada. 4) Clique em Gravar no final da página. A imagem gravada na aplicação aparece abaixo do campo Logotipo Entidade Utilizadora. Pode também gravar uma imagem que será impressa no cabeçalho das listagens e relatórios, escolhendo a imagem que deseja utilizar no item Impressão de Listagens e Relatórios e efectuando o mesmo processo. As dimensões recomendadas para esta imagem são 600x64 pixeis.

13 A Primeira Factura 1) Preparar para Facturar Registe os seus artigos no ficheiro Artigos para que não tenha que repetir as suas descrições cada vez que vende um artigo. A numeração dos artigos é automática mas poderá alterar o seu valor a qualquer momento. Se tem um número elevado de itens poderá querer utilizar Famílias e Atributos para facilitar a organização do ficheiro. Registe os seus clientes no ficheiro de Clientes. Embora possa criar fichas de cliente no momento em que está a fazer a factura, aqui tem informação mais detalhada. Caso tenha um grande número de clientes poderá querer utilizar Classes e Atributos para os classificar. Se pretende um controlo de stock mais rigoroso, lembre-se de desabilitar a tolerância a stock negativo na opção Configuração do menu Admin. Neste caso deverá registar as compras e as vendas por ordem cronológica.

14 2) Emitir a Factura Clique em Facturação no menu à direita e seleccione o documento Factura. Clique em Novo e preencha o formulário da Factura. Clique no botão Procurar Cliente para escolher um da lista. Se é um novo cliente, marque a opção Novo e preencha os dados nome do cliente, morada, etc. Termine pressionando o botão Continuar. Verifique o número, data, condições de pagamento e restante informação do cabeçalho da factura, depois no campo Descrição das linhas do documento, escreva uma descrição do item, indique uma quantidade válida, a unidade (kg, cm, ton, etc), e o preço unitário. Pressione a tecla Enter para avançar até ao botão Gravar Linha, clicando-o de seguida. Nesta altura deverá ter adicionado uma linha ao corpo da sua factura. Se deseja referir um artigo do ficheiro Artigos na sua factura, clique no botão Artigo para escolher. Se digitar alguma informação no campo Refª Item antes de accionar o botão Artigo, o artigo com esse código será invocado. Depois, introduza ou confirme os restantes dados da linha. Termine com Gravar Linha. O seu documento deverá agora ter 2 linhas, uma de Texto outra com um Artigo. Para itens do tipo Serviço o comportamento é semelhante mas envolvendo o botão Serviço. Termine a sua factura com um clique no botão Gravar, no topo da página. Após breves instantes, a factura será apresentada na página ficando disponíveis no topo os comandos Imprimir e PDF. Use um deles para poder imprimir, prever a impressão, ou gravar o impresso da factura. Clique em Voltar ou noutra opção de menu para continuar.

15 2) Imprimir a Factura Para imprimir facturas e outros documentos, é necessário configurar as preferências de impressão da página do browser de forma a suprimir a informação de cabeçalho e rodapé (data, hora, endereço web), e ajustar as margens de impressão. Após este passo pode testar a impressão da factura, quer escolhendo directamente o botão IMPRIMIR, quer escolhendo a opção PDF. Perto destes comandos encontra as opções de impressão: a opção Imagem do Logotipo, a opção Layout e a opção Linhas por Página. Imprima com diversas opções até obter os resultados mais adequados ao que pretende. 2) Registe um pagamento Para registar um pagamento para esta factura, escolha o botão Facturação no menu, seleccione o documento Recibo, clique no botão Novo e escolha o Cliente. Após estes passos pressione o botão Documento por baixo do cabeçalho do documento e seleccione a factura para a qual quer emitir o recibo.

16 Manutenção Cópia de Segurança É fundamental fazer cópias de segurança da base de dados do Gnet para preservar a informação na eventualidade de uma falha de sistema ou perda total. A ferramenta para cópia de segurança do Gnet (Admin Cópia de Segurança) permite-lhe fazer de uma forma simples uma cópia de segurança dos dados e informação confiados ao Gnet. Esta cópia é-lhe fornecida como um ficheiro de texto com todos os comandos SQL necessários para reconstruir a base de dados do Gnet tal como estava na altura da realização da cópia de segurança. Deve utilizar um dispositivo de armazenamento externo para a guardar. Para uma estratégia de protecção de dados completa que, para além do Gnet, abranja todo o seu sistema de informação por favor consulte o seu técnico. Questões Frequentes e Updates Por favor consulte o web site Gestix Net (www.gestix.com) para questões frequentes, dificuldades de utilização, updates de software e condições de serviço. Quick Start r4 - Copyright 2006 WESTIX-TI LDA

Gestix. Instalar em Linux. Gestix.com. Instalar em Linux...2 Pré-requisitos para instalar o Gestix em Linux...2

Gestix. Instalar em Linux. Gestix.com. Instalar em Linux...2 Pré-requisitos para instalar o Gestix em Linux...2 Gestix Instalar em Linux Instalar em Linux...2 Pré-requisitos para instalar o Gestix em Linux...2 Instalar o Gestix em Debian ou Ubuntu...3 Instalar o Gestix Net em servidor partilhado...4 Gestix.com Pré-requisitos

