Instalação do Gnet em Linux e Unix

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Instalação do Gnet em Linux e Unix"

Transcrição

1 Instalação do Gnet em Linux e Unix

2 Visão Geral Instalar o Gnet Configurar o Gnet Inserir o Logotipo nas Facturas A Primeira Factura Manutenção conteúdo

3 Visão Geral A configuração do Gnet compreende as seguintes etapas principais: - Instalar o software e configurar o sistema para funcionamento do Gnet. - Elaborar uma Factura ou um Orçamento teste para mais tarde verificar a impressão. - Configurar as preferências de impressão da página no web browser de forma a remover a informação de cabeçalho e rodapé e a definir as margens. - Preparar os postos de trabalho existentes para aceder à aplicação Gnet. - Configurar as preferências de impressão para todos os postos de trabalho e impressoras que vão utilizar o Gnet.

4 Instalar o Gnet O procedimento para instalar o Gestix em Linux varia consoante a distribuição de Linux. IMPORTANTE: A instalação deste produto requer alguns conhecimentos técnicos. Por favor contacte um profissional TI para um apoio qualificado na instalação deste software. O Apache deve estar activo e a funcionar (introduza na barra de endereço do seu browser para verificar se está a funcionar) O MySQL 4 ou o MySQL 5 deve estar activo e a funcionar. Para verificar abra /usr/bin/mysql (a linha de comando do MySQL) na janela do Terminal e verifique se não recebe nenhuma mensagem de erro na ligação ao servidor MySQL. Escreva exit na linha de comando do mysql para sair. Não continue com a instalação do Gnet caso não tenha conseguido configurar os serviços anteriores. Instalar o Gestix num servidor LAN ou Posto de Trabalho Estão disponíveis diversos ficheiros, relacionados com as principais distribuições Linux. O utilizador deve ter privilégios de root. Pacote IP-Brick: gestix_4.0_ipbrick_i386.deb dpkg -i gestix_4.4_ipbrick_i386.deb Pacotes Debian, Ubuntu: gestix_4.4_i386.deb dpkg -i gestix_4.4_i386.deb Pacotes Caixa Magica, Suse, Redhat, Fedora, Mandriva: gestix-4.0.i386.rpm rpm i gestix--4.0.xx-00.i386.rpm Notas Se usar o pacote RPM, deve desinstalar todas as versões anteriores do Gestix antes de instalar a nova versão: rpm e gestix Se o programa rpm indicar uma dependência quebrada em libstdc++.so.6, forneça esta dependência ou instale manualmente o ficheiro libstdc++.so.6 na directoria /usr/lib e tente de novo o rpm usando a opção nodeps como se segue:

5 If the rpm program complains about a broken dependency on libstdc++.so.6, either provide this library or install the libstdc++.so.6 file manually into the /usr/lib directory and try the rpm again using the --nodeps option as follows: rpm i --nodeps gestix--4.0.xx-00.i386.rpm Instalar o Gestix Net num servidor Web Pré-requisitos: - MySQL 4.1 ou superior (Em 32bits apenas até ao 5.1) - Apache 1.3 ou superior - Linux Kernel ou superior Pacote para sistemas com stdlibc++.so.6 e kernel 2.2.5: gestix-4.0.web.i386.tar.gz Pacote para sistemas com stdlibc++.so.5 e kernel 2.2.0: gestix_4.0_web_i386.tar.gz 1. Instalar os ficheiros na localização de instalação: 1.1 Entre no servidor utilizando telnet ou ssh, coloque o Pacote na directoria de trabalho e descomprima-o. gunzip gestix[...]i386.tar.gz 1.2 Altere a directoria actual para a que está disponível para o servidor HTTP, por exemplo: cd public_html 1.3 Extraia os ficheiros do arquivo tar.gz: tar xf../gestix[...]i386.tar 1.4 Faça um soft-link da pasta gnet/lib para a directoria de trabalho actual: ln -s gnet/lib. 1.5 Crie bases de dados e atribua os privilégios de utilizador e a password: Nota: substitua "mysql_user" e "mysql_password" pelo nome de utilizador e password do MySQL Crie duas bases de dados, "gx_db" e "gx_dbres". Dê todos os direitos ao mysql_user nestas duas bases de dados.

6 Por exemplo: mysql -u root -p --execute="create DATABASE gx_db; CREATE DATABASE gx_dbres" mysql -u root -p --execute="grant ALL PRIVILEGES ON gx_db.* TO mysql -u root -p --execute="grant ALL PRIVILEGES ON gx_dbres.* TO 1.6 Altere a directoria de trabalho actual para a pasta gnet e efectue uma série de comandos para configurar o Gestix Net: Nota: substitua "mysql_user" e "mysql_password" pelo nome de utilizador e password do MySQL cd gnet find. -exec chmod go-w {} \; echo "GNET_PATH `pwd`" > cgi-bin/.htgestix echo "GNET_WWW_DIR." >> cgi-bin/.htgestix echo "GNET_DB_USER mysql_user" >> cgi-bin/.htgestix echo "GNET_DB_PW mysql_password" >> cgi-bin/.htgestix echo "GNET_DB_NAME gx_db" >> cgi-bin/.htgestix echo "GNET_DB_RESOURCES gx_dbres" >> cgi-bin/.htgestix echo "GNET_MYSQLDIR /usr" >> cgi-bin/.htgestix echo "Options ExecCGI" > cgi-bin/.htaccess echo "AddHandler cgi-script.cgi" >> cgi-bin/.htaccess echo "AddDefaultCharset ISO " >> cgi-bin/.htaccess echo "gx_db" > temp/enableconfig.cfg 2. Invoque o Gestix a partir da linha de comando para verificar se todas as livrarias necessárias estão disponíveis: cd../gnet/cgi-bin./gestix.cgi Nota: se o resultado forem apenas algumas linhas, pode tratar-se de uma mensagem de erro que nos poderá enviar por , caso não a consiga interpretar e corrigir. Se a linha indicar the libmysqlclient.so.12 cannot be found, com privilégios de administração entre o comando seguinte: ln /usr/lib/mysql/libmysqlclient.so.14 /usr/lib/mysql/libmysqlclient.so.12 Se, pelo contrário, obtiver muitas linhas de output após ter invocado o comando gestix.cgi, é um bom sinal e pode prosseguir para o passo seguinte. 3. Invoque o Gestix a partir do browser: O browser deve mostrar uma página a indicar A completar a instalação. 5 Abra o Gnet