Leia mais

Manual Gestix Guia do Utilizador. Gestix.com

Manual Gestix Guia do Utilizador. Gestix.com Manual Gestix Guia do Utilizador Gestix.com Copyright Este documento é Copyright 2008 Westix TI Lda. Todos os direitos reservados. Todas as marcas registadas referidas neste Manual são propriedade dos

Leia mais

Software de Faturação Como Começar

Software de Faturação Como Começar Software de Faturação Como Começar Introdução Objectivo Este breve manual conduz o utilizador numa primeira utilização do Gestix após instalação do software ou disponibilização do serviço. As funções do

Leia mais

Gestix Instalação em MS Windows. Gestix.com

Gestix Instalação em MS Windows. Gestix.com Gestix Instalação em MS Windows Gestix.com Copyright Este documento é Copyright 2008 Westix TI Lda. Todos os direitos reservados. Todas as marcas registadas referidas neste Manual são propriedade dos

Leia mais

Gestix. Instalação em Mac OS X. Gestix.com

Gestix. Instalação em Mac OS X. Gestix.com Gestix Instalação em Mac OS X Gestix.com Copyright Este documento é Copyright 2008 Westix TI Lda. Todos os direitos reservados. Todas as marcas registadas referidas neste Manual são propriedade dos seus

Leia mais

Gestix. Instalação em MS Windows. Gestix.com

Gestix. Instalação em MS Windows. Gestix.com Gestix Instalação em MS Windows Gestix.com Copyright Este documento é Copyright 2013 Westix TI Lda. Todos os direitos reservados. Todas as marcas registadas referidas neste Manual são propriedade dos seus

Leia mais

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto Como efetuo a mudança de ano do Ponto de Venda? No Programa Express aceda a Tabelas Pontos de Venda Postos de Venda abrir o separador Movimentos Caixa e: -

Leia mais

ZS Rest. Manual de Iniciação. BackOffice

ZS Rest. Manual de Iniciação. BackOffice Manual de Iniciação BackOffice 1 1. Índice 2. Introdução... 2 3. Iniciar o ZSRest... 3 a) BackOffice:... 4 b) Acesso BackOffice:... 4 4. Zonas... 6 c) Criar Zona:... 7 d) Modificar Zona:... 8 e) Remover

Leia mais

Acronis Backup & Recovery 10 Server para Linux. Update 5. Guia da Instalação

Acronis Backup & Recovery 10 Server para Linux. Update 5. Guia da Instalação Acronis Backup & Recovery 10 Server para Linux Update 5 Guia da Instalação Índice 1 Antes da instalação...3 1.1 Componentes do Acronis Backup & Recovery 10... 3 1.1.1 Agente para Linux... 3 1.1.2 Consola

Leia mais

MANUAL ARTSOFT Mobile Pre Sales

MANUAL ARTSOFT Mobile Pre Sales MANUAL ARTSOFT Mobile Pre Sales INDÍCE O que é?... 3 Como se configura?... 3 ARTSOFT... 3 ANDROID... 3 Login... 4 Home... 5 Funcionalidades... 6 Sincronização... 6 Contas... 7 Consultas... 7 Resumos...

Leia mais

POS significa Point of Sale Posto de Venda um local onde ocorre uma transação financeira, por exemplo,

POS significa Point of Sale Posto de Venda um local onde ocorre uma transação financeira, por exemplo, Módulo POS Loja O que é um POS? Para que serve? POS significa Point of Sale Posto de Venda um local onde ocorre uma transação financeira, por exemplo, uma Loja que efetue venda ao público. Por outras palavras,

Leia mais

Acordo de licenciamento do EMPRESÁRIO

Acordo de licenciamento do EMPRESÁRIO Acordo de licenciamento do EMPRESÁRIO Ao abrir a caixa do CD que contém o programa EMPRESÁRIO, o utilizador aceita os termos do contracto de licenciamento deste acordo. Licença Garantias A T&T outorga-lhe

Leia mais

Manual Gestix Guia do Utilizador. Gestix.com

Manual Gestix Guia do Utilizador. Gestix.com Manual Gestix Gestix.com Copyright Este documento é Copyright 2008 Westix TI Lda. Todos os direitos reservados. Todas as marcas registadas referidas neste Manual são propriedade dos seus legítimos detentores.

Leia mais

POS significa Point of Sale Posto de Venda um local onde ocorre uma transação financeira, por exemplo,

POS significa Point of Sale Posto de Venda um local onde ocorre uma transação financeira, por exemplo, Módulo POS Loja O que é um POS? Para que serve? POS significa Point of Sale Posto de Venda um local onde ocorre uma transação financeira, por exemplo, uma Loja que efetue venda ao público. Por outras palavras,

Leia mais

Manual Gestix Confi gurar o Apache Manualmente. Gestix.com

Manual Gestix Confi gurar o Apache Manualmente. Gestix.com Manual Gestix Confi gurar o Apache Manualmente Gestix.com Copyright Este documento é Copyright 2008 Westix TI Lda. Todos os direitos reservados. Todas as marcas registadas referidas neste Manual são propriedade

Leia mais

ZSRest. Manual Profissional. Comandos Rádio X64. V2011-Certificado

ZSRest. Manual Profissional. Comandos Rádio X64. V2011-Certificado Manual Profissional Comandos Rádio X64 V2011-Certificado 1 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. Configuração inicial... 3 4. Configurações X64... 5 a) Definições Gerais... 5 b) Documentos e Periféricos... 8