7 Configurar o Gnet Quando o Gestix é aberto pela primeira vez após a instalação é mostrado o formulário inicial. O primeiro passo para a configuração do Gestix consiste no preenchimento de diversos campos que vão indicar a configuração mais apropriada para a sua empresa. Idioma Base de instalação Esta escolha irá determinar o idioma para o interface da aplicação bem como o idioma em que são denominados os documentos. Se escolher como idioma base o português o interface estará em português e os documentos terão nomes em português como Factura, Venda a Dinheiro, Guia de Remessa, entre outros. Se escolher como idioma base o Inglês, por exemplo, o interface estará em inglês e os documentos terão nomes em inglês como Invoice, Cash Sale, Delivery Note, etc. Se a sua aplicação inclui o módulo Multiidioma, a escolha do Idioma Base determina o idioma em que são denominados os documentos, ao entrar na aplicação o utilizador pode escolher um idioma diferente para o interface da aplicação. Este módulo permitelhe também escolher o idioma em que deseja imprimir os documentos e poderá criar novas séries de documentos cujas denominações correspondem ao idioma utilizado pelos seus clientes internacionais. Desta forma o módulo Multi-idioma permite-lhe emitir facturas ou outros documentos em diversos idiomas, independentemente daquele escolhido para o interface de trabalho. Número de Série da Licença Introduza o n.º de série correspondente ao produto que adquiriu. Nome Abreviado da Entidade Utilizadora Introduza o nome da sua empresa tal como quer que apareça impresso nos documentos e listagens.

8 Detalhes da Entidade Utilizadora Nestes campos deverá introduzir os detalhes relativos à sua empresa tais como o nome completo, o endereço de , os números de telefone e fax e o país. Informação de Log-in do Manager Ao introduzir informação nestes campos estará a criar uma conta de utilizador. Escreva estes dados e guarde-os em lugar seguro dado que caso esqueça o Login e a Password não conseguirá utilizar a aplicação. Nome O seu nome. Login O nome abreviado que o identifica o no sistema. Este nome deverá ser introduzido de todas a vezes que quiser entrar na aplicação. Password Uma combinação secreta de letras e números que deve decorar e digitar de todas as vezes que quiser entrar no Gestix. Nota: Evite a utilização do nome Admin como nome de Login, caso contrário terá acesso apenas às funções de administração do sistema mas não poderá aceder às funcionalidades de negócio. Este nome de Login deve ser reservado apenas para técnicos que devem poder aceder às funções de administração do sistema mas não às informações de negócio nele armazenadas. Reveja a informação introduzida e pressione o botão Gravar. Se aparecer um aviso amarelo no canto superior direito da página clique no aviso para ler a mensagem de erro. Poderá ter-se esquecido de preencher algum dos campos. Após estes passos a inicialização da base de dados será completada. Este processo demora alguns instantes e termina com a apresentação do ecrã de entrada na aplicação onde deverá introduzir o Login e Password definidos anteriormente. Nota: caso se engane nesta fase, ser-lhe-á apresentado novamente formulário de configuração para que possa voltar a digitar os dados de Login e Password.

9 O formulário de configuração é mostrado da primeira vez que entra na aplicação e consiste numa série complementar de dados para configurar o Gestix para a sua empresa. Poderá voltar a este formulário mais tarde ao clicar em Admin no menu da aplicação e escolher a opção Configuração. Moeda Base Defina qual a moeda base com que pretende trabalhar. Se a sua aplicação inclui o módulo Múltiplas Moedas, deve indicar a moeda base. Terá já uma série de outras moedas definidas que pode utilizar posteriormente para as suas transacções internacionais e pode ainda adicionar outras moedas não contempladas definindo para cada uma a taxa de conversão. Nos campos seguintes deverá indicar os dados referentes ao tratamento de IVA e IRS indicando as respectivas taxas de defeito. Nº de Descontos de Item na Linha dos Documentos Para documentos de vendas e de compras. Permite a indicação de múltiplos descontos para cada item à medida que são inseridos nos documentos. Processamento de Itens de Stock Nestes campos tem a possibilidade de definir como deseja tratar os movimentos de stock. Margens de Página (PDF) O Gestix oferece-lhe a possibilidade de converter documentos e listagens para o formato PDF para arquivo ou envio por . Nestes campos deve indicar em milímetros, centímetros, ou polegadas (mm, cm ou in) as margens para o documento.

10 Nota: Estas definições aplicam-se somente à impressão via PDF. Para definir as margens da impressão normal, por favor intervenha na configuração da página do seu Browser. Impressão de Listagens e Relatórios Escolha um tamanho para a página e indique uma imagem para ser impressa no cabeçalho deste tipo de documentos. O tamanho reservado para a imagem é 600 por 64 pixeis. Nota: Se aumentar o número de pixeis da imagem mantendo as proporções o resultado será um aumento de qualidade na impressão da imagem. Impressão de Facturas e Documentos Logísticos Para além da indicação do tamanho da página são-lhe ainda oferecidas diversas opções de personalização destes documentos. Logotipo da Entidade Utilizadora Escolha uma imagem a ser impressa nas facturas e documentos logísticos. O tamanho recomendado para esta imagem é 600 por 320 pixeis. Tal como indicado anteriormente, se forem respeitadas as proporções mas introduzida uma imagem maior o resultado será um aumento de qualidade na impressão. Identificação da Entidade Utilizadora em Texto Introduza o texto que deve figurar nas facturas ou documentos logísticos em alternativa ao uso de uma imagem com logotipo da empresa. Nota: Qualquer destas opções de personalização não é limitativa, mais tarde ao imprimir um documento pode indicar se deseja imprimi-lo utilizando a imagem com o logotipo da empresa, utilizando a informação introduzida em texto ou, no caso de desejar utilizar o papel timbrado da sua empresa, pode definir que esta área é deixada em branco. À excepção do idioma base e da moeda base, todos os dados de configuração podem ser mais tarde alterados acedendo à área Admin na aplicação. Após clicar em Gravar será direccionado para a área de Administração onde poderá indicar outras opções de funcionamento. As opções disponíveis variam de acordo com a edição e com os módulos incluídos na sua aplicação.

11 Após concluídas as alterações como melhor lhe convier, pressione o botão Voltar para ter acesso à página principal da aplicação onde poderá criar fichas de cliente, de fornecedor, artigos de stock e iniciar as suas tarefas de facturação e compras.

12 Inserir o Logotipo nas Facturas 1) Escolha Admin no menu lateral para entrar no módulo Administração do Sistema. 2) Escolha a opção Configuração. 3) No item Impressão de Facturas e Documentos Logísticos, escolha o campo Logotipo Entidade Utilizadora e clique em Navegar para escolher a imagem que deseja inserir. A imagem deve estar num dos formatos: jpg / gif / png / bmp O tamanho recomendado para a imagem é 600x320 pixeis, podem ser escolhidos outros tamanhos desde que se mantenham as proporções altura/largura (15 : 8). Nota: 600x320 pixels são as dimensões recomendadas para o tamanho da imagem. Se quiser melhorar a qualidade de impressão do logotipo basta-lhe indicar uma imagem com dimensões superiores às sugeridas. Recorde-se que deverá manter as proporções da imagem para evitar que esta seja deformada. 4) Clique em Gravar no final da página. A imagem gravada na aplicação aparece abaixo do campo Logotipo Entidade Utilizadora. Pode também gravar uma imagem que será impressa no cabeçalho das listagens e relatórios, escolhendo a imagem que deseja utilizar no item Impressão de Listagens e Relatórios e efectuando o mesmo processo. As dimensões recomendadas para esta imagem são 600x64 pixeis.

13 A Primeira Factura 1) Preparar para Facturar Registe os seus artigos no ficheiro Artigos para que não tenha que repetir as suas descrições cada vez que vende um artigo. A numeração dos artigos é automática mas poderá alterar o seu valor a qualquer momento. Se tem um número elevado de itens poderá querer utilizar Famílias e Atributos para facilitar a organização do ficheiro. Registe os seus clientes no ficheiro de Clientes. Embora possa criar fichas de cliente no momento em que está a fazer a factura, aqui tem informação mais detalhada. Caso tenha um grande número de clientes poderá querer utilizar Classes e Atributos para os classificar. Se pretende um controlo de stock mais rigoroso, lembre-se de desabilitar a tolerância a stock negativo na opção Configuração do menu Admin. Neste caso deverá registar as compras e as vendas por ordem cronológica.

14 2) Emitir a Factura Clique em Facturação no menu à direita e seleccione o documento Factura. Clique em Novo e preencha o formulário da Factura. Clique no botão Procurar Cliente para escolher um da lista. Se é um novo cliente, marque a opção Novo e preencha os dados nome do cliente, morada, etc. Termine pressionando o botão Continuar. Verifique o número, data, condições de pagamento e restante informação do cabeçalho da factura, depois no campo Descrição das linhas do documento, escreva uma descrição do item, indique uma quantidade válida, a unidade (kg, cm, ton, etc), e o preço unitário. Pressione a tecla Enter para avançar até ao botão Gravar Linha, clicando-o de seguida. Nesta altura deverá ter adicionado uma linha ao corpo da sua factura. Se deseja referir um artigo do ficheiro Artigos na sua factura, clique no botão Artigo para escolher. Se digitar alguma informação no campo Refª Item antes de accionar o botão Artigo, o artigo com esse código será invocado. Depois, introduza ou confirme os restantes dados da linha. Termine com Gravar Linha. O seu documento deverá agora ter 2 linhas, uma de Texto outra com um Artigo. Para itens do tipo Serviço o comportamento é semelhante mas envolvendo o botão Serviço. Termine a sua factura com um clique no botão Gravar, no topo da página. Após breves instantes, a factura será apresentada na página ficando disponíveis no topo os comandos Imprimir e PDF. Use um deles para poder imprimir, prever a impressão, ou gravar o impresso da factura. Clique em Voltar ou noutra opção de menu para continuar.

15 2) Imprimir a Factura Para imprimir facturas e outros documentos, é necessário configurar as preferências de impressão da página do browser de forma a suprimir a informação de cabeçalho e rodapé (data, hora, endereço web), e ajustar as margens de impressão. Após este passo pode testar a impressão da factura, quer escolhendo directamente o botão IMPRIMIR, quer escolhendo a opção PDF. Perto destes comandos encontra as opções de impressão: a opção Imagem do Logotipo, a opção Layout e a opção Linhas por Página. Imprima com diversas opções até obter os resultados mais adequados ao que pretende. 2) Registe um pagamento Para registar um pagamento para esta factura, escolha o botão Facturação no menu, seleccione o documento Recibo, clique no botão Novo e escolha o Cliente. Após estes passos pressione o botão Documento por baixo do cabeçalho do documento e seleccione a factura para a qual quer emitir o recibo.

16 Manutenção Cópia de Segurança É fundamental fazer cópias de segurança da base de dados do Gnet para preservar a informação na eventualidade de uma falha de sistema ou perda total. A ferramenta para cópia de segurança do Gnet (Admin Cópia de Segurança) permite-lhe fazer de uma forma simples uma cópia de segurança dos dados e informação confiados ao Gnet. Esta cópia é-lhe fornecida como um ficheiro de texto com todos os comandos SQL necessários para reconstruir a base de dados do Gnet tal como estava na altura da realização da cópia de segurança. Deve utilizar um dispositivo de armazenamento externo para a guardar. Para uma estratégia de protecção de dados completa que, para além do Gnet, abranja todo o seu sistema de informação por favor consulte o seu técnico. Questões Frequentes e Updates Por favor consulte o web site Gestix Net ( para questões frequentes, dificuldades de utilização, updates de software e condições de serviço. Quick Start r4 - Copyright 2006 WESTIX-TI LDA

Gestix. Instalar em Linux. Gestix.com. Instalar em Linux...2 Pré-requisitos para instalar o Gestix em Linux...2

Gestix. Instalar em Linux. Gestix.com. Instalar em Linux...2 Pré-requisitos para instalar o Gestix em Linux...2 Gestix Instalar em Linux Instalar em Linux...2 Pré-requisitos para instalar o Gestix em Linux...2 Instalar o Gestix em Debian ou Ubuntu...3 Instalar o Gestix Net em servidor partilhado...4 Gestix.com Pré-requisitos

Leia mais

Manual Gestix Guia do Utilizador. Gestix.com

Manual Gestix Guia do Utilizador. Gestix.com Manual Gestix Guia do Utilizador Gestix.com Copyright Este documento é Copyright 2008 Westix TI Lda. Todos os direitos reservados. Todas as marcas registadas referidas neste Manual são propriedade dos

Leia mais

Gestix. Instalação em Mac OS X. Gestix.com

Gestix. Instalação em Mac OS X. Gestix.com Gestix Instalação em Mac OS X Gestix.com Copyright Este documento é Copyright 2008 Westix TI Lda. Todos os direitos reservados. Todas as marcas registadas referidas neste Manual são propriedade dos seus

Leia mais

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto Como efetuo a mudança de ano do Ponto de Venda? No Programa Express aceda a Tabelas Pontos de Venda Postos de Venda abrir o separador Movimentos Caixa e: -