Leia mais

Software de Facturação e Gestão Comercial On-Line

Software de Facturação e Gestão Comercial On-Line Software de Facturação e Gestão Comercial On-Line Manual básico do Utilizador Software de Facturação e Gestão Comercial On-line Level 7 Basic, Light & Premium Este Software é fornecido com um número de

Leia mais

ZSRestWEB. Manual de Iniciação. BackOffice. Manual de Iniciação ZSRestWeb

ZSRestWEB. Manual de Iniciação. BackOffice. Manual de Iniciação ZSRestWeb ZSRestWEB Manual de Iniciação BackOffice 2 Introdução 4 Iniciar ZSRestWeb 4 Adicionar Atalho 4 Entrar no ZSRestWEB 5 Apresentação do ZSRestWEB 6 Widgets 7 Exemplo de Widget em Tabela: 8 Exemplo de Widget

Leia mais

MANUAL PARA USO DO SISTEMA GCO Gerenciador Clínico Odontológico

MANUAL PARA USO DO SISTEMA GCO Gerenciador Clínico Odontológico MANUAL PARA USO DO SISTEMA GCO Gerenciador Clínico Odontológico O GCO é um sistema de controle de clínicas odontológicas, onde dentistas terão acesso a agendas, fichas de pacientes, controle de estoque,

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Gestão de Stocks Local. v2011

ZS Rest. Manual Avançado. Gestão de Stocks Local. v2011 Manual Avançado Gestão de Stocks Local v2011 1 1. Índice 2. Introdução... 3 3. Iniciar o ZSRest FrontOffice... 4 4. Produto... 5 b) Activar gestão de stocks... 5 i. Opção: Faz gestão de stocks... 5 ii.

Leia mais

ZSRest/ZSPos. Manual de Stocks. BackOffice

ZSRest/ZSPos. Manual de Stocks. BackOffice BackOffice 1 1. Índice 2. Introdução... 3 3. Iniciar o ZSRest/ZSPos FrontOffice... 4 4. Produto... 5 Activar gestão de stocks... 5 5. Armazém... 7 a) Adicionar Armazém... 8 b) Modificar Armazém... 8 c)

Leia mais

Software da Impressora

Software da Impressora Software da Impressora Acerca do Software da Impressora O software Epson inclui o controlador de impressão e o EPSON Status Monitor 3. O controlador de impressão é um software que permite controlar a impressora

Leia mais

Sistema de Inscrições Automáticas na Internet. Manual do Utilizador

Sistema de Inscrições Automáticas na Internet. Manual do Utilizador Sistema de Inscrições Automáticas na Internet Manual do Utilizador Versão 1.6 Agosto de 2005 O Sistema de Inscrições Automáticas está disponível nos seguintes anos: 1ºano (repetentes), 2ºano, 3ºano e 4ºano

Leia mais

Licença Gestix Standard Trabalhar em Rede

Licença Gestix Standard Trabalhar em Rede Licença Gestix Standard Trabalhar em Rede Conteúdo Instruções para aceder ao programa Gestix Licença Standard a partir de outro computador ou ipad na rede. Este procedimento não envolve a instalação 1

Leia mais

Faça a gestão da sua base de clientes com o Gestix.

Faça a gestão da sua base de clientes com o Gestix. Gerir Clientes no Gestix A Ficha de Cliente Faça a gestão da sua base de clientes com o Gestix. O Gestix oferece-lhe diversas formas de conhecer e acompanhar os seus clientes. Explore-o como uma poderosa

Leia mais

Manual Upgrade para a Versão 6

Manual Upgrade para a Versão 6 Manual Upgrade para a Versão 6 Gabinete de Manutenção Informática Unipessoal, Lda. Rua Rui de Pina, 1B 2805-241 Almada Tel. 21 274 34 41 Fax. 21 274 34 43 www.gmi.co.pt * geral@gmi.mail.pt -1- Conteúdo

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO TERMINAL DE PORTA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO TERMINAL DE PORTA MANUAL DE UTILIZAÇÃO TERMINAL DE PORTA www.xdsoftware.pt Resumo da Aplicação O XD Terminal de Porta é um módulo do XD Disco destinado a coletores de dados com o sistema operativo Windows mobile. Junta

Leia mais

MANUAL ARTSOFT Mobile AutoSales

MANUAL ARTSOFT Mobile AutoSales MANUAL ARTSOFT Mobile AutoSales INDÍCE O que é?... 3 Como se configura?... 3 ARTSOFT... 3 ANDROID... 3 Login... 4 Home... 5 Funcionalidades... 6 Sincronização... 6 Contas... 7 Consultas... 7 Resumos...

Leia mais

Acesso ao Comercial. Ajudas para trabalhar mais eficientemente com o programa

Acesso ao Comercial. Ajudas para trabalhar mais eficientemente com o programa Acesso ao Comercial Ajudas para trabalhar mais eficientemente com o programa Neste Manual são apresentados écrans preenchidos com dados para melhor exemplificar as funcionalidades do programa. O uso do

Leia mais

PAINEL DE ADMINISTRADOR

PAINEL DE ADMINISTRADOR PAINEL DE ADMINISTRADOR IMPORTANTE: O Painel de administrador APENAS deverá ser utilizado pelo responsável do sistema. são: Nesta aplicação, poderá configurar todo o sistema de facturação. As opções do

Leia mais

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

Instruções de Instalação e Licenciamento. Notas Prévias. Versão 1.5.