Leia mais

Gestix Instalação em MS Windows. Gestix.com

Gestix Instalação em MS Windows. Gestix.com Gestix Instalação em MS Windows Gestix.com Copyright Este documento é Copyright 2008 Westix TI Lda. Todos os direitos reservados. Todas as marcas registadas referidas neste Manual são propriedade dos

Leia mais

Plataforma de Benefícios Públicos Acesso externo

Plataforma de Benefícios Públicos Acesso externo Índice 1. Acesso à Plataforma... 2 2. Consulta dos Programas de Beneficios Públicos em Curso... 3 3. Entrar na Plataforma... 4 4. Consultar/Entregar Documentos... 5 5. Consultar... 7 6. Entregar Comprovativos

Leia mais

Software de Faturação Como Começar

Software de Faturação Como Começar Software de Faturação Como Começar Introdução Objectivo Este breve manual conduz o utilizador numa primeira utilização do Gestix após instalação do software ou disponibilização do serviço. As funções do

Leia mais

Manual Upgrade para a Versão 6

Manual Upgrade para a Versão 6 Manual Upgrade para a Versão 6 Gabinete de Manutenção Informática Unipessoal, Lda. Rua Rui de Pina, 1B 2805-241 Almada Tel. 21 274 34 41 Fax. 21 274 34 43 www.gmi.co.pt * geral@gmi.mail.pt -1- Conteúdo

Leia mais

WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET

WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET MANUAL DO UTILIZADOR WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET 1. 2. PÁGINA INICIAL... 3 CARACTERÍSTICAS... 3 2.1. 2.2. APRESENTAÇÃO E ESPECIFICAÇÕES... 3 TUTORIAIS... 4 3. DOWNLOADS... 5 3.1. 3.2. ENCOMENDAS (NOVOS

Leia mais

MANUAL ARTSOFT Mobile Pre Sales

MANUAL ARTSOFT Mobile Pre Sales MANUAL ARTSOFT Mobile Pre Sales INDÍCE O que é?... 3 Como se configura?... 3 ARTSOFT... 3 ANDROID... 3 Login... 4 Home... 5 Funcionalidades... 6 Sincronização... 6 Contas... 7 Consultas... 7 Resumos...

Leia mais

User Guide. PRIMAVERA EXPRESS V7 Versão 1.0. Março de 2012. Pg 1

User Guide. PRIMAVERA EXPRESS V7 Versão 1.0. Março de 2012. Pg 1 User Guide PRIMAVERA EXPRESS V7 Versão 1.0 Março de 2012 Pg 1 1. Instalação Para poder efetuar o download do produto PRIMAVERA Express deve começar por se registar no site da PRIMAVERA, indicando os dados

Leia mais

Internet e Email no Akropole. Internet e Email no Akropole

Internet e Email no Akropole. Internet e Email no Akropole Internet e Email no Akropole Internet e Email no Akropole O Akropole tira proveito da ligação à internet, podendo efectuar várias operações de maior valia, com ou sem intervenção directa do utilizador.

Leia mais

ZSRest. Manual Profissional. Comandos Rádio X64. V2011-Certificado

ZSRest. Manual Profissional. Comandos Rádio X64. V2011-Certificado Manual Profissional Comandos Rádio X64 V2011-Certificado 1 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. Configuração inicial... 3 4. Configurações X64... 5 a) Definições Gerais... 5 b) Documentos e Periféricos... 8

Leia mais

PAINEL DE ADMINISTRADOR

PAINEL DE ADMINISTRADOR PAINEL DE ADMINISTRADOR IMPORTANTE: O Painel de administrador APENAS deverá ser utilizado pelo responsável do sistema. são: Nesta aplicação, poderá configurar todo o sistema de facturação. As opções do

Leia mais

Manual Gestix Confi gurar o Apache Manualmente. Gestix.com

Manual Gestix Confi gurar o Apache Manualmente. Gestix.com Manual Gestix Confi gurar o Apache Manualmente Gestix.com Copyright Este documento é Copyright 2008 Westix TI Lda. Todos os direitos reservados. Todas as marcas registadas referidas neste Manual são propriedade

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Ementas : Email e SMS. v2011

ZS Rest. Manual Avançado. Ementas : Email e SMS. v2011 Manual Avançado Ementas : Email e SMS v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. INICIAR O ZSRest FrontOffice... 3 1 4. CONFIGURAÇÃO INICIAL... 4 b) Configurar E-Mail... 4 c) Configurar SMS... 5 i. Configurar

Leia mais

Aleph 18.01 Manual de utilização do módulo de circulação e empréstimos

Aleph 18.01 Manual de utilização do módulo de circulação e empréstimos Aleph 18.01 Manual de utilização do módulo de circulação e empréstimos Elaborado por: Amélia Janeiro e Ana Cosmelli SDUL 2008 Índice Apresentação... 3 1. Gestão de leitores... 5 1.1 Pesquisa de leitores...

Leia mais

Guia de Acesso/Apresentação de Pedidos de Apoio Sistema de Informação RURAL

Guia de Acesso/Apresentação de Pedidos de Apoio Sistema de Informação RURAL Guia de Acesso/Apresentação de Pedidos de Apoio Sistema de Informação RURAL Índice 1. Introdução...3 2. Home Page...3 3. Pedido de Senha...4 3.1 Proponente...5 3.2 Técnico Qualificado...5 3.3 Proponente/Técnico

Leia mais

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução SCIM 1.0 Guia Rápido Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal Introdução Nesta Edição O sistema de Controle Interno administra o questionário que será usado no chek-list

Leia mais

OneTouch ZOOM Pro Diabetes Management Software. Guia de Instalação. Procedimento de instalação

OneTouch ZOOM Pro Diabetes Management Software. Guia de Instalação. Procedimento de instalação OneTouch ZOOM Pro Diabetes Management Software com SnapShot Guia de Instalação Procedimento de instalação 1. Insira o CD de instalação do OneTouch Zoom Pro na unidade de CD-ROM. NOTA: Se instalar o programa

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

MicroMIX Comércio e Serviços de Informática, Lda.