Instruções de Instalação e Licenciamento. Notas Prévias. Versão 1.5. Instruções de Instalação e Licenciamento Versão 1.5. Notas Prévias Introdução Instruções de Instalação/Actualização Instruções de Licenciamento Notas Prévias Verificações prévias: Os postos de trabalho

Leia mais

LEITOR DE CARTÕES (Cédulas Profissionais)

LEITOR DE CARTÕES (Cédulas Profissionais) LEITOR DE CARTÕES (Cédulas Profissionais) COMO INSTALAR OS DRIVERS DO LEITOR DE CARTÕES Abra o Portal da Ordem dos Advogados Clique no link Área Reservada que se encontra na barra vertical do lado esquerdo

Leia mais

PartyPrint ver. 1.5 UE

PartyPrint ver. 1.5 UE DNP PartyPrint ver. 1.5 UE Procedimento de Configuração 2013 Dai Nippon Printing Co., Ltd. Revisão. 1.0.0 Índice 1 PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO... 1 Preparação para a instalação:... 1 [Windows 8]... 2 [Windows

Leia mais

MANUAL ARTSOFT Mobile POS

MANUAL ARTSOFT Mobile POS MANUAL ARTSOFT Mobile POS INDÍCE O que é?... 3 Como se configura?... 3 ARTSOFT... 3 ANDROID... 3 Login... 4 Home... 5 Sincronização... 6 Utilizadores... 7 Entrada de stock... 7 Acerca... 8 Configuração...

Leia mais

Guia de Depósito Teses

Guia de Depósito Teses Guia de Depósito Teses Descreva o documento que está a depositar Página 1 Se seleccionar todas as opções nesta página, visualizará um formulário diferente, modificado com o intuito de capturar informações

Leia mais

Gestix Manual de Utilizador

Gestix Manual de Utilizador Gestix Manual de Utilizador Gestix.com Aceder ao menu Gestix Para abrir o programa utilize o atalho no menu Programas/Aplicativos do seu computador. Para aceder aos menus de operação do Gestix é necessário

Leia mais

Guia de instalação para ambiente de Desenvolvimento LINUX

Guia de instalação para ambiente de Desenvolvimento LINUX Guia de instalação para ambiente de Desenvolvimento LINUX Conteúdo deste manual Introdução O guia de instalação... 3 Capítulo 1 Instalando o servidor Web Apache... 4 Teste de instalação do Apache... 9

Leia mais

Instalar o Projeto Colibri RCP 7.0.2 no Ubuntu 12.04

Instalar o Projeto Colibri RCP 7.0.2 no Ubuntu 12.04 Instalar o Projeto Colibri RCP 7.0.2 no Ubuntu 12.04 O Sistema Operativo Linux, embora com uma baixíssima quota de mercado, quando comparado com Windows e OS X, no que refere a computadores pessoais, e

Leia mais

Manual do Aluno Plataforma de e-learning Moodle

Manual do Aluno Plataforma de e-learning Moodle Manual do Aluno Plataforma de e-learning Moodle i Índice Índice de Figuras 3 Introdução 4 Parte I - Acesso à Plataforma 5 1 - Entrar na Plataforma 6 1.1 - Alterar a senha 7 Parte II - Utilização da Plataforma

Leia mais

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 Google Sites A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 1. Google Sites A Google veio anunciar que, para melhorar as funcionalidades centrais do Grupos Google, como listas de discussão

Leia mais

OneTouch ZOOM Pro Diabetes Management Software. Guia de Instalação. Procedimento de instalação

OneTouch ZOOM Pro Diabetes Management Software. Guia de Instalação. Procedimento de instalação OneTouch ZOOM Pro Diabetes Management Software com SnapShot Guia de Instalação Procedimento de instalação 1. Insira o CD de instalação do OneTouch Zoom Pro na unidade de CD-ROM. NOTA: Se instalar o programa

Leia mais

RIQASNet. Instruções de utilização. Introdução. Registo para o RIQASNet

RIQASNet. Instruções de utilização. Introdução. Registo para o RIQASNet RIQASNet Instruções de utilização Introdução O RIQASNet é um sistema de entrada de dados utilizando a internet que permite aos utilizadores enviarem os resultados e alterações de método para o RIQAS, e

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO E REFERÊNCIA ECR8200S/8220SPROGRAMMING UTILITY. P Code: 578413

GUIA DE INSTALAÇÃO E REFERÊNCIA ECR8200S/8220SPROGRAMMING UTILITY. P Code: 578413 GUIA DE INSTALAÇÃO E REFERÊNCIA ECR8200S/8220SPROGRAMMING UTILITY P Code: 578413 PUBLICAÇÃO EMITIDA POR: Olivetti S.p.A. www.olivetti.com Copyright 2013, Olivetti Todos os direitos reservados Chamamos

Leia mais

Internet e Email no Akropole. Internet e Email no Akropole

Internet e Email no Akropole. Internet e Email no Akropole Internet e Email no Akropole Internet e Email no Akropole O Akropole tira proveito da ligação à internet, podendo efectuar várias operações de maior valia, com ou sem intervenção directa do utilizador.

Leia mais

Índice. Manual do programa Manage and Repair

Índice. Manual do programa Manage and Repair Manual do programa Manage and Repair Índice 1 Menu Ficheiro... 3 1.1 Entrar como... 3 1.2 Opções do utilizador... 3 2 Administração... 5 2.1 Opções do Programa... 5 2.1.1 Gerais (1)... 5 2.1.2 Gerais (2)...

Leia mais

IMPORT EXPRESS ONLINE MANUAL DO UTILIZADOR

IMPORT EXPRESS ONLINE MANUAL DO UTILIZADOR IMPORT EXPRESS ONLINE MANUAL DO UTILIZADOR importexpressonline.dhl.com PREPARE E FAÇA A GESTÃO DOS SEUS ENVIOS DE UMA FORMA RÁPIDA E PRECISA COM DETALHES DE CONTA SEGUROS E VISIBILIDADE DO ENVIO COM O

Leia mais

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet Manual do Usuário Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo A Ficha de Vendas...3 Os Recibos...6 Como imprimir?...7 As Listagens...9 Clientes... 10 Consulta... 11 Inclusão... 13 Alteração... 14 Exclusão...

Leia mais

Acronis Servidor de Licença. Manual do Utilizador

Acronis Servidor de Licença. Manual do Utilizador Acronis Servidor de Licença Manual do Utilizador ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1 Descrição geral... 3 1.2 Política de licenças... 3 2. SISTEMAS OPERATIVOS SUPORTADOS... 4 3. INSTALAR O SERVIDOR DE LICENÇA

Leia mais

Manual do Utilizador para o Serviço IM e Presence no Cisco Unified Communications Manager, Versão 9.0(1)

Manual do Utilizador para o Serviço IM e Presence no Cisco Unified Communications Manager, Versão 9.0(1) Manual do Utilizador para o Serviço IM e Presence no Cisco Unified Communications Manager, Versão 9.0(1) Primeira publicação: May 25, 2012 Americas Headquarters Cisco Systems, Inc. 170 West Tasman Drive

Leia mais

WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET

WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET MANUAL DO UTILIZADOR WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET 1. 2. PÁGINA INICIAL... 3 CARACTERÍSTICAS... 3 2.1. 2.2. APRESENTAÇÃO E ESPECIFICAÇÕES... 3 TUTORIAIS... 4 3. DOWNLOADS... 5 3.1. 3.2. ENCOMENDAS (NOVOS

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Ementas : Email e SMS. v2011

ZS Rest. Manual Avançado. Ementas : Email e SMS. v2011 Manual Avançado Ementas : Email e SMS v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. INICIAR O ZSRest FrontOffice... 3 1 4. CONFIGURAÇÃO INICIAL... 4 b) Configurar E-Mail... 4 c) Configurar SMS... 5 i. Configurar

Leia mais

Excel - Ficha de Trabalho

Excel - Ficha de Trabalho Excel - Ficha de Trabalho Facturação Avançada O trabalho que se segue consistirá numa folha de cálculo com alguma complexidade, em que existirão diferentes folhas no mesmo livro. Neste serão criadas Bases

Leia mais

Placa de rede local sem fios Nokia C110/C111. Manual de Instalação

Placa de rede local sem fios Nokia C110/C111. Manual de Instalação Placa de rede local sem fios Nokia C110/C111 Manual de Instalação DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE A NOKIA MOBILE PHONES Ltd declara ser a única responsável pela conformidade dos produtos DTN-10 e DTN-11 com

Leia mais

Data última actualização: 20-06-2014. Instalação E-Portals

Data última actualização: 20-06-2014. Instalação E-Portals Data última actualização: 20-06-2014 Instalação E-Portals 1. Conteúdo 1. Conteúdo... 2 2. Instalação e Manutenção do EPT... 3 3. Configuração de perfis de sincronização... 6 3.1 Módulos Oficinas, GCE e

Leia mais

Guia de Acesso/Apresentação de Pedidos de Apoio Sistema de Informação RURAL

Guia de Acesso/Apresentação de Pedidos de Apoio Sistema de Informação RURAL Guia de Acesso/Apresentação de Pedidos de Apoio Sistema de Informação RURAL Índice 1. Introdução...3 2. Home Page...3 3. Pedido de Senha...4 3.1 Proponente...5 3.2 Técnico Qualificado...5 3.3 Proponente/Técnico

Leia mais

ZSBMS. Manual de Iniciação. BackOffice. Manual de Iniciação ZSBMS

ZSBMS. Manual de Iniciação. BackOffice. Manual de Iniciação ZSBMS 1 ZSBMS Manual de Iniciação BackOffice 2 Table of Contents Introdução... 4 Iniciar ZSBMS... 4 Adicionar Atalho... 4 Entrar no ZSBMS... 5 Apresentação do ZSBMS... 6 Widgets... 7 Exemplo de Widget em Tabela:...