MicroMIX Comércio e Serviços de Informática, Lda. 1 P á g i n a Procedimentos Inventário AT 2014 Software Olisoft-SIG.2014 Verificar Versão dos Módulos Instalados Em primeiro lugar deveremos verificar se o programa SIG está actualizado. Esta nova rotina

Leia mais

Acronis Servidor de Licença. Manual do Utilizador

Acronis Servidor de Licença. Manual do Utilizador Acronis Servidor de Licença Manual do Utilizador ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1 Descrição geral... 3 1.2 Política de licenças... 3 2. SISTEMAS OPERATIVOS SUPORTADOS... 4 3. INSTALAR O SERVIDOR DE LICENÇA

Leia mais

EAmb V.1 ESPOSENDE AMBIENTE. GestProcessos Online. Manual do Utilizador

EAmb V.1 ESPOSENDE AMBIENTE. GestProcessos Online. Manual do Utilizador EAmb V.1 ESPOSENDE AMBIENTE GestProcessos Online Manual do Utilizador GestProcessos Online GABINETE DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EAmb Esposende Ambiente, EEM Rua da Ribeira 4740-245 - Esposende

Leia mais

Painel de Navegação Para ver o Painel de Navegação, prima CTRL+F. Pode arrastar os cabeçalhos dos documentos neste painel para reorganizá-los.

Painel de Navegação Para ver o Painel de Navegação, prima CTRL+F. Pode arrastar os cabeçalhos dos documentos neste painel para reorganizá-los. Guia de Introdução O Microsoft Word 2013 tem um aspeto diferente das versões anteriores, pelo que criámos este guia para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Manual de utilizador

Manual de utilizador Manual de utilizador Índice Introdução... 1 NOTAS IMPORTANTES... 1 Declarações Legais... 3 Instalação e Configuração... 5 Requisitos do Sistema... 5 Instalação... 5 Activação... 7 Actualização Automática...

Leia mais

Plano E-commerce Guia de início rápido. Plano E-commerce. Guia de início rápido

Plano E-commerce Guia de início rápido. Plano E-commerce. Guia de início rápido Plano E-commerce 1 ÍNDICE 1 GUIA DE INÍCIO RÁPIDO... 3 2 WEB SITE DE ADMINISTRAÇÃO... 3 3 ASSISTENTE DE CONFIGURAÇÃO... 4 4 CRIAR CATEGORIAS... 7 5 CRIAR PRODUTOS... 9 6 VERIFICAR OPÇÕES IMPORTANTES DO

Leia mais

Guia de instalação e Activação

Guia de instalação e Activação Guia de instalação e Activação Obrigado por ter escolhido o memoq 5, o melhor ambiente de tradução para tradutores freelancer, companhias de tradução e empresas. Este guia encaminha-o através do processo

Leia mais

Manual de Configuração

Manual de Configuração Manual de Configuração Índice Criar conta de Administrador... 3 Criar Negócio... 5 Back office... 7 Criar Locais... 11 Criar Menu... 13 Itens complexos... 18 One Click... 19 Painel de Pedidos... 20 QR

Leia mais

Sistema de Inscrições Automáticas na Internet. Manual do Utilizador

Sistema de Inscrições Automáticas na Internet. Manual do Utilizador Sistema de Inscrições Automáticas na Internet Manual do Utilizador Versão 1.6 Agosto de 2005 O Sistema de Inscrições Automáticas está disponível nos seguintes anos: 1ºano (repetentes), 2ºano, 3ºano e 4ºano

Leia mais

POS significa Point of Sale Posto de Venda um local onde ocorre uma transação financeira, por exemplo,

POS significa Point of Sale Posto de Venda um local onde ocorre uma transação financeira, por exemplo, Módulo POS Loja O que é um POS? Para que serve? POS significa Point of Sale Posto de Venda um local onde ocorre uma transação financeira, por exemplo, uma Loja que efetue venda ao público. Por outras palavras,

Leia mais

Manual Gespos Passagem de Dados Fecho de Ano

Manual Gespos Passagem de Dados Fecho de Ano Manual Gespos Passagem de Dados Fecho de Ano ÍNDICE PASSAGEM DE DADOS / FECHO DE ANO... 1 Objectivo da função... 1 Antes de efectuar a Passagem de dados / Fecho de Ano... 1 Cópia de segurança da base de

Leia mais

BEM VINDOS AO DHL WEB SHIPPING GUIA DE USO

BEM VINDOS AO DHL WEB SHIPPING GUIA DE USO Envio de Remessas Online BEM VINDOS AO DHL WEB SHIPPING GUIA DE USO webshipping.dhl.com ACESSE O DHL WEB SHIPPING DE QUALQUER LUGAR DO MUNDO. Ideal para qualquer empresa com acesso à internet, o DHL Web

Leia mais

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet

Vendas. Manual do Usuário. Copyright 2014 - ControleNaNet Manual do Usuário Copyright 2014 - ControleNaNet Conteúdo A Ficha de Vendas...3 Os Recibos...6 Como imprimir?...7 As Listagens...9 Clientes... 10 Consulta... 11 Inclusão... 13 Alteração... 14 Exclusão...

Leia mais

Facturação Guia do Utilizador

Facturação Guia do Utilizador Facturação Guia do Utilizador Facturação Como se utiliza 2 1 Como se utiliza Todas as opções do sistema estão acessíveis através do menu: ou do menu: O Menu caracteriza-se pelas seguintes funcionalidades:

Leia mais

Manual de utilizador CRM

Manual de utilizador CRM Manual de utilizador CRM Formulário de Login Personalizado de acordo com a sua empresa mantendo a sua imagem corporativa. Utilizador: Admin Password: 123 1 Formulário Principal Este formulário está dividido

Leia mais

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 Google Sites A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 1. Google Sites A Google veio anunciar que, para melhorar as funcionalidades centrais do Grupos Google, como listas de discussão

Leia mais

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

Guia de instalação para ambiente de Desenvolvimento LINUX

Guia de instalação para ambiente de Desenvolvimento LINUX Guia de instalação para ambiente de Desenvolvimento LINUX Conteúdo deste manual Introdução O guia de instalação... 3 Capítulo 1 Instalando o servidor Web Apache... 4 Teste de instalação do Apache... 9

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Word 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Faça a gestão da sua base de clientes com o Gestix.

Faça a gestão da sua base de clientes com o Gestix. Gerir Clientes no Gestix A Ficha de Cliente Faça a gestão da sua base de clientes com o Gestix. O Gestix oferece-lhe diversas formas de conhecer e acompanhar os seus clientes. Explore-o como uma poderosa

Leia mais

SAFT para siscom. Manual do Utilizador. Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01. Data criação: 21.12.2007

SAFT para siscom. Manual do Utilizador. Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01. Data criação: 21.12.2007 Manual do Utilizador SAFT para siscom Data última versão: 07.11.2008 Versão: 1.01 Data criação: 21.12.2007 Faro R. Dr. José Filipe Alvares, 31 8005-220 FARO Telf. +351 289 899 620 Fax. +351 289 899 629

Leia mais

Sistema GPB Gestão de Pombais

Sistema GPB Gestão de Pombais Sistema GPB Gestão de Pombais Manual Rápido (Versão 07.01) Janeiro de 2007 SITE : WWW.SISTEMAGP.COM EMAIL: GERAL@SISTEMAGP.COM Um produto POMOR Software de Gestão, Lda. Objectivo deste Manual Rápido Com

Leia mais

Procedimentos para a divulgação de eventos no site da ECUM

Procedimentos para a divulgação de eventos no site da ECUM Procedimentos para a divulgação de eventos no site da ECUM Pressupostos introdutórios 3 Descrição da tarefa 4 Autenticação/Login 4 Página de entrada 4 Criar um novo evento 5 Colocar um evento em destaque

Leia mais

Sistema de impressão da Divisão de Informática

Sistema de impressão da Divisão de Informática Sistema de impressão da Índice 1Introdução... 4 2Configuração de impressoras no sistema MacOS X...5 2.1Instalação de Papercut...5 2.2Adição de impressoras...8 2.3Observações MacOS X...10 3Instalação de

Leia mais

LeYa Educação Digital

LeYa Educação Digital Índice 1. Conhecer o 20 Aula Digital... 4 2. Registo no 20 Aula Digital... 5 3. Autenticação... 6 4. Página de entrada... 7 4.1. Pesquisar um projeto... 7 4.2. Favoritos... 7 4.3. Aceder a um projeto...

Leia mais

Guia de instalação do Player Displr Windows 7, 8.1 e 10

Guia de instalação do Player Displr Windows 7, 8.1 e 10 Guia de instalação do Player Displr Windows 7, 8.1 e 10 Versão 1.0 www.displr.com Índice 1- Requisitos mínimos do sistema... 3 2- Preparação da instalação... 3 3- Assistente de instalação... 4 3.1 Bem-vindo

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO TERMINAL DE PORTA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO TERMINAL DE PORTA MANUAL DE UTILIZAÇÃO TERMINAL DE PORTA www.xdsoftware.pt Resumo da Aplicação O XD Terminal de Porta é um módulo do XD Disco destinado a coletores de dados com o sistema operativo Windows mobile. Junta

Leia mais

Tutorial exe elearning XHTML editor (versão 1.0x)

Tutorial exe elearning XHTML editor (versão 1.0x) UOe-L 13 Março 2008 Ficha Técnica Autor: Susana Azevedo UOe-L CEMED UA Revisão: Helder Caixinha UOe-L CEMED UA Versão: 3.0 Data de criação: 15/Dezembro/2005 Data da última revisão: 13/Março/2008 1 Tutorial

Leia mais

Manual de Utilizador Documentos de Transporte. TOConline. Suporte. Página - 1

Manual de Utilizador Documentos de Transporte. TOConline. Suporte. Página - 1 TOConline Suporte Página - 1 Documentos de Transporte Manual de Utilizador Página - 2 Índice Criação de um documento de transporte... 4 Definições de empresa- Criação de moradas adicionais... 9 Comunicação

Leia mais

Acer erecovery Management

Acer erecovery Management 1 Acer erecovery Management Desenvolvido pela equipa de software da Acer, o Acer erecovery Management é uma ferramenta que lhe permite de forma fácil, fiável e segura restaurar o seu computador para o

Leia mais

GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1)

GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1) GESTÃO DE INFORMAÇÃO PESSOAL OUTLOOK (1) MICROSOFT OUTLOOK 2003 - OBJECTIVOS OBJECTIVOS: Enumerar as principais funcionalidades do Outlook; Demonstrar a utilização das ferramentas do correio electrónico;

Leia mais

MANUAL ARTSOFT Mobile POS

MANUAL ARTSOFT Mobile POS MANUAL ARTSOFT Mobile POS INDÍCE O que é?... 3 Como se configura?... 3 ARTSOFT... 3 ANDROID... 3 Login... 4 Home... 5 Sincronização... 6 Utilizadores... 7 Entrada de stock... 7 Acerca... 8 Configuração...

Leia mais

Comunicação de Dados de Autenticação e Credenciais de Acesso para Resposta ao Inquérito

Comunicação de Dados de Autenticação e Credenciais de Acesso para Resposta ao Inquérito Mais informação Acesso ao Sistema de Transferência Electrónica de dados de Inquéritos (STEDI). Onde se acede ao sistema de entrega de Inquéritos? Deverá aceder ao sistema através do site do GEP www.gep.mtss.gov.pt

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE

GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE GUIA RÁPIDO DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO AFRAFEP SAÚDE INTRODUÇÃO O portal do Afrafep Saúde é um sistema WEB integrado ao sistema HEALTH*Tools. O site consiste em uma área onde os Usuários e a Rede Credenciada,

Leia mais

Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida Controle de Contatos Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica I Vida Controle de Contatos Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... de Contatos Pessoais 2 Part II Configuração 2 1 Configuração...

Leia mais

Reconhecer a estrutura de um sistema operativo. Definir um plano de instalação de um servidor de rede local.

Reconhecer a estrutura de um sistema operativo. Definir um plano de instalação de um servidor de rede local. FICHA TÉCNICA Exercício nº 7 Data de Aplicação 12/02/2009 NOME DO EXERCÍCIO Selecção de Hardware para Rede Local 773 DESTINATÁRIOS Duração Pré Requisitos Recursos / Equipamentos Orientações Pedagógicas

Leia mais

SERVIÇ OS DO PEDIDO ONLINE DA PROPRIEDADE INTELECTUAL

SERVIÇ OS DO PEDIDO ONLINE DA PROPRIEDADE INTELECTUAL SERVIÇ OS DO PEDIDO ONLINE DA PROPRIEDADE INTELECTUAL Manual de Utilização Direcção dos Serviços de Economia do Governo da RAEM Novembro de 2014 SERVIÇ OS DO PEDIDO ONLINE DA PROPRIEDADE INTELECTUAL Manual

Leia mais

Tutorial: criação de uma Ficha de Voluntário online

Tutorial: criação de uma Ficha de Voluntário online Tutorial: criação de uma Ficha de Voluntário online A pedido da Coordenação Nacional, o grupo de Coordenação Distrital de Coimbra elaborou este pequeno tutorial que ensina como criar um formulário online

Leia mais

Manual de instalação Univercommerce

Manual de instalação Univercommerce Manual de instalação Univercommerce 1) REGISTO DE PRODUTO: a- Aceda à pagina http://www.univerteam.com. Faça clique no Menu de PRODUTOS e vá para a secção Univercommerce. - Faça clique em CONSTRUIR. b-