Leia mais

EAmb V.1 ESPOSENDE AMBIENTE. GestProcessos Online. Manual do Utilizador

EAmb V.1 ESPOSENDE AMBIENTE. GestProcessos Online. Manual do Utilizador EAmb V.1 ESPOSENDE AMBIENTE GestProcessos Online Manual do Utilizador GestProcessos Online GABINETE DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EAmb Esposende Ambiente, EEM Rua da Ribeira 4740-245 - Esposende

Leia mais

Software-Global 1/11

Software-Global 1/11 Não esquecer que a senha do Administrador é ADMIN Botões do programa: Acesso ao Programa: O Acesso ao programa deve ser feito através do utilizador ADMINISTRADOR, que tem todas as permissões para gerir

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO DE SOFTWARE

GUIA DE INSTALAÇÃO DE SOFTWARE GUIA DE INSTALAÇÃO DE SOFTWARE SISTEMA MULTIFUNÇÕES DIGITAL Página INTRODUÇÃO ANTES DA INSTALAÇÃO INSTALAR O DRIVER DA IMPRESSORA LIGAÇÃO A UM COMPUTADOR 9 CONFIGURAR O CONTROLADOR DA IMPRESSORA 0 COMO

Leia mais

Instruções de utilização do portal Web da Visteon

Instruções de utilização do portal Web da Visteon FORD MOTOR COMPANY LIMITED Issued by European Warranty Operations Ford Customer Service Division Instruções de utilização do portal Web da Visteon 1. Entrar Na janela de endereço no seu browser da internet,

Leia mais

NOVO Panda Antivirus 2007 Manual resumido sobre a instalação, registo e serviços Importante! Leia a secção de registo on-line deste manual atentamente. As informações contidas nesta secção são essenciais

Leia mais

Manual Gespos Passagem de Dados Fecho de Ano

Manual Gespos Passagem de Dados Fecho de Ano Manual Gespos Passagem de Dados Fecho de Ano ÍNDICE PASSAGEM DE DADOS / FECHO DE ANO... 1 Objectivo da função... 1 Antes de efectuar a Passagem de dados / Fecho de Ano... 1 Cópia de segurança da base de

Leia mais

http://books.hansaworld.com portugal@hansaworld.com Pág. 1

http://books.hansaworld.com portugal@hansaworld.com Pág. 1 GUIA DE INSTALAÇÃO...2 A - INFORMAÇÃO IMPORTANTE/CONSIDERAÇÕES GERAIS...2 B-REQUISITOS DO SISTEMA...2 C- INSTALAÇÃO DO Books by HansaWorld...2 D- INICIAR O Books by HansaWorld...3 Importar Ficheiros...6

Leia mais

Conteúdo deste Manual

Conteúdo deste Manual GestCom 64 intelli 1 Conteúdo deste Manual Parte I:>> Introdução...4 Parte II:>> Instalação do Programa...5 1. Configuração mínima exigida...5 2. Como instalar...5 3. Licenciamento e Registo...6 3.1. Instalar

Leia mais

Manual de actualização passo a passo do Windows 8 CONFIDENCIAL 1/53

Manual de actualização passo a passo do Windows 8 CONFIDENCIAL 1/53 Manual de passo a passo do Windows 8 CONFIDENCIAL 1/53 Índice 1. 1. Processo de configuração do Windows 8 2. Requisitos do sistema 3. Preparativos 2. Opções de 3. 4. 5. 6. 1. Personalizar 2. Sem fios 3.

Leia mais

Funcionalidades Modulares Gestão Multi-Ponto Multi-Loja

Funcionalidades Modulares Gestão Multi-Ponto Multi-Loja Funcionalidades Modulares Gestão Multi-Ponto Multi-Loja Como definir Pontos de Gestão (Lojas, Escritórios, etc.) Como associar Utilizadores a uma Loja ou um Ponto de Gestão Como definir o logótipo (imagem

Leia mais

Mac OS X 10.6 Snow Leopard Manual de Instalação e Configuração

Mac OS X 10.6 Snow Leopard Manual de Instalação e Configuração Mac OS X 10.6 Snow Leopard Manual de Instalação e Configuração Leia este documento antes de instalar o Mac OS X. Ele inclui informações importantes acerca da instalação do Mac OS X. Requisitos de sistema

Leia mais

Gestão de bases de dados e listas

Gestão de bases de dados e listas Gestão de bases de dados e listas Uma das tarefas mais comuns em que são utilizadas folhas de cálculo é a gestão de listas (listas de números de telefone, listas de clientes, listas de tarefas, listas

Leia mais

manual instalação e configuração v13 1

manual instalação e configuração v13 1 manual instalação e configuração v13 1 Conteúdo Introdução... 3 Conteúdo do DVD:... 3 Instalação e configuração do ERP... 4 Instalação do ERP... 4 Configuração do ERP... 6 Como actualização de versão...