Leia mais

www.sysdevsolutions.com Driver Eticadata Versão 1.0 de 07-03-2011 Português

www.sysdevsolutions.com Driver Eticadata Versão 1.0 de 07-03-2011 Português Driver Eticadata Versão 1.0 de 07-03-2011 Português Índice Configuração dos documentos no Backoffice.... 3 Driver ERP Eticadata... 5 Configurações principais... 5 Configurações do vendedor... 6 Configurações

Leia mais

PROJ. Nº 528362 LLP-1-2012-1-NL-ERASMUS-ECUE

PROJ. Nº 528362 LLP-1-2012-1-NL-ERASMUS-ECUE REDIVE GUIA LMS PROJ. Nº 528362 LLP-1-2012-1-NL-ERASMUS-ECUE Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

Manual de padronização para envio de orçamento e pedidos por e-mail para CristalTemper.

Manual de padronização para envio de orçamento e pedidos por e-mail para CristalTemper. Manual de padronização para envio de orçamento e pedidos por e-mail para CristalTemper. Devido a necessidade de resposta mais ágil e uma melhor gestão, o uso do computador para auxiliar nas mais diversas

Leia mais

Manual de Serviços WEB

Manual de Serviços WEB Manual de Serviços WEB Guias www.expresso24.pt Env_R1.1 Pag. 1 de 6 I Guias inserção de nova guia A opção de Guias permite fazer a gestão de guias do dia: Gravação Consulta Eliminação Logo que entra na

Leia mais

Manual do Aluno Plataforma de e-learning Moodle

Manual do Aluno Plataforma de e-learning Moodle Manual do Aluno Plataforma de e-learning Moodle i Índice Índice de Figuras 3 Introdução 4 Parte I - Acesso à Plataforma 5 1 - Entrar na Plataforma 6 1.1 - Alterar a senha 7 Parte II - Utilização da Plataforma

Leia mais

Gestix. Instalação em MS Windows. Gestix.com

Gestix. Instalação em MS Windows. Gestix.com Gestix Instalação em MS Windows Gestix.com Copyright Este documento é Copyright 2013 Westix TI Lda. Todos os direitos reservados. Todas as marcas registadas referidas neste Manual são propriedade dos seus

Leia mais

Novo Formato de Logins Manual de Consulta

Novo Formato de Logins Manual de Consulta Gestão Integrada de Acessos Novo Formato de Logins Manual de Consulta Gestão Integrada de Acessos Histórico de Alterações Versão Descrição Autor Data 1.0 Versão inicial DSI/PPQ 2014-07-11 Controlo do documento

Leia mais

A BDAP Passo a Passo. www.bdap.min-financas.pt

A BDAP Passo a Passo. www.bdap.min-financas.pt A BDAP Passo a Passo www.bdap.min-financas.pt Versão 1 BDAP passo a passo A BDAP Base de Dados dos Recursos Humanos da Administração Pública - é um repositório de informação sobre os Recursos Humanos da

Leia mais

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto. AQs (Frequently Asked Questions)

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto. AQs (Frequently Asked Questions) PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto AQs (Frequently Asked Questions) Como Instalar/Atualizar a nova versão 6.40 do PRIMAVERA EXPRESS (Saf-T PT 2010)? Para atualizar a versão que tem no seu computador,

Leia mais

V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO

V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO ARGO Internet ARGO.com.br 2013 Sumário 1. Instalação... 2 1.1 Windows... 2 2 Guia de Uso... 5 2.1 Inicialização... 5 2.1.1 Modo Casa... 5 2.1.2 Modo escola... 6 2.2 Cadastro

Leia mais

ACRONIS BACKUP AND RECOVERY 10 SERVER FOR LINUX

ACRONIS BACKUP AND RECOVERY 10 SERVER FOR LINUX Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para ACRONIS BACKUP AND RECOVERY 10 SERVER FOR LINUX. Você vai encontrar as respostas a todas suas

Leia mais

Curso EFA Empregado Comercial

Curso EFA Empregado Comercial 1 INTRODUZIR OS DADOS DA EMPRESA Começe por abrir o programa Administrador. Posicione-se na empresa EXPRESS Empresa de Trabalho. Com o botão direito do rato escolha a opção Propriedades e preencha os campos

Leia mais

Guia de Instalação de Software

Guia de Instalação de Software Guia de Instalação de Software Este manual explica como instalar o software através de uma ligação USB ou de rede. A ligação de rede não se encontra disponível para os modelos SP 200/200S/203S/203SF/204SF.

Leia mais

Manual do PDFCreator Versão 1

Manual do PDFCreator Versão 1 Manual do PDFCreator Versão 1 O PDFCreator é um software livre que permite criar documentos em formato PDF a partir outras aplicações. Centro de Formação de Penalva e Azurara www.cfpa.pt 2006 Índice Índice...

Leia mais

Depois de instalado o software Gestix 5.0 Certificado AT o sistema fica pronto para comunicar as guias de transporte.

Depois de instalado o software Gestix 5.0 Certificado AT o sistema fica pronto para comunicar as guias de transporte. Comunicação documentos de transporte Gestix 5.0 Depois de instalado o software Gestix 5.0 Certificado AT o sistema fica pronto para comunicar as guias de transporte. É Facil e rapido. Comunicação dos Documentos

Leia mais

ZS Rest. Manual Avançado. Menus. v2011 - Certificado

ZS Rest. Manual Avançado. Menus. v2011 - Certificado Manual Avançado Menus v2011 - Certificado 1 1. Índice 2. Introdução... 2 3. Iniciar o ZSRest... 3 4. Menus... 4 b) Novo Produto:... 5 i. Separador Geral.... 5 ii. Separador Preços e Impostos... 7 iii.

Leia mais

VM Card. Referência das Definições Web das Funções Avançadas. Manuais do Utilizador

VM Card. Referência das Definições Web das Funções Avançadas. Manuais do Utilizador VM Card Manuais do Utilizador Referência das Definições Web das Funções Avançadas 1 Introdução 2 Ecrãs 3 Definição de Arranque 4 Informações de Função Avançada 5 Instalar 6 Desinstalar 7 Ferramentas do

Leia mais

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet

Livro Caixa. www.controlenanet.com.br. Copyright 2015 - ControleNaNet www.controlenanet.com.br Copyright 2015 - ControleNaNet Conteúdo Tela Principal... 3 Como imprimir?... 4 As Listagens nas Telas... 7 Clientes... 8 Consulta... 9 Inclusão... 11 Alteração... 13 Exclusão...

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO. Motor Periférico Versão 8.0

MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO. Motor Periférico Versão 8.0 MANUAL DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO Motor Periférico Versão 8.0 1. Apresentação... 3 2. Instalação do Java... 3 2.1 Download e Instalação... 3 2.2 Verificar Instalação... 3 3. Download do Motor Periférico...

Leia mais

Tutorial: Do YouTube para o PowerPoint

Tutorial: Do YouTube para o PowerPoint Autor: João Pina aragaopina@gmail.com 01-03-2010 OBJECTIVOS No final deste tutorial será capaz de: A. Retirar vídeos do YouTube; B. Converter os vídeos num formato passível de ser integrado em PowerPoint;

Leia mais

1 2 3 W O R K S H O P 4 5 6 W O R K S H O P 7 W O R K S H O P 8 9 10 Instruções gerais para a realização das Propostas de Actividades Para conhecer em pormenor o INTERFACE DO FRONTPAGE clique aqui 11 CONSTRUÇÃO

Leia mais

Administração da disciplina

Administração da disciplina Administração da disciplina Agrupamento Vertical de Escolas de Tarouca Documento disponível em: http://avetar.no-ip.org 1.Acesso e utilização da plataforma:. Seleccione a opção Entrar, que se encontra

Leia mais

Quando extrair o ficheiro SAFT

Quando extrair o ficheiro SAFT Conheça o seu ficheiro SAFT Quando extrair o ficheiro SAFT A partir de Janeiro de 2014 muitas empresas que não eram obrigadas a utilizar software de faturação certificado passaram a ser, tendo assim de

Leia mais

Poderá instalar o ZSRest APP diretamente através da Play Store do equipamento.

Poderá instalar o ZSRest APP diretamente através da Play Store do equipamento. 1 ZSRest APP 2 Este manual serve para o ajudar na configuração e utilização da aplicação ZSRest APP. Poderá instalar o ZSRest APP diretamente através da Play Store do equipamento. Inicialização: Ao iniciar

Leia mais

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Requisitos para usar o Office 365: Ter instalado pelo menos a versão 7 do Internet Explorer, Mozilla Firefox 15, Google Chrome 21 ou Safari no Mac. O que é

Leia mais

Portal Fornecedores 1

Portal Fornecedores 1 Portal Fornecedores 1 o endereço Internet: http://www.jumbo.pt/pfornecedores 2 3 O Fluxo da Informação Inscrição no Portal Atualizar Dados / Gerir Utilizadores Aprovar Inscrição Manutenção de Artigos Aprovar

Leia mais

Manual de Utilizador. Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais. Escola Superior de Tecnologia. Instituto Politécnico de Castelo Branco

Manual de Utilizador. Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais. Escola Superior de Tecnologia. Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Tecnologia Instituto Politécnico de Castelo Branco Departamento de Informática Curso de Engenharia Informática Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais Ano Lectivo de 2005/2006

Leia mais

Lazarus pelo SVN Linux/Windows

Lazarus pelo SVN Linux/Windows Lazarus pelo SVN Linux/Windows Sei que não faltam artigos sobre como obter e compilar o Lazarus e o FPC pelo SVN, mas sei também que nunca é de mais divulgar um pouco mais e talvez escrever algo diferente.

Leia mais

Ficha de Fornecedor. Conta Corrente lançada manualmente no qual é calculado um saldo em dívida

Ficha de Fornecedor. Conta Corrente lançada manualmente no qual é calculado um saldo em dívida Ficha de Fornecedor Conta Corrente lançada manualmente no qual é calculado um saldo em dívida Consulta de todas as entradas de material deste Fornecedor Poderá realizar Notas de Encomenda, Devoluções,

Leia mais

Licença Gestix Standard Trabalhar em Rede

Licença Gestix Standard Trabalhar em Rede Licença Gestix Standard Trabalhar em Rede Conteúdo Instruções para aceder ao programa Gestix Licença Standard a partir de outro computador ou ipad na rede. Este procedimento não envolve a instalação 1

Leia mais

7.3. WINDOWS MEDIA PLAYER 12

7.3. WINDOWS MEDIA PLAYER 12 7.3. WINDOWS MEDIA PLAYER 12 Este programa permite gerir toda a sua colecção de músicas, vídeos e até mesmo imagens, estando disponível para download no site da Microsoft, o que significa que mesmo quem

Leia mais

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011 Manual Profissional BackOffice Mapa de Mesas v2011 1 1. Índice 2. Introdução... 2 3. Iniciar ZSRest Backoffice... 3 4. Confirmar desenho de mesas... 4 b) Activar mapa de mesas... 4 c) Zonas... 4 5. Desenhar

Leia mais

Instruções de utilização do portal Web da Visteon

Instruções de utilização do portal Web da Visteon FORD MOTOR COMPANY LIMITED Issued by European Warranty Operations Ford Customer Service Division Instruções de utilização do portal Web da Visteon 1. Entrar Na janela de endereço no seu browser da internet,

Leia mais

BALCÃO DIGITAL. Manual de Utilização

BALCÃO DIGITAL. Manual de Utilização BALCÃO DIGITAL Manual de Utilização BALCÃO DIGITAL 2 ÍNDICE COMO ADERIR ADESÃO À CARTEIRA DE SERVIÇOS DO BALCÃO DIGITAL ACTIVAÇÃO DA CARTEIRA DE SERVIÇOS DO BALCÃO DIGITAL Contratos Comunicar Leitura Adesão

Leia mais

Actualização. Versão 5.3.1

Actualização. Versão 5.3.1 Actualização Versão 5.3.1 Janeiro 2011 2 JURINFOR Rua de Artilharia 1, Nº 79 3º Dtº - 1250-038 LISBOA PORTUGAL 1 Índice 2 Facturação Certificada Conformidade de procedimentos... 4 2.1 Documentos Certificados...

Leia mais

Oficina de Construção de Páginas Web

Oficina de Construção de Páginas Web COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1 Oficina de Construção de Páginas Web Criação e Publicação Guião Páginas WWW com o editor do Microsoft Office Word 2003 1. Introdução. 2. Abrir uma página Web. 3. Guardar

Leia mais

Guia de Instalação do "Google Cloud Print"

Guia de Instalação do Google Cloud Print Guia de Instalação do "Google Cloud Print" Versão A POR Definições de notas Ao longo deste manual do utilizador, é utilizado o estilo de nota seguinte: As Notas indicam o que fazer se ocorrerem determinadas

Leia mais