Leia mais

Manual de instalação, configuração e utilização do Assinador Betha

Manual de instalação, configuração e utilização do Assinador Betha Manual de instalação, configuração e utilização do Assinador Betha Versão 1.5 Histórico de revisões Revisão Data Descrição da alteração 1.0 18/09/2015 Criação deste manual 1.1 22/09/2015 Incluído novas

Leia mais

ACRONIS BACKUP AND RECOVERY 10 SERVER FOR LINUX

ACRONIS BACKUP AND RECOVERY 10 SERVER FOR LINUX Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para ACRONIS BACKUP AND RECOVERY 10 SERVER FOR LINUX. Você vai encontrar as respostas a todas suas

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Menus. v2011 - Certificado

ZS Rest. Manual Avançado. Menus. v2011 - Certificado Manual Avançado Menus v2011 - Certificado 1 1. Índice 2. Introdução... 2 3. Iniciar o ZSRest... 3 4. Menus... 4 b) Novo Produto:... 5 i. Separador Geral.... 5 ii. Separador Preços e Impostos... 7 iii.

Leia mais

XD SPA. www.xdsoftware.pt

XD SPA. www.xdsoftware.pt 1. Introdução XD SPA é uma aplicação direcionada à gestão de Institutos de Beleza, Cabeleireiros e SPA s. É desenvolvido na mesma base da aplicação XD POS tirando todo o partido das mesmas funcionalidades

Leia mais

Sistema de impressão da Divisão de Informática

Sistema de impressão da Divisão de Informática Sistema de impressão da Índice 1Introdução... 4 2Configuração de impressoras no sistema MacOS X...5 2.1Instalação de Papercut...5 2.2Adição de impressoras...8 2.3Observações MacOS X...10 3Instalação de

Leia mais

LASERJET ENTERPRISE M4555 SÉRIE MFP. Guia de instalação do software

LASERJET ENTERPRISE M4555 SÉRIE MFP. Guia de instalação do software LASERJET ENTERPRISE M4555 SÉRIE MFP Guia de instalação do software HP LaserJet Enterprise M4555 MFP Series Guia de instalação do software Direitos autorais e licença 2011 Copyright Hewlett-Packard Development

Leia mais

Módulo de CRM. Customer Relationship Management [VERSÃO 1.0] [APRESENTAÇÃO DE FUNCIONALIDADES]

Módulo de CRM. Customer Relationship Management [VERSÃO 1.0] [APRESENTAÇÃO DE FUNCIONALIDADES] Módulo de CRM Customer Relationship Management [VERSÃO 1.0] [APRESENTAÇÃO DE FUNCIONALIDADES] Um software com cada vez mais funcionalidades a pensar no seu negócio! A quem se destina As empresas que pretendem

Leia mais

Plataforma de Benefícios Públicos Acesso externo

Plataforma de Benefícios Públicos Acesso externo Índice 1. Acesso à Plataforma... 2 2. Consulta dos Programas de Beneficios Públicos em Curso... 3 3. Entrar na Plataforma... 4 4. Consultar/Entregar Documentos... 5 5. Consultar... 7 6. Entregar Comprovativos

Leia mais

GUÍA PARA UTILIZAR A WEBNODE EDU

GUÍA PARA UTILIZAR A WEBNODE EDU GUÍA PARA UTILIZAR A WEBNODE EDU Imagina que queres criar o teu próprio site. Normalmente, terías que descarregar e instalar software para começar a programar. Com a Webnode não é preciso instalar nada.

Leia mais

Guia IPBRICK Billing 2.0

Guia IPBRICK Billing 2.0 Guia IPBRICK Billing 2.0 iportalmais 4 de Janeiro de 2013 1 Conteúdo 1 Introdução 3 2 Características 3 2.1 Novas características no Billing 2.0................... 3 3 Procedimento Básico 4 4 Instalação

Leia mais

FrontPage Express. Manuel Cabral Reis UTAD Departamento de Engenharias Curso de Ciências da Comunicação Disciplina de Introdução à Informática

FrontPage Express. Manuel Cabral Reis UTAD Departamento de Engenharias Curso de Ciências da Comunicação Disciplina de Introdução à Informática FrontPage Express Manuel Cabral Reis UTAD Departamento de Engenharias Curso de Ciências da Comunicação Disciplina de Introdução à Informática O que é o FrontePage Express Para aceder ao programa que vai

Leia mais

Software de Apoio a Gabinetes na Elaboração de Projetos

Software de Apoio a Gabinetes na Elaboração de Projetos SAGEP Software de Apoio a Gabinetes na Elaboração de Projetos www.sofware-global.info SAGEP geral@software-global.info Página 1 de 30 Destina-se a Gabinetes de Engenharia, Arquitectura ou idênticos, onde

Leia mais

Menú Iniciar -> Programas -> Internet Explorer Entre no site da uarte: http://www.uarte.mct.pt/ajuda/manuais/

Menú Iniciar -> Programas -> Internet Explorer Entre no site da uarte: http://www.uarte.mct.pt/ajuda/manuais/ Crie uma pasta (0) no ambiente de trabalho com o seu nome. Inicie o Internet Explorer através do: W O R K S H O P Menú Iniciar -> Programas -> Internet Explorer Entre no site da uarte: http://www.uarte.mct.pt/ajuda/manuais/

Leia mais

Curriculum DeGóis Guia de preenchimento do Curriculum Vitae (Informação mínima necessária)

Curriculum DeGóis Guia de preenchimento do Curriculum Vitae (Informação mínima necessária) Curriculum DeGóis Guia de preenchimento do Curriculum Vitae (Informação mínima necessária) /curriculum Julho de 2008 Versão 1.1 1 Introdução O objectivo deste guia é auxiliar o utilizador da Plataforma

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

www.sysdevsolutions.com Driver Eticadata Versão 1.0 de 07-03-2011 Português

www.sysdevsolutions.com Driver Eticadata Versão 1.0 de 07-03-2011 Português Driver Eticadata Versão 1.0 de 07-03-2011 Português Índice Configuração dos documentos no Backoffice.... 3 Driver ERP Eticadata... 5 Configurações principais... 5 Configurações do vendedor... 6 Configurações

Leia mais

INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial

INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial INSTALAÇÃO PRINTERTUX Tutorial 2 1. O Sistema PrinterTux O Printertux é um sistema para gerenciamento e controle de impressões. O Produto consiste em uma interface web onde o administrador efetua o cadastro

Leia mais

Distribuidor Autorizado

Distribuidor Autorizado Distribuidor Autorizado Manual Instalação Introdução PARABÉNS PELA SUA ESCOLHA!! Adquiriu um produto GesPos Escripovoa, uma ferramenta de gestão de alta qualidade, que ao mesmo tempo é poderosa, de uso

Leia mais

Manual de Recuperação, Cópias de Segurança e Resolução de Problemas. Crie os suportes de recuperação imediatamente após a configuração.

Manual de Recuperação, Cópias de Segurança e Resolução de Problemas. Crie os suportes de recuperação imediatamente após a configuração. Manual de Recuperação, Cópias de Segurança e Resolução de Problemas Crie os suportes de recuperação imediatamente após a configuração. Conteúdo Introdução... 3 Acerca da recuperação... 3 Acerca da cópia

Leia mais

Portal Web de Apoio às Filiadas

Portal Web de Apoio às Filiadas Portal Web de Apoio às Filiadas Manual de Utilizador Externo Titularidade: FCMP Data: 2014-02-03 Versão: 1 1 1. Introdução 3 2. Descrição das Funcionalidades 4 2.1. Entrada no sistema e credenciação de

Leia mais

Manual de utilizador CRM

Manual de utilizador CRM Manual de utilizador CRM Formulário de Login Personalizado de acordo com a sua empresa mantendo a sua imagem corporativa. Utilizador: Admin Password: 123 1 Formulário Principal Este formulário está dividido

Leia mais

Memeo Instant Backup Guia Rápido de Introdução

Memeo Instant Backup Guia Rápido de Introdução Introdução O Memeo Instant Backup é uma solução de cópias de segurança simples para um mundo digital complexo. O Memeo Instant Backup protege os seus dados, realizando automática e continuamente uma cópia

Leia mais

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida.

Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Manual do Utilizador Consulte a contra-capa para uma instalação rápida. Protegemos mais pessoas das crescentes ameaças on-line do que qualquer outra empresa no mundo. Preocupa-se com o nosso Ambiente,

Leia mais

Acer erecovery Management

Acer erecovery Management 1 Acer erecovery Management Desenvolvido pela equipa de software da Acer, o Acer erecovery Management é uma ferramenta que lhe permite de forma fácil, fiável e segura restaurar o seu computador para o

Leia mais

SugarCRM, Integração com Produtos IPBrick iportalmais

SugarCRM, Integração com Produtos IPBrick iportalmais SugarCRM, Integração com Produtos IPBrick iportalmais iportalmais 12 de Junho de 2012 1 Introdução Este documento ilustra o procedimento de configuração das aplicações necessárias na integração do SugarCRM

Leia mais

Migrar para o Access 2010

Migrar para o Access 2010 Neste Guia Microsoft O aspecto do Microsoft Access 2010 é muito diferente do Access 2003, pelo que este guia foi criado para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Continue a ler para conhecer as

Leia mais

Actualização. Versão 5.1.36

Actualização. Versão 5.1.36 Actualização Versão 5.1.36 Julho 2009 2 JURINFOR Rua de Artilharia 1, Nº 79 3º Dtº - 1250-038 LISBOA PORTUGAL Introdução Este documento descreve as características principais adicionadas ao JURINFOR JuriGest.

Leia mais

Manual Gestix Personalização de Documentos. Gestix.com

Manual Gestix Personalização de Documentos. Gestix.com Manual Gestix Personalização de Documentos Gestix.com Objectivo Este manual tem por objectivo ajudar o profissional e o utilizador com conhecimentos técnicos a personalizar o layout das facturas e outros

Leia mais

SERVIÇ OS DO PEDIDO ONLINE DA PROPRIEDADE INTELECTUAL

SERVIÇ OS DO PEDIDO ONLINE DA PROPRIEDADE INTELECTUAL SERVIÇ OS DO PEDIDO ONLINE DA PROPRIEDADE INTELECTUAL Manual de Utilização Direcção dos Serviços de Economia do Governo da RAEM Novembro de 2014 SERVIÇ OS DO PEDIDO ONLINE DA PROPRIEDADE INTELECTUAL Manual

Leia mais

Symantec Backup Exec 12.5 for Windows Servers. Guia de Instalação Rápida

Symantec Backup Exec 12.5 for Windows Servers. Guia de Instalação Rápida Symantec Backup Exec 12.5 for Windows Servers Guia de Instalação Rápida 13897290 Instalação do Backup Exec Este documento contém os seguintes tópicos: Requisitos do sistema Antes de instalar Sobre a conta

Leia mais